Cão vadio incompatibilizado com menina deficiente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta jan 29, 2003 5:58 pm

Olá a todos,

acabei de receber este mail da União Zoófila.

Se alguém tiver alguma sugestão, já sabem, é sempre bem vinda.

Passo a transcrever:
Gostava de pedir a ajuda do grupo da rede animalista para o seguinte: vivo no Parque das Nações, e existem aqui diversos cães abandonados.
Há um em especial que é bastante grande (um pouco maior que um pastor alemão), e que é muito agressivo. Acontece que infelizmente tenho uma filha que é deficiente física além de outros problemas de saúde, tem pouco equilíbrio e coxeia bastante. Talvez por causa disso, os cães estranham os movimentos que ela faz, e atiram-se.
Moramos aqui há 3 anos, e raramente a minha filha filha pode sair sózinha, por causa do perigo que os cães representam para ela. Faz 3 anos que está em "prisão domiciliária".
Gosto muito de animais, tivemos um cão durante 12 anos que morreu para nossa grande tristeza, mas esta situação é muito complicada, porque tenho muita pena dos animais abandonados, mas tenho mais pena da minha filha que lutou tanto e tanto para sair da cadeira de rodas, e neste momento, se eu não puder sair com ela, fica a ver a rua da janela. Há muitas pessoas que pensam que os cães têm todos os direitos, e que as pessoas não têm, e quando não os abandonam andam com eles à solta sem pensar que que a liberdade de cada um acaba quando começa a do outro. Não tem conta as vezes que já me pus em frente dela para a defender e evitar que seja mordida. Mesmo que não lhe cheguem a morder, só o facto de se lhe atirarem para cima já faz com que caia ao chão. E como só em coma, em 24 anos já ficou três vezes, gostaria de saber se alguém tem alguma ideia para a ajudar, pelo menos a levar o tal cão que é bastante agressivo daqui.
Muito Obrigada Maria Ferreira
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 29, 2003 7:17 pm

Peço muito desculpa porque penso que o que vou dizer é muito impopular:

se não houver alguma associação ou entidade disposta a ir buscar o cão na minha opinião têm de se comunicar a situação à câmara para esta ir sacar o cão da rua.

O coitado é vadio e ameaça uma pessoa !
O cão tem de sair da rua.
Neste caso não vejo outra solução.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jan 29, 2003 7:27 pm

A saúde pública nunca é impopular aisd. Gostar de animais não significa cegueira da razão...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jan 29, 2003 8:14 pm

Só há duas soluções... ou algum particular recolhe o animal, ou recolhe o canil...
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta jan 30, 2003 3:23 pm

Olá,
vamos por partes
1º se o cão é agressivo não pode andar na rua sozinho, pois sendo abandonado até pode ser portador de alguma doença

2º toda a gente tem a noção de que se chamarem a "carroça" o animal vai ser abatido,( não estou a dizer que seja a pior solução), mas acho que 1º devem-se tentar outras alternativas.

Ladybird, não sei se tem contacto com a sra. em questão, mas 1º acho que ela deve tentar contactar associações de recolha e não a CM. Ela que entre em contacto com a União Zoofila, Canis particulares, que antes de o abaterem , sem sequer tentar saber se ele é ruim ou não, tentem dar-lhe uma oportunidade de vida.

Esta é a minha opinão, não quer dizer que seja a mais correcta.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta jan 30, 2003 3:31 pm

Pois é Dora,

este mail foi-me enviado pela UZ.... também eu não sei o que fazer ou dizer... aliás não há muito mais a dizer....

Quis apenas partilhar isto convosco.

Obrigado :|
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 30, 2003 4:32 pm

Olá,
Eu, pessoalmente, não sei se gosto do termo "associações de recolha" (sem ofensa)! Eu também recebi este mail e a minha opinião foi que este assunto deveria ser encaminhado para a Camara Municipal. De facto, se se verificar que o cão é mesmo agressivo ( e ainda por cima de grande porte), devemos ter isso em conta e providenciar antes de mais a protecção de pessoas e outros animais.
Não sei se alguma associação tem condições para recolher este tipo de animais! Um cão de grande porte, agressivo, não é fácil de adoptar! Por isso o destino dele seria, muito provavelmente, ficar encerrado numa boxe até ao fim dos seus dias! Boxe essa que poderia entretanto ser ocupada por vários cães com mais hipoteses de serem adoptados e salvos! Teriamos assim que, por causa de UM cão problemático, estariamos a inviabilizar o salvamento de uma serie de cães com possibilidade de serem salvos!
Isto pode parecer demasiado 'frio', mas perante meios e recursos que são escassos há que racionalizar! As associações não têm condições para se tornarem depósitos de cães...... recolhem-se lá umas dezenas ou centenas e depois não se recolhe mais nenhum porque não há espaço! Se possível, devem recolher-se os animais que têm mais hipoteses de ser adoptados, para haver maior rotatividade e com isso mais salvamentos!

Claro que, se possível, não custa nada verificar antes de mais se a historia relatada é mesmo verdadeira ou se há aqui alguma ponta de exagero. Em conformidade com esta avaliação, se por exemplo se verificar que o cão afinal até nem é nada agressivo, pode até ser que se possa dar-lhe uma boa oportunidade.

Esta é a minha opinião pessoal.

Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”