Olá a todos
Por experiencia propiria ja constatei que nem pipetas nem a Scalibor são grande coisa contra o o mosquito.
Para o mosquito que transmite a Leishmaniose (Phlebotomus) acho que as pipetas de Advantix fazem um melhor efeito.
Um dos meus cães do meu tio apanhou Leishmaniose mesmo com a Scalibor..
Para a Dirofilaria o melhor mesmo é a prevenção mensal. Existem (que eu saiba) 3 marcas de comprimidos, vendidos no veterinário e que fazem a prevenção da Dirofilariose.
Não adianta fazer a desparasitação para a Dirofilariose quando fazemos a desparasitação normal no vet pois aí caimos na situação que a Texuga descreveu: se existirem muitos parasitas em circulação, eles morrem todos de uma vez, o coração fica cheio de parasitas mortos, o sangue não circula e o cão morre.
O melhor mesmo é a prevenção mensal.
Mas, uma coisa MUITO IMP: nunca devem fazer a prevenção mensal sem antes o vet ter feito um teste para ver se o cão tem Dirofilarias. Pois se o cão as tiver, o medicamente vai actuar como acima descrevi e fica-se sem cão..
Além de que, também como disse a Texuga, o cão pode ser alergico a algum dos componentes e por isso a 1ª toma (depois de realizado o despiste) deve ser feita no veterinario e o dono fica por lá umas horas para ver se o cão reage bem ou mal.
Repito: é muito importante não fazer os comprimidos mensais sem antes ter falado bem como veterinario.
É verdade que a caixa de comprimidos é cara. Vamos ao veterinario e trazemos uma caixinha minima que nos custa 30 ou 40 euros. Ficamos verdes... Mas se fizermos as contas, cada caixa dá para 6 ou 8 meses (depende da marca) e fica a mais ou menos 5 euros por mês, o que até é muito barato!!!
Quanto ao tratamento do cão quando está infestado, tem calma Texuga, só quando a carga parasitaria é enorme e o cão tem problemas vários é que não ha nada a fazer. Normalmente dão-se pequenas doses de desparasitante que vai matando aos poucos as Dirofilarias até que o cão fique completamente limpo e depois já se pode fazer os comprimidos mensais.
A outra filária que anda em circulação é o Dypilidium caninum, mas não é nem de perto tão perigosa como a Dirofilaria inmitis que provoca a Dirofilariose.
Texuga tem calma! Vais ver que o Moon se vai safar. Afiinal é um cão que tem cuidados em casa pelo que a carga parasitaria não deve ser tão grande a ponto de nada haver a fazer.
Calma para a dona e miminhos ao Moon
Boa sorte!
Suri