Adopção de cão sénior

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
acsp
Membro
Mensagens: 95
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

sexta jan 03, 2003 11:41 am

Bom dia a todos, estou a colocar este tópico pois preciso da vossa ajuda.

Em meados de Outubro, estava eu a regressar do trabalho quando um cão se chega ao pé de mim a pedir miminhos. Instintivamente, fiz-lhe umas festas no lombo e no focinhito às quais me pareceu muito agradecido. Até aqui tudo bem, nada de mais, mas mal eu sabia que aquele momento iria mudar a minha vida... Nunca o tinha visto lá na rua e pensei triste, mais um abandonado... meu Deus quando é que isto vai terminar?

No dia seguinte, decidi levar-lhe comida, mas ele não ligou muito, apenas queria os miminhos. Reparei que tinha o pelo muito sujo e decidi escová-lo, para tirar as porcarias que tinha agarradas ao pelo. Foi aí que notei que ele tinha uma ferida no lombo. No dia seguinte a ferida deitava um líquido horrível e tinha um aspecto que nem consigo descrever. Logo ali decidi que tinha de o levar a um veterinário, mas como não tenho carro e trabalho todo o dia a coisa começou a mostrar-se complicada.

Entretanto, o meu marido só me dizia, o que é que foste fazer? Como é que vais resolver este problema? E depois de tratares o cão quem vai ficar com ele? Vais sofrer, dizia ele...

Não quis ouvir, convenci-o a tentarmos levar o cão no carro para um Hospital Veterinário, pois a ferida estava cada vez pior, e eu cada vez mais desesperada. Não conseguimos e o cão fugiu à primeira e segunda tentativas... Percorri a lista telefónica e depois de muitos telefonemas, consegui que a carrinha do Sr. Cão (perdoem-me a publicidade) o fosse lá buscar, pois têm mais experiência nestes casos do que eu (era o meu primeiro). Lá conseguimos e até nem foi muito difícil. O cão foi tratado e a veterinária verificou tratar-se de uma dentada de outro cão que estava infectada. Fez-lhe um exame de rotina e disse que àparte da ferida ele estava bem, apesar dos seus 12 anitos... Fiquei espantada, nunca me pareceu que fosse tão velho, mas estava também alividada, pois a hipótese de ter de o pôr a dormir não me saía da cabeça...

Agora outra questão se colocava, onde ficaria o cão? O meu marido não o queria em casa, pois temos uma cadela e ele achava que não tinhamos condições para ter outro cão, ainda para mais ferido e em tratamento, estando nós fora de casa todo o dia.

Comecei a telefonar e a enviar mails para todos os amigos, conhecidos e instituições e graças a um contacto fornecido pela Associação Projecto Java consegui lugar para o Black (assim lhe tinha chamado) na APCA (Associação de Protecção aos Cães Abandonados). No dia seguinte lá o fomos levar, portou-se lindamente e lá fiquei eu com a lágrima no canto do olho e o coração apertado, pensando, isto não acaba aqui...

Nesse momento decidi ter uma postura mais activa na problemática dos animais abandonados em vez de sofrer passivamente e não fazer nada, como admito ter feito durante muito tempo. Ofereci-me para fazer trabalho voluntário no canil, tirando fotos aos cães e colocando os anúncios na Internet. Desta forma, podia vê-lo todos os fins-de-semana e de alguma forma dar-lhe algum carinho. E assim foi... Na esperança de um dia o poder levar comigo, pois todos os contactos que fiz me disseram que estava louca que ninguém ia querer um cão com 12 anos!

Ontem, o meu marido diz-me: "Vou-me arrepender disto, mas vamos lá buscar o cão!". Nem imaginam a minha alegria, nem cabia em mim de contente! Pensei logo, não posso falhar, tem de correr tudo bem...

É neste sentido que venho aqui pedir-vos ajuda:

1º Como lidar com um cão com esta idade? No sentido que cuidados, precauções devo ter com ele? Que tipo de exames devo pedir ao veterinário para fazer?
2º Que cuidados devo ter na relação entre ele e a minha cadela? Como lidar com situações como por exemplo, dar comida, espaços, mimos, outros que nem faço ideia?

