Avaliar o motivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfdores
Membro Júnior
Registado: quarta jan 16, 2002 10:39 am

quarta abr 10, 2002 10:55 am

Concordo com o facto de por vezes, o amor que se tem pelos animais leva a um impulso de os querer ter perto de nós, a fazer-nos companhia, etc, etc, etc... Mas depois, acontece algo na nossa vida, inesperada, e aí, o tempo que se dispensa ao animal diminui drasticamente... Não será egoismo por parte do dono querer ter companhia quando está em casa?? E ao longo de um dia inteiro não pensará que o animal está sozinho? Egoismo? Sim, acho que é egoismo neste caso... Porque não dar a oportunidade ao animal de ter mais atenção? Porque não dar a oportunidade de oferecer mais carinho ao animal? Isto claro, se ele for jovem e se adaptar rapidamente a outro meio... Terá que ser o dono a ver pq razão quer dar o cão para adopção: Será que é o dono que está farto de ter responsabilidades e quer-se descartar delas, ou simplesmente pretende oferecer-lhe algo mais? Algo que já não lhe pode oferecer nas medidas pretendidas?
Essa história do não ter tempo para tratar dele não é verdade, porque se for preciso tem tempo para estar 3 horas em frente a um computador... Uma máquina que não nos agradece as horas que lá passamos... Mas se falarmos de um animal que não tem a atenção que merece, e cujo dono se apercebe disso, então está a ser muito humano em pensar dá-lo a alguem que lhe ofereça mais. E acreditem que, salvo crueldades, deve custar muito mais a quem se vê "obrigado" a deixar de dar "50" ao cão para que alguém lhe dê "90". Não deve ser fácil, e podem calcular isso. Se um cão é adulto, e de um momento para o outro deixa de ter companhia, ele habitua-se a isso, mesmo até porque dificilmente teria uma relação com novos donos como a que tinha... Mas um cão jovem? Não se iria habituar? Não poderia ser mais feliz?
Não estou com isto a tirar a culpa ao dono, que, com o tal impulso se esqueceu que algo poderia acontecer mais tarde... Mas já não é nada mau, pelo contrário, que ele próprio se aperceba da infelicidade do seu amigo por não ter a atenção devida.
A vida nem sempre nos corre como esperamos, e os companheiros que todos temos em casa não devem pagar por isso.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta abr 10, 2002 2:22 pm

Plenamente de acordo.
Claro que eu não posso estar 24h por dia com o meu cão, aida mais que agora comecei a trabalhar, e a 75 Km de casa, mas tratei de lhe reservar um espaço onde ele ficasse sem se aborrecer, tenho um enorme quintal relvado se é que se pode chamar relva (porque ele esburaca tudo), como neste momento é "filho único" á noite dorme em casa e é quando aproveito para lhe dar mais atenção, escová-lo, lavar-lhe os dentes e todos esses miminhos, mas é claro estou mortinha que saia a minha transferência, para estar mais perto e mais tempo com ele.
mfdores
Membro Júnior
Registado: quarta jan 16, 2002 10:39 am

quarta abr 10, 2002 2:28 pm

E imagina que não existia esse quintal... Vias o teu "filho único" triste numa casa sozinho... É complicado, não é?? A mim isso da-me mais pena do que pensar que alguem tem que dar o seu bichinho a alguém, de modo a ele ter mais companhia...
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta abr 10, 2002 2:52 pm

A minha casa tem um quintal enorme mas antes de criar este espaço para o meu cão, embora seja toda murada, tinha medo de que quando não estivesse em casa alguém abrisse um portão e o Uhly fugisse.
Sabes o que fazia todos os dias de manha antes de sair? Levava o Uhly a casa de uma tia minha e à noite ía lá buscá-lo. Era como ter um filho no infantário.
Responder

Voltar para “Cães”