Marcar território?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jan 13, 2003 8:47 am

Pakika Escreveu: Quanto ao Oscaar, ainda bem que são mais as vezes que ele não levanta a pata, senão nem quero pensar quando lhe desse para alçar a perna e marcar território

Lá tinha a Pakika que usar um escadote e uma esfregona de cabo comprido :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jan 13, 2003 9:03 am

pakika,

Cruz Credo! So essa para me fazer rir! :lol: :lol: :lol:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda jan 13, 2003 9:25 am

Ai, Ai,Vocês, vocês,

Só se riem das desgraças dos outros :lol: :lol:

Se vos parece, não acham que já tenho a minha conta, não :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda jan 13, 2003 9:58 am

Pois é....

Não tenho muito a acrescentar, posso apenas indicar que o meu “cachorrão”, que faz hoje 9 meses, iniciou-se agora na arte de bem levantar a pata :D
No entanto, fá-lo apenas na rua e, normalmente, o primeiro chichi (com vista mesmo a aliviar-se) é feito à menina. Aliás, e caso se descuide em casa, é também com as 4 patas no chão que ele o faz.
Sinceramente anjazul, não a poderei ajudar muito mais que isto, talvez o Max se esteja a tornar um “homenzinho” e se encontre um bocadinho baralhado, sem saber muito bem como agir :?: :?: :?:
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

segunda jan 13, 2003 11:46 am

Olá!

Pois, acho que não vou adiantar muito, mas li que os cães por vezes tentam subir na hierarquia da matilha.

Se ele se achar superior, que subiu...talves ache que que tem o direito de reclamar o território qeu é a sua casa.

É uma hipótese.

Neste caso o que há a fazer é mostrar ao cão quem é que manda.
Em princípio com umas aulas de obediência, horários fixos para saidas e refeições o problema será resolvido.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 13, 2003 2:35 pm

Oi!

Os cães também marcam território, havendo alguns mesmo bastante territoriais nesse aspecto, lançando umas pinguitas em cada esquina.

Não sei se em gatos o melhor é castrar ou não, sei que são mais dificeis de treinar. Com um cão, o treino não é dificil, requer apenas paciência e vontade. Já o treinou uma vez, volte a treinar. Alguns cães têm um periodo na aprendizagem em que voltam atrás. Penso que seja aos 10 meses ou à volta disso.

Quanto à castração, não sei se tem algo a ver ou não, mas nas femeas que tenho visto, não reparo mudanças, enquanto que nos machos sim.

anjaazul Escreveu: acho que não está a perceber o problema. o max quando veio, não sabia fazer as necessidades fora de casa. é normal. foi ensinado e aprendeu mais depressa do que eu julgava. agora, não "urina" em casa,lança apenas uns "esguichozitos". se o max fosse um gato, achava normal. parece ser próprio dos gatos. a única forma de os "educar", foi castrando. como o max é cão, e nunca ouvi dizer que estes marcassem território, procurei saber o que se passava.
pelos vistos, também marcam e tal como os gatos, a única solução é castrá-los. é verdade? não sei!
então porque é que durante seis meses não urinava e passou a urinar agora? não é por estar aflito, porque vai constantemente ao quintal . já o vi aflito e não fez nada em casa.
que relação haverá com o facto de alçar a perninha, ou seja, estar a tornar-se adulto? não sei!
claro, que posso sempre pedir uma 2ª opinião. se isto não acabar, é o que terei de fazer. a carlota foi esterelizada há 1 ano e apenas engordou um kilinho. maluca e brincalhona como sempre! a castração do cão provoca efeitos diferentes? não sei!

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 13, 2003 7:05 pm

olá

hoje falei com uma nova vet que me disse que o max poderá ter eventualmente uma infecção urinária. também poderá haver alguma cadela das redondezas com cio...
a minha vet acha estranho o max fazer chi-chi em casa mas não levantar a perninha. de facto, só encontro o chão molhado e não as paredes. de modo que dentro de uns dias se a coisa continuar, vai à "revisão"...
ele sempre bebeu muita água, mas ela acha isso normal! já nem sei... é que o espertalhão fá-las pela calada :evil: :evil: :evil:

anjaazul
KROZ
Membro Veterano

segunda jan 13, 2003 7:41 pm

Era isto a que eu me referia. A sua vet ao dizer que o max estava a marcar território, estava a ir além das suas competencias (salvo os vets que percebem realmente de cães e de treino canino).

Esta nova vet que referiu, até pode não estar certa, mas deu uma opinião médica sobre o assunto, que é o que lhe compete.

Agora é preciso paciência para ver o que acontece. :)

Cumprimentos
anjaazul Escreveu: olá

hoje falei com uma nova vet que me disse que o max poderá ter eventualmente uma infecção urinária. também poderá haver alguma cadela das redondezas com cio...
a minha vet acha estranho o max fazer chi-chi em casa mas não levantar a perninha. de facto, só encontro o chão molhado e não as paredes. de modo que dentro de uns dias se a coisa continuar, vai à "revisão"...
ele sempre bebeu muita água, mas ela acha isso normal! já nem sei... é que o espertalhão fá-las pela calada :evil: :evil: :evil:

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

segunda jan 13, 2003 7:54 pm

Era isto a que eu me referia. A sua vet ao dizer que o max estava a marcar território, estava a ir além das suas competencias (salvo os vets que percebem realmente de cães e de treino canino).