Vou buscá-lo amanhã de manhã e ainda tenho de arranjar um sítio para lhe dar uma banhoca e uma aparadela de pelo, pois não quero que ele chegue lá a casa a cheirar ao canil, pois sempre que eu chego a casa do canil a minha cadela nem se chega ao pé de mim e "amua".

Perdoem-me a mensagem tão comprida, mas achei melhor dar o contexto todo da história para perceberem o meu problema.

Desde já obrigada a todos que tiveram paciência para ler a história até ao fim... :)
Ana
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

sexta jan 03, 2003 12:13 pm

Infelizmente não posso ajudar com as questões que coloca! Mas não podia deixar de a felicitar pelo seu gesto bonito de ficar com o Black!
Espero que tudo corra bem e tenho a certeza que ele ( o Black) vai ser muito feliz e vai retibuir o seu gesto com muitos carinhos aos seus novos donos!
Parabéns e um optimo ano novo para si e para o Black!!! :D
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sexta jan 03, 2003 12:33 pm

Olá Ana,

Desde já quero dar-lhe o meu BEM HAJA pela atitude tão nobre que teve em adoptar esse cãozinho, que de certeza lhe vai ficar grato para o resto dos seus dias. Parabéns!! :D :D

Quanto à questões que coloca, e pelo que relatou, segundo o vet. o cão não aparenta problemas de saúde, no entanto, pelo sim, pelo não, o melhor será fazer análises para se certificar de que tudo está em ordem com a saúde do animal. Ah, não esquecer as vacinas!!

No que respeita à ida para um novo lar, onde por sinal já se encontra uma cadelinha, não convém esquecer que a Ally já lá estava e como tal, fazer com que ela não se sinta ameaçada com a presença de um novo elemento. Tudo isto é como se tivesse um segundo filho - o primeiro vai ter ciúmes e como tal, há que repartir as atenções a dobrar.
Não sei se a sua cadelinha é esterilizada, mas se não, deve ter muita atenção na fase do cio, embora o melhor e uma vez que será difícil mantê-los separados será a esterilização.
Quanto à divisão do espaço, julgo que devem partilhar ambos os mesmos privilégios, embora se costume dizer que "cada macaco no seu galho"...

De resto, muita atenção, carinho, amor e paciência são os ingredientes para que tudo corra bem ;) ;) !

Saudações,

Filipa.
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta jan 03, 2003 12:46 pm

Boa Tarde Ana,

Li atentamente a sua história até ao fim e confesso q até eu fiquei com uma lagrima ao canto do olho com enorme gesto q você teve perante mais um animal (infelizmente) abandonado. Queria desde já lhe dar os meus sinceros parabéns pela coragem q teve em acarinhar e cuidar do Black :lol: .
Tenho a certeza q ele sabe o q você fez por ele e de certeza que lhe virá trazer muitas alegrias.

Infelizmente não a posso ajudar mediante as perguntas q colocou, mas ñ queria deixar passar sem a felicitar pelo q fez.

Ana não fique apreensiva pq tenho a certeza q as suas perguntas irão ter resposta !!!


Cumprimentos :)

Sónia
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jan 03, 2003 12:52 pm

Olá

Eu quando vejo uma mensagem muito comprida fico logo arrepiado e resmungo: "mas que frete".
Comecei a ler a mensagem da Ana e cheguei ao fim num instante. Há aqui dois aspectos muito importantes na sua mensagem: o seu gesto nobre que dispensa comentários e o texto que descreve toda a história que é muito bem escrito. É bom ter pessoas assim aqui no fórum. Parabéns.

