Racismos até nos Cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Danois
Registado: quarta dez 25, 2002 11:12 pm

domingo dez 29, 2002 1:21 pm

Boas ppl.

Desabafo:

Muitas vezes neste forum leio coisas acerca de cães mas quase 80% é dos ditos cães de raça, gostava que me explicassem qual a diferença verdadeira entre um cão de raça e um rafeiro pois ambos são misturas de varias "raças", o que me leva a pensar que se eu cruzar o meu Mainof (Rafeiro) com a irmã (como muitas vezes fazem para apurar as "raças") e os filhos deles com eles propios e assim sussecivamente ao fim e meio seculo (para ser sincero não sei o tempo) já devo ter uma "raça" pura Mainof. Eu tenho um dito cão de "raça" (Dogue Alemão) e dois "Rafeiros" que encontrei na rua, não faço destinção entre eles, são os meus verdadeiros amigos e lamento que as pessoas sejam racistas até com os cães, pois basta ir a um canil para ver a quantidade de rafeiros que existem e a quantidade de cães de "raça" é realmente uma grande diferença, podem-me vocês dizer que é uma questão de status, pois raramente se vêm pessoas "ricas" com rafeiros. Deixem de ser racistas com os cães. E lembrem-se quem abandona um cão facilmente abandona uma criança. Até digo mais, acho que devemos tratar os cães como se fossem nossos filhos pois este temos a certeza que quando nós formos velhos não nos meterão num Asilo (canis para pessoas abandonadas) como vêm somos piores que os cães...
Peço desculpa pelo desabafo e espero que percebam o que escrevi pois de escritor e poeta nao tenho nada :) .
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo dez 29, 2002 1:26 pm

Danois se ler o topico do « Pintas » ou do « Cocker » verá que são apenas dois exemplos de atroidades de cães que não serão rafeiros, penso que cada vez mais as pessoas abandonam os animais independentemente da raça. Outra coisa eu não entendo nada de reprodução animal, mas não me parece que deva cruzar dois animais, que neste caso serão irmãos...
MIAS
Registado: sexta jul 19, 2002 8:42 am

domingo dez 29, 2002 1:53 pm

Boa tarde Danois

Estou em grande parte de acordo com o que disse, mas repare que ainda não colocou fotos dos seus rafeirinhos no album de fotos...

Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo dez 29, 2002 1:54 pm

Olá Danois

Bem-vindo ao fórum.
Este assunto já foi aqui tratado aqui no fórum diversas vezes. Eu não sou a pessoa indicada para lhe prestar esclarecimentos sobre esta matéria. No entanto exponho-lhe a minha opinião.
Não é verdade que exista racismo, no sentido em que normalmente é utilizado este termo, no que se refere aos cães serem ou não de raça pura. Se há muitas pessoas que têm cães de raça pura por uma questão de status, pois o problema é delas. Trata-se de gente de grande debilidade intelectual, que infelizmente existe em grande número.
O que não devemos é generalizar. Eu por exemplo, como aliás outras pessoas aqui do fórum, possuo cães de raça porque gosto das características dessa raça. Ponto final.
A preservação de uma raça oferece de facto essa garantia. Ao adquirir-se um whippet ou um boxer, se a sua origem for garantida, com o crescimento do cachorro existe um mínimo de segurança de que em adulto o cão não foge às características que pretendíamos.
Se resolvermos efectuar cruzamentos à sorte, as surpresas até poderão ser agradáveis, mas os riscos serão muito maiores, isto no que respeita principalmente ao carácter do cão.
Se ler com atenção as mensagens de muitos forenses verificará que um grande número possui cães SRD ( sem raça definida) aos quais dedicam de certeza absoluta o mesmo carinho do que aos de raça pura.
Não confundamos as coisas.
Por outro lado, o apuramento e preservação de uma raça tem muito que se lhe diga e não pode ser feito ao calha. E mais ainda, esse trabalho normalmente nem é feito pelos vulgares comerciantes de cães, que só visam o lucro. É desenvolvido por criadores que nutrem uma enorme paixão pela raça a que se dedicaram. Aqui no fórum existem alguns.
Se continuar aqui no fórum, aprenderá (como eu aqui aprendi) como estas coisas funcionam.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo dez 29, 2002 2:33 pm

