Estive algum tempo a pensar se haveria de publicar isto aqui ...
A historia que vos conto, é uma historia que já aqui foi contada muitas vezes. Infelizmente e pelas piores razões.
Como alguns de vocês sabem, tenho a sorte de partilhar a minha casa com alguns canitos. Canitos esses que fazem parte da minha familia!
Solidária com uma causa, propus-me a ajudar uma raça. O Podengo Portugues Grande de Pelo Liso.
Alguns mesinhos de procura e deparei-me com o sr. João Joaquim Leite Perry, do canil "do vale do sorraia". O unico criador registado que encontrei ainda em actividade.
Após contacto fomos informados que tinha uma ninhada recem-nascida. Meteram-se as férias da Pascoa e logo contactados para irmos ver a cachorra.
Chegamos lá e deparamo-nos com o pior cenario possivel. Um predio velho no centro de Coruche, onde supostamente mantinha os cachorros, ja que, e cito "na quinta eram roubados".
Apresentaram-nos duas cachorras, magras, subnutridas e com cheiro horrivel. Supostamente teriam sido vacinadas.
Enfim, um cenario que qualquer pessoa viraria as costas e ia embora. E sem duvida, que seria a atitude mais correcta a tomar.
No entanto, com pena das cachorrinhas e numa tentativa de proporcionar a dignidade que nunca teve, escolhemos uma cachorrinha, pagamos e viemos embora. Ingenuamente ou não, pensamos que o estado lastimavel em que se encontrava depressa seria ultrapassado com boa alimentação e cuidado.
Quando saímos do prédio, indagamos pelo boletim de vacinas o qual foi-nos informado que seria enviado por correio.
A viagem de volta a casa fomos presentados com uma diarreia liquida e fetida. Durante a noite diarreia e vomitos. Recusou-se a comer e a beber.
A situação manteve-se durante o inicio do dia, com uma diarreia hemorragica. Fomos ao veterinario onde ficou internada. Confirmou-se parvovirose.
Continua internada com prognostico reservado.
O criador após ser contactado "ah, se está com parvovirose apanhou-a em sua casa e a diarreia é da ração que lhe deu". As conversas posteriores prefiro não as publicar para não ofender ninguém.
Não quero com este post difamar ninguém, porque o que aqui está escrito é pura verdade e pode ser confirmado, mas sim alertar para os ditos canicheiros que aqui se falam ...