Morte de cão esquisita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mai 19, 2006 9:33 am

Eu não acho muito boa nem a atitude do veterinário que dá a anestesia nem a do responsável do animal.

Existem outros anestésicos, açaimes e outros métodos em alternativa à anestesia geral...Eu já vi alguns animal a serem suturados sem ser preciso anestesiar e eram bem difíceis esses animais, mas houve sempre soluções e o médico veterinário fez o trabalho na perfeição. Mas neste caso eu não sei o que levou o veterinário a optar por anestesia geral.

Existe uma confusão enorme... é falar sobre suposições... :roll:

Eu acho que compete ao veterinário expor o que deve ser necessário para um correcto procedimento. O dono deve ser minimamente informado mas o veterinário deve saber falar com os donos dos animais.

As pessoas infelizmente estão cada vez mais fechadas ao diálogo.

besourinha, deve avaliar o veterinário por situações concretas. O meu cão foi operado devido ao entrópio, fez análises o seu cão também fez ou vai fazer?
<p>susana</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 19, 2006 11:54 am

há tempos, o max teve um valente golpe numa almofada. o vet disse que não valia a pena coser. andou a antibióticos e com uma ligadura durante 1 mês.
quanto a morte inexplicavel por cirurgia- a lili. era muita nova e aparentemente, era saudável
anjjazul
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta mai 19, 2006 4:08 pm

Olá a todos

Obrigado pelas vossas opiniões.

Resposta à Susanastrat:

"besourinha, deve avaliar o veterinário por situações concretas. O meu cão foi operado devido ao entrópio, fez análises o seu cão também fez ou vai fazer?"

Agora de certeza que irei pedir, mesmo que fique mais caro, apesar de nunca ter tido razão de queixas da Vet., mas tb nenhuma das minhas cadelas fez uma operação. E não quero ter nenhum desgosto.

OBG
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 19, 2006 6:46 pm

Acho uma piada, leigos virem a um forum publico dizer o que é mais correcto fazer em caso de cortes nas almofadas...

Quem disse que não se deve anestesiar? Cada caso é um caso!

Muitas vezes os vets não anestesiam/sedam animais não é porque tenham medo que os animais morram ali na hora, mas porque os donos querem pagar o minimo dos minimos... e então que remédio senão nos sujeitarmos a levar dentadas ( que pode acabar com a nossa carreira ali mesmo se ficarmos com lesões permanentes..), causar dor e stress desnecessários ao bicho (há casos de animais que tiveram de estar ansaimados, com 4 ou 5 matulões em cima deles para lhes poderem fazer qq coisa e depois batem a bota devido ao stress) , levarmos com doses inaceitáveis de radiação durante um RX... etc, etc... mas isso é tudo muito aceitável pelos donos, pois claro...fica baratinho e é mais "seguro".. é só vantagens.

Eu acho muito bem que se anestesie os bichos de cada vez que a manipulação colocar um risco para eles ou para o pessoal médico, ora essa... seja em que situação for, desde um simples Rx até a um exame oral...

Claro que seria optimo fazer exames pré-anestesicos, mas mesmo que os donos paguem, mesmo que haja hipotese de fazer ali mesmo na clinica e no momento... existirão sempre casos em que tem que se anestesiar na hora devido a uma urgência.

Portanto, como ninguém aqui esteve lá para ver.. ninguém aqui tem que estar a julgar o veterinário sobre o que ele devia ou não fazer, PARA AQUELE CASO ESPECIFICO!

Ainda por cima a história só tem uma versão.. a versão da dona! Está cheia de buracos e é pouco especifica... ela sabe por acaso que anestesico foi usado em em que dose? Não. Portanto é uma completa perda de tempo estarmos aqui a especular sobre o "sexo dos anjos".

O que aconselho a fazer é levar o cão para uma autopsia e pedir um esclarecimento ao veterinário que o assitiu.

E fique mesmo assim sabendo que existem casos de morte que nunca se chega a perceber a causa e muitas vezes não tem nada haver com o veterinario fez ou deixou de fazer.. acontece!
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta mai 19, 2006 7:16 pm

Boa tarde

Pois é Elsa, foi o que eu disse, o melhor era levarem o cão ao Vet p/ser feita uma autópsia para se saber realmente qual a causa da morte, mas a dona é que sabe...
è como eu já disse até agora nunca tive razão de queixa da Vet onde vou, mas fiquei um pouco receosa com esta história, pq amanhã a Vicky vai ser operada e vou falar com a Vet sobre a operação (e sobre esta história), vou-lhe pedir para fazer as análises necessárias primeiro, e vou ver o que ela me diz.
Porque apesar de a Vicky só ter 6m e estar de óptima saúde há riscos e com estas histórias é que nós vamos aprendendo, eu tb n sabia que uma anestesia poderia provocar uma morte...

