olá,
Eu não tenho um westy, mas sei que é um cão de pêlo duro e isso traz várias consequências:
- O westy terá que ir frequentemente ao cabeleireiro de cães fazer "stripping". Isso é uma técnica que se usa nos cães de pêlo duro que consiste essencialmente em arrancar o pêlo morto á mão ( com a ajuda de uma faca especial) porque o pêlo destes cães não muda sozinho. Morre no forliculo e não cai. Se ficar lá por muito tempo, começa a criar uma reacção alérgica e pode vir a desenvolver muita comichão e posterior dermatite. As grandes desvantagens é que é muito caro mandar fazer, nem toda a gente sabe fazer bem feito, é demorado e têm que ser feito por etapas. A vantagem dum pêlo duro, é que não cai quase pêlo nenhum, o que é optimo para um cão de apartamento.
Várias pessoas são tentadas a optar pela tosquia á máquina, porque é muito mais barata e toda gente sabe fazer, além de ser super rápido, o que é bom para muitos salões para despachar mais cães. Cuidado com essa técnica, basta 3 ou 4 tosquias e o pêlo deixa de ser duro e passa a ficar lanoso, tipo caniche +/- e os problemas de pele não tardarão a surgir. O cão irá literalmante tentar arrancar o pêlo com os dentes onde lhe der comichão. Ficará muito feio, cheio de manchas amarelas e com feridas. Depois te se ter estragado o pêlo com a máquina será muito dificil e doloroso fazer stripping. O stripping feito regularmente não doi ao cão e é rápido , pois o pêlo está todo "pronto" a sair ao mesmo tempo. O cão fica com um aspecto menos denso mas mais saudável.
- Nunca deve tomar muitos banhos. Sendo um pelo duro, a água e os champõs convencionais irão estragar-lhe o pêlo, ficando "mole" e sem brilho. Por ser um cão branco vai-se sujar muito, mas só se deve lavar as zonas sujas. Deve-se isso sim, escovar regularmente, aplicar champôs secos próprios para cães brancos ( que têm pouco óleo ou nenhum, para não amolecer o pêlo e manchá-lo de amarelo) que vão branquear o cão e têm também perfume. Se fôr mesmo preciso dar banho, no máximo de 3 em 3 meses e com um champô apropriado para cães brancos primeiro e no final um champô para terriers ( para restaurar o pêlo duro). Nunca usar acondicionador!
- Sendo um cão branco, terá propensão a ter manchas vermelhas nos cantos dos olhos e na barba. Isso previne-se com o uso de gel ou líquido próprio para essas manchas.
Por isso, embora o westy seja um cão pequeno.. é principalmente um cão que dá trabalho e é dispendioso no que concerne ao tratamento do pêlo.
Se tiveres disposta a isso então até é uma grande vantagem ter um cão de pêlo duro num apartamento, visto que não larga quase pêlo nenhum.
em relação a outros aspectos de ter um westy, como te disse, não tenho experiência de ter tido nenhum.. por isso fico-me por aqui.
Se quiseres saber mais, contacta os criadores e vai vê-los " ao vivo" com os teus pais.
Boa sorte.