Abater ou não ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Cães abandonados no canis. O que se deve fazer. dar uma vida boa a um grupo pequeno e ter o canil sem vagas morrendo os que estão cá fora á fome e frio ou eutanasiar após algum tempo de vida digna aqueles cães que pelas suas caracteristicas ( agressividade, idade, doença incurável) não podem ser adoptados para dar lugar a outros ?
Talvez valha a pena pensar nisto
Talvez valha a pena pensar nisto
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Da forma como está posta a questão a resposta está meio implícita.
Eu não tenho dúvidas que é preferível dar boas (melhores) condições aos cães nem que para tal se tenham que abater os que já não têm qualquer hipótese de adopção e de melhoria de vida.
Da forma como está posta a questão a resposta está meio implícita.
Eu não tenho dúvidas que é preferível dar boas (melhores) condições aos cães nem que para tal se tenham que abater os que já não têm qualquer hipótese de adopção e de melhoria de vida.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá Vasco
Até que enfim que um post me faz vir aqui deixar uma oponião.
Sabes que ando nestas andanças de canis há 7 anos e até hoje não consegui ter uma ideia definida em relação à eutanásia dos mesmos.
Se por um lado a minha razão aceito que a eutanásia seja praticada em casos de animais doentes, velhos, deficientes, por outro lado o meu coração ainda está uns passos atrás pois não consigo pensar claramente qdo se depara uma situação em que a eutanásia tem ou deve ser praticada.
Penso que com os meios existentes o melhor seria ter os animais em canis durante X tempo até serem adoptados e ao fim desse tempo a solução seria o adormecimento definitivo e indolor do animal.
Infelizmente Portugal não tem meios e nem faz por isso e mto menos as associações têm espaço suficiente para o nº cada vez maior de animais abandonados, e isso coloca o problema numa situação mto delicada pois não há capacidade de resposta por mta boa vontade que exista.
É impossivel recuperar todos os animais e arranjar-lhes um dono. Penso que mtas vezes se fizessemos o que a nossa razão diz que não existiriam tantos animais nas ruas, pois por cada um que esteja num canil é mais um que está na rua.
Até já tou confusa com o que estou a escrever mas para ver se não há desentendimentos é assim : como não há meios fisicos e monetarios para se salvarem todos os animais tem que se passar a ser mais racional e adormecer os casos mais dramáticos (velhice, doença, etc) para dar lugar aos que estão com boas hipoteses de serem recuperados e adoptados posteriormente.
Eu que ando nos canis vejo mtas situações que por mim não existiriam pq não faz sentido não se poder ajudar um animal saudavel que está na rua a precisar só de uma ajudinha pq se tem no canil uns qtos animais que sabemos de antemão vão morrer no canil.
Ah e outra coisa , até que enfim que te vejo de volta
Até que enfim que um post me faz vir aqui deixar uma oponião.
Sabes que ando nestas andanças de canis há 7 anos e até hoje não consegui ter uma ideia definida em relação à eutanásia dos mesmos.
Se por um lado a minha razão aceito que a eutanásia seja praticada em casos de animais doentes, velhos, deficientes, por outro lado o meu coração ainda está uns passos atrás pois não consigo pensar claramente qdo se depara uma situação em que a eutanásia tem ou deve ser praticada.
Penso que com os meios existentes o melhor seria ter os animais em canis durante X tempo até serem adoptados e ao fim desse tempo a solução seria o adormecimento definitivo e indolor do animal.
Infelizmente Portugal não tem meios e nem faz por isso e mto menos as associações têm espaço suficiente para o nº cada vez maior de animais abandonados, e isso coloca o problema numa situação mto delicada pois não há capacidade de resposta por mta boa vontade que exista.
É impossivel recuperar todos os animais e arranjar-lhes um dono. Penso que mtas vezes se fizessemos o que a nossa razão diz que não existiriam tantos animais nas ruas, pois por cada um que esteja num canil é mais um que está na rua.
