O problema Ó canary é que você canta sem saber o que diz...quando não se sabe...o melhor era estar calado..é a conta dos cvanários que cantam demais sem saber que tantos animais são maltratados--------------------------------------------------------------------------------
boas!
Obrigado fang.....pela melhor informação
Idade para cruzar
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm
Os criadores de vão de escada que conheço são vários, alguns que o são há uns quinze anos, os meus cães são de criadores de vão de escada. Se me "enxofro", como diz, é porque o assunto é reincidente. Julgam, condenam, etc, sem conhecer ninguém e afastam quem realmente quer aprender qualquer coisa. Estudam todos pela mesma cartilha. Há meia dúzia de iluminados e o resto são seguidores que debitam o mesmo discurso. desculpe, mas cansa-me tanta prosápia.
boas
boas
-
- Membro Veterano
- Contacto:
A sua prosápia é que é cansativa, numa mensagem diz que sabe pouco sobre cães e noutro mais à frente já diz para terem atenção porque sabe bem do que fala. Decida-se.
A mim cansa-me é pessoas que gostam de se armar em defensoras da ignorância e da mediocridade...talvez por se reverem na mesma.
Saravá.
A mim cansa-me é pessoas que gostam de se armar em defensoras da ignorância e da mediocridade...talvez por se reverem na mesma.
Saravá.
-
- Membro
sei pouco de facto, e o pouco que sei aprendi com quem sabia muito mais que os experts que aqui andam. talvez um dia possa contar consigo para me ensinar alguma coisa. Não gostamos é da mesma raça, mas não tem prolblema.
sarava para si também.
sarava para si também.

A forista está de tal forma preocupadissima em fazer as coisas bem feitas,que nem pos cá mais os pés.
Mesmo que fosse para dizer que não entende, não concorda, fazer perguntas etc etc.
Garantidamente no dia em que me desse uma coisa ruim pela cabeça e me decidisse a fazer uma coisa sem conhecimentos nenhuns, que quisesse começar pelo fim (ainda que pensasse na minha inocencia estar a fazer uma coisa perfeitamente normal) se ao perguntar tivesse de facto tantas opiniões contrarias áquilo que pretendia fazer, RESPONSAVELMENTE iria perguntar, perguntar, perguntar ate que não me resta-se uma unica duvida...
A mim esta falta de interesse por este topico pela sua autora so demosntra que ou é topico para provocar (ultimamente tem aparecido por cá varios) ou então esta-se perfeitamente nas tintas para a cadela e fez a pergunta tipo retorican e a esta horas ja devem vir uns quantos desgraçados a caminho.
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

Siioux... és tão má

Prontes...

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bom dia!
O Vasvov fala, fala, fala....mas e o tópico!!???Qual é para si a idade para cruzar? Já que quer intervir neste tópico exponha a sua ideia e justifique.
A siinoux é fantástica!!!! Mas tb ainda não a ouvi falar sobre o tópico...aí sim ela terá a oportunidade de brilhar, mostrando aos ignorantes os profundos conhecimentos que possui!!! é que é uma pena limitarem-se à critica..pura e simples...Soltem a vossa inteligência! Soltem os vossos conhecimentos! Partilhem a vossa sabedoria!
Tanta inteligência reprimida pode ser mau!
"Eu só sei que nada sei".....é preciso saber-se mt para se dizer isto.
Só aparentemente esta frase é paradoxal
Canary
O Vasvov fala, fala, fala....mas e o tópico!!???Qual é para si a idade para cruzar? Já que quer intervir neste tópico exponha a sua ideia e justifique.
A siinoux é fantástica!!!! Mas tb ainda não a ouvi falar sobre o tópico...aí sim ela terá a oportunidade de brilhar, mostrando aos ignorantes os profundos conhecimentos que possui!!! é que é uma pena limitarem-se à critica..pura e simples...Soltem a vossa inteligência! Soltem os vossos conhecimentos! Partilhem a vossa sabedoria!
Tanta inteligência reprimida pode ser mau!
"Eu só sei que nada sei".....é preciso saber-se mt para se dizer isto.
Só aparentemente esta frase é paradoxal
Canary
-
- Membro
Meus amigos e minhas amigas, para terminar quero apenas dizer umas coisitas.
Estou a escrever para todos os criadores idoneos que deram o seu contributo para enriquecer este tópico, e também para todas as Maria vai com as Outras, que são em maior número do que os primeiros.
