Leushmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 18, 2002 6:46 pm

Jovem senhora

1- O veterinario mandou-a fazer a análise mas a menina não quis. ( não poder é desculpa ?)

2- A cadela ser do seu irmão tem alguma coisa a ver com isto? E as pessoas de 18 anos são irresponsáveis? Com 18 já pode votar, casar, trabalhar enfim ser responsável e se faz uma burrada não pode desculpar-se a dizer que tem só 18 anos.

3- Sim errar é humano e todos erramos mas reconhecer os seus erros é uma qualidade muito boa e a menina em vez de reconhecer o SEU erro decidiu acusar injustamente ( nesse caso ) o veterinário.

4- Não sei, hei de perguntar ao meu médico de familia da proxima vez que for fazer análises para ser ele a recolher o meu sangue pois não tenho vagar para ir ao Laboratorio...

5- É correcto partilhar os nossos erros desde que admitamos que errámos e não tentemos justificar as consequências de nossos actos atirando-os para os outros...

Tive todo o gosto em lhe dispensar o tempo de colocar esta mensageme não lhe cobro a informação de que o veterinario que acusou injustamente se fosse identificado por si podia colocar-lhe um processo por difamação e somente lendo a sua mensagenzinha garanto-lhe que ganhava.

Atenciosamente

Vasco Valente

Ser humano imperfeito, com muito orgulho a tentar aperfeiçoar-se
Rosinha2000 Escreveu: Exmo Sr Vasco.
Desde já dou-lhe os parabéns pela sua grande capacidade de criticar os outros, o Sr deve ser perfeito.
1º o Vet apenas desconfiou, e ao fim de pouco tempo a cadela começou a melhorar;
2º Eu era apenas uma garota de 18 anos, e a cadela não era minha mas sim do meu irmão, já sei a culpa agora é dele;
3º errar é humano;
4º mesmo o vet não podendo fazer as análises no seu consultório, pq não fez ele recolha de sangue e mandou para laboratório, tal como faz a maior parte dos vets;
5º e último, pelos vistos é errado partilhar os nossos erros, para que outros não so cometam, pois somos atacados de uma maneira estúpida e irracional

obrigada pelo tempo dispensado.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda mar 18, 2002 9:39 pm

Sr Vasco, antes de mais nada agradecia que deixasse de me agredir.
Depois, o veterinário não MANDOU fazer análises, ele SUGERIU, é diferente, e se a cadela ao fim de algum tempo melhorou a olhos vistos, eu deveria deduzir que ele afinal tinha razão em relação a alergia as pulgas. Agora já que me quer atacar a torto e a direito, explique-me porque razão esse mesmo Vet fazia raios lazer a uma bacia estalada qd o animal necessitava de ser operado imediatamente?? Tb foi por negligência do dono?? deve ser.
Eu não digo que tb não tive culpas no facto da minha cadela ter morrido. Eu apenas coloquei as situações no forum para que as pessoas tenham mais atenção a quem lhes trata dos animais. A mim serviu-me de emenda, tanto que mudei de Vet. E deixe-me que lhe diga que neste momento trabalho com uma Vet ( MULHER ) que é uma excelente profissional e que adora o que faz sem 2ªs intenções ( €€€€€€ ) não sei se me fiz entender. Porque ao contrário da clinica onde a outra srª levou o cão, que infelizmente acabou por morrer, eu sei que ela está disponivel sempre que qualquer animal precise. E na minha opinião isso é que conta, não é o facto de as consultas serem caras que faz um Vet melhor.
Penso que será melhor este assunto morrer aqui, o Sr parece-me ser sensato o suficiente para perceber qual era o objectivo da minha mensagem, não é nunca foi, nem será meu objectivo desculpar-me com o Vet pela morte da minha Xana, porque fui eu que chorei pela morte dela, não foi o Sr, e calculo que já tenha perdido alguns animais, e deve saber o que isso custa.
brinion
Registado: segunda mar 18, 2002 9:33 pm

