Plantas venenosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 03, 2003 2:35 pm

Gostaria que me dessem ideias de plantas para por num quintal onde ha caes. (plantas medicinais, que o cao goste de "pastar".)

Tambem gostaria de ter uma lista de plantas a evitar. Sei que por exemplo os redodendros, azaleas e oleandros sao extremamente venenosos. Alguem sabe de mais plantas a incluir/a evitar?

Desde ja, obrigada pela informacao.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jan 03, 2003 2:58 pm

Olá Nanico,

Ora ai está uma assunto que realmente gostava de saber mais...

Existe aqui alguem que possa dar uma ajudinha? :D:D:D

Também gostava de saber o mesmo que o Nanico quer saber....

Obrigada!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
MIAS
Registado: sexta jul 19, 2002 8:42 am

sexta jan 03, 2003 3:13 pm

Ontem deparei com o meu cachorro de 5 messes a roer um tronco de rosmaninho. Fiquei logo preocupada e tirei-lho da boca. Um dos meus amigos comentou que não lhe ía fazer mal pois rosmaninho coloca-se na comida, o que realmente é verdade. Mas lá por não fazer mal ás pessoas será que não faz mal aos cães? Isto tudo para dizer que também estou interessada em saber quais as plantas que não devemos ter no quintal e com as quais podemos estar descansados.
Obrigado
Irene
FALCAO
Membro Júnior
Registado: segunda dez 16, 2002 5:55 pm

sexta jan 03, 2003 3:17 pm

Olá!
De facto tb fiquei procupado, :roll: nunca tinha pensado nisso, tinha a noção de que o cão por ele tivesse instinto de pelo olfacto determinar as plantas que lhes fosse prejudicial; no entanto se isso acontecer c/ cães adultos, de certeza absoluta já não o é c/ os cachorrinhos. Estou deveras muito preocupado, pois tenho uma cadelinha cocker com mês e meio e quando está no jardim adora brincar mordendo ervas e plantas.
Fico tambem aguardar que alguem c/ conhecimento s/ isto nos possa esclarecer.
Um abraço! :)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta jan 03, 2003 3:25 pm

O conhecimento que tenho, por experiência toda a vida com os meus, é que eles próprios escolhem as ervas que devem comer.
Não sei se estarei totalmente certa, mas o que é facto é que nenhum me morreu envenenado por comer certas ervas.
Dos meus , o que mais erva come é o Oscaar e, de facto, ele escolhe sempre umas ervas altas e esguias em detrimento das outras que estão ao pé.
Comecem a reparar se os vossos não escolhem as ervas que comem.
Há uns anos atrás, por curiosidade, também questionei o veterinário acerca deste assunto, ao que ele me respondeu que eles próprios efectuam uma selecção natural do que realmente podem digerir.

Espero ter sido útil
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 03, 2003 3:28 pm

Pelo que li no topico "Doenca do Pinheiro", acho que devo incluir o pinheiro na lista das plantas a evitar.
Assim, neste momento temos:

A evitar:
Oleandros
Azaleas
Redodendros
Pinheiros

A incluir:
??? :roll:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 03, 2003 3:42 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 10:41 am, editado 2 vezes no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jan 03, 2003 3:54 pm

Muito obrigado sealords...

Até vou imprimir e guardar num dos dossiers onde tenho imensos artigos sobre cães...

Como estão os seus companheiros de franjas?? Bons? :D
Espero bem que sim!
Como tem corrido as expos? espero que também muito bem, porque os teus cães são muito bonitos (acho que já te disse varias vezes... mas não resisto).....
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
SeaLords
Membro Veterano

sexta jan 03, 2003 4:09 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 10:42 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 03, 2003 7:14 pm

Olá

Não sei se se lembram, aqui há uns tempos coloquei um tópico sobre este assunto.(Bom, no meio de tantos tópicos que lancei, este ficou no esquecimento).

O motivo por que o lancei deveu-se ao facto de os meus cães não comerem qualquer tipo de erva (eles são muito finos, que é lá isso?). Escolhem uma planta que na altura referi se parece com a hortelã, mas com as folhas mais pequenas. Normalmente encontra-se junto das ortigas.
Quando encontrar uma dessas plantas fotografo-a e mostro-a aqui.
Eu nunca me preocupei com plantas venenosas porque de facto só escolhem mesmo essas.

De qualquer modo a informação da SeaLords é sempre de catedrática. Os alunos é que são fracos. Com aqueles nomes esquisitos eu até troquei os olhos :roll: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

sexta jan 03, 2003 9:31 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 10:46 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 03, 2003 10:21 pm

SeaLords Escreveu: Para os maus alunos (é a minha maldição, o que é que se há-de fazer ...) escrever pelo menos 10 vezes:
- não comerei Dieffenbachias ao pequeno almoço.
(ouviu nel ?)
SeaLords, eu ouvir ouvi, mas perceber não percebi. Que é lá isso de Diertriffen...ba.. Bom, já me esqueci...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado jan 04, 2003 2:08 am

Olá mais uma vez Sealords!

Mais uma vez obrigada pelos conselhos das plantas...

E sobre as exposições nem quero falar... De vez em quando quando lá dou uns saltos sai-me com cada Juiz na rifa que valha-me deus.... Eu é que não aprendo.... tenho que começar a seleccionar os juizes para saber se vou ou não(como já me disseram varias vezes)... Como é que se compreende eu ter ficado com um RCAC, para um cão com um chanfro descomunal e completamente fora do estalão????
Bom vou ser sincera, ultimamente nem tenho ido, pelo menos para entrar com cães meus... Tenho entrado é para passar cães de outras pessoas que me pedem...

Quem sabe nós não nos encontra-mos numa exposição quando a minha nova "aquisição" já tiver idade para tal? podia-mos combinar encontrarmo-nos numa... ;)

Aliás, estou doidinha para começar a entrar novamente em ringues com cães meus!... :oops: :p
<p>Joana Gonçalves</p>

FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jan 04, 2003 3:20 am

Joana

Pois é isto dos Juizes é um mal comum a quem participa nestes eventos... mas como já escrvi temos que saber aceitar.

Quanto a Exposições vou estar presente na Internacional do Norte, vai aparecer por lá?

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
JoanaGoncalves
Membro Veterano

segunda jan 06, 2003 11:44 pm

Olá Fabarm...

Desculpa, mas só hoje dei com a tua mensagem....

Lá para o Borte não vou.... Não posso ir este ano.... Até ia nem que fosse para ir ver(como faço varias vezes, mas quase sempre que vou, ou acabam por me meter lá dentro com um cão ou então a fazer de parva aos saltos cá fora para chamar algum... :D)... Mas infelizmente não posso ir....
Mas quando eu for a alguma apito....

Já agora vá dizendo a quais vai... talvez acabe por arranjar um tempito e acabe por ir... ;)Quem sabe...

Seja como for... Obrigada por perguntar!!! :D
<p>Joana Gonçalves</p>

Responder

Voltar para “Cães”