Não vou dar-lhe conselhos porque não sei, mas creio que o essencial já lhe foi transmitido.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

sexta jan 03, 2003 1:24 pm

Ana,


Gostei imenso da sua historia. Fico sempre muito feliz quando vejo as pessoas mostrarem bondade altruista por um cao. Muitas vezes se ve que um cao e adquirido porque e desta ou daquela raca e porque tem LOP e porque os vizinhos tambem tem um assim... Isso nao sao, a meu ver, boas razoes para adquirir um cao.
Quanto as suas perguntas: Nao sendo veterinaria, nao sei dar conselhos sobre saude de caes seniores. Posso, se a Ana quiser, enviar-lhe uma serie de links internet (em ingles) sobre cuidados a ter com caes seniores. Tenho tambem muito gosto em traduzir a informacao para portugues.
Quanto a segunda pergunta: E sempre muito importante saber que para a Ally, voce e a sua familia sao a matilha. Na matilha, ha sempre um lider (que e normalmente quem determina quando e que se come e quando e que se vai a rua). Se se da o caso da Ally ser muito dominante e "chefe de matilha", e normal que ela tenha uma briga com o Black para demonstrar que e ela que manda. Se isto acontecer e a Ally "ganhar" a briga, o resto da matilha tera de respeitar a Ally como lider para evitar mais brigas. O Black vai faze-lo por instinto. A sua familia devera no entanto ter o cuidado de por a Ally em primeiro lugar (ela sera a primeira a levar caricias, a ser alimentada etc, etc, etc.).
Tambem se pode dar o caso do Black "ganhar"a briga. Nesse caso, nao tenha pena da Ally (ela aceitara a situacao de submicao por instinto) e ponha o Black sempre em primeiro lugar, para evitar mais brigas.
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta jan 03, 2003 2:40 pm

Olá Ana,
relativamente aos conselhos acerca da relação do black com a sua cadela penso que já foi tudo dito.

Ao escrever esta mensagem queria apenas demonstrar-lhe a minha gratidão e dar-lhe os meus parabéns por fazer parte dos amigos dos animais, daqueles que realmente se preocupam com eles e que fazem tudo, os possíveis e os impossíveis, para o ajudarem e para lhes oferecerem uma vida melhor.

Um grande bem haja :D :D
xakazulu
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta nov 27, 2002 2:42 pm

sexta jan 03, 2003 2:49 pm

Parabens Ana
O seu gesto foi dos mais lindos que pode haver.
Quanto ao seu "problema" como lidar com um animal dessa idade, e já com uma cadela, olhe não veja isso como problema, dê-lhes muita atenção, não se zangue em caso algum com eles, vão haver ciúmes (experiência própria) saia com os dois, brinque com os dois, vão aprender a gostarem um do outro.
O Shoot está comigo desde que nasceu, tem 7 anos a Lucky tem 11 meses e está comigo desde os 3 meses. Foi dificil e ainda o é, pois ele é o meu filho + velho, adora-me como uma mãe, continua a não achar graça nenhuma á Lucky, pois deixou de ter toda a minha atenção,hoje é repartida. Mesmo que tenha de ir ao vet com ela, ele tb vai, tudo o que faço a um faço a outro, ele continua a não gostar muito dela, mas suporta-a. Não perguntei a ninguém como ía ser, pois bastaria ser a mesma amiga deles e tratar deles o melhor que posso. Vai adorar estar com os dois. Um grande Bem Haja pela sua atitude digna e compreensiva e calorosa para com o nosso fiel amigo
XAKAZULU :lol: :lol: :lol: :lol:
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jan 03, 2003 4:51 pm

para além de tudo o que foi dito, não se esqueça que o cão apesar de ter 12 anos, ainda está para as curvas. tenha cuidado para daqui a tempos não ter n cachorinhos :p :p :p

anjaazul
FALCAO
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda dez 16, 2002 5:55 pm
Localização: Cocker Spaniel, peixes

sexta jan 03, 2003 5:37 pm

Olá Ana!
Para ser sincero não sei se teria esse lindo gesto que teve;além da coragem a sua determinação foi crucial para auxiliar o "black", não podia deixar de lhe agradecer e dar os parabens!
;)
Um abraço!
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta jan 03, 2003 6:05 pm

Bem, e os parabéns também ao seu marido :lol:
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta jan 03, 2003 6:16 pm

Seja qual for a idade que se tenha, estamos sempre a aprender.