Presentemente dedicam-se, seja ou não hobby, à actividade de criar cães, certo? Bom, das duas uma, ou já nasceram ensinados e com uma vocação especial ou tiveram que aprender com alguém, como os demais mortais.
Ora bem, se assim foi, deve ter sido mais ou menos assim: Há muito tempo, tinham um caõzinho, ou uma cadelinha da raça, o vosso primeiro cãozinho, um pet, bonitinho, de que gostavam muito, que compraram ou alguém vos deu. Gostavam tanto do cãozinho que, talvez até pelas mesmas razões que levaram a forista a colocar a questão que desenrolou esta converseta, decidiram, sem que tivessem qualquer experiência na matéria, cruzá-lo, sem se perguntarem o que fazer aos cães depois, ou onde colocá-los, ou se ficavam bem, etc. Tudo questões secundárias. Assim foi. Cruzaram o cãozito e, até que não correu mal.
Os cachorros eram giros, deram-se, ou venderam-se, todos. A partir daí decidiram, qui ça, apresentar o cãozito nas exposições. Aí ganharam, ou não, umas coisitas.
Passo seguinte, falar e aprender alguma coisa com que já sabe. Nas exposições vêem-se outros cães, comparam-se com o nosso, vêem-se também criadores de verdade, a quem se perguntam umas coisitas a que eles, se tiverem paciência, respondem. A seguir incrição no clube de raça respectivo. Depois ser sócio do CPC.
Passo seguinte, um afixo.
Assim, bem documentado, toca a comprar bons cães, agora já sabem onde, seja em Portugal, seja fora. Passo final, aventurar-se a criar cães. Pergunto eu, se, quando começaram, e humildemente pediam informações, que "absorviam avidamente", aos criadores mais experientes, estes vos tivessem respondido como vocês respondem a partir deste "palanque" a quem faz perguntas sobre cruzar cães? Aprendiam por conta própria.? Quando fizeram a primeira ninhada, o que é que sabiam sobre o assunto? Certamente muito pouco. desistiram de a fazer por isso? E hoje quando vos perguntam alguma coisa, em vez de responder e ensinar aos outros o que aprenderam, aqui del rei, que o desgraçado, imediatamente qualificado como criador de vão de escada quer cruzar a cadela ou o cão. O que vai ser dos cachorros. Cruzamentos, só são permitidos os que são feitos com os vossos cães. Isso sim, é consciente.
Para terminar, não faço criação, nunca fiz, a minha cadela tinha de ser inseminada e por isso, com muita pena minha, optei por não a cruzar. Se é boa? modéstia à parte, é excelente. Aliás, tenho excelentes cães, todos do mesmo "criador de vão de escada" (excepto um, que importei e que vou buscar este mês) há já quinze anos. Sei reconhecer bons cães. Faço exposições de cães, e tenho ganho algumas coisitas, há já quinze anos também. Se calhar ando nisto há bem mais tempo do que os "eruditos" na matéria que aqui andam.
Experiência? Tenho. Conhecimentos? Tenhos bastantes. Contactos? Tenho muitos.
Sabem além de burra e sensível (foi isso, não foi?), sou muiiiito arrogante mas aqui encontrei gente à altura. Pelo menos não tenho a veleidade de ditar sentenças nem de achar que tenho autoridade sobre os outros. Se nunca vos fiz ataques pessoais, porque não vos conheço, podiam ter feito a bonita figura de evitar falar de quem desconhecem. Não há nada pior do que falar do que não se sabe e querer dar ar de que conhece o assunto a fundo.
Dou por terminada a minha participação nesta pessegada.
Fiquem bem
Estou a escrever para todos os criadores idoneos que deram o seu contributo para enriquecer este tópico, e também para todas as Maria vai com as Outras, que são em maior número do que os primeiros.
Presentemente dedicam-se, seja ou não hobby, à actividade de criar cães, certo? Bom, das duas uma, ou já nasceram ensinados e com uma vocação especial ou tiveram que aprender com alguém, como os demais mortais.
Ora bem, se assim foi, deve ter sido mais ou menos assim: Há muito tempo, tinham um caõzinho, ou uma cadelinha da raça, o vosso primeiro cãozinho, um pet, bonitinho, de que gostavam muito, que compraram ou alguém vos deu. Gostavam tanto do cãozinho que, talvez até pelas mesmas razões que levaram a forista a colocar a questão que desenrolou esta converseta, decidiram, sem que tivessem qualquer experiência na matéria, cruzá-lo, sem se perguntarem o que fazer aos cães depois, ou onde colocá-los, ou se ficavam bem, etc. Tudo questões secundárias. Assim foi. Cruzaram o cãozito e, até que não correu mal.
