Boa tarde.
A minha cadela foi desde pequena habituada a viajar de carro, coisa que para ela nunca foi problema já que adormecia e assim permanecia toda a viagem.
De repente, e sem motivo aparente, a situação inverteu-se totalmente, passando as viagens de carro a ser um verdadeiro suplício para ela.
Coincidiu mais ou menos com a passagem à idade adulta e sofre com uma ansiedade terrível que a faz ganir baixinho toda a viagem, vomitar tudo o que tenha comido antes, hiperventila, ritmo cardiaco super acelerado, não para quieta um segundo... salta da chapeleira, para o banco, para ao pé da janela e chega finalmente ao destino, cansada de tanto stress.
Assim que sai do carro, volta ao normal como se nada fosse...
Isto acontece com viagens até de 15 minutos se for preciso e curiosamente está sempre pronta a entrar para o carro, por isso ainda não conseguimos perceber o que se passa com ela...se enjoa, se sente medo, se se sente presa, se fica aborrecida.... esquisito..
Alguém tem experiências semelhantes? Que fazer para lhe minorar o sofrimento?
Obrigada
PS: Tentei encontrar informação semelhante em outros tópicos do forum, mas não encontrei nada.... por isso abri um novo.
Viagens de Carro
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Se vomita é porque, penso eu, deve enjoar...
Por acaso no local onde costuma levá-la cheira a gasolina/gásoleo ?
Não dá para levar as janelas abertas ?
Pode, se não fôr este o caso, falar com o vet e pôr-lhe a questão.
Talvez se arranje um calmante fraquinho a ver se ela se adapta...
Por acaso no local onde costuma levá-la cheira a gasolina/gásoleo ?
Não dá para levar as janelas abertas ?
Pode, se não fôr este o caso, falar com o vet e pôr-lhe a questão.
Talvez se arranje um calmante fraquinho a ver se ela se adapta...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Por acaso nunca a deixaram sózinha no carro? Pode ter acontecido alguma coisa...
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
No caso da minha Nikie (yorkie), sempre foi como diz. Tem agora 10 meses. A vet receitou-lhe um calmante. Damos-lhe 1/2 comprimido antes da viagem e resulta. Fica meia adormecida e faz efeito para cima de 2 horas. Viaja ao colo quase sempre a dormir. Depois vai recuperando lentamente. Não é agradável vê-la assim, mas não há alternativa. Diga-se que tb não viajo muito. Carlos Santos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Isso a mim aconteceu-me com a daisy, a 1ª vez que entrou no carro, era uma a empurra-la e outra a puxa-la, mas rapidamente se habituou e adorava andar de carro, fazendo comigo viagens longas como Lisboa/Melgaço que são cerca de 600 Kms sem qualquer problema. De um momento para o outro embora estando sempre desejando de andar de carro, gania toda a viagem e quando parava nas portagens tentava a todo o custo morder no portageiro, limitei-me a tolerar a situação
ola eu tenho um maltes e ele ja fez uma viagem muito longa de portugal a suica e por acaso fez uma viagem espetacular.
mas a sua cadela deve ter algum problema em andar no carro, ou fica mal desposata. mas fala cm o teu vet. pode ser que ele te receite alguma coisa para ela ir a viagem toda a nanar.
mas a sua cadela deve ter algum problema em andar no carro, ou fica mal desposata. mas fala cm o teu vet. pode ser que ele te receite alguma coisa para ela ir a viagem toda a nanar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Não acredito que tenha sido algum trauma porque não costumamos deixá-la sozinha no carro e as poucas vezes que ficou foi para irmos ao café...coisa de 5/10 minutos no máximo e sempre com um pouco das janelas abertas. Além disso se fosse trauma, ela teria medo de entrar para o carro e bem pelo contrário...até se manda de patas à porta para que lha abramos.
Ela viaja juntos os passageiros de trás, ou na chapeleira....ou onde quiser, com excepção do colo do condutor, por razões óbvias... e quem vai com ela, leva-a sempre ao colo, com um dedo enfiado na coleira para a segurar à janela... sem abrir as janelas, então é que é completamente impossível.
Já falámos com o vet, que sugeriu os calmantes, e as janelas abertas, mas não costumamos dar os primeiros porque as viagens que fazemos são todas as semanas, ida sexta, regresso domingo, e são viagens de cerca de 1 hora... custa-nos estar a 'dopar' a bicha por tão pouco tempo e com tanta regularidade... acabamos por aguentar/ faze-la aguentar.
De qq forma, o que mais nos estranha é a alteração de comportamento, porque sempre fez muito bem as viagens, gostava mesmo, e de um momento para o outro é o stress em pessoa. Eu tenho uma suspeita de razão, mas parece-me demasiado elaborada... Todas as semanas ela vai à praia, e é a loucura em forma de cão... dunas, burados na areia, banhos no mar... nunca vi nada assim... e as deslocações são sempre feitas de carro ( 5 minutos..), onde ela não stressa porque sabe ao que vai. Será que ela associa todas as viagens às idas para a praia, e o comportamento dela não passa de frustação qd começa a ver que afinal não é para a praia que vai???
Ela viaja juntos os passageiros de trás, ou na chapeleira....ou onde quiser, com excepção do colo do condutor, por razões óbvias... e quem vai com ela, leva-a sempre ao colo, com um dedo enfiado na coleira para a segurar à janela... sem abrir as janelas, então é que é completamente impossível.
Já falámos com o vet, que sugeriu os calmantes, e as janelas abertas, mas não costumamos dar os primeiros porque as viagens que fazemos são todas as semanas, ida sexta, regresso domingo, e são viagens de cerca de 1 hora... custa-nos estar a 'dopar' a bicha por tão pouco tempo e com tanta regularidade... acabamos por aguentar/ faze-la aguentar.
De qq forma, o que mais nos estranha é a alteração de comportamento, porque sempre fez muito bem as viagens, gostava mesmo, e de um momento para o outro é o stress em pessoa. Eu tenho uma suspeita de razão, mas parece-me demasiado elaborada... Todas as semanas ela vai à praia, e é a loucura em forma de cão... dunas, burados na areia, banhos no mar... nunca vi nada assim... e as deslocações são sempre feitas de carro ( 5 minutos..), onde ela não stressa porque sabe ao que vai. Será que ela associa todas as viagens às idas para a praia, e o comportamento dela não passa de frustação qd começa a ver que afinal não é para a praia que vai???