Até já tou confusa com o que estou a escrever mas para ver se não há desentendimentos é assim : como não há meios fisicos e monetarios para se salvarem todos os animais tem que se passar a ser mais racional e adormecer os casos mais dramáticos (velhice, doença, etc) para dar lugar aos que estão com boas hipoteses de serem recuperados e adoptados posteriormente.
Eu que ando nos canis vejo mtas situações que por mim não existiriam pq não faz sentido não se poder ajudar um animal saudavel que está na rua a precisar só de uma ajudinha pq se tem no canil uns qtos animais que sabemos de antemão vão morrer no canil.
Ah e outra coisa , até que enfim que te vejo de volta

Última edição por Sandrara em sexta jan 17, 2003 12:53 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Concordo contigo Nel, geralmente é isso que se faz noutros países e acho triste:(, mas é a unica hipotese de continuar a ajudar os que andam pela rua, sem amontoar cães uns em cima de outros, doentes e sem ser doentes, tudo ao molho, cheios de fome, como já vi em alguns canis municipais e na "antiga gerencia" do canil da união Zoofila...
É cruel pensar em abater.... Mas pensando nas infrastruturas que nós(não) temos, que são dependentes simplesmente de donativos e de cotas que (infelizmente e tristemente) a maioria das pessoas não pagam, em que o estado não apoia nada, seria melhor realmente dar lugar a outros animais errantes...
Esta é a minha opinião, por mais que me custe dizer isto...
:(:(
É cruel pensar em abater.... Mas pensando nas infrastruturas que nós(não) temos, que são dependentes simplesmente de donativos e de cotas que (infelizmente e tristemente) a maioria das pessoas não pagam, em que o estado não apoia nada, seria melhor realmente dar lugar a outros animais errantes...
Esta é a minha opinião, por mais que me custe dizer isto...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
Bom , vamo-nos preparar...
Já. não há muito tempo, trocamos opiniões sobre o destino a dar aos animais errantes . Penso que este assunto deve ser trazido de tempos a tempos .
A permissas trazidas pelo Vasco , são muito limitadoras , devem , quanto a mim , ser utilizadas para establecer prioridades.
Bom , vamo-nos preparar...
Já. não há muito tempo, trocamos opiniões sobre o destino a dar aos animais errantes . Penso que este assunto deve ser trazido de tempos a tempos .
A permissas trazidas pelo Vasco , são muito limitadoras , devem , quanto a mim , ser utilizadas para establecer prioridades.
Um abraço
Em relação a este assunto acho que não deve haver duvidas não temos e no meu entender nunca vamos ter capacidade para salvar todos os caes abandonados.
Isto claro a menos que a situação em portugal mude drasticamente quer a nivel de legislação quer a nivel de controlo dessas mesmas regras mas essencialmente de mentalidades, porque caso contrario veja-se o seguinte:
Uma pessoa "caridosa" recolhe uma cadela da rua mas ... como a nossa mentalidade (tacanha?) nos diz que os caes gostam e de andar a passear deixa-se a cadela na rua o dia todo e ... na altura em que se chega a casa coloca-se a cadela em casa e da-se de comer.
Ir com o cão ao veterinario? Só mesmo se estiver com chagas que nunca curam ou entao quando ja nem se mexe.
Castração? NUNCA! É contra a natureza e coitadinha da cadela/cão
E claro passados alguns meses o enevitavel acontece e a cadela fica prenha. E agora?
Matar os cachorros? que HORROR!!! NUNCA!!! coitadinhos ... tenho a certeza que alguns dos meus amigos ficam com eles.
Passado esse tempo todos nos sabemos o que acontece: os amigos não querem/não podem ficar com os cachorros e estes acabam na rua.
