Os CHIPS, mais uma vez...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

quinta jan 30, 2003 6:13 pm

Procurei tópicos relacionados, mas o "Search" parece estar a funcionar mal.... não encontrei.

O que leva a escrever mais uma vez sobre os "chips", é a noticia que li no Público Online e que transcrevo.

Coloquei o chip no Gaspar, a pensar no futuro a longo prazo... pessimismo eu sei...
No entanto, se a iniciativa desta autarquia servir de exemplo, pode ser que num futuro próximo, bem próximo, o chip possa ter mais utilidade.

IN Público Online:
Permitirá identificar os animais perdidos ou abandonados Câmara de Esposende lança sistema de identificação electrónica de cães Por Lusa
A Câmara de Esposende está a implementar um sistema de identificação electrónica de cães que permite que todos os animais perdidos ou abandonados, que sejam recolhidos para o canil municipal, possam ser identificados.

"O sistema vai permitir um registo e um controlo mais eficaz dos animais, uma vez que será possível saber quem é o proprietário", refere um comunicado da autarquia enviado hoje à Lusa.

O documento acrescenta que este sistema "também tem uma componente pedagógica, desencorajando o abandono dos animais, na medida em que quem comete esta acção não quer ser denunciado".

O sistema consiste num "transponder", uma ampola de vidro biomédico que contém no interior um microship com um código de identificação único no mundo.

O "transponder" é injectado no animal com o auxílio de injectores próprios, que tornam esta operação indolor.
Na altura, é também preenchido um boletim de registo onde constam as características do animal, os dados pessoais do proprietário e a identificação do veterinário que aplicou o identificador electrónico.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quinta jan 30, 2003 6:26 pm

Olá!

Pois é quem dera que todas as camaras deste pais tivessem a mesma ideia... O problema é que os leitores de chips custam €€€ e a colocação de chips está longe de ser barata. Enfim espero que o futuro seja feliz e que os nossos amigos sejam todos chipados ;)

cumprimentos Alex
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

quinta jan 30, 2003 9:45 pm

Acho que se pode utilizar a lei da procura e da oferta e deixarmo-nos de pessimismos :)
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

sexta jan 31, 2003 10:18 am

Pois, vou ter que "chipar" ou tatuar a minha Maravilha para proceder ao registo definitivo no LOP. Ainda não decidi o que vou fazer, se "chipo", tatuo, ou ambas. Vou pedir o conselho do meu vet. Acho que o senão do chip é, de facto, não existirem muitos leitores para identificar o cão. Em relação ao preço do chip, segundo algumas informações que já aqui foram expostas, até acho que não é muito caro.

Abraços.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 31, 2003 10:44 am

Ola Varsenio,

Se estivesse no seu lugar, mandaria colocar um chip, de qualquer maneira.
Se acontecer alguma coisa e a Maravilha se perder, pode sempre dar-se o caso de quem a encontrar va ler o chip. Com a informacao contida no chip e sempre possivel identificar o dono legitimo do animal, mesmo num pais estrangeiro.
Nao sei se a tatuagem contem tanta informacao como o chip...
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jan 31, 2003 11:08 am

Olá!

O meu cão está tatuado. Como o criador é também tatuador reconhecido pelo CPC, digamos que a tatuagem "vinha incluída".

Pelo que me disse a criadora, a tatuagem não é tão indolor como o chip. Mas está mais à vista. Quanto à informação, ela consta igualmente do LOP do bichinho.

Não sei se, tendo a tatuagem, vale a pena colocar também o chip. O veterinário aqui da Arca, respondeu-me que é melhor ter os dois, mas não fundamentou. Da última vez que fui ao "meu" Vet, esqueci-me de perguntar. :oops: Mas da próxima, não falha.

Se, entretanto, alguem me quiser aconselhar sou toda olhos. Obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”