Conselhos para Donos Responsáveis

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta dez 27, 2002 10:16 am

Natal e Fim de Ano
Alguns conselhos sobre os cuidados a ter com os animais de companhia

O exemplo de anos anteriores diz-nos que o Natal e o Fim de Ano é uma das épocas mais críticas em termos de abandono e de ocorrências de natureza diversa (animais perdidos, animais doentes, etc.). Estes são alguns conselhos que a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal acredita serem os apropriados para uma maior segurança e bem-estar do seu animal de companhia.
Férias de Natal ou de Fim de Ano...
Viajar com o seu animal de companhia, seja cão ou gato, implica sempre prevenir para que quando surjam os imprevistos, eles sejam imediatamente desfeitos. Primeiro, não se deve esquecer que ao levar o seu animal numa viagem de férias, seja para onde for, está a mudar o ambiente a que ele está habituado. Consequentemente, é pois normal que ele estranhe e até se desoriente no novo local, especialmente nos primeiros dois dias, até explorar e demarcar o novo território. Isto é importante uma vez que se ele se afastar muito da "nova casa" facilmente se perderá, pois não tem nenhuma referência que possa conduzi-lo de volta.

Recomendações:
Assim que possível faça um passeio com o seu cão ou gato de forma a que ele reconheça as proximidades da "nova casa" para que ele identifique o terreno bem como o local onde irá ficar. Dê um passeio e entre dentro de casa. Repita pelos menos três vezes. Desta forma o animal ambientar-se-á mais rapidamente.

Um gato ou um cão como prenda de Natal?!... NÃO!
A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal desencoraja a oferta de animais como prenda. O número de animais abandonados aumenta drasticamente após o período do Natal. Um cão que cresceu demais, um gato que afia as unhas no sofá, são causas que fazem com que as pessoas impunemente abandonem os animais. Por isso, nunca dê um animal como presente sem saber se a pessoa que o recebe tem as condições mínimas indispensáveis que permita assegurar um padrão de cuidados satisfatórios e um compromisso a longo prazo para com o animal.

Comemorações de Fim de Ano
Todos os animais assustam-se facilmente com o barulho dos foguetes, fogo de artifício e o tão tradicional "bater dos tachos". Cães e gatos tendem a correr desorientados e sem destino, pois não entendem o que está a acontecer. São nestas ocasiões em que muitos animais ou fogem do quintal ou perdem-se dos seus donos.

Recomendações:
Além das recomendações normais como manter o seu animal em local seguro, fechar portões e portas, podemos utilizar alguns artifícios: um pouco antes da meia noite leve o seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que se distraia e se acostume com o som alto. Assim, não ficará assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

Recomendações finais
A pior coisa que pode acontecer a um animal é perder-se num local distante durante as férias do seu dono. A possibilidade de voltar ao seu lar é remota se não for localizado rapidamente. São frequentes relatos de pessoas que também de férias, regressam a casa com um animal que encontraram a vaguear. Identifique o seu animal com o sistema microchip e com uma placa. Mantenha o seu animal vacinado e desparasitado. Aconselhe-se com o médico veterinário assistente.

Todos os anos, milhares de animais recebem a pior prenda que os humanos lhes podiam dar: o abandono.


Este é um conselho de MAFALDA ARNAULT...

"Talvez não haja definitivamente a palavra, a frase, o texto que expresse realmente a forma como encaramos ou deveríamos encarar os animais nas nossas vidas. Por mais que procure, a única imagem é a de um olhar, uma expressão, uma vida que faz de qualquer animal um ser extraordinário, digno da nossa dedicação, carinho e respeito. Por me faltarem as palavras, o que me resta é o sentimento: de que um ser que nos dá tanto, tem todo o direito a toda a nossa entrega e nunca ao nosso abandono."

Mafalda Arnault
in Guia do Dono Responsável
BIG_RAF
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: domingo out 27, 2002 5:41 pm
Localização: 1 cão de água e uma serra da estrela e um cavalo
Contacto:

domingo jan 12, 2003 3:08 pm

obrigado!!!
Responder

Voltar para “Cães”