Tendo em conta que:
A) O Canil e uma estrutura mais ou menos fixa não cresce de 6 em 6 meses e muito menos todos os meses
B) Qualquer canil requer manutenção (sempre muito cara e sempre relegada para 2º plano por esta mesma razão)
C) Os cães abandonados (tal como ilustra este pequeno exemplo) crescem em numero exponencial
Por todas estas razoes (e ainda mais algumas ... mas estou a ficar sem tinta...) não e possivel manter-se esta situação. O abate dos caes mais fracos/sem possibilidade de adopção é uma pratica imprescindivel que embora não cure o problema atenue um pouco o mesmo.
Isto claro a menos que a situação em portugal mude drasticamente quer a nivel de legislação quer a nivel de controlo dessas mesmas regras mas essencialmente de mentalidades, porque caso contrario veja-se o seguinte:
Uma pessoa "caridosa" recolhe uma cadela da rua mas ... como a nossa mentalidade (tacanha?) nos diz que os caes gostam e de andar a passear deixa-se a cadela na rua o dia todo e ... na altura em que se chega a casa coloca-se a cadela em casa e da-se de comer.
Ir com o cão ao veterinario? Só mesmo se estiver com chagas que nunca curam ou entao quando ja nem se mexe.
Castração? NUNCA! É contra a natureza e coitadinha da cadela/cão
E claro passados alguns meses o enevitavel acontece e a cadela fica prenha. E agora?
Matar os cachorros? que HORROR!!! NUNCA!!! coitadinhos ... tenho a certeza que alguns dos meus amigos ficam com eles.
Passado esse tempo todos nos sabemos o que acontece: os amigos não querem/não podem ficar com os cachorros e estes acabam na rua.
Tendo em conta que:
A) O Canil e uma estrutura mais ou menos fixa não cresce de 6 em 6 meses e muito menos todos os meses
B) Qualquer canil requer manutenção (sempre muito cara e sempre relegada para 2º plano por esta mesma razão)
C) Os cães abandonados (tal como ilustra este pequeno exemplo) crescem em numero exponencial
Por todas estas razoes (e ainda mais algumas ... mas estou a ficar sem tinta...) não e possivel manter-se esta situação. O abate dos caes mais fracos/sem possibilidade de adopção é uma pratica imprescindivel que embora não cure o problema atenue um pouco o mesmo.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Só para voçês ficarem com mais uma Historia da mentalidade da maioria dos Tugas...
Quando entrei no Veterinario veio de lá a vet e perguntou-me, ó Joana não quer mais um???
E eu... Não acha que me chega? e ela : pois é...
Mas mostrou-me as fotos dos cachorrinhos que estavam para dar...
Vi e por acaso comentei: A mãe é arraçada de serra não é??? Que bonita que é(uma linda cadela linda castanha rodiada de cachorrinhos, muito lindos também)...
E depois a Vet contou-me a Historia....
Esta senhora, depois de lhe ter-mos aconselhado mil vezes a esterilização desta cadela, ela simplesmente decidiu que a tinha que cruzar.... Como não arranjou nenhuma pessoa a disponibilizar o cão para a cobrir....LEIAM PORQUE EU QUASE CAI PARA O LADO QUANDO ME CONTOU!
Decidiu leva-la em pleno cio para a praia onde andavam sempre muitos cães, PARA VER SE A COBRIAM!!!!.... deve ter sido coberta por uma data deles pelo que a senhora contou á vet....
Quando ouvi isto, nem sei o que pensei....
Mais uma vez digo...
Coitados dos animais....
Quando entrei no Veterinario veio de lá a vet e perguntou-me, ó Joana não quer mais um???
E eu... Não acha que me chega? e ela : pois é...
Mas mostrou-me as fotos dos cachorrinhos que estavam para dar...
Vi e por acaso comentei: A mãe é arraçada de serra não é??? Que bonita que é(uma linda cadela linda castanha rodiada de cachorrinhos, muito lindos também)...
E depois a Vet contou-me a Historia....
