O que pensam dos lobos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 19, 2003 3:12 pm

Vocês estão errados

Não são os lobos que se aproximaram das aldeias. São os Homens que se aproximaram dos lobos, roubaram o seu habitat e as suas presas.
Que opção tinham os lobos senão atacar os rebanhos? Os caçadores levam-lhes os coelhos...
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

domingo jan 19, 2003 3:18 pm

fang Escreveu:
- O lobo mata por prazer?
O Homem é o único animal que mata por prazer.
fang Escreveu: - Será o lobo um terrível predador de homens?
Acho que é mais "Será o Homem um terrível predador de lobos?"

BlowFish :evil:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 11:07 pm

Mais uma acha pra fogueira em relação á ultima questão.
Este seria mais ou menos o "retrato" dos Estados Unidos em 1998
The Wolfdog: A Breed In Crisis

By Laura Elliott, 1998

As the old saying goes, "The road to Hell is paved with good intentions". Such a saying is exemplified by the situation of the wolfdog, whose very existence came, in part, from the best intentions to save an endangered species.

Now, in a situation reminiscent of it's cousin, the Wolf, it too has fallen under attack from the same dominant species that tried to both hunt and save the wolf: humans.

It is simply another story of how mankind, in an attempt to save, or domesticate a species, created greater problems in and of itself for humans, wolves, and wolfdogs. Exploitation, misuse, misunderstanding, and greed have worked in concert to place these animals in the same cross-hairs of legal "rifles", much like their endangered counterparts.

The dilemma is when to draw the limits on mankind's interference into nature to prevent even more tragedies down the line. Wolfdog breeder's are running rampant. There are big $'s to be found in a litter of wolfdog pups. These breeders prey upon the unsuspecting public by appealing to people's egos.

These animals have been bought to satisfy some of the following desires:
1) To possess a creature that "Just everyone doesn't or cannot have".

2) For use as a status symbol or an ego trip.

3) For perceived dominance over their peers,or maybe ultra-machismo.

4) For curiosity.

5) To ally their inferiority complexes.

6) For the wish to get in touch with their "primitive past", a return to nature.

What becomes of the majority of these wolfpups when the newness has worn off, and the average "owner" finds themselves having taken on more than they can or will handle? Sadly, most are euthanized. Many of the others left to exist are mistreated or homeless. The few rescue shelters in existence have to turn the majority of applicants away for lack of room, or not enough money to build pens, provide food or veterinary care.

A number of states have made it illegal to own or breed wolfdogs, but trying to stop it is very hard to do. Immoral "puppymills" often operate in rural areas to satisfy mail order requests, and ship pups to any state, illegal, or not. With the burden already imposed upon law enforcement, this is another matter which gets little attention from authorities, thus encouraging illegal activities to flourish. And causes many more wolfdogs to find their way to the streets, or to local pounds, where they are immediately put to death.

The plight of the wolfdog is another example of why mankind should really think twice and perhaps three times before tinkering with the delicate mechanics of Nature. With many animals abandoned and starving, it is as if they were hunted like their cousins - a destiny of death at the hands of the human species, but at a slower, more torturous pace.

The big question is, what can be done? Like owning a car or a firearm, certain conditions for ownership could be laid down to ensure that the population of wolfdogs that does exist can be provide for in a safe environment. A license could be provided as proof of training and of continuing to obey the strict guidelines of ownership. Lastly, make stiff penalties for those who breed for mere profit, with no regard to the animal's welfare.
Continuem a comentar!! :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 20, 2003 9:48 am

Quanto aos cruzamentos, já me disseram uma vez que o "Lobo da Alsácia" é um aperfeiçoamento do Pastor Alemão cruzado com lobo
Esta é mesmo para rir, ó Vasco...hehehehehe!! :lol: :lol: :lol:

Imagem
O Lobo é um animal maravilhoso, e quem já leu ou viu documentários sobre esta especie, só pode ficar fascinado pelo seu 'estilo' de vida. As 'regras' da matilha, os 'rituais' entre os vários membros, a 'herarquia', o acasalamento, a "organização"... é tudo simplesmente maravilhoso.

Não acho bem que se cruzem cães com Lobos, mas hoje em dia não é raro que isso aconteça em algumas regiões. Hoje em dia existem mais cães "selvagens" do que lobos e os cruzamentos são inevitáveis. Acho mesmo que por isso é que têm ocorrido tantos ataques a rebanhos ultimamente.

A razão do medo do homem em relação ao Lobo em determinadas epocas de um passado relativamente recente tem concerteza muito a ver com os mitos e lendas que se criaram à sua volta. Mas também penso que esses mitos e lendas tiveram origem num perigo real que em tempos mais longinquos o Lobo representou.
O Lobo era visto como aquele que matava os animais domésticos ( tão preciosos), mas também era concerteza uma ameaça para aqueles que guardavam os rebanhos ou que caminhavam sozinhos pelas matas ou montanhas.

