Chefe da matilha ataca membro com violência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 06, 2006 12:39 pm

Pois é... E mais do que nunca apercebo-me que a culpa é toda nossa!

Uma vizinha minha tem uma Chow Chow lindissima de 50 Kg. Um animal possante e hiper mimado. Literalmente ela é dona da casa.
No Sábado, a mãe da minha vizinha foi como é hábito lá a casa. Abriu a porta e estava a cadelucha atravessada na porta. Baixou-se, afagou a cadela como é normal e disse para ela sair do caminho. A cadela levantou-se com a lanzeira habitual e espetou a cabeça para cima, acto normal a pedir festas à senhora. Ela baixou-se um pouco e acariciou a cadela. Num instante a cadela atacou a senhora e mordeu-lhe o maxilar. Resultado: 32 pontos e um rosto literalmente amassado.

Já por várias vezes conversei com a dona. A cadela é uma princesa, as suas vontades são lei, quem impera é ela. Mas acreditem que impera mesmo.

Será que as pessoas não vão aprender nunca? Ninguém nasce ensinado, mas aprende-se caramba.

Estou desolada, conheço bem todos! Infelizmente a dona continua a ignorar que existe um problema, sendo assim, até tenho medo do que pode acontecer um dia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda mar 06, 2006 12:45 pm

Oh Lu.. E tu tens que estar aí ao pé dessa lindona mimada??? Tem cuidado com ela... Se calhar ela é que precisava do rótulo de animal potencialmente perigoso... :roll:

E como é que a tua vizinha tolera um cão assim? É um risco enorme dentro de uma casa... Na minha opinião os Alfas devem ser os donos da casa e não os cães... :?
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 06, 2006 12:49 pm

O problema Trucas, é que na maioria dos casos os nossos cães são alpha e nós nem nos apercebemos. Tenho um exemplo disso lá em casa. Estou a tratar de alterar a situação. Mas conforme eu sei ver que existe um problema, a maioria das pessoas não o vê.
A minha vizinha diz que a cadela é medrosa, só isso. Não sabe ver todos os indicadores que são mais que muitos. Como ela, há milhares de pessoas. Eu não tenho medo da cadela, já percebi qual deve ser a minha postura ao lado dela, há muito tempo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda mar 06, 2006 12:53 pm

Mas mesmo assim é um grande risco... Olha se a cadela se cruza com uma criança, por exemplo... :roll:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 06, 2006 1:10 pm

Lu, infelizmente esses casos são mais vulgares do que nós desejamos...

Quanto a estas coisas do Alpha, etc, eu li algures aqui na arca um raciocínio fantástico, da Cristina (Nynf), do qual eu partilho 200%.
Não se trata de sermos Alpha ou Beta, TODOS os nossos cães nos devem respeitar por sermos DONOS...

Aqui vai o post dela, foi uma resposta a uma outra situação, mas que se encaixa perfeitamente neste tipo de comportamento...


Nynf Escreveu: Não concordo.

1º Para mim não é uma questão de demonstrar quem manda, mas sim naturalmente os meus cães repeitarem-me ao ponto de me obedecerem, por saberem que têm uma dona justa. Nem poderia ser de outra forma, pois ao serem cães de trabalho, têm uma noção muito elevada de cooperação, mas só cooperam caso tenham um dono justo e consistente.

2º Os meus cães não me são inferiores. São cães. Eu sou uma pessoa. Não há comparação possível logo não inferioridade/superioridade.

3º No seguimento do ponto 2, eu não sou Alfa de nada. Alfa é a minha cadela Shiva, é ela que põe ordem no canil, sejam machos ou femeas; é ela que ensina e atura os cachorros; ou que consola os doentes.
Eu sou a dona deles. Estou acima de Alfas e afins. A Alfa obedece-me tal como os outros.

4º "nunca se deve deixar o animal entrar ou sair de casa 1º k o dono, este tipo de comportamento demostra inforioridade assim como nunca se deve dar de comer ao animal antes do dono comer. mesmo k ele não veija, ele sente. são estas pequenas coisas que nós deixamos de fazer k mais tarde se torna nessas aitudes, acima de tudo devemos ter a noção k ele é um animal."

Os meus cães entram ou saiem antes de mim se eu assim quiser, e depois de mim se eu assim quiser. Ou simplesmente ficam em casa á porta da rua o tempo que eu quiser (ou fôr necessário). Depende das situações. Entre eles sim, há uma hierarquia e a primeira é sempre a Alfa.