Esta senhora, depois de lhe ter-mos aconselhado mil vezes a esterilização desta cadela, ela simplesmente decidiu que a tinha que cruzar.... Como não arranjou nenhuma pessoa a disponibilizar o cão para a cobrir....LEIAM PORQUE EU QUASE CAI PARA O LADO QUANDO ME CONTOU!
Decidiu leva-la em pleno cio para a praia onde andavam sempre muitos cães, PARA VER SE A COBRIAM!!!!.... deve ter sido coberta por uma data deles pelo que a senhora contou á vet....
Quando ouvi isto, nem sei o que pensei....
Mais uma vez digo...
Coitados dos animais....
<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm
Não é fácil responder a esta questão. No dia 14 de Dezembro de 2002 tive que pedir ao veterinário para abater a minha Nina por doença incurável. Foi das coisas, se não a coisa, mais difícil de fazer em toda a minha vida. Ainda choramos por ela e acho que é uma dôr que nunca vai acabar. Mas não é isso que está aqui em causa, da maneira como está formulada a pergunta quase ficamos sem saída para a resposta, por muito que me custe, e custa-me mesmo muito, dizer que seria melhor "arranjar lugar" para os cães com maior esperança de vida, uma vez que não é possível albergar todos os animais.
Abraços.
Abraços.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
isto dá que pensar noutra coisa.varsenio Escreveu: Não é fácil responder a esta questão. No dia 14 de Dezembro de 2002 tive que pedir ao veterinário para abater a minha Nina por doença incurável. Foi das coisas, se não a coisa, mais difícil de fazer em toda a minha vida. Ainda choramos por ela e acho que é uma dôr que nunca vai acabar. Mas não é isso que está aqui em causa, da maneira como está formulada a pergunta quase ficamos sem saída para a resposta, por muito que me custe, e custa-me mesmo muito, dizer que seria melhor "arranjar lugar" para os cães com maior esperança de vida, uma vez que não é possível albergar todos os animais.
Abraços.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
A Eutanásia é um assunto que me choca sempre bastante, pois tive de recorrer a esta com um gato meu o Buzina - devido a uma doença incurável e em estado já muito avançado.
Só eu sei o que me custou.......
Mas temos de ser racionais e pensar que se for essa a única solução para privilegiar os cães que têm uma boa esperança de vida, os que estão saudáveis, proporcionando-lhes boas condições sanitárias nos canis, então, infelizmente, deverá ser essa a decisão correcta a tomar
Só eu sei o que me custou.......
Mas temos de ser racionais e pensar que se for essa a única solução para privilegiar os cães que têm uma boa esperança de vida, os que estão saudáveis, proporcionando-lhes boas condições sanitárias nos canis, então, infelizmente, deverá ser essa a decisão correcta a tomar

-
- Membro
- Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Olá
Na minha modesta opinião, acho que se deviam mandar abater os cães que por algum motivo não tivessem qualquer hipótese de adopção, pois como todos sabemos os nossos canis não têm meios para manter todos os cães com boas condições. Acho mesmo que é a unica hipotese se quisermos salvar e dar uma boa vida aos que lá ficam.
Perdoem-me a minha ignorância mas acho que é isso que é feito, não é?
Quais são os critérios de abate dos cães num canil?
Por acaso é uma duvida que tenho. Por exemplo: Se o meu cão se perder e fôr levado para um canil, o que é que acontece? E outra pergunta? Eles são obrigados a verificar se o cão tem dono? Chip por exemplo.
São só algumas questões que me têm surgido após a leitura destes tópicos.
Rita
Na minha modesta opinião, acho que se deviam mandar abater os cães que por algum motivo não tivessem qualquer hipótese de adopção, pois como todos sabemos os nossos canis não têm meios para manter todos os cães com boas condições. Acho mesmo que é a unica hipotese se quisermos salvar e dar uma boa vida aos que lá ficam.
Perdoem-me a minha ignorância mas acho que é isso que é feito, não é?