Hose aprendi algo consigo e com o seu marido.

E obrigado a ambos pe prova de amor para com um "velhote", eles também precisam.

Cumprimentos

JoseLuis
bark
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm
Localização: 1 cadela Boxer , 1 cadela Golden

sexta jan 03, 2003 6:35 pm

Olá Ana,

Que bonita forma de começar o ano... OS MEUS PARABENS!!!

Como a Ana bem sabe, pois tem acompanhado todo o processo (desde a minha visita ao canil da APCA, quando fui buscar o Max, até todas as impressões que temos trocado por mail), tive um caso semelhante ao seu, há bem pouco tempo.

Cádê aqueles conselhos que me tem dado???

Tal como a Ana, as minhas grandes preocupações direccionavam-se para a saúde, higiene, relacionamento com as minhas outras 2 cadelas, enfim, o bem estar do novo membro da família e dos restantes.

Quanto à saúde, tenho seguido à risca os conselhos do veterinário. Comecei por o desparasitar (nunca é demais). Como me informaram que estava vacinado, será novamente vacinado quando as minhas outras 2 cadelas o forem. Observe atentamente a sua adaptação à nova ração pois pode haver uma reacção perfeitamente controlável (eu misturei arroz à ração durante uma semana e dei-lhe UL 3x ao dia por indicação do vet). Agora, passados 15 dias de observação e embora não tenha observado nada de anormal, vai fazer análises e um electrocardiograma, só para descargo de consciência.

Quanto à higiene, bom, um bom banho não faz mal a ninguém e a Ana bem sabe como estava o Max...(possivelmente igual ao Black!)

Quanto à aceitação dos outros cães ao novo membro, devo dizer-lhe que tudo o que aqui foi dito é muito válido e de seguir, mas o nosso bom senso conta muito. Somos nós que conhecemos os nossos cães e que devemos gerir a situação. A minha gestão foi de “não gestão”. Pura e simplesmente deixei que eles, aos poucos e evitando confrontos, se organizassem. E não é que se organizaram mesmo!?

Hoje (passados 15 dias), comem todos ao mesmo tempo, têm a minha atenção e mimos em doses iguais, passeiam-se juntamente, brincam entre si, e, vejam só, até partilham a mesma cama, pois, apesar de terem uma caminha para cada um, gostam de estar ao “monte” no mesmo colchão.

Quanto ao espaço (a Ana conhece o espaço em que vivo e o tamanho dos meus cães), dado que vivemos em apartamentos convém exercitá-los um pouco. Os meus saem 4/5 vezes ao dia, por períodos de ½ hora, excepto à noite que os levo para um recinto gradeado e, com eles soltos, brinco e corro com eles, pelo menos durante 1 hora. Ficamos os 4 estafados, mas vale a pena.
Faz-nos bem a nós e a eles.

E é tudo. Vai ver que tudo corre bem pois e seu coração é ENORME (garanto-vos eu que a conheço!!!) e o do seu marido também.

Um grande beijinho para si e o seu marido...

Um grande beijinhos para todos e o Nel, que me desculpe!
:( :oops:
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jan 03, 2003 6:50 pm

bark Escreveu:
Um grande beijinhos para todos e o Nel, que me desculpe!
Olá Bark
Não percebi essa do desculpe...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bark
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm
Localização: 1 cadela Boxer , 1 cadela Golden

sexta jan 03, 2003 7:15 pm

[quote=nel]
Olá

Eu quando vejo uma mensagem muito comprida fico logo arrepiado e resmungo: "mas que frete".
quote]

:oops: Foi por isto Nel...

É que nós entusiasmamo-nos com estes temas...

Sabe? somos mulheres, choronas e depois, olhe, saem uns textos um bocado extensos...

Desculpe lá o frete ;)

Beijinhos :lol:
Responder

Voltar para “Cães”