segunda mar 18, 2002 9:46 pm

Curioso, engraçado, mas sem piada nenhuma

[quote]Exmo Sr Vasco.
Desde já dou-lhe os parabéns pela sua grande capacidade de criticar os outros, o Sr deve ser perfeito.
1º o Vet apenas desconfiou, e ao fim de pouco tempo a cadela começou a melhorar;
2º Eu era apenas uma garota de 18 anos, e a cadela não era minha mas sim do meu irmão, já sei a culpa agora é dele;
3º errar é humano;
4º mesmo o vet não podendo fazer as análises no seu consultório, pq não fez ele recolha de sangue e mandou para laboratório, tal como faz a maior parte dos vets;
5º e último, pelos vistos é errado partilhar os nossos erros, para que outros não so cometam, pois somos atacados de uma maneira estúpida e irracional

[/quote]

Não sei se sabe, mas a idade e a ignorancia nunca foram desculpas para nada ! Por isso nunca tente se esconder, refugiar atras desses parametros !!

Errado comparar ?? A vida é demasiado curta para podermos fazer os nossos erros e aprender com isso ! De tal modo que é extremamente util aprender com os erros dos outros, evitando que se cometa os mesmo erros. Mas é claro, só faz isto quem está interessado a evoluir como individuos !
Há quem morra, há quem desista, há quem continue a tentar, e há quem simplesmente fica assim ....

Os meus sinceros pessames
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda mar 18, 2002 9:56 pm

Eu não disse que a idade é desculpa. O meu objectivo com a minha mensagem era mesmo esse, evitar que cometam o mm erro que eu cometi, confiei apenas numa so palavra. Eu sei que muito embora ele apenas tenha sujerido as análises eu as deveria ter feito, tenho consciência disso.

[quote=brinion]
Curioso, engraçado, mas sem piada nenhuma

[quote]Exmo Sr Vasco.
3º errar é humano;

[/quote]

Não sei se sabe, mas a idade e a ignorancia nunca foram desculpas para nada ! Por isso nunca tente se esconder, refugiar atras desses parametros !!

Errado comparar ?? A vida é demasiado curta para podermos fazer os nossos erros e aprender com isso ! De tal modo que é extremamente util aprender com os erros dos outros, evitando que se cometa os mesmo erros. Mas é claro, só faz isto quem está interessado a evoluir como individuos !
Há quem morra, há quem desista, há quem continue a tentar, e há quem simplesmente fica assim ....

Os meus sinceros pessames
[/quote]
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mar 18, 2002 10:04 pm

olá
De facto errar é humano! Agora nunca poderemos deixar que a borracha se gaste primeiro que o lápis. Se isso acontecer algo vai mal. ;)
Vivendo e aprendendo. Espero que esse tipo de erros não se repita!
Há vets e vets, a gente sabe bem. Mas neste caso o vet não teve culpa nenhuma a meu ver.
Bem... "troca de galhardetes" aparte, gostaria de deixar aqui o meu testemunho acerca da leishmaniose:
Comprei a minha 1ª Husky em 95 a um "conceituado" criador com 3 meses de idade. Passado 1 semana começaram-lhe a aparecer algumas micoses nos cotovelos e patas. Analizada pelo vet e após raspagem de pele confirmou-se mesmo ser uma micose (tinha). DEpois de vários e prolongados medicamentos, incluindo sistémicos, a "coisa" só piorava.
Só praí á 10ª visita ao vet é que este resolver investigar a fundo o que se passava após notar os ganglios demasiado aumentados.
Fez 1 punção ganglionar e recolheu sangue para análise. AS análises foram feitas na Escola Superior Agrária e passados 5 dias eis o resultado: leishmaniose! Tinha a cachorra agora 4 meses.
O primeiro conselho que me foi dado: Eutanásia, pois o tratamento era caro e complicado numa cachorra tão nova!!
Recorri a outros veterinários até encontrar 1 que apoiasse no tratamento e encontrei.
Repetiu as análises e deu positivo. Iniciou-se o tratamento.
Devido á tenra idade da cachorra, optou-se por numa 1ª fase administrar Ziloric como leishmaniostático e Legalon como protector dos órgãos vitais como os rins e figado durante 15 dias.
Repetiu as análises após esses 15 dias eo resultado: negativo!
Claro que ainda tinha leishmaniose, mas com 1 grau tão baixo que não era detectada.
Após 15 dias de descanso, repetiu-se novamente as análises cujo resultado voltou a dar positivo.
Repetiu-se o tratamento mais 15 dias e foram feitas novamente análises.
Deram negativo! 15 dias depois: negativo! Ahh.. entretanto todas as micoses acabaram por desaparecer.
Até ao ano de idade fez análises todos os meses: sempre negativo.
Todos os vets com quem falava ficaram surpreendidos.
Depois dos 2 anos de idade passou a fazer análises apenas de 6 em 6 meses: sempre negativo!
Foi dada como estabilizada e sempre foi uma cadela normalíssima nunca apresentando quaisquer sintomas. Totalmente impecável. Foi mãe de 2 ninhadas completamente saudáveis, nunca teve recaidas mesmo apos os partos nem nunca mais precisou de fazer quaisquer tratamentos.
Faleceu o verão passado de um momento para o outro, vítima de ACV (enfarte do miocardio) com 7 anos de idade. A necropsia não revelou, segundo o vet , quaisquer lesões causasas por leishmanias. Estava sim um pouco obesa e aparentemente com hipertensão.

