Ração ou não ração eis a Questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Danois
Registado: quarta dez 25, 2002 11:12 pm

sexta jan 03, 2003 9:26 pm

Todos os dias nós somos invadidos por marcas e mais marcas de ração para cão, umas para cães pequenos outras para cães grandes enfim para todos os "gostos" e feitios pois bem esta historia das rações está cada vez mais parecida com a industria farmaceutica ou seja o objectivo é vender mesmo que não sirva; um pouco de publicidade e o people compra, basta para isso dizer que pôe o pelo mais brilhante que os ossos ficam mais fortes e etc (será que testaram isto em animais???), esquecendo eles que este "produto" não é mais que cereais que não podem ser consumidos por seres humanos pois foram rejeitados por motivos de saúde (isto não sou eu que o digo) Será que antes de 1930 (altura em que surgiu a primeira ração comercializável) os cães morriam todos?? É obvio que não, então porque isto agora das rações? Penso que todos nós sabemos que o intuito é o dinheiro mas mesmo assim preferimos dar este "produto" (agora só chamarei pipocas) a fazer comida com alimentos frescos para os nossos cães, será por o trabalho que dá a fazer ou simplesmente porque estamos cegos e não vemos que é impossivel um cão ser forte e saudável com alimentação à base de "pipocas" muitos devem estar a pensar que lá por eu não ser vet não posso afirmar uma coisa dessas mas se pensarem bem verão! Vou dar um exemplo, a maior parte das pessoas que têm um dito "rafeiro" normalmente fazem comida para eles, esses cães são sempre mais fortes mais saúdaveis mais inteligentes ou sejam mais tudo enquanto que outras pensando que o seu cão é diferente dos outros alimentam-os com essas "pipocas" depois basta ir a um vet e é só cães de raça (muito poucos rafeiros), agora podem estar a pensar que uma pessoa que tenha um rafeiro nunca vai com ele ao vet (espero que isso não seja verdade), também podem dizer que assim controlam a quantidade de alimentos que podem dar ao cão, uns pelo peso, outros pela idade, tamanho. Cada cão é um cão todos eles diferentes exactamente como nós e com necessidades diferentes também como nós, eu sou daqueles que pensam que a ração só deixa os cães com o seu sistema imunitário mas fraco, e que um cão não é uma vaca, não tem vários estomagos e não tem os molares desenvolvidos para comer "pipocas", Alguem já leu a composição de uma ração?? Será alguem me pode dizer o que é extracto de Frango??? Será uma planta nova que desconheço? Deixem de dar "pipocas" aos vossos cães e se gostarem mesmo deles e os querem ver saudáveis alimentem-os com o que voçes comem pois o que fizer bem a voçes também fará a eles, assim até se poderão tornar mais responsáveis e mais atentos a vossa propria a saúde.
Alimentos frescos!!!!! Um cão não é uma vaca!!!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 03, 2003 9:37 pm

Ainda não percebi uma coisa: este personagem é contra os cães de raça - mas afinal tem um Dogue Alemão. Em que é que ficamos?

Vá, alimente o seu Dogue Alemão com comida feita em casa. Afinal os vets têm que ter alguma coisa que fazer, para além de dar vacinas.

Ele há com cada um ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 03, 2003 9:57 pm

Nao estou de acordo que racoes piores para a saude do cao do que comida caseira.
Evidentemente, teremos de escolher bem a racao. Ha racoes no mercado que contem demasiado sal e corantes, dos quais o cao nao tem necessidade.
Quando adoptei o meu cao, ele estava cheio de tartaro e tinha mau halito, segundo o vet porque lhe tinham dado comida mole.
Ha mais de ano e meio que tenho o Oscar e ele so come racao de uma determinada marca (160 gr por dia). O bicho esta lindo e cheio de saude.