Alguém referiu a relação dos Indios com os lobos, mas há que ter em conta que o estilo de vida desses Indios era bem diferente do dos 'Europeus'. Os Indios a que se referem eram concerteza os nomadas, que viviam sobretudo da caça e até admiravam os Lobos pela sua organização e 'trabalho'. Decerto que se esses indios fossem criadores de gado, os lobos não seriam tão admirados!! ( Eu também gosto muito de Leões, mas vão lá perguntar a um "Masai" o que eles pensam destes 'devoradores de gado').

Abraços
Paulo C.
Mylord
Membro
Registado: terça dez 31, 2002 2:03 pm

segunda jan 20, 2003 11:37 am

Os mitos criados pelas populações que conviveram durante séculos com o lobo justifica-se por ataques reais ao ser humano e aos rebanhos, do que existem memórias recentes desses ataques inclusive a crianças, mas também não podemos esquecer que certas doenças como a Raiva, que perturba o comportamento animal e afectavam com muita frequência as populações de Lobos e que eram transmitidas aos animais domésticos e ao homem ajudaram a criar essa terrivel reputação.
Quem tiver a minha idade, lembra-se dos documentários “El hombre e la tierra” sobre a fauna Ibérica onde num documentário sobre Lobos, apareceram dois magníficos animais perfeitamente domesticados tal como uns normais cachorrinhos que corriam a cumprimentar as pessoas. Por isso acho que deveria ser pensado seriamente se não poderiam os criadores introduzir o Lobo Ibérico como raça doméstica, preservando assim a espécie de uma extinção anunciada.
Afinal, como já foi dito aqui, o cão doméstico deriva do Lobo e os cães que após o abandono vivem em estado selvagem comportam-se como lobos com o perigo de não temerem o homem, por isso acho que um os que pensam que um Lobo domesticado é infeliz que pensem se o seu cão que têm em casa será feliz?
Acho que existem leis em Portugal que proíbem a adopção de animais selvagens mas, se eu pudesse ter um cão adorava certamente ter um Lobo Ibérico.
Sei que algures em Mafra, são criados Lobos para repovoar as serras e que alguns desses animais estão tão afeiçoados ao homem que já não podem ser libertados.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jan 20, 2003 8:03 pm

Um dos animais que mais admiro e respeito são os lobos . Não só porque nos dão indicações sobre a origem de muitos dos comportamentos dos nossos cães como pela sua organização , hierarquia, sentido de família e comportamento social na matilha ( hoje em dia já se proporcionam a executivos estágios para estudo do comportamento social do lobo em matilha afim de se transpor alguns dessas atitudes para a vida empresarial).
Apesar de o cão descender do lobo e ter tido a origem provavelmente na domesticação deste , parece-me que ao retirarmos o lobo do seu habitat estaremos a contribuir para a extinção da raça.

Saudações
Lobalpha
Membro Júnior
Registado: segunda dez 16, 2002 4:58 pm

terça jan 21, 2003 6:07 pm

Já em muito foi alterada a mentalidade e a ideia que o homem tem em relação ao lobo, assim como a própria relação homem-lobo.
Ao referir-me aos índios e lobos, não estava a mencionar a questão pelo lado do homem, mas sim pelos lobos, como forma de demonstrar que os lobos conseguem coabitar com os humanos, o contrário é que parece difícil.
Na Malveira existe o centro de recuperação do lobo ibérico, mas o seu objectivo não é repovoar qualquer serra, porque um lobo que seja mantido em cativeiro não conseguirá sobreviver em liberdade. Nos EUA já o tentaram fazer, no Parque de Yellowstone, mas infelizmente os resultados foram muito negativos.
Um cão não é um lobo domesticado! Existem muitas diferenças quer comportamentais quer genéticas entre lobos e cães. Caso contrário, um cão selvagem saberia comportar-se como um lobo, e tal não acontece.
Lobalpha
Membro Júnior
Registado: segunda dez 16, 2002 4:58 pm

terça jan 21, 2003 6:07 pm

Já em muito foi alterada a mentalidade e a ideia que o homem tem em relação ao lobo, assim como a própria relação homem-lobo.
Ao referir-me aos índios e lobos, não estava a mencionar a questão pelo lado do homem, mas sim pelos lobos, como forma de demonstrar que os lobos conseguem coabitar com os humanos, o contrário é que parece difícil.
Na Malveira existe o centro de recuperação do lobo ibérico, mas o seu objectivo não é repovoar qualquer serra, porque um lobo que seja mantido em cativeiro não conseguirá sobreviver em liberdade. Nos EUA já o tentaram fazer, no Parque de Yellowstone, mas infelizmente os resultados foram muito negativos.
Um cão não é um lobo domesticado! Existem muitas diferenças quer comportamentais quer genéticas entre lobos e cães. Caso contrário, um cão selvagem saberia comportar-se como um lobo, e tal não acontece.
ana888
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 6:45 pm