Segundo os Biólogos, uma raça é o subgrupo de uma espécie que partilha sinais característicos e iguais. São estes sinais e caracteristicas que o distinguem de outros subgrupos da mesma espécie
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 29, 2002 4:02 pm

Vou-lhe contar uma história :

um dos cachorros caniche que pûs para adopção veio de uma "devolução" feita por uma mulher (desculpem, acho que não merece a palavra senhora) que andou a suplicar insistentemente junto da dona da cadela que lhe desse um dos cachorrinhos quando nascessem.
Acabou por convencer a senhora (a dona).
Pois, ainda o cachorro não tinha completado os 3 meses já ela andava a dizer pelos cafés que "rói tudo, suja a casa, larga pêlo, ladra, etc.Não há paciência...etc."
Assim, antes mesmo da devolução, eu já ouvia as pessoas dizerem :"é o próximo abandonado".
Parece que a dita cuja gostava da ideia de fazer pintas com o caniche, mas não gostava da ideia de ter que tratar dele, de o educar, etc.

De facto há muita gente assim.
Há muita gente que acha que um cão de raça "manda peso", dá-lhes prestígio, conforta-lhes o ego.

A prova é que muito mais fácil a adopção de um cão de raça que de um rafeiro.

Mas o problema de fundo, acho eu, é que as pessoas são irresponsáveis.

Se há pessoas, como o Nel ou eu, que estudaram o carácter de uma raça, o seu comportamento prevísivel, etc. que pensaram bem se tem condições materiais e psicológicas para assumir essa responsabilidade , outras há para quem um cão (ou um outro animal) é um objecto descartável, um peluche para oferecer aos filhos no Natal, etc.

Já disse aqui mais do que uma vez que, na minha opinião, se não fossem as leis punirem e a opinião pública censurar duramente, muita gente abandonava os próprios filhos à primeira oportunidade.

Ainda agora (deu no Sky News) um miúdo inglês de onze anos foi deixado sózinho durante o Natal enquanto os queridos paizinhos aproveitavam a época natalícia para passarem férias em Ibiza.
Os vizinhos deram-se conta, chamaram a polícia e a polícia chamou a segurança social a quem o miúdo foi entregue.

Palavras para quê ?

Esqueci-me de dizer que lhe deixaram uma pizza no frigorífico.
Danois

domingo dez 29, 2002 4:51 pm

Pois...
Espero não ter entrado a matar, mas estas coisas de raças dá-me a volta a cabeça, quanto as fotografias dos meus SRDs já lá estão so que o site aínda não foi actualizado (Mias) Espero aprender muito com voçês todos, visto que adoro animais sejam eles quais forem e sempre fui tive cães desde que nasci à 29 anos e penso ter sido a melhor educação que poderia ter tido, penso que os Pais deste País em vez de comprarem playstations prós filhos deviam-lhes ofrecer um cão, assim acredito que este País iria evoluir tanto no respeito pela vida como no amor por os animais.Também sei que muitos o fazem para depois quando ao primeiro xixi ou à primeira dentada o abandonarem mas para isso existimos nós para poder combater esse facto, neste momento estou a refazer um site alusivo ao tema dos abandonos com muitas histórias interessantes mas infelizmente já tive problemas pois estupidamente pus nomes de individuos que abandonaram os seus cães e por isso estou em tribunal, secalhar até irei provavelmente ser multado enquanto esses individuos continuarão a praticar essas acções sem serem punidos, É a Justiça deste País....
Danois

