Reacção alérgica!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kittenlai
Membro
Registado: quarta abr 26, 2006 8:53 am

quinta mai 04, 2006 1:58 pm

Aconteceu exactamente o mesmo ao meu cão Argon o mês passado.
Foi à rua normalmente e quando voltou comecou a ter um comportamento estranho... diarreia... e ficou todo inchado, a cabeca parecia uma bola. A mãe do meu namorado ligou-nos às 4h da manhã em pânico e lá seguimos para casa dela. fomos buscá-lo (Residimos perto da Paraia da Areia Branca) e fomos para Lisboa mais propriamente para a Cova da Piedade (Margem Sul), pois eram as únicas urgências abertas :evil: imperdoável...
Felizmente ele ficou bem, mas podia ter morrido. a vet tb falou da lagarta do Pinheiro... extremamente perigosa...
Felizmente ele ficou bom e está sempre pronto para uma bela corridinha na praia, e agora já tem a scalibor enfiada no pescoco...
Beijocas!!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mai 04, 2006 6:34 pm

já não há sossego em lado nenhum :evil:
há tempos, o max ficou paralisado. ao que parece, foi uma reacção alérgica. sabe-se lá a quê :evil:
anjjazul
dentolas
Membro
Registado: sexta abr 14, 2006 4:55 pm

quinta mai 04, 2006 6:34 pm

Nunca sabemos em que momento os levamos à rua e conseguimos voltar a trazer de perfeita saude para casa...
De qualquer forma é sempre bom tar alerta.
hope3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 26, 2005 9:45 pm

quinta mai 04, 2006 9:06 pm

kittenlai

E a coleira scalibor evita estes problemas?

No verão tambem vou para a Areia Branca.
Pode ser que nos encontremos...

o Hospital do restelo não estava aberto?

até breve!
Isabel
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

sexta mai 05, 2006 2:13 am

O Tomé usa a Scalibor e, como vivemos numa zona com bastante bicharada e mosquitada, leva também o Advantix de 3 em 3 semanas quando a Primavera começa a dar os seus alertas. Portanto o que quer que seja que lhe tenha causado a reacção não foi repelido nem pela scalibor nem pelo advantix.
Eu desconfiei de um ouriço cacheiro com que ele andava a embirrar já há uns dias mas a veterinária, embora não tenha descurado essa hipótese, disse que o mais provável era mesmo a picada de um qualquer insecto.

Esteve uma semana a antibiótico e anti-alérgicos (estes últimos provocaram-lhe uma sonolência tremenda mas foi-me dito que era normal).

Agora está óptimo, aliás, algumas horas depois já estava a roncar calma e ruidosamente.

A veterinária nada me disse em relação à detenção, a título preventivo, de curtizonas. Mas o treinador disse-me que seria conveniente ter sempre 'à mão' uma injecção de adrenalina para lhe administrar em situações destas, sempre daria parar aguentar melhor a situação até aos anti-histamínicos. Ainda não tive oportunidade de conferir esta informação com a veterinária mas na próxima semana vou lá levá-lo e pergunto-lhe.

Renovados abraços caninos!
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

sexta mai 05, 2006 2:36 am

Depois de ler mais atentamente os posts anteriores fiquei verdadeiramente alarmada com a lagarta dos pinheiros!

Confesso que nunca tinha ouvido falar de tal bicho nem dos efeitos que pode ter! E vivo rodeada de pinheiros, aliás, muitas corridas tem o Tomé dado nestes pinhais!

Estou a ver que o melhor é começar a ir à rua só de trela, ele vai ficar triste mas de facto são tantos os possíveis perigos que mais vale prevenir que remediar... :roll:

Obrigada pelas informações úteis.
[/u]
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 05, 2006 6:31 am

Tomeh Escreveu: Depois de ler mais atentamente os posts anteriores fiquei verdadeiramente alarmada com a lagarta dos pinheiros!

Confesso que nunca tinha ouvido falar de tal bicho nem dos efeitos que pode ter! E vivo rodeada de pinheiros, aliás, muitas corridas tem o Tomé dado nestes pinhais!

Estou a ver que o melhor é começar a ir à rua só de trela, ele vai ficar triste mas de facto são tantos os possíveis perigos que mais vale prevenir que remediar... roll

Obrigada pelas informações úteis.
[/u]
Daqui para a frente já praticamente todas as processionárias estão sob a forma de pupa debaixo do solo, pelo que não representam perigo.
O perigo está mesmo quando estas lagartas terminam o seu ciclo larvar e descem dos pinheiros em fila indiana (daí o nome processionária) percorrendo o solo para "empupar". Os casos mais tardios são observados em Maio, pelo que a partir de Junho deixa de haver problema.
Este ano deixei de as observar a partir dos meados de Abril aqui por estas bandas.

As reacções alérgicas podem ter as mais variadas causas (muitas vezes desconhecidas) e depender do animal em si. Por isso o melhor é andarmos sempre atentos aos canitos e ter sempre á mão um nº de urgência.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kittenlai
Membro
Registado: quarta abr 26, 2006 8:53 am

sexta mai 05, 2006 9:35 am

Infelizmente não consegui contactar com o hospital do restelo, e como vivi na Cova da Piedade fui directa para lá..
A scalibor protege contra as pulgas, carracas, mosquitos...
Convém dar um desparasitante na mesma de x em x meses e o comprimido...
Mas sem dúvida a scalibor é a mais eficaz e qualquer cão a deve ter...
Pois nao é só a lagarta do pinheiro mas também outros insectos perigosos que andam por aí...
Em relacão a vires à Areia Branca avisa-me assim podemos conhecer-nos e os nossos animais tb!! Conheces a familia quarteto!!! hihihhi
Beijocas
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mai 05, 2006 10:41 pm

O melhor é memso ligar logo p'ara o veterinario...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado mai 06, 2006 1:36 pm

Fang observam-se muitos casos destes no Verão.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado mai 06, 2006 5:36 pm

Eu já experimentei consultar vários veterinário por uma alergia que aparece no meu cão nesta altura; se eu não fico atenta ele fica com feridas em volta do pescoço e nas bochechas. É claro que nunca ficou muito mal porque foi ao veterinário mal eu notei que estava a passar-se alguma coisa estranha.

O tratamento até agora é apenas umas injecções de cortisona no primeiro ano que lhe apareceu esta alergia(sazonal) :?
O pescoço é lavado com betadine e aplicado creme cicatrizante... :?
E uso frontline, stronghold para o proteger dos parasitas externos.

Este ano já estou à espera quando dos primeiros sinais para actuar.

As alergias :evil: E picadas... :evil:
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”