Esta nova vet que referiu, até pode não estar certa, mas deu uma opinião médica sobre o assunto, que é o que lhe compete.
a vet que me disse hoje que o max poderia ter uma infecção, também disse em maio que o serafim tinha um problema na medula e por isso ficara paraplégico. queria abate-lo. foi a outra vet que descobriu o que gato tinha.
esta segunda disse-me que uma infecção urinária costuma vir acompanhada de sangue e a urina escura. o max não apresenta estas sinais.
o que a levou a achar estranho, foi o max não levantar a perninha em casa (pelo que presumo). mesmo assim, aconselhou-me a fazer análises daqui a dias e ver como estava o estado de bexiga.
também encontrei uma pessoa que me disse que o cão dela marca território quando as cadelas estão com cio. será que o nariz de longo alcance do max detecta alguma cadela das redondezas nessas condições? só ele sabe...

anjaazul
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 13, 2003 8:20 pm

...também há o fctor da idade...até 7/8 meses não se sabem controlar...

convém entretanto ir aprendendo a fazer num dado sítio: rua, jornal,...

no entanto, nesta altura estaré sempre a 'esquecer-se'... :roll:
KROZ
Membro Veterano

terça jan 14, 2003 12:48 am

isso agora vai além é das minhas competências... :) Mas nunca ouvi nada do género. Marcar território em casa devido a cadelas com cio... não sei de nada disso.
anjaazul Escreveu: será que o nariz de longo alcance do max detecta alguma cadela das redondezas nessas condições? só ele sabe...

anjaazul
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jan 14, 2003 3:25 pm

Bem, aqui vou eu....

1)
Urinar em casa, após aprendizagem.
Tenho lá em casa um livro de "problemas" caninos, se não estou em erro são duas páginas de possíveis causas para um cão recomeçar a urinar dentro de casa.
Desde de estar a tentar subir na liderança, até infecções urinárias! Por isso essa do vet dar o seu diagnóstico à distância é muito mau! Aqui, realmente o melhor é alguém que saiba também de comportamentos caninos. Como o Kroz disse e muito bem, um vet não é um entendido em comportamento canino!

Apesar de os motivos serem muitos, dividem-se em psicológicos ou médicos. Se for médico, então o cão têm uma doença e têm de ser curado, se forem de psicológicos, então o cão têm de ser reeducado.

Convêm lembrar que os cães perto dos 11 meses passam por um período em que esquecem tudo o que aprenderam (porquê não sei!) tendo de ser relembrados. Também nessa altura, começam a tentarem se impor na matilha, etc, etc.
Ou seja existem um conjunto enorme de factores, que podem causar esse comportamento e uma dose de paciência e educação são, geralmente, suficientes.

2)
O meu cão têm a mania de saltar para as pessoas, o que é muito desagradável, por isso o vet sugeriu que eu cortasse os tendões das patas de trás, que assim ele já não salta. Fiz ontem essa operação e resultou! Ele deixou de saltar em cima das pessoas.
Lá em casa estamos todos muito mais felizes.

Com um bocado de sorte nesta altura está toda a gente arrepiada e a chamar-me nomes!
OPTIMO! É bom sinal.
Como é óbvio, nem o meu cão salta ás pessoas, nem o vet disse isso, nem eu cortei coisíssima nenhuma ao meu cão!

Mas se ficaram arrepiados com esta ideia, como é que não podem ficar arrepiados com a ideia de lá porque o meu cão está a urinar em casa, o que é muito chato admito, eu lhe vou retirar um órgão? É na mesma uma mutilação ao animal apenas por que nos dá mais jeito!
Há sem dúvidas alturas em que a mutilação do animal (castração) é a única solução, mas sinceramente acho que este ponto deveria ser muito bem pensado e deveria ser a última hipótese!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jan 14, 2003 4:14 pm

Totalmente de acordo que a castracao deve ser a ultima hipotese! A castracao cirurgica e um processo definitivo e nem sempre e a solucao para um determinado problema de comportamento! Infelizmente, so alguns dias ou semanas depois da castracao e que o "efeito" se comeca a notar e o efeito nao e sempre aquilo de que o dono esta a espera. Uma das coisas que pode acontecer e o pelo do animal perder o brilho e ficar com um aspecto menos saudavel, o animal tambem fica com mais apetite, o que pode fazer com que engorde (Isto foi pelo menos o que notei com a castracao quimica que o meu cao levou. Quanto aos niveis de energia, nao houve modificacao...).
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça jan 14, 2003 7:25 pm

Olá!

Se o cão ainda é pequeno, é melhor aguardar... o meu só deixou de "marcar" em casa perto dos 8 meses mais coisa menos coisa...
É a puberdade ehehehe... depois passa.
Felicidades para o cachorro Alex
anjaazul
Membro Veterano

quarta jan 15, 2003 3:41 pm

A castracao cirurgica e um processo definitivo e nem sempre e a solucao para um determinado problema de comportamento! Infelizmente, so alguns dias ou semanas depois da castracao e que o "efeito" se comeca a notar e o efeito nao e sempre aquilo de que o dono esta a espera
tal como as duas vets que contactei, referiram, castrar o cão não significa que ele deixe de marcar território.
o malandro continua nas suas avarias, ainda que com menos frequência. mesmo agora, vi a cozinha com chi-chi e pu-lo logo de castigo no quintal. é o pior castigo que lhe podem dar. ontem, também o vi em flagrante no corredor. aqui, foi onde comecei a ver pela 1ª vez, um bocado de água. e eu a olhar para o tecto, para saber de onde vinha a infiltração :cry: :cry: :cry:

estou a pensar levá-lo esta semana ao vet para saber se tem algum problema urinário.

anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”