terça abr 04, 2006 11:41 am
Eu tenho em casa 3 cadelas, sendo que uma delas conviveu durante cerca de 7 anos com um macho sem nunca engravidar. Como? Simples....sempre que ela entrava no cio, o macho ia 'de férias' para bem longe. Quando o cio acabava, o macho voltava e tudo ficava bem. Era isto ou esterelizar/castrar um deles, e eu optei por fazer isto.
Actualmente tenho um macho de cerca de nove meses. Como a Cadela Rottweiler estava previsto entrar em cio a partir do mês passado, e ele ainda era muito novo para ir embora e ficar longe de nós, optei por dar uma injecção à cadela para ela não ter cio.
Serve este testemunho para lhe explicar que quando se pensa realmente em evitar que uma cadela não fique prenha, há muitas maneiras de o fazer. Por isso, embora desta vez já não vá a tempo, espero que da próxima pense melhor numa forma de impedir de forma eficaz que outro 'acidente' aconteça.
Para este caso concreto, e tal como já lhe foi sugerido, eu aconselhava um aborto. Caso pretenda esterelizar a cadela para evitar mais dissabores no futuro, pode aproveitar desde já para esterelizá-la no processo. O que penso ser importante é evitar que a cadela seja sujeita a mais tempo de gravidez e que mais uns quantos rafeirinhos venham ao mundo.
Quanto aos efeitos da gravidez na cadela, pense numa gravidez de uma menina logo após o primeiro período (foi uma boa comparação já sugerida), e o que isso lhe traz à cabeça em termos de complicações.
Senão, pense que os nutrientes que deveriam estar afectos ao bom desenvolvimento da cadela, estão a ir para os cachorros. Pense que a estrutura ossea da cadela que ainda está a formar-se, está desde já a sofrer uma deformação em função de transportar os cachorros no seu interior. Pense no peso da gravidez sobre os ossos em crescimento......isto já para não falar das complicações da gravidez, que numa cadela tão jovem tendem a manifestar-se de forma mais dura.....enfim, muita coisa se lhe deve ocorrer.
Cumprimentos e boa sorte
Paulo C.