A "proteste" holandesa fez uma vez um teste a racoes de cao. Posso divulgar aqui os resultados?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 03, 2003 10:06 pm

Danois Escreveu: um pouco de publicidade e o people compra, basta para isso dizer que pôe o pelo mais brilhante que os ossos ficam mais fortes e etc (será que testaram isto em animais???)
As rações premium não fazem publicidade. E claro que os produtos são testados em animais, neste caso falo de cães.
Danois Escreveu: esquecendo eles que este "produto" não é mais que cereais que não podem ser consumidos por seres humanos pois foram rejeitados por motivos de saúde (isto não sou eu que o digo)
É muito mais que cereais... basta ler a composição....

E provávelmente não sabe mas a ração Canidae pode ser consumida por seres humanos. Os seus produtos derivados de diversos animais atingem a escala humana para consumo. Esta ração não está ainda divulgada em Portugal, creio que só há pouco começou a aparecer mais.
Danois Escreveu: será por o trabalho que dá a fazer ou simplesmente porque estamos cegos e não vemos que é impossivel um cão ser forte e saudável com alimentação à base de "pipocas"
Sabe o trabalho que dá para conseguir fazer uma refeição diária tão equilibrada como uma refeição de ração? Sabe os produtos que pode dar ao cão e os que não pode dar? Está dentro da alimentação barf? Se não estiver aconselho-o a ficar-se pelas pipocas. Olhe que eu recentemente estudei esse tipo de alimentação e só a uso como guloseima e por vezes substituiu a ração por isso, mas é só às vezes. Não é assim tão fácil manter a alimentação equilibrada. Não é só atirar umas galinhas.

O meu cão é forte e saudável. Dirija-se à escola ATAAC e veja pelos seus próprios olhos. Se não fosse forte dúvido que saltasse de muros com 2 metros sem se magoar (faz isso sem que eu esteja por perto para o impedir). E olhe que ele é um pinscher miniatura.
Danois Escreveu: Vou dar um exemplo, a maior parte das pessoas que têm um dito "rafeiro" normalmente fazem comida para eles, esses cães são sempre mais fortes mais saúdaveis mais inteligentes ou sejam mais tudo enquanto que outras pensando que o seu cão é diferente dos outros alimentam-os com essas "pipocas" depois basta ir a um vet e é só cães de raça (muito poucos rafeiros),
Quem lhe contou que a maior parte das pessoas que têm rafeiros fazem a comida para eles? Olhe que conheço muitos donos de rafeiros e nenhum se dá a esse trabalho.
Mais fortes, mais saudáveis, mais inteligentes? São iguaizinhos a qualquer outro. Mostre-me dados estatisticos... deve ter lido algo não?

No vet só há cães de raça? Pudera... pelo menos pelas minhas bandas há mais de raça do que srds.

Danois Escreveu: Alguem já leu a composição de uma ração?? Será alguem me pode dizer o que é extracto de Frango??? Será uma planta nova que desconheço?
Eu já, de todas, assim como muitos dos foristas daqui! Na página de cada ração premium encontra toda a informação que necessita. Não conheço as rações não premium, mas no site das mesmas também deve ter muita informação.
Danois Escreveu: Deixem de dar "pipocas" aos vossos cães e se gostarem mesmo deles e os querem ver saudáveis alimentem-os com o que voçes comem pois o que fizer bem a voçes também fará a eles
Vou agora comer um twix (chocolate). Acha que dê um bocado ao meu cão?
Sabe o que o chocolate faz a um cão não sabe? Deve saber para fazer tal afirmação...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta jan 03, 2003 11:57 pm

Já pesquisou na internet sites que o possam esclarecer quanto ao que significam as palavras usadas nas sacas de ração?

Sabe o que é preciso para ter uma alimentação equilibrada quer a nivel de quantidades como de qualidade, com todas as proteinas vegetais, animais, sais minerais, vitaminas, ect?

Quais os alimentos que não devem ser dados, os que devem ser evitados (nomeadamente em caso de doença ou alergia), o que se pode dar mas de forma moderada, ect?

Sabe os tempos de cozedura de cada alimento?

E o que a animal, a nivel de sistema digestivo, é capaz de digerir ou não?