Isto tudo porque muitos vets aconselham o abate logo que existe diagnostico de leishmaniose. No entanto sou adepto de que se deve dar uma 2ª oportunidade. O organismo dos cães não reage de igual modo á doença. Conheço casos que apesar dos maiores tratamentos tem uma vida curtíssima. Mas com esta minha cadela as coisas correram bem, de tal modo que o seu organismo adaptou-se auto-controlando a propria doença, que eu chegava a dizer que ela " teve" leishmaniose.
De facto este deve ser 1 caso raro, mas quem sabe se não haverá mais casos destes??

Inté
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 19, 2002 1:30 am

olá a todos,

Já que estamos numa de testemunhos, queria só dizer que tenham algum cuidado com os testes rápidos, eles servem só como indicação para se fazer outros mais completos, inclusive a punção ganglionar, que é uma espécie de biópsia e como tal não é instantâneo e nem todos os vets a podem analizar. Também existem outros testes bioquimicos para se ter a total certeza antes de se tentar o tratamento .

Eu fiz o teste rápido á leishmaniose na minha cadela, só por rotina e deu positivo!!! A veterinária estava a ver uma banda no teste que eu não conseguia ver.. eu pensei ... ela é que sabe.. eu se calhar não vejo porque não quero ver... enfim... Fui a outro vet e ele mandou fazer outras análises mais completas, na faculdade, e demoraram 2 semanas!!! E sabem o que deu? NEGATIVO! Ufff... que alivio, mas bolas, aqueles exames não são 100% confiáveis e eu sei disso agora.

Eu estou solidária com as perdas referidas acima, mas nem sempre os vets são os culpados de tudo. Ás vezes é assim mesmo, tentam ser mais precisos e as coisas não correm bem.. é um risco, porque o tempo está contra eles, mas TEM que se ter a certeza!!
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

terça mar 19, 2002 10:06 am

olá :)

no meio de tantas confusoes e historias tristes adorei ler a historia de fang, em que tudo correu bem e a cadela sobreviveu e ficou bem, mas a situação apenas se resolveu desta forma porque o dono da cadela não desistiu e não se conformou com as respostas negativas...valeu pela esperança.

fiquem bem
sandra p
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça mar 19, 2002 1:56 pm

Boa tarde!