Os cachorros eram giros, deram-se, ou venderam-se, todos. A partir daí decidiram, qui ça, apresentar o cãozito nas exposições. Aí ganharam, ou não, umas coisitas.
Passo seguinte, falar e aprender alguma coisa com que já sabe. Nas exposições vêem-se outros cães, comparam-se com o nosso, vêem-se também criadores de verdade, a quem se perguntam umas coisitas a que eles, se tiverem paciência, respondem. A seguir incrição no clube de raça respectivo. Depois ser sócio do CPC.
Passo seguinte, um afixo.
Assim, bem documentado, toca a comprar bons cães, agora já sabem onde, seja em Portugal, seja fora. Passo final, aventurar-se a criar cães. Pergunto eu, se, quando começaram, e humildemente pediam informações, que "absorviam avidamente", aos criadores mais experientes, estes vos tivessem respondido como vocês respondem a partir deste "palanque" a quem faz perguntas sobre cruzar cães? Aprendiam por conta própria.? Quando fizeram a primeira ninhada, o que é que sabiam sobre o assunto? Certamente muito pouco. desistiram de a fazer por isso? E hoje quando vos perguntam alguma coisa, em vez de responder e ensinar aos outros o que aprenderam, aqui del rei, que o desgraçado, imediatamente qualificado como criador de vão de escada quer cruzar a cadela ou o cão. O que vai ser dos cachorros. Cruzamentos, só são permitidos os que são feitos com os vossos cães. Isso sim, é consciente.
Para terminar, não faço criação, nunca fiz, a minha cadela tinha de ser inseminada e por isso, com muita pena minha, optei por não a cruzar. Se é boa? modéstia à parte, é excelente. Aliás, tenho excelentes cães, todos do mesmo "criador de vão de escada" (excepto um, que importei e que vou buscar este mês) há já quinze anos. Sei reconhecer bons cães. Faço exposições de cães, e tenho ganho algumas coisitas, há já quinze anos também. Se calhar ando nisto há bem mais tempo do que os "eruditos" na matéria que aqui andam.
Sabem além de burra e sensível (foi isso, não foi?), sou muiiiito arrogante mas aqui encontrei gente à altura. Pelo menos não tenho a veleidade de ditar sentenças nem de achar que tenho autoridade sobre os outros. Se nunca vos fiz ataques pessoais, porque não vos conheço, podiam ter feito a bonita figura de evitar falar de quem desconhecem. Não há nada pior do que falar do que não se sabe e querer dar ar de que conhece o assunto a fundo.
Dou por terminada a minha participação nesta pessegada.
Fiquem bem
Só por curiosidade, porque não respondeu então à forista ajudando-a na sua duvida?margarido01 Escreveu: Para terminar, não faço criação, nunca fiz, a minha cadela tinha de ser inseminada e por isso, com muita pena minha, optei por não a cruzar. Se é boa? modéstia à parte, é excelente. Aliás, tenho excelentes cães, todos do mesmo "criador de vão de escada" (excepto um, que importei e que vou buscar este mês) há já quinze anos. Sei reconhecer bons cães. Faço exposições de cães, e tenho ganho algumas coisitas, há já quinze anos também. Se calhar ando nisto há bem mais tempo do que os "eruditos" na matéria que aqui andam.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Não me parece que tenham sido assim muito agressivas ou desmotivadoras...margarido01 Escreveu: Pergunto eu, se, quando começaram, e humildemente pediam informações, que "absorviam avidamente", aos criadores mais experientes, estes vos tivessem respondido como vocês respondem a partir deste "palanque" a quem faz perguntas sobre cruzar cães?

texuga Escreveu: Procriar para quê???![]()
yahpin Escreveu: Boa Tarde Anapaulo
O melhor seria na minha opinião informar-se bem quanto às questões de procriação, estudar sobre a matéria porque uma vez sendo uma opção da sua parte, deverá ser uma opção consciente e estudada para que saiba exactamente o que fazer.
De qualquer forma, e não sabendo os motivos da sua intenção, parece-me que seria bom dar uma vista de olhos pelas páginas das assciações que ajudam os animais, e constactar com a realidade que temos.
Infelizmente já são muitos os animais abandonados, e sem querer sequer pôr em causa as suas intenções e o a sua responsabilidade, às vezes é bom reflectirmos sobre determinados assuntos
![]()
Mais vale às vezes deixarmos para quem sabe da matéria, como se costuma dizer, a procriação e lutarmos sim para que não hajam mais cães e gatos abandonados.
