Veterinários a mais!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jan 24, 2003 7:50 pm

Lunavet Escreveu: O meu sonho é trabalhar numa clínica (full-time) como practicamente todos os veterinários e é esse o meu principal objectivo...até lá...como também não sou rica e não tenhos cunhas, terei que agarrar o primeiro emprego que me aparecer à frente! O part-time é o meu mínimo (e para mim part-time é todas as manhãs ou todas as tardes, 7 dias por semana) e não acho que implica dar menos atendimento aos pacientes, já que não penso formar uma clínica sozinha... Além disso, quer não tenha reparado, é o perfil do típico veterinário em Portugal de manhã trabalha num lado e à tarde noutro.
Pois, mas o que disse foi que clinica só em part time para matar saudades e agora diz o oposto ?

Não está coerente...
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

sexta jan 24, 2003 10:25 pm

Lunavet Escreveu: hmmm o máximo k consigo é diminuir o tamanhoa das mensagens....
oops oops oops
Ao canto das mensagens, deve ter as opções: "editar" e uma x.
Se não lhe apareçer isto, tente de novo junto do WebMaster.
É só uma questão de deixar o topico mais "limpo"
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sexta jan 24, 2003 11:08 pm

Olá!

Em primeiro lugar, tenho-vos a dizer que este não é um assunto muito animador para quem está em plena época de frequências no curso de veterinária... ;) Mas pronto, eu lá vou continuando a estudar na esperança de conseguir fazer alguma coisa mais quando acabar o curso do que lavar escadas ou ser encadernadora de livros... Devo dizer-vos que quando me candidatei a este curso sabia que não tinha tanta saída como, por exemplo, medicina, mas não fiz uma pesquisa exaustiva sobre o assunto... :oops: :oops: :oops: Mas, mesmo que o tivesse feito, tenho quase a certeza que me tinha candidatado na mesma! É que acho que é preferível lutarmos por uma coisa que gostamos do que escolhermos algo com que não nos identificamos só porque será depois mais fácil encontrarmos trabalho, mesmo que odiemos o que fizermos e morrermos de tédio por fazê-lo até ao fim das nossas vidas... ou até à reforma, claro! Na realidade, entrei para este curso porque adoro animais e também pq gosto de ciências, mas sp me vi a fazer clínica e não a fazer qualquer outra das coisas a que o curso nos dá acesso... Infelizmente, esta será uma visão das coisas que possivelmente terei de mudar, mas ainda não perdi a esperança de poder um dia realizar o meu sonho... Não estou nisto para enriquecer, de maneira nenhuma, para isso tentava ir para um dakeles cursos de engenharia ou qualquer outro em que as notas de entrada são miseráveis e o salário altíssimo, e em que se ganha só por assinar projectos que nem são nossos, como já ouvi muitas histórias...
Por outro lado, não me parece que o curso de medicina veterinária seja um curso de prolongamento do secundário só porque não temos mais nada para fazer e ainda somos muito novos para entrar no mundo de trabalho... Eu pessoalmente acho que se tivesse ido trabalhar qd acabou a escola era mesmo muito nova, até pq entrei um ano mais cedo p a escola e ainda tinha 17 anos. No entanto, as pessoas que vêm para este curso esforçaram-se bastante para conseguir entrar (exceptuando aquelas pessoas que entraram por causa daqueles colégios e têm média de 20 do secundário e média de 15 nos exames, mas isso já é outra história...). A média do curso é só um valor mais baixa que em medicina, e não se conseguem notas altas sem fazer nada, por isso não andamos pela faculdade a arrastarmo-nos só pq não nos apetece ir trabalhar e entrámos ali só por acaso (embora algumas pessoas estejam ali de facto só por acaso, pq não conseguiram entrar para medicina e isto foi o melhor que arranjaram). Quantos às pessoas que entram pelos colégios ou qualquer estatuto especial, também não pensem que já está tudo no papo, porque essas pessoas andam depois geralmente a matar-se sem conseguirem fazer as cadeiras, não porque os exames sejam difíceis (na maior parte das vezes até são bem acessíveis), mas porque a matéria em si é que já é um bocado complicada de decorar e entender. Quanto aos outros que não conseguiram entrar no curso que queriam, a maior parte deixa-se ficar porque também se sente realizada com este curso, afinal os fundamentos são os mesmos, os pacientes é que mudam (não é bem assim, mas tenho amigas minhas que foram primeiro para enfermagem e farmácia e detestaram e em veterinária estão a adorar e nem pensaram em mudar). Quanto a alguns, é de rezar para que consigam ir para outro lado, como um rapaz que entrou cmg o ano passado e me dizia que keria ir para grandes animais porque era mais uma questão de planeamento, abater uns quantos e decidir quais são para sacrificar ou não, e porque fazia contractos com muitas cooperativas e ficava rico só por ir ver uma série de 300 ovelhas e espetar uma agulha em cada uma delas... Conseguem imaginar o que senti quando ouvi isto??? :evil: O que vale é que o dito acabou mesmo por mudar para medicina dentária, só espero que também não pense que se um dente não está são é logo para arrancar e não perder mais tempo porque há mais clientes para facturar! :evil: Também estão agora a surgir faculdades privadas, mas o preço é exorbitante... A Vasco da Gama, em Coimbra, tem como joia de inscrição qualquer coisa como 5000euros, e as mensalidades são entre os 1000 e os 1500 euros, não me lembro bem... Inaginem pagar tanto dinheiro para depois ir para as lotas ver a qualidade do pescado e discutir com pescadores e peixeiras!:o :o
Quanto a achar que vou sair de lá já uma chica esperta, não penso isso nem pouco mais ou menos, aliás estou no segundo ano mas parece que ainda não sei quase nada, aliás não gosto nada quando me vêm perguntar coisas para as quais ainda não tenho resposta, digo logo para falarem com o veterinário, que eu ainda só estou a aprender... Acho que se não souber uma coisa mando o animal para um outro veterinário mais experiente, aliás não me ou pôr a arriscar a vida de um animal, como é que poderia depois ficar em paz com a minha cosciência? Por outro lado, estou já a tentar aprender alguma coisa com quem me possa ensinar, trabalhando aos sábados como voluntária na ex UZ, agora AZP, como auxiliar de veterinária. Nem era isso que tinha pensado fazer quando me voluntariei, mas tive sorte porque a senhora que leu o meu mail, onde me oferecia para ir tratar dos cães no canil, viu que eu andava em med vet e perguntou-me se não queria ir ajudar no consultório, já que a auxiliar folga aos sábados à tarde... Inicialmente fui mais um empecilho que outra coisa, mas agora espero estar a safar-me melhor, e sempre vou aprendendo alguma coisa! Já agora, a senhora quando falou cmg disse que também era bom ir trabalhar para lá porque podia pôr no meu curriculum quando acabasse o curso, mas não sei se isto é possível, nem foi a razão porque resolvi fazê-lo... Sabem dizer-me se é possível fazê-lo?
Aos que se deram ao trabalho de ler isto tudo, peço desculpa por o texto ser tão longo! :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”