A Rosinha disse que a culpa era sua de o seu cão ter morrido... mas calma.. a culpa é o mosquito. Apenas se pode responsabilizar pelo tratamento do cão, mas o resultado final, mais tarde ou mais cedo é o mesmo, e a culpa não é sua.
loiracroft
Registado: segunda abr 01, 2002 12:29 pm

segunda abr 01, 2002 1:40 pm

Li com interesse todas as questões colocadas, pois tenho uma husky, com 4 meses, que tem leishmaniose, fez um teste que deu positivo. Comecei a desconfiar de alguma doença pois comia muito e não engordava e estava a perder bastante pêlo. O teste que ela fez, foi feito cá em Portugal e deram-me a resposta no dia seguinte, mas já me disseram que em Espanha esses testes são mais " certos", e que para darem a resposta precisam de 1 semana. Não sei se será assim, mas tentarei averiguar. Corri alguns veterinários que me explicaram a doença e me aconselharam a abatê-la, mas não parei até que encontrei um que me ajudou a combater a doença. Ela fez então um tratamento intensivo de 2 semanas, a levar muitas injecções, mas como ainda é muito bébé, o veterinário diz que talvez se safe, pois o tratamento parece ter sido feito a tempo. Ela é muito activa, muito brincalhona, e já começou a engordar, a unica coisa que estranho é que continua com a falta de pêlo, apesar do vet. dizer que está a nascer o outro,pois este ainda é o pêlo da mama, eu vejo que nas patinhas já tá a ficar mesmo sem pêlo e continua com muita comichão. Agradecia que quem me pudesse ajudar, caso tenha passado por situações idênticas, dando conselhos, etc. Ela está a ser acompanhada pelo vet. mas nunca é demais tentarmos dar o melhor aos nossos amigos. Gostaria também que me dissessem, quem já viveu esta doença de perto, se há problema de juntar outro cachorro com esta cadelinha, pois querem oferecer-me um caozinho e eu nao sei se posso aceitar, pois nao quero prejudicar o cachorrinho que vier. Outra coisa que gostaria de saber era se quem ja teve cachorros com esta doença também tinham assim tanta comichão, ou se será outro problema, e se sentiram também comichão os próprios donos, pois eu não tenho nada, mas o meu irmão de 18 anos tem sentido também muita comichão. obrigada e as melhoras para todos os nossos amiguinhos!
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda abr 01, 2002 11:23 pm

Olá a todos!

Para o Vasco: peço desculpa por não ter colocado nenhuma citação, o que trouxe alguma confusão. O que eu quiz dizer com a minha resposta foi que, embora haja vets que não são dignos de o serem, cabe aos donos a última palavra...é claro que a culpa da morte da cadela foi em grande parte por negligência dos donos e não por culpa do vet...é por isso que eu costumo dizer...nem que seja preciso ir ao fim do mundo: é preciso fazer alguma coisa aos meus cães eu faço, nem que seja por descargo de consciência...ao menos sei sempre que fiz tudo o que podia, mas infelizmente nem toda a gente pensa assim...e depois, às vezes, é tarde....estou de acordo consigo: a culpa não foi de todo do médico....

Para a Loiracroft: é claro que nunca deverá desistir de ajudar a sua cachorra, tenho pessoas amigas com cães com leushmaniose que têm uma vida normalissima.....bem sei que a sua é muito novinha...mas o testemunho do Fang demonstra que tudo é possível. Conheço um caso de um Rot que apanhou a doença ainda em cachorro, hoje tem três anos e parece que não é nada com ele....

Um grande abraço e as melhores da sua cadelinha, boa sorte!!!

Magui ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda abr 08, 2002 12:00 am

Olá
Desculpem a minha ignorância. Nunca tinha ouvido falar desta doença. Percebi que se transmite através do mosquito. Mas como? Os animais relatados estavam em algum local onde houvesse mosquitos? Ficavam ao ar livre?
ron-rons, beu-beus
anjaazul
Xana13
Membro Júnior
Registado: quinta abr 04, 2002 10:58 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo:Balzac, Caniche:Orpheu, Égua:Estrela e 1 rato mt maluko!

segunda abr 08, 2002 1:26 am

Ois!

