Voltando á vaca fria, falemos de eutanásia.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sábado jan 18, 2003 11:57 am

PauloC Escreveu: A outra circunstância tem a ver com cães problemáticos e perigosos que sejam comprovadamente 'irrecuperáveis'. Eu, como todos sabem, sou absolutamente contra a classificação de RAÇAS perigosas, mas admito perfeitamente que existem CÂES perigosos. Seja por questões genéticas, médicas ou na sequência de um mau treinamento e sociabilização, a verdade é que eles existem mesmo!
Agora o que eu acho é que cada caso de ataque deveria ser bem analisado por pessoas competentes para ser avaliado se o cão em causa pode ser recuperado! E só em caso negativo se deveria avançar para a respectiva eutanásia. Sei que no nosso país actual isto é muito difícil, mas pediram a MINHA opinião e eu digo o que ACHO que DEVE SER.
Abraços
Paulo Jorge

Pois , não devemos manter um cão que seja uma ameaça constante para o ser humano .

Estou absolutamente de acordo com o PauloC.
Um abraço
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sábado jan 18, 2003 12:13 pm

fang Escreveu: A partir de que LIMITE se abaterá um cão?
Como é que nós humanos podemos medir em termos “quantitativos” a qualidade de vida de um cão?

Bom, isso só a consciência e a sensibilidade do dono pode determinar .

O exemplo que que deste é para mim motivo para abate.

Tive um Pastor alemão que cegou aos 6 anos , o lógico era o abate, diziam-me , mas entendi que o cão era feliz e que cumpria bem parte da função que lhe cabia, que era ser um cão de guarda. foi abatido aos 12 anos .
Sensibilidades .
Um abraço
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 5:06 pm

Em relação ao abate de cães perigosos, então concordam com o abate daqueles dois cães que mataram uma melhor nos EUA? (o caso em que a dona foi presa por homicidio, já nem sei é de que tipo)
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sábado jan 18, 2003 8:27 pm

KROZ Escreveu: Em relação ao abate de cães perigosos, então concordam com o abate daqueles dois cães que mataram uma melhor nos EUA? (o caso em que a dona foi presa por homicidio, já nem sei é de que tipo)
Bom , acontece que essa história tem mais que se lhe diga , estamos a falar de cães que foram treinados e que viviam com gente que eram arianos(nazis) confessos . Não, os cães não têm culpa, mas duvido que a sociedade os aceitasse, e como são cães de uma raça muito apegada aos donos e como os donos foram presos , penso que o abate foi necessário. Se tivesse alguma responsabilidade naquela zona era isso que decidia .
Um abraço
Fany
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado dez 29, 2001 10:50 pm
Localização: Três cães (Micha, Bolinhas e Roni) e uma rola e um canário.

sábado jan 18, 2003 11:57 pm

No dia 2/12/1987 tive que tomar a decisão mais difícil da minha vida, mandar abater o meu cão Pantufa com 15 anos. Eu que dizia à boca cheia que nunca mandaria abater um animal alterei a minha maneira de pensar pois ainda quando o veterinário me disse que o Pantufa tinha um cancro nos pulmões e me receitou uma semana de injecções em conjunto com um pó que se misturava na água pois ele já não comia, eu ainda pensei que ele reagiria ao tratamento só que ao fim dessa semana o meu cãozinho estava cada vez pior, era só pele e ossos, eu tive que tomar a decisão aconselhada pela veterinário, abater.
Afinal a esperança é a última a morrer e eu tive esperança que o meu Pantufa sobrevive-se mas contra as minhas ideias tomei a decisão certa pois quando se gosta de uma animal como eu gosto fará tudo para ele não sofrer.
Lobalpha
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda dez 16, 2002 4:58 pm

domingo jan 19, 2003 12:34 am

Nunca tive de mandar abater nenhum cão, mas já tive dois que os meus pais tiveram de lhes colocar o fim.
O primeiro foi um rafeiro que eu trouxe da rua, era um cão muito esperto e vivo, mas já era velhote e cegou. Não me recordo muito bem quanto tempo ele ficou connosco mas lembro-me de o ver desorientado e a chocar contra tudo. Começou a emagrecer muito e lembro-me que da última vez que estive com ele não o reconheci (eu devia ter 9 anos na altura). Uns dias depois disseram-me que o Patusco tinha morrido. Só anos mais tarde é que soube que o levaram para abate.
O segundo foi mais duro para mim, pois foi o meu primeiro cão. Talvez pareça contraditório, mas é simples. Quando tirei o Patusco da rua já tinha um cão. Era um pastor alemão, chamado Leão. Veio para minha casa quando eu tinha 7 anos. Teve de ser abatido aos 13 anos, porque estava com cancro na próstata. Andou um ano em tratamentos, teve melhoras e teve quebras, no fim já gania quando tinha de fazer as necessidades e praticamente arrastava as patas traseiras. Mas era um cão extraordinário que não deixava de abanar a cauda quando nos via. Soube que ele tinha sido levado para abate quando acordei no dia 5 de Agosto de 1998 e vi a coleira dele em cima da mesa.
Foi complicado lidar com o sentimento egoísta, na altura culpei os meus pais, mas agora sei que fizeram o que era certo e julgo que eu teria a mesma atitude se tal voltar a acontecer com algum dos meus cães.
Assim como sou a favor da eutanásia nos humanos. Mas, como já foi dito, com tudo bem estudado e comprovado.
Tenho um cão rafeiro de pequeno porte que já foi atacado por dois bulldogs e ficou num estado lastimável, de tal forma que o veterinário disse-me que não iria sobreviver... mas, naquele momento não fui capaz de o deixar fazer o que ele queria. Um mês depois do ataque, foi de novo mordido com gravidade por outro cão e, novamente, foi-me dado o mesmo diagnóstico, com a agravante de ele ainda não estar completamente curado do primeiro ataque. Pensei duas vezes, mas decidi tentar curá-lo. Hoje, o Snoopy tem 13 anos e está vivo, com saúde e muita vivacidade.
Tive sorte nas decisões que tomei, mas também podia ter corrido mal e ter provocado mais sofrimento
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 19, 2003 3:03 pm

Quando ele estivesse em sofrimento irreversivel, depois de fazer os possiveis e impossiveis para o salvar e minimizar o sofrimento. Acho que ninguem tem o direito a deixar um animal em sofrimento durante muito tempo só prq não tem coragem. Se esgotamos todas as possibilidades de cura ou minimizar o sofrimento, o melhor é deixá-los ir embora com alguma dignidade.
Infelizmente ja tive que por a dormir 2 caes, um pastor de berna com 11 anos com cancro nos ossos e uma cadela de agua com 14. E em ambos os casos, foi muito rapido e não houve o mais pequeno sofrimento fisico para o animal.
O que me pareceu foi que ambos entenderam o que se ia passar, mas isso foi prq eles mesmo nas ultimas tiveram a percepção do meu sofrimento psicologico, pois eu fiquei sempre com eles até ao fim e ambos foram embora comigo ao lado. Os bichos entendem isso muito bem e eles sabiam que algo se ia passar. Eu vi isso nos olhos deles.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”