Por acaso é uma duvida que tenho. Por exemplo: Se o meu cão se perder e fôr levado para um canil, o que é que acontece? E outra pergunta? Eles são obrigados a verificar se o cão tem dono? Chip por exemplo.
Rita
-
- Membro
- Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
- Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos
Temos aqui pano para mangas... mas devo dizer que concordo em tudo com a afirmação Sandrara, principalmente com a primeira parte em que diz que "até que enfim que um post me faz vir aqui deixar uma opinião".
Se por um lado temos pena de todos os animais que sofrem, por outro somos pessoas conscientes de que não conseguimos salvá-los a todos. Desta forma deveremos dar hipóteses aos que podem vir a ter 'hipóteses' de serem adoptados. Pode não ser o que nós desejamos, mas é talvez o melhor para que se possa garantir a vida de alguns.
Carla
Se por um lado temos pena de todos os animais que sofrem, por outro somos pessoas conscientes de que não conseguimos salvá-los a todos. Desta forma deveremos dar hipóteses aos que podem vir a ter 'hipóteses' de serem adoptados. Pode não ser o que nós desejamos, mas é talvez o melhor para que se possa garantir a vida de alguns.
Carla
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Isto é o que diz a Portaria 1427/2001 :
Artigo 18.o
Destino dos animais capturados
1 - Os cães capturados nos termos do artigo anterior serão obrigatoriamente submetidos a exame clínico pelo médico veterinário municipal, que do facto elaborará relatório síntese e decidirá do seu ulterior destino, devendo os animais permanecer no canil ou gatil municipal durante um período mínimo de oito dias.
2 - Todas as despesas de alimentação e alojamento, durante o período de recolha no canil ou gatil, bem como o pagamento das multas e coimas correspondentes aos ilícitos contra-ordenacionais verificados, são da responsabilidade do dono ou detentor do animal.
3 - Os animais capturados nos termos deste artigo só poderão ser entregues aos presumíveis donos ou detentores depois de identificados, após serem submetidos às acções de profilaxia consideradas obrigatórias para o ano em curso e sob termo de responsabilidade escrito do presumível dono ou detentor donde conste a sua identificação completa.
4 - Nos casos de não reclamação de posse, as câmaras municipais deverão anunciar, pelos meios usuais, a existência destes animais com vista à sua cedência quer a particulares quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua manutenção, nomeadamente respeitando o disposto no artigo 4.o do Decreto n.o 13/93, de 13 de Abril.
5 - O animal só será entregue ao futuro dono ou detentor mediante termo de responsabilidade em conformidade com o previsto no n.o 3.
6 - Em todos os casos em que não tenham sido pagas as despesas e coimas referidas no n.o 2, nem reclamada a entrega dos animais nos prazos fixados, poderão as câmaras municipais dispor livremente dos animais, tendo em conta a salvaguarda de quaisquer riscos sanitários para as pessoas ou outros animais, podendo mesmo ser decidida a sua occisão pelo médico veterinário municipal, através de método que não implique dor ou sofrimento ao animal.:
Infelizmente a realidade é bem mais dura, e muitos dos animais não ficam lá sequer os oito dias antes de ser abatidos. Ler Microchips é coisa de ficção científica e contactar os donos é algo que nem lhes passa pela cabeça. Enfim...... se perder o seu cão o melhor é correr diariamente para o canil municipal e verificar se ele aparece por lá para o resgatar, caso contrário se ele lá aparecer e você não o for logo buscar pode arriscar-se a nunca mais o ver.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É abatido após algum tempo. Não me perguntem é a forma de abate sff.rlscardoso Escreveu:
Por acaso é uma duvida que tenho. Por exemplo Se o meu cão se perder e fôr levado para um canil, o que é que acontece? E outra pergunta? Eles são obrigados a verificar se o cão tem dono? Chip por exemplo.
Rita
Leitor de chip não sei quem o terá...