OBG
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 19, 2006 8:15 pm

Oh Besourinha.. não vale a pena ficar "encucada" com essa historia..

Se quer que lhe diga, a mim até me parece mais um caso de Septicemia ou qualquer coisa dessas do que da anestesia... mas já estou a especular também.. enfim.

Os acidentes anestesicos relacionados somente com a dose do anestesico, geralmente ocorrem DURANTE a anestesia, ou seja, quando o animal está com o anestesico no sangue e portanto a dormir. Quando acorda é porque correu tudo bem com a anestesia, certo?

Outros problemas que podem surgir são com o TIPO de anestesico... há alguns animais que podem fazer uma reacção anafilática ou uma reacção idiossincratica ( com efeitos inesperados). Isso é imprevisivel e é genético, mas geralmente ocorre no momento da indução anestésica.

Outros problemas ainda estão relacionados com o proprio estado de saude do animal. Um animal insuficiente cardiaco, hepático ou renal é um mau candidato para uma cirurgia. Assim como um anémico, com uma doença debilitante, canceroso, caquético, etc, etc. etc...

E depois existem os problemas com a cirurgia em si e respectivo pós-operatorio. Por vezes há pessoas que trazem uma cadela para ser castrada e no proprio dia deixam-nas andar aos pinotes pela casa... se uma daquelas ligaduras internas se rompe, a bicha morre com uma hemorragia interna e ninguem se apercebe. Depois a culpa é da anestesia e portanto do veterinario...

Agora não vale a pena dramatizar sobre as anestesias.. se for um animal saudável e novo as probabiliades de algo correr mal são infimas. Agora garanta que o seu animal faz os respectivos testes pré-operatorios.. idealmente ECG, Rx torax, Análises ao figado, rim e glicose e um hemograma e se o Vet achar que deve fazer mais ... faz.

Não se preocupe que vai correr tudo bem. É uma cirurgia super simples, rápida, com um pos-operatorio muito facil.

Converse com o Veterinário.. não há nada como isso para tirar duvidas de ultima hora.
susanastrat
Membro Veterano

sexta mai 19, 2006 10:49 pm

besourinha Escreveu:Porque apesar de a Vicky só ter 6m e estar de óptima saúde há riscos e com estas histórias é que nós vamos aprendendo, eu tb n sabia que uma anestesia poderia provocar uma morte...
Exactamente, é isso que tem de fazer. ;)

Analise sempre os tratamentos com o médico veterinário e coloque as suas dúvidas sempre, sem problemas...É o melhor para todos, inclusive para o veterinário, assim pode fazer o trabalho da melhor forma.

O meu cão foi operado aos 6 meses também, e nessa altura ele já tinha feito análises e exames se não for possível efectuar os exames necessários para a operação, não deve mostrar pressa em operar...mais dia menos dia. :?
Acho que a dona não sabe a causa da morte do cão, na verdade supõe. :roll:

Em relação, aos leigos comentarem os procedimentos do veterinário...é normal, os leigos comentam... todos somos leigos em alguma coisa.
Existem veterinários bons mas também existem os que não são.

É claro que não se deve fazer afirmações do género «esse veterinário é mau», nem existem razões para isso; ninguém fez isso, antes pelo contrário, porém debater opiniões não deve ser encarado como negativo.
Os veterinários na sua profissão são alvos de críticas de leigos tal como tantos outros comentam certamente outros profissionais; e o seu trabalho é colocado em causa tantas vezes por leigos...Não vejo qual será o problema fazer uma apreciação sobre...mas cada um tem a sua opinião.
Eu não gosto de falar muito nestas situações porque nada existe factos concretos.
Mas podemos fazer considerações sobre o quer que seja sem ofender ou denegrir. ;)
<p>susana</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mai 19, 2006 10:54 pm

Em relação, aos leigos comentarem os procedimentos do veterinário...é normal, os leigos comentam... todos somos leigos em alguma coisa.
Existem veterinários bons mas também existem os que não são

O problema é quando não se sabe que procedimentos foram usados e em que circunstancias...sinceramente este tópico é sem sentido nenhum...

