Dogo argentino : Gravidez psicológica!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xtaty
Membro Júnior
Registado: segunda abr 03, 2006 4:07 pm

segunda abr 03, 2006 4:23 pm

Boa tarde a todos!

Tenho uma cadela dogo argentino (a Bianca) e um macho rottweiler (o Gaspar).
A Bianca teve o primeiro cio á dois meses atras (com inicio no fim de janeiro). Por muito cuidado que tentei ter, a doida fugiu-me, e acho k prenhou, (do Gaspar ou d outro n sei...) porque de á meio mes para ca tem-lhe vindo a desenvolver muito as maminhas.
Agora ando preocupadissima pork era suposto ela estar para ter os cachorros (são 2 meses de gestação...), e ela nem barriga tem...
Estará alguma coisa errada?
E o que vocês acham de ela ter prenhado tão cedo? (Nunca deveria ter sido nos dois primeiros cios...) Será que ela pode vir a ter problemas de saúde, ou crescimento?

Obrigada a todos ;)
Última edição por xtaty em segunda abr 10, 2006 1:15 pm, editado 2 vezes no total.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda abr 03, 2006 4:28 pm

Vai ter problemas vai... ou acha normal meninas de 12 anos terem bebés? Cachorras é o mesmo...

Já agora a palavra VETERINÁRIO, precedido da palavra consultório ou Hospital, diz-lhe algo? Até pq a cadela pode estar ou não grávida, podendo inclusivé estar a desenvolver uma pseudo-gestação... e isso não vai lá com sopas e mézinhas!!!

Depois de ir ao vet venha cá contar as novidades... :roll:

(Começaram as férias 8) )
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda abr 03, 2006 4:29 pm

:roll: E ja levou a cadela ao veterinario para fazer uma ecografia e ter a certeza se ela esta ou não prenha?
É que aqui não lhe vão saber dizer se a cadela esta ou não prenha.
Os veterinarios servem para isso mesmo. :roll:
xtaty
Membro Júnior

segunda abr 03, 2006 5:40 pm

Eu já levei a menina ao veterinário, (claro!), á 15 dias atras, e ela disse para n m preocupar e voltar este sabado k vem. N me disse com certeza se ela estava prenha ou não. Só disse k se está prenha eles hao-de nascer, que a nivel d saude ou crescimento não haverá nenhuma complicação, e caso haja algum problema com a gravidez isso vê-se no sabado (deve fazer a eco).

Só entrei no forum por descargo de consciencia. Estou preocupada, e as respostas da veterinaria não me deixaram de consciencia tranquila.

É obvio que não quero k me digam se ela esta prenha ou não. Gostaria ke me dissessem se já vos aconteceu o mesmo caso ou sabem de algum caso semelhante.

PS: o Sr. Amus é mto engraçadinho... e eu ate tenho bastante sentido de humor! mas como deve calcular responder com perguntas sarcásticas ou frases como "Vai ter problemas vai..." só ajudam a tranquilizar uma pessoa com um problema e a solucionar a situação.
De qualquer forma, caso tenha experiência neste tipo de situação, gostaria de humildemente pedir-lhe que aprofundasse esse "vai ter problemas vai..."

Obrigada
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

segunda abr 03, 2006 5:49 pm

xtaty,
a minha cadela tambem engravidou no segundo cio porque um cao saltou o muro.....':evil:'

teve uma gravidez calminha, mas para o final nao conseguiu ter os filhotes... tivemos que ir com ele para as urgencias e tiveram que provocar o parto... como nao resultou o provocar teve que ser cesariana.. na eco so mostrava que eram muitos mas nao acusou nada de especial...

conclusao: tinha o utero rasgado... de tantos cachorrinhos que tinha (14) salvaram-se 6 (3meninas e 3 meninos) a minha menina ( a mae) so sobreviveu umas horas... acordou da anestesia.. levou transfusoes.. mas teve uma grande hemorregia e nao aguentou...

