Mera curiosidade...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

quinta jan 30, 2003 9:12 am

Olá,

Já há algum tempo que ando para colocar esta duvida aqui no forum.
Porque é que os cães quando alçam a perninha para marcar o território, logo a seguir «raspam» a terra ou as ervas???? Faz parte do ritual da marcação de território???
É que o mais curioso, ou não, é que nem sempre esta situação acontece, pelo menos com o Simão, ou seja, ele farta-se de «levantar a perninha» ao longo do passeio mas, só em alguns sitios é que ele raspa com as patas traseiras e, por vezes, emite um som parecdo com o rosnar mas não tão forte :roll:
Gostava de perceber o porquê desta situação, não deveras importante, mas por curiosidade gostava que alguém me explicasse, se possível.

Desde já o meu obrigado :D

Cumpts.,

Olga
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 30, 2003 9:55 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:40 am, editado 1 vez no total.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 30, 2003 10:00 am

Esse comportamento normalmente dominancia. O cao esta a tentar que o odor da sua marca territorial se expanda.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta jan 30, 2003 10:35 am

Olá Olga,

O Oscaar também tem essa reacção na rua, apesar de não ser sempre ( só não levanta é a pata :roll: :roll: )
O que eu sei em relação a esse comportamento, tal como referiu a Nanico, é o cão a demonstrar o seu sentido de dominância.

Por acaso o Oscaar tem uma coisa curiosa: quando está ao pé de outros cães levanta a pata ( e mesmo assim não é sempre), quando está só connosco, qual quê, levantar a pata dá muito trabalho :roll: :roll:
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta jan 30, 2003 10:45 am

A raspagem do chão (terra) com as patas destina-se a reforçar o sinal olfactivo (urina) com o sinal visual (terra revolvida). Também, ao fazer isso, está a deixar mais marcas olfactivas (cheiro das patas). Provavelmente ele fará mais isto nos sítios onde encontra marcas de certos outros cães a quem ele pretenda dizer "Também estive aqui".

Ora, mais palavras para quê?!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

quinta jan 30, 2003 4:12 pm

Olá,

Obrigada pelas explicações :lol: :lol:
Já me «mataram a curiosidade» ;)

Cumpts.,