Isto nem é diz que disse... é gulano que diz que beltrano disse que o sicrano disse....
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 20, 2006 12:38 am

VascoV Escreveu:O problema é quando não se sabe que procedimentos foram usados e em que circunstancias...sinceramente este tópico é sem sentido nenhum...

Isto nem é diz que disse... é gulano que diz que beltrano disse que o sicrano disse....
Exactamente, apenas existe da minha parte a opinião que a besourinha não deve alterar a confiança no veterinário por esta situação. Nem ela sabe ao certo o que aconteceu, como é normal. Mas ficar com receio também a percebo...pelo menos assim ela vai certamente ficar mais informada e pedir ao vet exames, ficou a saber que os donos evitam esses exames mas eles são necessários e podem evitar um dissabor.
O proveito que posso tirar é esse.

Mas o diz que disse, nunca disse nada a ninguém...
<p>susana</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado mai 20, 2006 8:05 am

Claro que seria optimo fazer exames pré-anestesicos, mas mesmo que os donos paguem, mesmo que haja hipotese de fazer ali mesmo na clinica e no momento... existirão sempre casos em que tem que se anestesiar na hora devido a uma urgência.
Pois o meu gato foi internado as 10 da manha e só as 4 da tarde é que começaram a castração, tiveram que mandar a recolha de sangue para o laboratorio e demorou bastante ( a mim pareceu bastante se calhar ate é o tempo normal).
Se fosse uma emergencia nunca haveria tempo para as analises, mas la esta emergencias são isso mesmo e não se controlam ;)
Eu espero não precisar mas se tiver que submeter os meus animais a cirurgias analises faço de certeza.
E no meu caso nem foram assim tão caras as analises custaram 25€, ok se pudesse não pagar era optimo, mas poder ficar com pesos na consciencia por 25€ na nem pensar.
Olha é menos uma ida ao cinema e menos um balde de pipocas. ;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado mai 20, 2006 10:52 am

De facto é muito engraçado espantarem-se com o facto do animal ter sido anestesiado para lhe suturarem uma almofada da pata!

O meu Max em Dezembro saltou sobre uma janela partida que estava junto a um contentor de lixo e cortou 3 artérias... estão a imaginar o meu pânico e o do meu marido com tanto sangue...ainda por cima às 11 da noite...

Chegámos ao Vet em 20 minutos (do Montijo a Queluz...)...
Apesar de o vet ter tentado suturá-lo apenas sedado, como o corte era profundo, atingiu um tendão e cada vez que lhe tocavam o animal contorcia-se de dores...claro que teve que ser anestesiado! Nem se conseguia ter feito de outro modo!

Cada caso é um caso e pelo que sei os Dalmatas são muito nervosos portanto terá sido talvez a única opção...
Como também aqui já foi dito, é muito estranho a anestesia ter provocado esse efeito posterior, uma vez que se algo tivesse que correr mal seria durante a anestesia e não alguns dias depois...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 20, 2006 11:29 am

O segundo vet, se me permitem e caso ele tenha mesmo feito as alegadas declarações sobre o seu colega ...é um asno e um incompetente....
carlosbreda
Membro
Registado: sábado dez 10, 2005 11:27 pm

sábado mai 20, 2006 9:21 pm

Sinceramente!!!!
Este VASCOV é um espanto e um sabichão.
Comparado com ele somente os Palhaços do Circo.
he he he he he
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 20, 2006 9:28 pm

carlosbreda Escreveu: Sinceramente!!!!
Este VASCOV é um espanto e um sabichão.
Comparado com ele somente os Palhaços do Circo.
he he he he he
E comparado com os palhaços do circo...só o sr... Carlos Breda...

he he he...

Já se livro da pastora alemã que comprou fora do estalão e em segunda mão e que tantos engulhos lhe dava Sr Carlos Breda ? :roll:
carlosbreda
Membro
Registado: sábado dez 10, 2005 11:27 pm

sábado mai 20, 2006 9:32 pm

Isto ta um espanto!
Caro sr.VASCOV se me permite, voce ou e um asno ou e mesmo burro.
Comparado consigo so mesmo os palhaços do circo.
Nada me resta mais a dizer. Parece que voce anda de forum em forum, mas acaba sempre por nada dizer.
mas que raio de gente esta!
Ate o meu cão e mais intelligente que o tal de VASCOV.
Responder

Voltar para “Cães”