Curiosidade...Off-Topic

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dhoko
Membro Júnior
Registado: sexta mai 13, 2005 1:32 am

domingo abr 02, 2006 5:26 am

Olá à todos, gostaria de dizer que estou muito feliz em fazer parte desta grande familia que é a Arca de Noé, infelizmente no meu país nós não temos nada deste tamanho em relação aos animais, meus parabéns à todos!

Bom, minha curiosidade é bem simples:

Eu sou brasileiro, aqui no Brasil, quando nos referimos aos cães, utilizamos a palavra Cachorro para generalizar qualquer tipo de cão, seja de raça ou SRD (como os rafeiros e arraçados são chamados aqui, nunca vi um post na arca que se refiram a eles dessa maneira, por isso digo). Então, por que é que em portugal os cães filhotes são chamados de cachorro e os adultos de adultos mesmo? Vejo diversos posts que fazem noção a essa diferenciação e fiquei curioso para perguntar, como ambos os países falam o português diferenciado, onde que acontece essa divergência linguística? Achei legal perguntar....desculpem pelo Off topic...Bobagem né? hehehe

Um Grande Abraço à Todos!!!
Alessandro.
krnk
Membro Veterano
Registado: sexta dez 02, 2005 1:50 pm

domingo abr 02, 2006 2:07 pm

agora vc tbem me deixou curiosa

melhor vc aproveitar e publicar essa mensgem no diconário portugues de portugal/brasil.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=32656
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

domingo abr 02, 2006 3:34 pm

Dhoko Escreveu: Olá à todos, gostaria de dizer que estou muito feliz em fazer parte desta grande familia que é a Arca de Noé, infelizmente no meu país nós não temos nada deste tamanho em relação aos animais, meus parabéns à todos!

Bom, minha curiosidade é bem simples

Eu sou brasileiro, aqui no Brasil, quando nos referimos aos cães, utilizamos a palavra Cachorro para generalizar qualquer tipo de cão, seja de raça ou SRD (como os rafeiros e arraçados são chamados aqui, nunca vi um post na arca que se refiram a eles dessa maneira, por isso digo). Então, por que é que em portugal os cães filhotes são chamados de cachorro e os adultos de adultos mesmo? Vejo diversos posts que fazem noção a essa diferenciação e fiquei curioso para perguntar, como ambos os países falam o português diferenciado, onde que acontece essa divergência linguística? Achei legal perguntar....desculpem pelo Off topic...Bobagem né? hehehe

Um Grande Abraço à Todos!!!
Alessandro.
Isto até no brasil depende de onde a pessoa é, eu sou do RS, também utiliso cusco pra me referir a um cão.
Em portugal eles chamam de Rafeiro cães sem raça.
Se não me engano o português de portugal não tem gerundio.
No mais, como aqui é um fórum português, tente escrever sem as girias nossas, comuns ( por exemplo, se eu escrever cusco aqui a maioria não vai entender)
O que importa mesmo é que a mensagem seja passada e compreendida.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo abr 02, 2006 5:10 pm

Aqui responde à questão do gerundio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%BAndio

Quanto ao termo cachorro e cão adulto, bom eu aprendi que cachorro é um cão novo e não um cão adulto, logo daí a diferenciação. Cá por exemplo para caracterizar certas raças mais disponíveis para a brincadeira utiliza-se o termo.
Outras linguas, tal como o inglês e o francês por exemplo, também utilizam outros termos para o cão novo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo abr 02, 2006 7:59 pm

Em Portugal:

Cachorro = Cão Júnior, cria, idade inferior a um ano, em Inglês "Puppy"
Cachorro quente = Hot dog, pão com salsicha
Cão = palavra genérica que identifica qualquer individuo da espécie canina. Geralmente está implicito que é adulto.
SRD = sem raça definida, rafeiro
Arraçado = SRD, mas com ascendência identificável e óbvia de uma determinada raça ou apenas parecido com alguma raça
Cruzado = fruto do cruzamento de primeira geração entre duas raças puras

Para ver mais algumas curiosas diferenças entre as duas formas de falar Português vá a este site:

http://www.portcult.com/11.DICT1.htm

PS: O Português de Portugal têm gerundio sim, pode não ser comum mas em algumas regiões, como o Alentejo, usa-se bastante.
Responder

Voltar para “Cães”