Não leia o que vem na comida de supermercado... essas não valem nada, e efectivamente é estar a alimentar o cão com vegetais.
Procure boas rações, aquelas que não custam 25€ cada 15 kg, leia a composição inglesa, que a tradução para português nem sempre é a melhor, procure informar-se sobre o que quer dizer cada coisa.

Eu já estou "farta" de deixar aqui este site; mas ele explica um pouco sobre como funcionam as rações, e o que quer dizer cada coisa:
http://home.hawaii.rr.com/wolfepack/

Leia as secções de Dos Food Analysis e Dog Food Comparison Charts.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sábado jan 04, 2003 12:07 am

É verdade, esqueci-me deste site...

Tem umas quantas receitas de comida para cães, fala da vantagem e desvantagem da comida feita em casa, receitas para treats... ennfim, fala bastante de alimentação, mas não dá traduções de ingredientes. Para isso, só mesmo o outro, até poruqe é o mais completo nesse aspecto que eu conheço até agora.

http://www.purelypets.com/

O site é mantido por uma nutricionista animal.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Danois
Registado: quarta dez 25, 2002 11:12 pm

sábado jan 04, 2003 12:15 am

Exmos Personagens (SeaLord)
É com bastante lamento que li certos comentários acerca da minha pessoa, primeiro não sou contra cães de raça alias não sou contra cães nenhuns sou sim contra aqueles que os têm simplesmente para dar um ar de novo rico, segundo tudo o que escrevi baseia-se em muitas leituras, não só de livros mas de alguns sites de Foristas, treceiro não era minha intenção chamar-vos burros ou seja lá o que fôr que entenderam pois se lerem bem eu falo em nós em quase todo o texto tirando a parte do meu concelho que quem quiser segue quem não quiser não segue, quarto, quanto aos meus cães dou-lhes comida fresca, são saudaveis e são lindos, quinto à pessoa que pelos visto se alimenta de chocolates (pois falo de alimentos e não porcarias) o melhor é mesmo comer também a ração do seu cão assim evita algumas borbulhas e outros problemas (pelos visto cerebrais). Sexto e ultimo ponto pelos vistos não existiam cães antes de 1930 pois devem ter morrido todos doentes.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado jan 04, 2003 1:01 am

Caro/a Danois:

Espero que não interprete mal, esta crítica que lhe vou fazer, mas penso que a sua atitude ao lançar este tópico e pela forma como está a responder a alguns forenses, não é a mais correcta nem educada.
Respeito a sua opinião de escolher o tipo de alimentação que dá ao seu cão/cães, no entanto, terá que admitir que está a querer "impôr" a sua vontade às outras pessoas.
Eu próprio, quando tive o meu primeiro cão, foi com ordem do veterinário que lhe dei o tradicional arroz ou massa sem tempero com pedaços de carne cozida, sem ossos,com bocadinhos de cenoura, etc...etc...
Penso que na época cumpri e correspondi com o que seria até então uma alimentação para cães equilibrada; acontece que começavam a aparecer as rações cada vez mais estudadas, comprovadas e que ofereciam aos donos cada vez mais garantias e segurança relativamente ao tipo de alimento que davam aos seus animais. Com tanta informação disponível e tantos estudos feitos e comprovados por tanta gente e tantas empresas sérias, não me parece que vá voltar a dar comida caseira ao meu cão...(é claro que poderão existir alguns dias excepcionais).
Entenda-se também que, para mim, comida caseira para cão não será a mesma coisa que comida caseira para pessoas. O chocolate pode ser a tal "porcaria", mas qualquer comida mais condimentada poderá sê-lo também.
Continue a partilhar as suas opiniões, mas de uma forma mais pacífica e menos precipitada, pois afinal estamos no início de um Novo Ano! Não comecemos já nestes "picanços"...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jan 04, 2003 11:30 am

Olá Pessoal,

Desde que nasci que vejo o meu pai a dar ração aos cães, Sempre co muito bons resultados e na altura ainda não havia tanta variedade como existe agora de rações de qualidade...

