Veterinários a mais!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

domingo jan 19, 2003 12:00 pm

Não sei se esta noticia já havia sido colocada, eu introduzi no motor de pesquisa e não indicou nada, de qualquer forma, como entram pessoas novas todos os dias, é bom que seja revista...

"Há cada vez mais veterinários. Neste momento cerca de 2.500 e entre 60 a 70 por cento destes fazem-no em clínicas de animais de companhia. Dentro de pouco tempo, vai produzir-se a saturação do mercado de trabalho, com base numa estimativa de quintuplicação do número de profissionais. Tal crescimento resulta do surgimento indiscriminado de faculdades privadas de veterinária, que aliciam as pessoas para entregá-las ao desemprego, porque a oferta não suporta tal aumento. É preciso alertar para esta situação que a curto prazo pode tornar-se incomportável.
Os veterinários ficam sem fazer nada e passam, por exemplo, em último recurso a exercer a clínica porta a porta. Mesmo porque a saída profissional alternativa, dado o recuo da produção pecuária em Portugal, vai limitar-se, porventura, ao controlo de alimentos."

http://www.caonline.web.pt/

Não quero desiludir os que gostariam de seguir esta profissão, mas talvez fosse melhor pensarem primeiro, porque uma coisa é gostar muito de animais (dar carinho, fazer festinhas, passear com eles), outra é vê- Los a derramar sangue, ter que fazer cortes, ouvi-los ganir... E para mais este sector está a tornar-se com os dos professores, está a ficar cheio! É caso para pensar... :?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 12:11 pm

Õ que é que se passa.

Muitos jovens pensam que isto é como há 30 anos e abre-se as portas e fica-se cheio de clientes. Vejo paletes que pensam em ficar ricos (?)
Muitos gostam de cães mas não se apercebem que o mercado está saturado em animais de companhia ( dentro de 5 anos).

Animais de produção e stão a ser cada vez emnso graças á UE.
Inspecção ? De quê?

Há profissões giras e que dão papel garantido como gravador, encadernador, etc mas ninguém vai para isto por causa do dr..

Bah
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jan 19, 2003 12:19 pm

Tal crescimento resulta do surgimento indiscriminado de faculdades privadas de veterinária, que aliciam as pessoas para entregá-las ao desemprego, porque a oferta não suporta tal aumento
Corrijam-se se estiver enganado, mas não existe um e só uma faculdade de medicina veterinária ? A Vasco da Gama em Coimbra ?

Mas se isso se passa com Vet, penso que se passa com quase tudo o resto ? Afinal, existe algum curso com saida garantida ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 12:33 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:26 am, editado 1 vez no total.
SandraM
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 12:46 pm

CindelP Escreveu: Corrijam-se se estiver enganado, mas não existe um e só uma faculdade de medicina veterinária ? A Vasco da Gama em Coimbra ?
Olá Cindel,
realmente há muitas mais do que essa a que se refere, que passo a dizer:
- ACADEMIA MILITAR- LISBOA
- UNIVERSIDADE DE ÉVORA
- INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR- UNIVER. PORTO;
- FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA - UNIVER. TÉCNICA LISBOA;
- UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO;
- UNIVERSIDADE DOS AÇORES;

Caso tenha duvidas, pode ir a este site confirmar, que foi donde tirei toda esta informação, site este, que é o mais elaborado e completo a nivel de todos os cursos existentes em Portugal:
http://www.infoforum.pt/web/pesquisa/re ... erin%E1ria

E isto são mesmo universidade/faculdades, mas existem á parte outros institutos como por exemplo o "Instituto Monitor". E conheço muitos mais, mas não vou por aqui porque se não acusam de difamação, se quiser mandou-lhe por pm a lista.
Só posso acrecentar que estes institutos, são um perigo, pois não formam bem os futuros médicos como nas universidades, logo qualquer hospital que esteja dentro destas informações, não os irá aceitar, sendo por isso que o texto diz que são formados para o desemprego.
CindelP Escreveu: Mas se isso se passa com Vet, penso que se passa com quase tudo o resto ? Afinal, existe algum curso com saida garantida ?
Tem razão, não existe nenhum curso com garatia de saida, mas á aqueles em que temos a certeza que não irão dar saida nos futuros anos, como professores e Veterinários. Embora aqueles que realmente amam esta profissão devessem arriscar.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 19, 2003 12:52 pm

Então não tem ? paguei umas centenas de contos por encadernar 20 livros.

Quanto a saber mais com um curso superior já me chateia que quem tire um muitas vezes não saiba escrever. Temos que lhes bater....

