Será que o fórum está a dar frutos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 1:52 pm

Bom dia,

Há cerca de um ano lancei este tópico relacionado com a mortandade de cães na estrada após o término da época venatória geral:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=212

Nessa mesma altura e apenas numa manhã, contei 18 cães mortos por colisão com veículos num troço de 20 Km. (quase 1 por KM)

Este ano tenho estado atento desde o principio do mês a este “boom” de abandonos na estrada, que alias se tem sentido á vários anos atrás, e que tinha a ver sem sombra para duvidas com a actividade venatória.
Para meu espanto, do inicio do mês até agora, apenas registei 5 cães vitimas de atropelamento neste mesmo troço de estrada. Felizmente um decréscimo MUITO acentuado.

Este facto é meramente indicativo para esta zona especifica.
Podem ter ocorrido vários factores:

1- Os “caçarretas” optarem por abandona-los noutros locais;

2- Os mesmos optarem por abater eles próprios os cães a tiro;

3- Ter sido um ano de “sorte” e a maioria dos cães até se portaram á altura durante a época de caça;

4- A “crise” não lhes permitir alimentar tantos cães durante todo o período que antecede a época de caça;

5- Outros factores vários e/ou todos os anteriores conjuntamente.

No entanto tenho pensado bastante no assunto.
Estes fóruns da Arca de Noé são visitados por milhares de pessoas (entre utilizadores, membros passivos e mirones, sobretudo estes últimos), disso não tenho dúvida.
Será que todas as nossas mensagens (já vão com 73 páginas) não terão influenciado o comportamento de várias pessoas?
Será que, concretamente , este forum já começa a dar os seus frutos como um bom meio de divulgação e mudança de mentalidades??

Gostaria de saber a vossa opinião.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 2:20 pm

Provavelmente muitas pessoas k visitaram este forum ficaram tao sensibilizadas k passaram a respeitar mais os animais. acredito k de os seus frutos. :lol:
Contudo, apesar de nao me ser comum ver animais mortos na estrada, FELIZMENTE, tenho notado k pelo menos na minha zona cada vez mais existem animais abandonados, o k é pessimo.
Apesar de se calhar nao os abandonarem tanto na estrada, ainda é preciso trabalhar muito para sensibilizar a mioleira de muuuuuita gente!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 4:56 pm

Por acaso também não tenho visto cães ou gatos mortos nas estradas.

Deve ser por mera coincidencia. Mudar mentalidade levaria bem mais do que um ano.
djiba
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 18, 2003 5:02 pm

Axo k 1 vida inteira nao xegaria para mudar a mentalidade de pessoas k ja nascem com ela perturbada! :evil:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado jan 18, 2003 5:04 pm

Ainda tenho essa esperança... só para se começar a reciclar cá em casa... custou, mas consegui.
djiba Escreveu: Axo k 1 vida inteira nao xegaria para mudar a mentalidade de pessoas k ja nascem com ela perturbada! evil
djiba
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 18, 2003 5:12 pm

Reciclar nao é 1 palavra k se ouça muito ca em casa...por enkuanto... :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 18, 2003 6:08 pm

Não terá sido do fórum - eu bem gostaria que fosse !
Talvez tenha a ver com o facto de alguns orgãos de comunicação social terem tratado do assunto dos abandonos pós época de caça.
Talvez haja menos caçadores.
Talvez, pouco a pouco, as pessoas se estejam a sensibilizar !
Tomara !
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo jan 19, 2003 11:15 am

Ola´!

Pois e´ mesmo um flagelo!!! Eu nao partilho do "optimismo" demonstrado pois vejo igual numero de animais mortos na estrada!!! :cry:

E´ muito triste e preferia nao ver, mas e´ a realidade!!!

Espero q pelo menos o Forum sirva para abrir horizontes a pessoas de mente tacanha q muitas vezes ainda acelera qdo ve um animal a atravessar a estrada...

:cry:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 11:35 am

Pode ajudar mas não vejo que muito.

Év que esses tacanhos geralmente não vêm cá. Aqueles que cá vêm e com quem nos devemos preocupar são os "amigos" dos cães que pedem animais de graça e querem consultas via net entre outros. Mas infelizmente ainda não há receita para a estupidez...
Will Escreveu: Ola´!

Pois e´ mesmo um flagelo!!! Eu nao partilho do "optimismo" demonstrado pois vejo igual numero de animais mortos na estrada!!! :cry:

E´ muito triste e preferia nao ver, mas e´ a realidade!!!

Espero q pelo menos o Forum sirva para abrir horizontes a pessoas de mente tacanha q muitas vezes ainda acelera qdo ve um animal a atravessar a estrada...

:cry:
Responder

Voltar para “Cães”