Desde que tenho os meus proprios cães também alimento-os sempre a ração, sempre com excelentes resultados e sempre com isenção de problemas, tanto de alergias, como gastrointestinais e etc.. E para já sempre foi este tipo de alimentação que me recomendaram e ensinaram para os cães desde cachorrinhos, desde o veterinario, como os inumeros criadores que conheço, tal como os treinadores dos meus cães, etc e etc...A unica dieta que conheço que dá realmente resultados para além da ração é a dieta Barf (acho que é assim que se escreve) que penso que se trata também de uma forma muito completa de alimentar os nossos cães, mas muito sinceramente ainda não houve nenhuma diferença que eu visse da ração para essa dieta que me fizesse mudar...

Portanto em relação a comida caseira, sou da opinião da sealords, nunca daria... Até porque se as pessoas que tomam conta da saude dos meus canitos é que me dão esse conselho, os vets, vou continuar a segui-lo... Mesmo nem sendo a eles que compro a ração... Portanto nem vejo aqui nenhum factor publicitario a influenciar a compra...

Sobre a questão do tipo de ração, as que eu compro para os meus cães, são rações premium, o que não inclui evidentemente as linhas de supermercado essas sim feitas á base de carnes de menor qualidade e de cereais, que nunca daria aos meus animais, só em ultimo caso... Até porque (infelizmente, nunca deveria ter ido), já fui á fabrica de algumas delas e sei o que vi chegar em camiões....

Portanto isto tudo, só para concluir que para os meus cães, não existe melhor alimentação que uma boa ração Premium e isso vê-se pelos meus cães.... nem preciso dizer mais nada... basta ver...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sábado jan 04, 2003 12:48 pm

Danois Escreveu: quarto, quanto aos meus cães dou-lhes comida fresca, são saudaveis e são lindos
Já agora e estando tão convicto de ter toda a verdade do seu lado, convido-o a deixar aqui algumas receitas dos petiscos que dá aos seus cães.... afinal a sabedoria é para ser partilhada, e nós donos maus, crueis e vis que damos pipocas aos nossos cães (2 vezes por semana também levo a Bekas ao cinema ver a dama e o vagabundo ou os 101 dálmatas tal como eu vou, afinal o que é bom para mim é melhor para ela!!!) temos que saber o que os nossos animais andam a perder por gastarmos cerca de 7.5 euros em cada kilo de 'pipocas'....
Danois Escreveu: Sexto e ultimo ponto pelos vistos não existiam cães antes de 1930 pois devem ter morrido todos doentes.
Sabe concerteza o que significa a palavra 'evolução'....

Acha que a esperança média de vida de um cão antes de 1930 era a mesma que a que têm hoje em dia?? Acha que o tratamento os cuidados e a própria qualidade de vida eram os mesmo? Que o lugar do cão na sociedade era o mesmo que tem hoje? Porque será?? Será da evolução? Nahhh é das pipocas!
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado jan 04, 2003 3:06 pm

Olá

Sobre a alimentação dos animais , já está tudo inventado :!:
Quanto muito, só se pode ( se é possivel) melhorar o que já existe . O mercado já está saturado , há apenas que ter em atenção o que esse mercado nos oferece , é com a prática do dia a dia que podemos separar o trigo do joio . Uma , boa, refeição industrial , não fica mais caro do que a ração cozinhada , e nem sempre o preço determina a qualidade do produto industrial .
Um abra&ccedil;o
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 04, 2003 7:13 pm

Danois Escreveu: quinto à pessoa que pelos visto se alimenta de chocolates (pois falo de alimentos e não porcarias) o melhor é mesmo comer também a ração do seu cão assim evita algumas borbulhas e outros problemas (pelos visto cerebrais). Sexto e ultimo ponto pelos vistos não existiam cães antes de 1930 pois devem ter morrido todos doentes.
Você é que pediu para alimentarem os cães com o que comemos! Então concorda que eu lhe dê um belo bife frito com umas batatinhas fritas e salgadas a acompanhar. Ah, você só dá comida fresca. Mas isso é o quê? Acha que um bife cru, que não fal mal, é a alimentação adequada?