terça jan 21, 2003 11:40 pm

Tenho o privilégio de ter alguma experiência pessoal com lobos, que considero uns seres fascinantes, apaixonantes mesmo, medo não, respeito-os como eles me respeitam a mim. Conheço um cão o "Lobo", cruzado de lobo e Serra da Estrela, que é a coisa mais pacífica que conheço, ...as teorias, são apenas teorias. O que é importante é o desenvolvimento de todos os nossos sentidos, e procurar a razão e entendê-la, porque é que estamos todos aqui. Em harmonia e sintonia com a natureza, acreditem,...tudo é possível, inclusivé eliminar todos esses medos!!!
Um Uuuuuuuivo pela natureza! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 22, 2003 5:54 am

Exactamente.
Parece-me que o que e importante é assegurar ao lobo condições de sobrevivência enquanto lobo.
Medos ?
Já lá vai a época disso !

Agora temos uma responsabilidade : dar ao lobo (e a qualquer outro animal selvagem) a possibilidade de viver sem ser em cativeiro, no seu ambiente e em liberdade.
O texto que o Fang colocou, para mim resume tudo.
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

quarta jan 22, 2003 9:55 am

Olá,

O Lobo é sem sombra de dúvida um animal que respeito e admiro muito.
Concordo com o Kroz quando este diz que não foi o Lobo que invadiu o territorio do Homem mas sim o contrário, na minha opiniao, foi o homem que «provocou» o Lobo.
Existem muitos mitos e lendas em desfavor do Lobo, historias que foram passando de avós para pais, pais para filhos, amigos, vizinhos, etc...
Não sou de forma alguma [i]expert[/i] em Lobos mas o pouco que sei chega-me para respeitar e aceitar a sua posição.
Dizer mal e criticar é fácil, remediar e reconhecer que afinal estamos é que por vezes é dificil, é na generalidade quando uma pessoa morre que deixa de ter defeitos para passar a ter muitas virtudes, apenas desejo que isso nunca venha a acontecer com o Lobo, espero bem que os poucos que existem sejam reconhecidos pelo seu carácter e que o Homem lhes possa enfim... dar a liberdade que eles necessitam :(

Cumpts.,

Olga[/i]
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

quarta jan 22, 2003 2:42 pm

Olá,

O Lobo é sem sombra de dúvida um animal que respeito e admiro muito.
Concordo com o Kroz quando este diz que não foi o Lobo que invadiu o territorio do Homem mas sim o contrário, na minha opiniao, foi o homem que «provocou» o Lobo.
Existem muitos mitos e lendas em desfavor do Lobo, historias que foram passando de avós para pais, pais para filhos, amigos, vizinhos, etc...
Não sou de forma alguma [i]expert[/i] em Lobos mas o pouco que sei chega-me para respeitar e aceitar a sua posição.
Dizer mal e criticar é fácil, remediar e reconhecer que afinal estamos é que por vezes é dificil, é na generalidade quando uma pessoa morre que deixa de ter defeitos para passar a ter muitas virtudes, apenas desejo que isso nunca venha a acontecer com o Lobo, espero bem que os poucos que existem sejam reconhecidos pelo seu carácter e que o Homem lhes possa enfim... dar a liberdade que eles necessitam :(

Cumpts.,

Olga[/i]
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quinta jan 23, 2003 11:33 pm

Mylord

Queria fazer uma correcção a uma parte da sua resposta, respeitante ao Centro de recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) existente no Picão, perto da Malveira. Os lobos que lá se encontram não são para ser devolvidos à natureza. Essa nunca foi a intenção do centro. Aqueles animais foram retirados da natureza por se encontrarem em risco. O Ambar, entretanto já falecido, foi apanhado por um laço e ficou sem uma pata. Foi comprado a um caçador pelo preço correspondente à sua pele. A Grunha foi apanhada numa armadilha e ficou sem alguns dedos. O Lobinho foi salvo por um bombeiro durante um incêndio e viveu com este durante 1 ano, tendo sido tratado durante este tempo como um cão. O Fosco, Sândalo, Manchas, Clarinha e Morena foram muito bebés para o centro e foram lá alimentados a biberão. A mãe deles foi envenenada e isso aconteceu durante uma fase em que esta ninhada andava a ser observada por um grupo de biólogos.
Vários lobos nasceram no Centro, embora de momento só me lembre da Aurora e da Neblina, mas de facto são animais que estão habituados ao homem, embora se reduza o contacto ao mínimo, mas não nos podemos esquecer que eles têm sido alimentados pelo Homem. Entretanto os machos mais velhos já estão esterilizados e como tal não irão existir durante os próximos tempos crias.
Já agora, fazendo mais um bocadinho de publicidade, peço para consultarem a página e vejam por favor a Morena, a minha "filha adoptiva" ;) ;) ;)
Beijinhos
Elsa Pereira
Responder

Voltar para “Cães”