nao sei se foi por ser muito nova ou nao... mas em todo o caso certifique-se que ela esta mesmo bem!! faca-lhe um exame ao sangue se necessario :( talvez eu devesse ter feito um exame ao sangue da minha menina.. pois foi a unica coisa que nao fiz....

se quiser espreitar no meu album como ela estava ja gravida esteja a vontade... a barriga dela so cresceu mesmo muito a serio nas ultimas 3 semanas... porque de resto simplesmente estava com o lombinho maior ...
Leo_bXb
Membro Veterano
Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
Contacto:

segunda abr 03, 2006 5:50 pm

A resposta tá no levar a cadela ao veterenário..

ps: dogue alemão ;)
xtaty
Membro Júnior

segunda abr 03, 2006 6:06 pm

Leo_bxb por favor leia a 2a mensagem que coloquei.

Pnevesm:

Obrigada pelo seu testemunho.
Lamento imenso o k aconteceu á sua pekena... vi a imagem mas nao consigo ver bem a barriga... gostava de colocar uma foto da minha para verem, mas ainda n descobri como se faz.
Vou ver o k posso fazer o mais rápido possivel. Talvez ja não espere ate sabado e volte ao veterinario. Ia ficar destroçada se acontecesse alguma coisa á minha menina...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 04, 2006 9:52 am

Para as certezas...que tal uma ecografia ou quiçá até mesmo um raio-X já dê... ;)

Se estiver..e não queira os cachorros, que tal um interrupção...? ;) ou até e ainda melhor, uma esterilização?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 04, 2006 11:26 am

A mim dá-me a impressão que a sua vet é muito "relaxada"...sem ofensa.

Bem, nem todos os vet tem equipamento para fazer ecografias.
O meu conselho é que vá um vet que faça ecografias e trate de saber se há ou não gravidez.
Eu fiz isto com a Zorra (o vet dela também não tinha equipamento) e, mais tarde, a Zorrinha abortou (porque eu assim o quis).

Sabe, não há bons donos para tantos arraçados e rafeiros e a pôr neste mundo uma série de canitos que, se calhar, vão ser maltratados e abandonados, eu prefiro o aborto.

Mas cada um sabe de si...

Quando se tem um cão na mesma casa que uma cadela convêm que um dos dois seja estéril.
Não será melhor tratar de esterilizar um deles ?
Senão, em cada cio...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 04, 2006 11:41 am

Eu tenho em casa 3 cadelas, sendo que uma delas conviveu durante cerca de 7 anos com um macho sem nunca engravidar. Como? Simples....sempre que ela entrava no cio, o macho ia 'de férias' para bem longe. Quando o cio acabava, o macho voltava e tudo ficava bem. Era isto ou esterelizar/castrar um deles, e eu optei por fazer isto.
Actualmente tenho um macho de cerca de nove meses. Como a Cadela Rottweiler estava previsto entrar em cio a partir do mês passado, e ele ainda era muito novo para ir embora e ficar longe de nós, optei por dar uma injecção à cadela para ela não ter cio.
Serve este testemunho para lhe explicar que quando se pensa realmente em evitar que uma cadela não fique prenha, há muitas maneiras de o fazer. Por isso, embora desta vez já não vá a tempo, espero que da próxima pense melhor numa forma de impedir de forma eficaz que outro 'acidente' aconteça.
Para este caso concreto, e tal como já lhe foi sugerido, eu aconselhava um aborto. Caso pretenda esterelizar a cadela para evitar mais dissabores no futuro, pode aproveitar desde já para esterelizá-la no processo. O que penso ser importante é evitar que a cadela seja sujeita a mais tempo de gravidez e que mais uns quantos rafeirinhos venham ao mundo.
Quanto aos efeitos da gravidez na cadela, pense numa gravidez de uma menina logo após o primeiro período (foi uma boa comparação já sugerida), e o que isso lhe traz à cabeça em termos de complicações.
Senão, pense que os nutrientes que deveriam estar afectos ao bom desenvolvimento da cadela, estão a ir para os cachorros. Pense que a estrutura ossea da cadela que ainda está a formar-se, está desde já a sofrer uma deformação em função de transportar os cachorros no seu interior. Pense no peso da gravidez sobre os ossos em crescimento......isto já para não falar das complicações da gravidez, que numa cadela tão jovem tendem a manifestar-se de forma mais dura.....enfim, muita coisa se lhe deve ocorrer.