Olha melhor é serralheiro, para um vir cá a casa quase tive que ir a Fátima.. e depois até para lhe pagar tive que chama-lo e quase pedir para levar o dinheiro...
.
SeaLords Escreveu: Qurem saber mais do que o que sabem? Tirem um curso superior. Querem arranjar um emprego e ganhar dinheiro? Vão para canalizador, electricista (encadernador tem mesmo saída, ó Vasco?)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 19, 2003 1:10 pm

CindelP escreveu:

Corrijam-se se estiver enganado, mas não existe um e só uma faculdade de medicina veterinária ? A Vasco da Gama em Coimbra ?

Olá Cindel,
realmente há muitas mais do que essa a que se refere, que passo a dizer:
- ACADEMIA MILITAR- LISBOA
- UNIVERSIDADE DE ÉVORA
- INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR- UNIVER. PORTO;
- FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA - UNIVER. TÉCNICA LISBOA;
- UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO;
- UNIVERSIDADE DOS AÇORES;
Olá Sandra,

O erro foi meu, queria dizer : " não existe um e só uma faculdade de medicina veterináriaPRIVADA ? A Vasco da Gama em Coimbra ? "
A pressa de escrever dá nisto :)

Isto porque o artigo fala do crescimento indiscriminado de faculdade privadas de veterinária.

Por isso formulo novamente a pergunto : Afinal, quantas faculdades PRIVADAS de veterinária existem em Portugal ?
So tenho conhecimento da que referi acima, mas o artigo dá a entender que existem muito mais ... Alguem sabe de algo ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

domingo jan 19, 2003 1:56 pm

olá todos :)
não pude deixar de de me meter :P
Como finalista de veterinária já andei a investigar um pouco do mercado nacional acerca de potenciais saidas profissionais... cheguei à brilhante conclusão: quem quer enriquecer à custa da profissão terá que arranjar uma grande cunha e já ter trabalho garantido numa clinica (quer seja de pequenos ou grandes animais) ou então está com pouca sorte!
Actualmente os recem-licenciados têm que se sujeitar a trabalhar para terceiros (geralmente veterinários que já trabalham no "negócio" à alguns anos e decidiram reformar-se um pouco mais cedo... para isso recorrem aos acabadinhos de sair das faculdades que trabalham como escravos e recebem bem menos do que merecem). Conheço casos em que recebem o mesmo que os técnicos que ajudam na clínica. Não estou a diminuir a importância dos técnicos mas não nos vamos esquecer que, afinal, sempre é o veterinário que tem a responsabilidade pelo animal e caso aconteça algum somos nós que temos que dar a cara!
Claro que há sempre excepções... embora eu pessoalmente só conheça um caso...e é veterinário clínico à cerca de 4-5 anos...
De resto, as outras saídas profissionais: inspecção em matadouros, lotas, mercados e higiene alimentar, ouvi dizer que ainda se arranjava bons empregos....infelizmente são poucos os veterinários que querem seguir este ramo (ainda bem para mim ;) porque, clinica para mim só em parte-time para matar saudades) pelo que estão a ser substituidos a pouco e pouco por outros profissionais....
Só para terminar (não me quero tornar maçadora) gostava de salientar que com clínica de pequenos animais só se vai por gosto e não por dinheiro porque não dá para enriquecer... só para terem uma noção...existem veterinários a ganharem 130 contos em full-time (das 9h às 21H) incluindo fins-de-semana e feriados!

Lunavet
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 19, 2003 2:17 pm

Ora aí está, convém antes de entrar fazer um bocado de pesquisa e não quando se vai sair. Um filho de um amigo meu quis ir á força para professor de história, não tem colocação há 2 anos e vive à conta dos pais. E não aceita fazer nada que não seja a sua vocação. Mente curta...

Quanto aos recém licenciados trabalharem que nem escravos e receberem menos que merecem é discutivel.Alguns será verdade, agora com muitos...

A maior parte dos recém licenciados tem uma ideia muito exagerada das suas capacidades e do seu valor em dinheiro(?).

Um bom veterinário leva 10 anos a se fazer e alguns meninos ( cada vez mais infelizmente) quando saem da faculdade têm a mania que já sabem tudo e que são uns excelentes profissionais e é dessas fornadas que saem os veterinarios de treta que não pedem opinião aos colegas mais velhos e andam sempre a tentar sacar aos clientes mais dinheiro e criam historias giras como a dos gatos com BSE. Enfim o chamado lixo sem humildade que devia ser reciclado e que dá razão a quem diz que a profissão de veterinário está o que está.

