Como ensina-lo a fazer as necessidades na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta jan 23, 2003 12:42 pm

Olá, tenho uma chow-chow, que fui buscar este Natal ao canil de Sintra com 7 meses. Ela veio com alguns hábitos como ear de esperar, mas até é bem comportadinha, bastante activa e brincalhona.
Mas agora ando com um pequeno problema é que ela até veio com os horários mais ou menos certos e fazia praticamente tudo na rua, de há uma / duas semanas para cá faz tudo em casa.
Eu levo-a demanhã, às 8.00h à rua e depois às 19.00h quando chego e novamente por volta das 24.00h.
Só que não estou a ter resultado, será que alguém pode-me ajudar e dar umas dicas?
Agradecia muito
Obrigada
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 23, 2003 2:41 pm

É natural...

Ralhe com ele apenas se o apanhar em pleno acto, se não o apanhar, ignore.

Quando ele fizer na rua, faça-lhe festinhas, dê-lhe um biscoito...
DoraSeixas
Membro Veterano

quinta jan 23, 2003 5:02 pm

Obrigada por ter respondido,
mas o meu problema não é tão normal, é que a Misssy quando veio fazia as necessidades na rua, fazia demanhã e aguentava o dia todo até chegar alguém a casa por volta das 19.00 , e depois o meu marido levava-a por volta das 24 e ela aguentava a noite toda.
Mas agora decidiu que não faz demanhã e quando chego a casa tenho lá o presente no chão, e mesmo à noite tem dias em que aguenta tem dias em que não.
Eu julgo que ela ande com os horários de fazer trocados ou qualquer coisa do genero.
Mas obrigada na mesma.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 23, 2003 6:19 pm

Ola Dora!

Muitos parabens pela sua menina!
Normalmente, os caes que vem de canis tem "historias" que a gente nem imagina... Sao traumas que se revelam das maneiras mais estranhas.
A Dora ja colocou a hipotese da sua cadelinha ter medo de fazer as necessidades a sua frente, ou a frente do seu marido? Talvez por a Dora a ter castigado uma vez ao ver o "presente", ou por um outro dono lhe ter batido ao pe dos cocos? Tenha muito cuidado com a sua menina. A Dora esta a adaptar-se, ela tambem. Se ela lhe fizer um coco ou um xixi em casa e a Dora nao a apanhar em flagrate delito, o melhor e limpar tudo (com um detergente sem amonia) fora da vista da cadela. Nao a deixe associar as necessidades ao seu desagrado e nao deixe que o cheiro das necessidades perdure em casa (ou o cheiro a amonia).
Se a Dora a apanhar em flagrante delito, seja firme no seu NAO, mas nao assuste a cadela. Sem alaridos e com muita calma pegue na cadela e leve-a a rua. Recompense-a muito quando fizer as necessidades na sua presenca e na rua.
E tambem muito importante que a Dora se torne chefe de matilha. Se a sua cadela tiver um lider firme, vai sentir-se mais segura e mais receptiva ao treino.
Tambem se pode estar a dar o caso da Dora ter modificado a dieta da cadela. Que racao e que lhe da e a que horas?
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quinta jan 23, 2003 11:41 pm

Com 7 meses, segundo percebi, é muito natural que o animal não aguente das 8 às 19. Pela experiência que tenho, mesmo educando o cachorro desde os 3 meses, só quando atinge 1 ano de idade é que deixa de fazer em casa. No seu caso ainda tem a agravante de ser um cachorro já com "vícios". O meu conselho é: Muita paciência e seguir o que a Nanico escreveu.

Boa sorte.

Abraços.
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quinta jan 23, 2003 11:45 pm

Outra causa provável é deixar comida ao animal durante todo o dia. Se o animal não comeu passados 30 minutos de ter sido servido, retire-lhe a comida e só volte a dar no próximo horário. Nunca deixa comida permanentemente nem água em abundância. Deixe apenas um pouco de água.

Abraços.
DoraSeixas
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 3:06 pm

Olá Nanico e Varsenio ,
Desde já os meus parabéns à maravilha , ela é linda.
O meu muito obrigado pela atenção e conselho, é certo que eu tenho de ter paciência e dedicação, mas isso não me falta pois eu adoro os meus bichanos.

Até porque o Nicolau(o meu gato) também foi apanhado na rua e vinha com uma diarreia muito grande e é claro que nos primeiros dias fazia em todo o lado menos no caixote dele.

O que me aborrece, é que (apesar de ela só ter 7meses) as primeiras semanas ela estava certa, é claro que não aguenta o dia/noite inteiro, mas tinha a noção de que era na rua que devia fazer as coisas. O problema é que ela agora faz o xixi na rua mas associa o passeio a brincadeira e depois só faz coco, depois de chegar a casa.

Quanto as biscoitos estou agora a adoptar esse metodo de recompensa.
Quanto aos detergentes sem aminiaco, estes fazem mal aos animais?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 24, 2003 3:23 pm

Dora,

Houve um topico algures na semana passada "Marcar Territorio" onde se falou dos detergentes a usar para limpar as necessidades que eles fazem em casa. Parece que certos detergentes com amoniaco tem um cheiro que os caes podem confundir com o cheiro a urina. E por isso que nao e boa ideia usar esses detergentes. Nesse topico tambem se deram nomes de produtos a usar.
KROZ
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 8:16 pm

Realmente é muito tempo sem ir à rua, e ainda pior por ser nova. É normal que não se aguente...

De manhã fica quanto tempo na rua com ela?
DoraSeixas
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 10:03 am

Olá, bons dias,tenho boas noticias, acho que isto devagar e dando tempo ao tempo vai lá.
Este fim de semana como teve bom tempo fomos com a Missy (a minha cachorra) ao parque de Queluz, não sei se conhecem , pois é ela fartou-se de passear. ela é tão gira e acho que adora crianças, talvez tenha sido habituada com elas, não sei ...
Bem, mas este fim de semana portou-se muito bem, ou então também somos nós que a estamos a compreender melhor, porque ela pediu para ir à rua e todo o fim de semana, não fez NADA em casa.
Acho que "isto"com tempo e uma boa dose de paciência vai lá.
De qualquer forma obrigada pelos conselhos.
Tenham uma bom ano com os vosso "puppies".
Bjos
KROZ
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 1:28 pm

O facto de pedir para ir à rua é sinal que já sabe qual o local certo de fazer as necessidades. :)
KROZ
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 1:30 pm

O facto de pedir para ir à rua é sinal que já sabe qual o local certo de fazer as necessidades. :)
DoraSeixas
Membro Veterano

segunda jan 27, 2003 3:42 pm

Sim também considero que sim, mas sabe o que é eu acho que também a vamos conhecendo aos poucos, por exemplo este fim de semana também descobrimos que ela fica doida quando vê crianças e bolas.
Responder

Voltar para “Cães”