Não vejo razão nenhuma para colocar os cães em stress á espera que os seus "masters" comam para poderem comer a sua refeição. Isso só provoca stress nos animais, que exactamente por serem animais não percebem essa atitude como dominancia do dono, mas sim como injustiça, pois estão dependentes do dono para comer, têm fome e têm que ser torturados pelos cheiros e actividade caracteristica das nossas refeições antes de poderem comer...

Os meus cães comem SEMPRE antes de nós. Come cada um no seu espaço, sem stresses ou problemas de maior. Não pedincham á mesa, não nos chateiam durante as nossas refeições. Eles têm a comida deles, nós a nossa. Mais que saberem quem manda através de jogos de dominância canina elevada ao estado humano, eu sei que os meus cães me respeitam o suficiente para me obedeceram...porque sabem que têm uma dona justa e que também os respeita.

Muitas das vezes as correcções que dão são completamente desnecessárias... Ficam muito indignados com a atitude do cão...cão é cão e cão se puder rouba a carne de cima da mesa e rosna para defender o seu petisco....alguma vez mostraram ao cão que esse comportamento é errado???
Como querem que o cão saiba comportar-se como vocês querem que ele se comporte (contrário ao seu instinto) se a situação não lhe foi posta á experiência para ele aprender que

1º Não pode tirar NADA de cima das mesas
2º Deve largar tudo (incluindo carne) o que tiver na boca ao comando do dono? (mesmo assim no caso de carne ou um osso é natural que ele rosne, porque não??? Rosnar é a forma de ele protestar, desde que largue, não vejo razão para não lhes permitir um protesto mais que justificado )
Bem...esta é a minha forma, outras há que também estão correctas, eu prefiro lidar com os meus cães assim. Evito conflictos que mais tarde se vão repercutir no treino.

_________________
Saudações
Cristina
Desculpa Cristina, mas achei a tua resposta fantástica e reveladora do meu mode de pensar, por vezes faltam-nos mesmo são as palavras ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda mar 06, 2006 1:18 pm

Realmente isso é horrível. :o

Ela não percebe que tem que pedir ajuda especializada, tem e terá muitos problemas. É uma situação complicada.
A pessoa em questão está a meter a cabeça na areia como a avestruz. O ideal era ela ver exemplos de cães com problemas como é o caso da cadela dela a serem corrigidos. :?

comp,
Susana
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 06, 2006 2:53 pm

Xuga, observando os cães torna-se evidente que vivem em matilha e que há sempre um ou uma, ou um casal que "manda" e instaura a ordem. Deram-lhe o nome de Alpha e eu acredito nessa hierarquia.
Apesar de sermos humanos não me parece que o cão faça distinção disso, para eles somos mais um elemento da familia ou matilha. E cabe-nos a nós, conseguir estar no topo dessa hierarquia.
Claro, como em tudo, as opiniões divergem.

Neste caso, assusta-me não conseguir fazer passar a mensagem que a situação é grave e que ainda há forma de contornar. Ninguém acha haver problema.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda mar 06, 2006 4:32 pm

Quem já viu um documentário sobre a vida dos Lobos, teve concerteza a oportunidade de ver o que se trata quando se fala em "Alfa" ou em "Hierarquia".
Existe sempre um macho e uma fêmea alfa que estão no topo da matilha, e abaixo deles existe uma hierarquia que se pode observar, por exemplo, na ordem pela qual se alimentam ou na escolha de um lugar ao Sol. Ou seja, a hierarquia não se resume a Alfas versus restantes lobos, mas sim, se quiserem, a Alfa, Beta...e por aí fora até chegarmos ao nível mais baixo da hierarquia.
Nesta medida, não concordo com a Nynf quando ela diz que não é Alfa, porque ao fim e ao cabo esse é o papel do que ela chama de "Dono". A Shiva terá, eventualmente, o nível hierárquico imediatamente inferior ao dos Alfas, que são os donos.
Um cão não é um ser humano, como a nynf diz e muito bem, e por isso não entende nenhuma figura de 'Dono". Entende sim a figura de Alfa, que é quem manda na matilha e é respeitado pelos demais.
Eu nem sequer poria o patamar hierárquico e de obediência em termos de cães versus pessoas, senão os cães nunca iriam desempenhar a sua função de guardas, uma vez que 'as pessoas' estavam num nível hierárquico superior obedeceriam a qualquer ser humano! Continuo por isso a pensar que a 'logica' do cão no seio de uma familia continua a ser uma 'lógica' de matilha, com uma hierarquia correspondente a Alfas = Donos, e os cães estabelecendo entre si os demais patamares.