domingo dez 29, 2002 4:52 pm

Pois...
Espero não ter entrado a matar, mas estas coisas de raças dá-me a volta a cabeça, quanto as fotografias dos meus SRDs já lá estão so que o site aínda não foi actualizado (Mias) Espero aprender muito com voçês todos, visto que adoro animais sejam eles quais forem e sempre fui tive cães desde que nasci à 29 anos e penso ter sido a melhor educação que poderia ter tido, penso que os Pais deste País em vez de comprarem playstations prós filhos deviam-lhes ofrecer um cão, assim acredito que este País iria evoluir tanto no respeito pela vida como no amor por os animais.Também sei que muitos o fazem para depois quando ao primeiro xixi ou à primeira dentada o abandonarem mas para isso existimos nós para poder combater esse facto, neste momento estou a refazer um site alusivo ao tema dos abandonos com muitas histórias interessantes mas infelizmente já tive problemas pois estupidamente pus nomes de individuos que abandonaram os seus cães e por isso estou em tribunal, secalhar até irei provavelmente ser multado enquanto esses individuos continuarão a praticar essas acções sem serem punidos, É a Justiça deste País....
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo dez 29, 2002 5:00 pm

Só há uma diferença entre o cão de raça e o SRD... no cão de raça pode-se escolher pelas características que preferimos... de resto têm 4 patas, cauda e ladram... uns mais e outros menos...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo dez 29, 2002 5:38 pm

Bem há «putos» que é bastante preferivel terem uma Playstation
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo dez 29, 2002 8:05 pm

Rosinha2000 Escreveu: Bem há «putos» que é bastante preferivel terem uma Playstation
Boa, Rosinha, gostei dessa.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MIAS
Registado: sexta jul 19, 2002 8:42 am

domingo dez 29, 2002 8:46 pm

Olá Danois

Peço desculpa por ter referido a falta dos seus rafeiros no album, mas eu tenho um fraquinho por cães sem raça. Não quer dizer com isso que valorize mais uns do que outros. Durante anos sonhei ter um boxer, mas sempre que há vaga para um novo cachorro encontro um rafeiro a necessitar de auxílio. É verdade que hoje em dia se encontram já com bastante frequência cães de raça abandonados, mas em certas zonas rurais (principalmente zonas de caça) o número de cães vadios ainda é bastante elevado. Na zona da Ericeira eu e o meu vizinho alimentamos cerca de 12 cães, que não percebemos muito bem se têm dono ou não.

Um abraço
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo dez 29, 2002 11:59 pm

Olá

Sinceramente não me lembro , neste forum , de qualquer manisfestação racista em relação aos cães, sejam de raça ou srds.

As intervenções , muitas, e algumas até giras, vão nas preferencias de cada um , há quem defenda que os srds não têm sentido , eu sou um deles, e há quem defenda que os srds são os gajos mais porreiros do planeta , há quem se borrife para para que o cão seja de raça ou seja um grande rafeirote com o argumento de que cão é cão.
Onde encontrou polémica e opiniões contraditórias , por vezes com argumentos pesados , foi em relação aos animais abandonados e seu posterior tratamento . Mas como infelizmente sabemos, os cães são abandonados porque quem os compra ou os detêm fartam-se deles, pelas mais variadas razões, e as mais vulgares são " não tenho tempo" "mudei de casa" " vou para fora e não posso levar o dito" " a vizinhança queixa-se " " o pediatra disse..." " fiquei grávida e..." etc... e lá vão os pobres dos bichos parar , cobardemente, a um descampado longe de casa. Independentemente de ser de raça ou não.
Um abra&ccedil;o
edlibam
Registado: domingo dez 29, 2002 9:26 pm

segunda dez 30, 2002 12:08 am

Olá a todos...
É a primeira vez ke participo neste fórum e queria deixar aki os meus cumprimentos a todos...os meus e os da minha srd ( como diz o senhor gary) :p ..ou "simplesmente rafeira"...sr... ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda dez 30, 2002 12:54 am

edlibam Escreveu: Olá a todos...
É a primeira vez ke participo neste fórum e queria deixar aki os meus cumprimentos a todos...os meus e os da minha srd ( como diz o senhor gary) p ..ou "simplesmente rafeira"...sr... ;)
Bem vindos, aqui não há rafeiros nemd e raça. são todos cães :D
Responder

Voltar para “Cães”