Em 1930 você devia comer o mesmo tipo de alimentos que come agora não é?
Sabe o que é taxa de mortalidade? Não deve saber, mas se souber então consulte as estatisticas desde 1930 e veja o que os avanços tecnológicos, económicos e sociais fizeram a essa estatistica.

E agradeço que não falte ao respeito às pessoas deste fórum. Não passa de um novato por aqui e pelos vistos sabe muito menos do que quase todas as pessoas do fórum por isso ficava-lhe muito melhor um pouco mais de bom senso nas suas palavras.
Se quer alimentar o seu cão com porcaria então alimente, como diz a Sealords, os veterinários precisam de trabalho, mas não diga conselhos caricatos a quem quer aprender a tratar bem um animal. Se você não quer aprender, como eu e muitos aprenderam, então fique no seu mundo, mas não empurre ninguém consigo pois muitas pessoas ao lerem o seu tópico podem não ter a inteligência de se questionarem e podem seguir o que você diz.

O seu cão está lindo e bonito... quanto for velhote apareça e diga os problemas que ele já teve.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jan 04, 2003 9:48 pm

Sexto e ultimo ponto pelos vistos não existiam cães antes de 1930 pois devem ter morrido todos doentes.
os avanços da medicina e o papel dos dietistas, entre outros, não lhe dizem nada? ir ao médico, comprar medicamentos e ter em conta a alimentação será mais uma invenção para uns quantos malandros encherem os bolsos?
porque será que em certos países, a esperança média de vida anda pelos 76 anos e noutros não passa dos 30?

anjaazul
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

sábado jan 04, 2003 10:02 pm

Da minha experiencia com o meu Átila posso-lhe garantir que durantre quase um ano, enquanto ele comia comida caseira (frango cosido com arroz trinca, sem tempero e sem sal) ou outras vezes (carne picada com arroz), ele tinha diarreias de 8 em 8 dias. Eu já não sabia o que fazer. O Vet dizia que ele tinha que comer ração, mas ele, nem cheirá-la. Fiz várias tentativas do tipo estar 5, 6 e por último 9 dias sem comer. Só me apetecia chorar quando olhava p´ra ele de tão magro que estava, mas pensave que no Verão ia de férias e ele ia p´ra um hotel e se não comesse raçao em casa, fora dela seria pior.
Até que ao 10º dia o Átila desistiu e comeu a sua ração. Só lhe posso dizer que NUNCA mais teve diarreias, engordou e o seu pelo ficou mais bonito. Onde ele passou férias deram-lhe ração Braf e ele vinha lindo e gordinho. Sei que ele de facto preferia um franguito cosido e realmente às vezes resolve fazer greve e não come, mas depois come tudo de uma vez. Bendita ração.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sábado jan 04, 2003 10:54 pm

Danois,
Durante anos alimentei os meus cães com comida caseira (a 1ª ração que apareceu era a Royal Canin Selecção 7 e eles não a comiam), assim que as rações ficaram mais aperfeiçoadas aderi a 100% dado os óptimos resultados obtidos. É que você fala muito mas esquece um pequeno detalhe!
Já reparou que com a comida cazeira (que diz ser tão eficaz) tem que dar suplementos vitamínicos e cálcio durante o 1º ano de vida do cão e durante o período de gestação e aleitamento?
Isto não lhe diz nada?
Quanto ao chocolate ser uma porcaria, permita-me mas você não sabe o que diz!
Para os humanos o chocolate é um dos alimentos mais completos que há! Daí até fazer parte das rações de combate e já ter possibilitado a sobrevivência de pessoas que se encontravam isoladas, durante dias, sem ter qualquer outro tipo de alimento por perto!
É altamente energético!
Responder

Voltar para “Cães”