Para mais o que é um técnico para si? É que os técnicos como existem em Inglaterra e nos EUA são pessoas com formação especializada que ganham mais e com razão, que os veterinários recém-licenciados. Em Portugal isso não existe. há uns cursozinhos sem grande interesse e sem nada a ver com o curso de técnicio que, este sim, equivale a um bacharelato, e mais nada existe... A palavra cá é auxiliar de consultório ou recepcionista. Usar tecnico está a induzir as pessoas em erro...enfermeiro e telefonista não são sinónimos.

Clinica em part time, olhe, evite, não é justo para os donos dos animais, que têm o direito de ser atendidos por um veterinario que trate de animais em full-time. Eu sentir-me-ia inquieto se fosse atendido por um médico dedicado à investigação e que fizesse ums horitas no centro de saúde para matar saudades .

Lunavet Escreveu: olá todos )
não pude deixar de de me meter P
Como finalista de veterinária já andei a investigar um pouco do mercado nacional acerca de potenciais saidas profissionais... cheguei à brilhante conclusão quem quer enriquecer à custa da profissão terá que arranjar uma grande cunha e já ter trabalho garantido numa clinica (quer seja de pequenos ou grandes animais) ou então está com pouca sorte!
Actualmente os recem-licenciados têm que se sujeitar a trabalhar para terceiros (geralmente veterinários que já trabalham no "negócio" à alguns anos e decidiram reformar-se um pouco mais cedo... para isso recorrem aos acabadinhos de sair das faculdades que trabalham como escravos e recebem bem menos do que merecem). Conheço casos em que recebem o mesmo que os técnicos que ajudam na clínica. Não estou a diminuir a importância dos técnicos mas não nos vamos esquecer que, afinal, sempre é o veterinário que tem a responsabilidade pelo animal e caso aconteça algum somos nós que temos que dar a cara!
Claro que há sempre excepções... embora eu pessoalmente só conheça um caso...e é veterinário clínico à cerca de 4-5 anos...
De resto, as outras saídas profissionais inspecção em matadouros, lotas, mercados e higiene alimentar, ouvi dizer que ainda se arranjava bons empregos....infelizmente são poucos os veterinários que querem seguir este ramo (ainda bem para mim ;) porque, clinica para mim só em parte-time para matar saudades) pelo que estão a ser substituidos a pouco e pouco por outros profissionais....
Só para terminar (não me quero tornar maçadora) gostava de salientar que com clínica de pequenos animais só se vai por gosto e não por dinheiro porque não dá para enriquecer... só para terem uma noção...existem veterinários a ganharem 130 contos em full-time (das 9h às 21H) incluindo fins-de-semana e feriados!

Lunavet
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 19, 2003 2:45 pm

[quote=VascoV]

Um bom veterinário leva 10 anos a se fazer e alguns meninos ( cada vez mais infelizmente) quando saem da faculdade têm a mania que já sabem tudo e que são uns excelentes profissionais e é dessas fornadas que saem os veterinarios de treta que não pedem opinião aos colegas mais velhos e andam sempre a tentar sacar aos clientes mais dinheiro e criam historias giras como a dos gatos com BSE. Enfim o chamado lixo sem humildade que devia ser reciclado e que dá razão a quem diz que a profissão de veterinário está o que está.

Será que foi desta que eu acertei....
Ora aí está! Vasco disse tudo, e mais acrescento, um bom vet leva 10 anos a se fazer, se tiver o gosto e a força de vontade para isso. Prq ha os que começam a trabalhar e nem sequer querem saber de actualizações, congressos, etc.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 19, 2003 3:04 pm

Este sem dúvida é um dos grandes problemas a enfrentar.
Ainda estou a estudar e vejo constantemente pessoas a escolher cursos porque acham giro ou simplesmente porque gostam ou porque dá status.
Depois quando saem vão para o fundo de desemprego.
Basta ver os professores. A situação é assim durante anos e mesmo assim as pessoas continuam a estudar para serem professores, e alguns seguem essa carreira pois o ensino privado facilita imenso. Mas pelo menso fazem algo que gostam, ou melhor, não fazem, mas um dia irão fazer, quando houver vagas.
Também há o inverso. Meninos e meninas de bem, que como têm boas notas concorrem a medicina, sem terem a minima vocação. Claro que ser um médico, um arquitecto ou um engenheiro, é chiquerrimo!

Por mim estava a estudar gestão de empresas, mas há 4 anos o mercado estava saturadissimo e virei-me para a minha 2º area de preferencia, a informatica. Irei ganhar muito mais como informatico, pois o mercado ainda tem muitas vagas por preencher, mas preferia ganhar menos como gestor. O problema era o emprego...