Cumps
Paulo C.

P.S. - Os cães da LuMaria gostam de vegetais, e ela também.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 06, 2006 4:39 pm

Bem Paulo, agora é que tou mesmo baralhada :? :? :p

O que é certo é que o cão deve SEMPRE obedecer ao DONO, independentemente daquilo que nós achamos que o dono é para ele ;) Aquilo que vai na cabeça deles nós nunca vamos saber... ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 06, 2006 4:51 pm

PauloC Escreveu:P.S. - Os cães da LuMaria gostam de vegetais, e ela também
Só esta para me fazer rir hoje ;)

Xuga, ando a devorar tudo o que diga respeito a lobos. Nomeadamente comportamentos. O nosso cãozinho é um lobo em potencial.
Eu não estou baralhada e sinto que estou a progredir de dia para dia. Sem recorrer uma unica vez a gritos ou "violência".

Uma coisa importantissima a que eu não ligava era elas passarem-me à frente na saida de casa, entrada de elevador e saida para a rua. Num fim de semana resolvi a questão. Estou a ficar muito contente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bugita
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quarta mar 08, 2006 4:42 pm

Olá Lumaria,

Então sabe de mais novidades em relação a este caso?
Estes casos deixam-me um tanto ou quanto apreensiva, e passo a explicar porquê, parece que apesar dos Chow-chow's parecem uns peluchinhos e serem muito fofinhos andam a ficar com um bocado de má fama :( , pois dizem que são muito impulsivos e por vezes agressivos.
Eu tenho uma Chow-chow, que muitos foristas conhecem a história dela, adoptei-a tinha ela 4 anos, como é de calcular não a criei, não a eduquei, mas com o passar do tempo e apesar dela ser uma "paz de almas" e muito meiguinha, apercebo-me que ela não gosta de crianças, de gatos,e que tem ódio a skates, bicicletas com rodinhas (daquelas de crianças) e fica completamente descontrolada com gritos de crianças, uma vez e felizmente apercebi-me a tempo do descontrolo dela para evitar se calhar uma situação complicada, o meu afilhado assustou-se com ela e começou aos gritos, e ela quis mesmo morder-lhe, felizmente estava perto e agarrei-a a tempo. No fundo não a conheço bem, vou conhecendo e entendendo-a ao longo dos tempos, rezo para nunca tenha uma reacção de nos morder ou de ser agressiva connosco, pelo menos até ao momento (já está comigo há 2 anos) é das cadelas mais dóceis que se pode ter, mas... e e uma coisa eu digo ela tem uma força naqueles maxilares, ela ás vezes na brincadeira comigo, dá-me aquelas mordidelas na brincadeira, mas por vezes tenho que parar a brincadeira pois ela mesmo na brincadeira magoa.
Li algures que os Chow-chow's foram cães criados para trabalhos duros e até para alimentação, não foram criados para cães de companhia por isso este temperamento muito irregular, não sei se será assim ou não, mas tem uma certa lógica.
Espero que essa Chow-chow não venha um dia a sofrer pelos erros da dona :?

Bjs
Susana
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 08, 2006 5:05 pm

Olá buguita,

Não percebo nada de chows chows e ainda agora estou a dar os primeiros passos nos cães em geral.
Sei que esta menina manda na casa. Nesse sentido está muitissimo mal educada. A leitura que faço é que a senhora entrou e não só interrompeu o descanso dela, como a incomodou e a quis tirar do lugar. Para um animal habituado a mandar aquilo deve ter sido dose e reagiu.
O maior problema não será a cadela, mas a dona que não reconhece o problema. Eu tento, mas não consigo passar a minha mensagem.