Cumprimentos e boa sorte
Paulo C.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

terça abr 04, 2006 3:47 pm

A minha cadela também ficou grávida e a solução foi esterilizá-la. A vet disse-me que já devia estar com mês e meio de gravidez quendo foi esterilizada. É o que lhe aconselho para não ter mais surpresas desagradáveis. E resolvem-se 3 problemas de uma vez só:
-fica com a cadela esterilizada prevenindo de futuro a formação de tumores;
-não tem mais quese preocupar com os cios;
-não precisa de se preocupar com o destino dos cachorros que nascerem.
xtaty
Membro Júnior

segunda abr 10, 2006 1:20 pm

Boa tarde!

Afinal é uma gravidez psicológica! Fomos ao vet, tirámos uma ecografia, e está tudo ok! Não está, nem nunca esteve prenha!

Isto há coisas do arco da velha... Tenho cães a tantos anos e nunca tinha sucedido... Bem, há sempre uma primeira vez!

(Se forem ao meu album vêm porque estava preocupada)
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

segunda abr 10, 2006 1:32 pm

:o

realmente..lololo
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 10, 2006 6:50 pm

A única explicação razoável que eu encontrei para a gravidez psicológica é que se trata de uma herança dos lobos em que as lobas não-alfa substituiam a loba alfa na amamentação dos lobinhos, quando esta caçava.

Entre os lobos só o casal alfa tem permissão de procriar.
Os alfa são também os melhores caçadores.
Então as outras lobas desenvolviam maminhas e leite para poderem alimentar os filhotes da loba alfa, deixando-a livre para caçar.

Entre as cadelas, a gravidez psicológica pode ser causa de grande sofrimento mental para a cadela.
Fazem ninho e choram porque, óbviamente, os cachorros não nascem...

Esta falsa gravidez tende a pepetir-se...

Mais uma boa razão para esterilizar a sua cadela.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PMan
Registado: segunda abr 10, 2006 7:06 pm

segunda abr 10, 2006 7:15 pm

Ola, xtaty (e a todos!)!
Ainda bem que a cadela nao estava prenhe. Ainda que nao fosse, de todo, o fim do mundo, sempre será melhor assim. De qualquer forma, regitei-me para dizer que uma gravidez psicologica tambem nao é uma coisa muito normal. Eu sou estudante finalista de veterinaria, e ha quinze dias, estive presente num congresso sobre reproduçao em que o medico orador explicava isso mesmo numa das palestras. A antiga escola dizia que uma gravidz psicologica era uma coisa sem preocupaçoes. A nova escola, com estudos recentes, sabe que nao é assim. A gravidez psicologica é uma doença e deve ser apurada a sua proveniencia e tratada. Dai que sejam recorrentes.
Nao é que deva ficar preocupada com isso, mas deve ter presente que nao é uma coisa fisiologica e "normal"!
Nete momento nao tenho muito tempo, mas prometo, se quiser, deixar-lhe aqui algumas luzes sobre o assunto, mal possa.
Bem...por agora entao, despeço-me... com a satisfaçao de estar tudo bem. '=)
Já agora, um parentesis. Nao sei se a sua veterinaria lhe disse, mas a salsa ajuda a secar o leite nas maminhas da cadela...'=)
Responder

Voltar para “Cães”