Ola Pessoal,
Há dois anos aconteceu-me algo que faz lembrar este apelo... Cheguei a casa do trabalho e a minha mãe tinha ao colo uma bolinha de pelo branca. Devia ter um palmo de tamanho e era a coisa mais linda do mundo! Ela tinha se apaixonado por um Samoyedo na loja de animais, onde disseram a ela que "não crescia muito". Como nós moramos em um apartamento, dá pra imaginar o sufoco.
Bem, já lá vão dois anos e nunca fomos capazes de dar o Gorky (o nome dele), pois ele é muito amigo e carinhoso, apesar de ser desajeitado, activo, barulhento... etc. Seria o cão perfeito para ter em uma casa com um grande quintal.
Na verdade a coisa ainda piora, pois se formos ver o perfil do Samoyedo, ele é um cão que gosta muito de correr, inclusive já vi uma competição na Serra da Estrela com um trenó puxado por samoyedos. Por ser um cão de tração, é muito forte... Meus pais não aguentam com ele... Já cairam mais de uma vez puxados por ele. Ele não obedece ordens direito e não é do seu jeito de ser, serem adestrados.
O gorky é um verdadeiro

! Ele se tiver uma oportunidade foge, só porque sabe que nós vamos a correr atras dele. Quando eu o solto é na praia do Abano, no guincho, pois la costuma estar vazio e não tem estradas por perto. E olha que ele ja me fugiu duas vezes. Pelo menos passeia muito na caixa da minha pickup, mas tem que ir preso em dois lugares, senão pula.
Apesar disso tudo, o meu unico problema é morar em um apartamento com um espaço pequeno para ele (do tamanho de um quarto pequeno), pois se tivessemos um quintal, não seria problema, pois ele é um cão muito querido.
Na verdade acho que a grande culpa é das lojas de animais, que vendem e não informam... só estão interessados no lucro. Já vieram ter comigo várias pessoas que me disseram que adoram o cão, que já tiveram um, mas que tiveram que se desfazer dele.
Um abraço para todos!
Carlos Antunes,
Parede.