Quanto às crianças a minha cadela mais velha quando a recolhi trazia um ódio profundo por crianças. Depois de arrancar um pedaço de uma camisa a uma e um bolso das calças a outra convenci-me que ela se podesse atacava mesmo.
Fiquei com medo, ninguém gosta de ter um animal que pode morder alguém.
Comecei o treino dela com crianças mais velhas mas calmas e habituadas a cães. Inicio terrivel, mas com a continuação correu muito bem. Depois passámos para as mais novas tendo o cuidado de escolher crianças pacatas. Aqui correu melhor, vi que crianças pequeninas não a incomodavam.
Bébés adora.
Hoje em dia e com a ajuda das crianças aqui da rua a Kika recuperou a fé nos miúdos. Já brinca, enche-os de beijos e nunca mais na vida ladrou a um miudo. Já lá vão dois anos de boa convivência, até atura crianças melgas, o que para mim é um sucesso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 08, 2006 6:07 pm

PauloC Escreveu:P.S. - Os cães da LuMaria gostam de vegetais, e ela também.
Eu gosto de vegetais e os meus cães também! Estou a evoluir ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

quinta mar 09, 2006 9:41 am

Bem eu confesso que em algumas situações a alfa da familia é mesmo a minha cadela e por culpa minha.
O meu papel como diz o povo o papel de mãe, que alimenta, que dá mimos, que ralha quando acha que deve, que brinca e que deixa passar de vez em quando uma coisa ou outra.
O papel do meu marido é o que o povo também chama de papel de pai, que é o de respeitar.
A minha cadela tem respeito a mim como é obvio mas estica-se muito mais comigo do que com o meu marido. Ao meu marido também tem respeito e não sei até que ponto é que não tem um certo medo, afinal a mão dele é mais pesada que a minha e ela infelizmente já lhe sentiu o peso.
Bem talvez mude essas pequeninas coisas que afinal tanta diferença fazem... ;)
marciamachado
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta mar 09, 2006 11:27 am

Finalmente encontro foristas a pensar como eu! Eu também andava longe dessa coisa das matilhas e das hierarquias, porque sempre tive um cão de cada vez. Além do mais a cadela que tenho há 4 anos, é uma Retrivier de Labrador, uma paz d´alma.
Os problemas surgiram quando trouxe o ano passado para casa uma Pastor Alemão, que estava com o meu pai. Nunca fez mal a ninguém, no entanto em relação à minha outra cadela tudo se complicou. Quando chamavamos a Labrador a outra afastava-a, quem comia primeiro era ela, ela é que ia buscar as bolas, etc. E por mais que contrariássemos esse comportamento, a P.A. continuava na mesma. A situação estava a tornar-se insustentável, pois o que ela tentava fazer era afastar a Labrador dos donos e po-la sempre em segundo plano. Ela é que era a líder.
Um dia tentei contrariar esta tendência da pior forma, prendi a P.A. e levei-lhe ao pé a Labrador. A partir daí envolveram-se em lutas durante vários dias. Não sabia o que fazer. Aconselharam-me aqui no forum a deixá-las decidir por meio de lutas quem era a líder. Mas esta ideia não me agradou porque cada vez estavam mais mordidas.
Finalmente uma amiga minha aconselhou-me o livro "A Encantadora de Cães" que se baseia-a exactamente na teoria de que os cães de hoje em dia continuam a reger-se por uma hierarquia semelhante à dos lobos, resultando grande parte dos seus problemas de estes assumirem que são os líderes da matilha. A solução é o dono demonstrar-lhes através de uma séria de sinais, que o dono é o líder e os cães estão abaixo dele na hierarquia.
Algumas das técnicas são: ignorar durante 5 minutos o cão depois de reencontro com o dono, comer antes deste, passar pelas portas primeiro do que ele, etc
Depois de aplicação das técnicas descritas no livro e passado o tempo que o livro referia, 15 dias, a situação alterou-se por completo. Deixaram de haver lutas, passei a chamar a Labrador à vontade sem a P.A. se importar muito com isso, entre outras coisas.
Continuo a aplicar algumas das técnicas descritas, diariamente, para não voltar a acontecer o mesmo tipo de problema.
Segundo li, algumas raças têm maior tendência para quererem estar no lugar de topo da hierarquia, têm pois que ser bastante controladas. Mas penso que se fizermos esse controle aplicando as regras simples descritas neste livro, não haverão grandes problemas e evitar-se-á o abate de muitos animais, que morderam nos donos sem razão aparente. A principal razão é a má educação que os donos lhes dão, levando a que os animais pensem que são os líderes de matilha, e quem paga por isto são os próprios animais.
No caso descrito aconselho rapidamente que os donos se ponham a par destas técnicas simples, que poderão aplicar com facilidade no dia-a-dia e evitar que o seu animal volte a morder em alguém.
Responder

Voltar para “Cães”