Depois no final, temos os veterinários e os médicos que não não ligam a nada daquilo, mas gostam do título antes do nome, e concorrem a preseidentes de algo só para fazer um pouco menos.
Depois há os que realmente gostam, e como referiram trabalham dia e noite só para sobreviverem nessa profissão.
No caso dos professores, o estado dá incentivos bons para irem para o interior ensinar, e depois anos depois praticamente que lhes é garantida uma vaga nas grandes cidades. Mas quantos são os que se deslocam? Acho que se realmente gostassem da profissão, deslocavam-se por dois anos, sempre é melhor que ficar no desemprego.
SandraM
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 3:20 pm

CindelP Escreveu: O erro foi meu, queria dizer : " não existe um e só uma faculdade de medicina veterináriaPRIVADA ? A Vasco da Gama em Coimbra ? "

Isto porque o artigo fala do crescimento indiscriminado de faculdade privadas de veterinária.

Por isso formulo novamente a pergunto : Afinal, quantas faculdades PRIVADAS de veterinária existem em Portugal ?
So tenho conhecimento da que referi acima, mas o artigo dá a entender que existem muito mais ... Alguem sabe de algo ?
Humm... ok! ;)
Não acho que de Universidades, a que tu apontas-te é a unica privada, mas depois existem aqueles institutos (Monitor, Canilândia... ainda vou pressa por difamação!!! :lol: ) que fazem os "mesmos" cursos, mas com menos grau, ou seja, ficam mal formados.... E acho que é a isso que eles se referem.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 19, 2003 3:38 pm

Humm... ok! ;)
Não acho que de Universidades, a que tu apontas-te é a unica privada, mas depois existem aqueles institutos (Monitor, Canilândia... ainda vou pressa por difamação!!! :lol: ) que fazem os "mesmos" cursos, mas com menos grau, ou seja, ficam mal formados.... E acho que é a isso que eles se referem.
[/quote][quote][/quote]

Parece-me que a Cindel está a falar de Universidades, de cursos superiores de medicina veterinária. Os institutos q menciona não me parece que ministrem este tipo de cursos. Cabeleireiro canino e auxilar de veterinária não tem nada a ver com com um curso superior de medicina veterinária.
cumps,
Isabel
SandraM
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 4:12 pm

Pedra Escreveu: Parece-me que a Cindel está a falar de Universidades, de cursos superiores de medicina veterinária. Os institutos q menciona não me parece que ministrem este tipo de cursos. Cabeleireiro canino e auxilar de veterinária não tem nada a ver com com um curso superior de medicina veterinária.
cumps,
Isabel
Pedra, se reparar eu pos os "mesmos", com as aspas mesmo por causa disso. E obvio que o curso de auxiliar de veterinário é diferente. Um veterinário sabe sempre mais do que o auxiliar, o pior é com a falta de fiscalização neste pais, muitos desses auxiliares acham-se capazes e com todo o conhecimento, montando consultórios, com ideia de que dá dinheiro. Resultado: "Veterinários" que levam muito baratinho, mas que na prática pouco fazem. Isto não significa que todo o veterinário que leve barato seja "auxiliar disfarçado", porque apesar da fiscalização ser pouca ainda existe e funciona.

E os mesmo aconteçe com os auxiliares. Muitos veterinários que montam clinica, para não estarem a pagar muito arranjam uma pessoa que de para telefonista e auxiliar, depois basta ensinar-lhe umas coisas sobre medicina animal.

Mas se isto fosse só na profissão de veterinário... Tambem não existem aqueles que mandar cobrir a cadela e já se consideram uns Criadores?!?
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo jan 19, 2003 5:40 pm

Lunavet Escreveu:
Actualmente os recem-licenciados têm que se sujeitar a trabalhar para terceiros (geralmente veterinários que já trabalham no "negócio" à alguns anos e decidiram reformar-se um pouco mais cedo... para isso recorrem aos acabadinhos de sair das faculdades que trabalham como escravos e recebem bem menos do que merecem). Conheço casos em que recebem o mesmo que os técnicos que ajudam na clínica. ..existem veterinários a ganharem 130 contos em full-time (das 9h às 21H) incluindo fins-de-semana e feriados!

Lunavet

Boa boa, e sabe quanto ganha um advogado acabado de sair da Faculdade??? Nada, vai fazer um estagio de um ano á borliu, e como os advogados há muitos...As cunhas valem de muito.
Responder

Voltar para “Cães”