Doença do Pinheiro e os seu perigos com os nossos fieis amiguinhos de 4 patas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda dez 30, 2002 11:17 pm

Optimo Nuria.

Não fazia a minima ideia que isso existia.É muito melhor que queimar os "ninhos" nos pinheiros
Nuria Escreveu: Ok, então aqui ficam os contactos:

Telefone: 212333019
E-mail: [email protected]

Para quem estiver interessado, quando telefonarem peçam uma armadilha para Processionárias(nome das lagartas)+ feromona+ insecticida.
Quando já tiverem a dita armadilha, é aconselhável colocar entre Junho a finais de Setembro.

Cumps
pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

segunda dez 30, 2002 11:36 pm

Nuria Escreveu: Ok, então aqui ficam os contactos:

Telefone: 212333019
E-mail: [email protected]

Para quem estiver interessado, quando telefonarem peçam uma armadilha para Processionárias(nome das lagartas)+ feromona+ insecticida.
Quando já tiverem a dita armadilha, é aconselhável colocar entre Junho a finais de Setembro.

Cumps
Thanks Nuria
nizi
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2001 10:47 am

quarta jan 29, 2003 8:12 am

Bom dia a todos,

puxei este tópico, porque chegou a altura de estarem todos muito atentos: As lagartas já andam por aí! Ontem à tarde foi a vez da minha Giga (Labrador) que depois de um passeio no campo, começou a vomitar e a babar-se. Ao observá-la mais atentamente vi que a língua tinha começado a inchar e fui logo para o Veterinário onde foi tratada a tempo. Tenham cuidado com os passeios nos pinhais até Abril e estejam atentos a estes sintomas.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta jan 29, 2003 10:02 am

Estas lagartas são realmente horríveis ....
Aqui há uns tempos também tosquiei uma cadelinha que não tinha língua devido a ter sido mordida por uma lagarta dos pinheiros.
Com o Oscaar tenho bastante cuidado, mas se uma pessoa se descuida :| :|
asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

quarta jan 29, 2003 10:05 pm

olá a todos este assunto é muito sério não só para os nossos amigos como tambem para humanos pois as lagartas têm um (veneno )que faz uma comichão horrivel e umas dores e deve-se consultar sempre um médico .na zona onde moram os meus pais existem muitos pinhais e na primavera quando as lagartas andam mais á vista existem muitos animais cujos os donos ainda não sabem dessa praga que morrem ............ tenham cuidado
asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

quarta jan 29, 2003 10:05 pm

olá a todos este assunto é muito sério não só para os nossos amigos como tambem para humanos pois as lagartas têm um (veneno )que faz uma comichão horrivel e umas dores e deve-se consultar sempre um médico .na zona onde moram os meus pais existem muitos pinhais e na primavera quando as lagartas andam mais á vista existem muitos animais cujos os donos ainda não sabem dessa praga que morrem ............ tenham cuidado
cteles
Membro Júnior
Registado: sábado dez 28, 2002 9:08 pm
Localização: 1 yorky 1 briard 1 raf.alentejano, 1 gata persa, 2 cavalos, etc...

quarta jan 29, 2003 11:29 pm

Eu vou todos os fins de semana para o campo onde tenho um pinhal enorme mesmo ao pé de casa.
O meu Freak adora mordiscar as ervas junto aos pinheiros.
Apesar de conhecer a praga, e os seus efeitos no homem e de saber localizar as árvores atacadas através dos ninhos da Processionária, fiquei agora muito mais alerta para o assunto pois não imaginava os efeitos devastadores num cão sobretudo do tamanho do meu.
Alguem conhece um antidoto que possa ser aplicado de imediato ?
O meu problema é que não posso evitar que o cão vá para os pinheiros, e o vet. mais perto é a 30 Km e ao fim de semana ...... nem sempre está.
Obrigado por antecipação pelas dicas que me possam dar
Zé Teles
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quinta jan 30, 2003 10:14 am

Não fazia ideia que existia este perigo nos pinhais. Os sítios onde costumo levar os meus cães para brincarem normalmente são pinhais. Acho que nunca encontrei nenhum ninho de lagartas com foi descrito. Ninguém arranja uma foto do maldito ninho para que quando encontrar algum o possa identificar imediatamente ?
Ou o nome científico para fazer uma busca na net.

Obrigado,

Abraços.
varsenio
Membro

quinta jan 30, 2003 10:29 am

Já encontrei o nome científico:

A Thaumetopea processionea é a processionária-dos-carvalhos.

A Thaumetopea pinivora é a processionária dos pinheiros.

Segundo informação da Universidade Técnica de Lisboa, as danadas das lagartas vivem na base das árvores à qual sobem em fila à noite para comerem as folhas.
Sinais clínicos: quando os animais contactam com estas lagartas através da lambedura, desenvolvem em muito pouco tempo reacções anafiláticas, com ou sem repercussões gerais, que se caracterizam por edema acentuado da língua, a qual, se o animal não for tratado rapidamente, acaba por necrosar, tomando uma côr negra, e finalmente acabando por cair.

Vou procurar fotografias desde bichinhos horríveis. Se encontrar coloco aqui um post.

Abraços.
varsenio
Membro

quinta jan 30, 2003 10:53 am

Afinal a variante mais comum nos pinheiros é a Thaumetopea pityocampa. Já encontrei uma página em espanhol que explica tudo sobre a expécie e tem várias imagens dos ninhos, lagartas e borboletas.
Tem também um calendário para combate à pragas.

Espero ter ajudado. Pelo menos assim já "as conheço" e posso mais eficazmente proteger os meus cães (e os de outras pessoas eventualmente).

A página:

http://www.aragob.es/ambiente/05mednat/ ... 0_0202.htm

O Ninho das malvadas:

Imagem

As horríveis lagartas:

Imagem

Imagem

A nefasta borboleta:

Imagem
varsenio
Membro

quinta jan 30, 2003 11:03 am

Já agora, o ciclo biológico das malvadas (em Italiano):

Imagem

A página é: http://www.regione.veneto.it/agricoltur ... onaria.htm

Exemplo de um pinheiro infectado:Imagem
varsenio
Membro

sexta jan 31, 2003 10:21 am

Vou puxar isto pq acho que é importante. Todos devem estar informados sobre este perigo.

Abraços.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jan 31, 2003 10:29 am

Bom trabalho, Varsenio!

Já tinha visto estes ninhos, mas não tinha ideia do perigo que representavam.:evil:

Obrigada pelas informações!
pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

sexta jan 31, 2003 1:54 pm

Agradeço ao varsénio pelas fotos tiradas e colocadas aqui no post. Esta é a altura ideal para acabar com este tipo de bichinho feio :evil: elas estão a criar casulos e e altura ideal para cortar as ramas infectadas.

Aqui na zona com tanto pedido que fiz finalmente andam imaginem a vacinar os pinheiros.

da minha parte e tudo

Abraços
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

sexta jan 31, 2003 2:04 pm

Olá boa tarde a todos;

Ainda bem que avisam para mim era uma doença totalmente desconhecida, obrigado pelo aviso e farei tb um forward dos meus e-mail's para alertar..

Saudações
Responder

Voltar para “Cães”