Aconselho uma visita ao site que mencionei na minha mensagem anterior![]()
Se ainda assim mantiver a sua opção de fazer criacção com a sua cadela, então informe-se bem da raça da cadela, do pedigree da cadela, bem como das caracteristicas do macho com que irá fazer o cruzamento, sem esquecer as questões genéticas, os problemas hereditários, como também as despesas associadas...a monta, uma possível cesariana no caso de algo correr mal, alimentação propria para a cadela no antes, durante e após o nascimento dos cachorros, nas vacinações e desparatisações dos cachorros e da cadela, nos testes de despiste de determinadas doenças associadas à raça, enfim uma série de situações que estão implícitas no acto de procriação consciente de cães/raças, e nos quais na verdade estou bem longe de estar à altura de a poder esclarecer![]()
canary Escreveu: Olá! anapaulo,
A tua cadela está, com toda a certeza, numa óptima idade para procriar. A idade limite anda por volta dos 10 anos.
Boa sorte e informa-te bem acerca das qualidades que deve ter o macho.
yahpin Escreveu: Pois, ao que parece, a pessoa mais interessada, quem abriu o tópico, não voltou a participar
Mais me parece que não há necessidade de entrar em conflitos quando o único objectivo é sensabilizar as pessoas do que se tem vindo a passar.
Já agora questiono, se efectivamente a forista Anapaulo está ciente dos custos que eu mencionei e que mais uma vez sublinho que concerteza não serão os custos na totalidade pois não estou exactamente dentro do assunto.
fang Escreveu:REGULAMENTO DO LIVRO DE ORIGENS PORTUGUÊS, Capítulo IIcanary Escreveu: Olá! anapaulo,
A tua cadela está, com toda a certeza, numa óptima idade para procriar. A idade limite anda por volta dos 10 anos.
Boa sorte e informa-te bem acerca das qualidades que deve ter o macho.
in: http://www.cpc.pt
Código: Selecionar todos
Artigo 7º Limites de utilização dos reprodutores 1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12 meses de idade exceptuado-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser utilizados a partir dos 18 meses. 2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade. 3. [b]As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.[/b] 4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses. 5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida. 6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração dos limites de idade dos reprodutores.
Continuo sem perceber uma coisa.
Onde para a pessoa mais interessada no assunto?!
Onde para a pessoa mais interessada no assunto?!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Obrigada nina eu sei que sou fantástica e qdo leio pérolas “tuas” ainda me acho mais fantástica e orgulho-me IMENSO em ser como sou. Qto ao facto de insistires no facto de não ter respondido à pergunta inicial eu digo : NÃO ACONSELHO NINHADAS A NINGUÉM, pois estamos a atingir todos os limites para lá do que é razoável em matéria de animais abandonados.canary Escreveu: A siinoux é fantástica!!!! Mas tb ainda não a ouvi falar sobre o tópico...aí sim ela terá a oportunidade de brilhar, mostrando aos ignorantes os profundos conhecimentos que possui!!! é que é uma pena limitarem-se à critica..pura e simples...Soltem a vossa inteligência! Soltem os vossos conhecimentos! Partilhem a vossa sabedoria!
Canary
Aqui está a revelação final com este pequenino pedaço percebi bem de onde vinha tanto “conhecimento” enfim é por estas e por outras que acho que os animais da nossa “aldeia” sofrem tanto. A ignorância efectivamente não tem limites e a falta de senso comum é brutal.margarido01 Escreveu:
Continuem a colocar as cadelas a parir que aqui as otárias que andam nas ruas e nos canis a esterilizar vão continuar na sua luta diária no seu remar contra a maré constante afinal de contas alguém tem que nos manter ocupadas não é senhoras iluminadas
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Vê-se pelo tipo de intervenções que sempre teve aqui na arca...Deixe-me adivinhar é amiga do criador em dois países que abatia parte da ninhada porque fazia mal à cadela ter mais de 4 cães...Experiência? Tenho. Conhecimentos? Tenhos bastantes. Contactos? Tenho muitos.
Qual pessoa interessada? Ah a pessoa que abriu o topico? É que do abrir um topico ao estar verdadeiramente interessada vai um longo caminhoOnde para a pessoa mais interessada no assunto?!

criador em dois países que abatia parte da ninhada porque fazia mal à cadela ter mais de 4 cães...