Tenho um rafeiro de 7 anos k tb sofre da doença, embora eu axe k, na situação dele, até foi 1a história c "final feliz"...
O Putshi começou a perder pêlo, a pele começou a descamar e nós levámo-lo imediatamente ao veterinário. Aí disseram-nos k era 1a alergia, receitaram-nos 1 shampoo, e deram-nos a indicação d k deviamos dar banho ao cão todas as semanas.
A verdade é k o aspecto do animal melhorou e nós axámos k ele estava realmente melhor.
Algum tempo depois, o animal começou a atrofiar, apareceram-lhe feridas nas orelhas e nós voltámos a levá-lo ao veterinário, desta vez a outro.
Aí o veterinário k atendeu o cão já desconfiou da doença e fez-lhe as análises... O pior confirmou-se, o Putshi tinha mesmo leishmaniose.
Começou imediatamente a ser tratado e hoje é um animal k leva 1a vida canina perfeitamente normal!
Apesar do "balúrdio" k gastámos c ele (todos os dias tem d tomar 1 comprimido e há-de continuar a tomar até ao fim da vida dele, para além dos tratamentos, idas regulares ao veterinário...) cada vez k penso em tudo o k s passou, sei k tomámos a atitude certa.
Também nos foi dito k 1a das opções a tomar seria abatê-lo, mas nós resolvemos k ele merecia 1a 2ª hipótese! E a verdade é k hoje, kd olhamos pra ele, vemos 1 animal feliz, sem sofrimento!
Kis apenas partilhar a minha história com vocês pra saberem k apesar de isto poder acontecer aos vossos amigos de 4 patas, pois n há nd 100% eficaz contra a picada do mosquito k transmite a leishmaniose, há k ter sempre esperança. E se axarem k o diagnóstico k o vet fez do vosso animal está errado, mudem de vet, procurem 1a 2ª opinião. Afinal está em jogo a vida do nosso melhor amigo!

Fikem bem, saudações caninas
:p
Xana13
Membro Júnior
Localização: Rafeiro do Alentejo:Balzac, Caniche:Orpheu, Égua:Estrela e 1 rato mt maluko!

segunda abr 08, 2002 1:28 am

Ois!

Tenho um rafeiro de 7 anos k tb sofre da doença, embora eu axe k, na situação dele, até foi 1a história c "final feliz"...
O Putshi começou a perder pêlo, a pele começou a descamar e nós levámo-lo imediatamente ao veterinário. Aí disseram-nos k era 1a alergia, receitaram-nos 1 shampoo, e deram-nos a indicação d k deviamos dar banho ao cão todas as semanas.
A verdade é k o aspecto do animal melhorou e nós axámos k ele estava realmente melhor.
Algum tempo depois, o animal começou a atrofiar, apareceram-lhe feridas nas orelhas e nós voltámos a levá-lo ao veterinário, desta vez a outro.
Aí o veterinário k atendeu o cão já desconfiou da doença e fez-lhe as análises... O pior confirmou-se, o Putshi tinha mesmo leishmaniose.
Começou imediatamente a ser tratado e hoje é um animal k leva 1a vida canina perfeitamente normal!
Apesar do "balúrdio" k gastámos c ele (todos os dias tem d tomar 1 comprimido e há-de continuar a tomar até ao fim da vida dele, para além dos tratamentos, idas regulares ao veterinário...) cada vez k penso em tudo o k s passou, sei k tomámos a atitude certa.
Também nos foi dito k 1a das opções a tomar seria abatê-lo, mas nós resolvemos k ele merecia 1a 2ª hipótese! E a verdade é k hoje, kd olhamos pra ele, vemos 1 animal feliz, sem sofrimento!
Kis apenas partilhar a minha história com vocês pra saberem k apesar de isto poder acontecer aos vossos amigos de 4 patas, pois n há nd 100% eficaz contra a picada do mosquito k transmite a leishmaniose, há k ter sempre esperança. E se axarem k o diagnóstico k o vet fez do vosso animal está errado, mudem de vet, procurem 1a 2ª opinião. Afinal está em jogo a vida do nosso melhor amigo!

:p
Xana13
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 1:29 am

Ois!

:p [size=18][/size]
Xana13
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 1:30 am

Ois!

:p [size=18][/size]
Responder

Voltar para “Cães”