banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado abr 13, 2002 3:47 pm

Olá
Eu não prcebo muito de cães. tenho a carlota há um ano. não me tenho dado mal mas tenho algumas dúvidas. a carlota é rafeira, mas faz lembrar vagamente o fox terrier. tem pelo duro. em relação aos banhos, o vet disse-me que devia ser um mensal. mas ela suja-se um bocado. vai para o quintal, rebola-se na terra e depois... vai dormir na minha cama. não sei quando lhe devo dar banho.
béu-béus
anjaazul
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

sábado abr 13, 2002 5:21 pm

Olá
Eu tambem só dou banho aos meus bretons uma vez por mês.
Escovo-os semanalmente, o que ajuda a retirar alguma porcaria acumulada. Além, de que ajuda a manter o pêlo sem nós e brilhante.
wreckless
Membro Veterano
Mensagens: 307
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
Localização: Cão , Welsh Corgi

sábado abr 13, 2002 7:53 pm

AnjaAzul: Dê mensalmente tal como o veterinario indicou!e deixe-a num sitio onde ele nao se suje ate estar sequinho!
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

domingo abr 14, 2002 12:25 am

Olá anjaazul...
Clique aqui para ver um artigo aqui na arca sobre banhos.

No meu caso, posso-lhe dizer que a Duda (a minha cadela Boxer) tem quase dois anos e dei-lhe banho com shampoo apenas três vezes, desde que ela veio cá para casa, com dois meses. De vez em quando, leva umas mangueiradas no quintal, quando está calor, mas apenas com água, sem shampoo.

Normalmente só lhe dou banho se não conseguir resolver o problema, seja qualquer tipo de cheiro ou sujidade, com toalhetes e óleo Johnson para bebé.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo abr 14, 2002 2:59 am

O meu Spot tomou hoje banho!!! Mas só toma 3x por ano...
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

domingo abr 14, 2002 10:49 pm

olá,

Eu respondi a um post em que me referia aos banhos dos pêlos duros. O facto de um Cocker tomar banho 1 vez por mês não quer dizer que isso seja apropriado para um cão de pêlo duro. A regra nos pêlos duros é nunca dar banho, mas se tiver que ser, então dar com um champô próprio para pêlos duros e nunca usar acondicionador. Existem uns sprays com pó vegetal ( shampô seco) que resultam lindamente nestes cães.

O link é este: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=673
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

segunda abr 15, 2002 12:42 am

olá
continuo a pedir desculpa por tanta ignorância. mas porque não dar banho a um cão pelo duro? sempre que lhe dou banho, vêm carradas de lixo
anjaazul
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

segunda abr 15, 2002 9:12 am

Olá...
Quanto à questão do banho a cães de pêlo duro, a Elsa dá as explicações no tópico em que ela aqui deixa o link.

Uma outra razão, para cães com qualquer tipo de pêlo e segundo alguns livros que li, é o cheiro. A pele do cão produz uma camada de gordura cutânea, para proteger e cuidar do pêlo e da pele do cão. Quando se dá muitas vezes banho, leva-se a pele a produzir quantidades maiores dessas substâncias, pois elas estão a ser constantemente eliminadas pelo banho, o que provoca um cheiro mais intenso a "cão". Isto leva a mais banhos ainda e torna-se num ciclo vicioso.

A minha cadela é de pêlo curto, mas já estive com Serras que poucas vezes tinham tomado banho, eram apenas escovados com alguma frequência e não deitavam cheiro praticamente nenhum, mesmo com o pêlo longo.
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

segunda abr 15, 2002 4:19 pm

Bem eu explico então aqui,

Os pêlos duros são duros por serem "desidratados" por assim dizer. São mais grossos e não caêm de forma natural. Ficam mortos nos folículos. Se não forem arrancados ( pela técnica de stripping) começa a gerar-se uma espécie de reacção alérgica ao próprio pêlo morto. É o que acontece quando se corta o pêlo á máquina, fica lanoso e encaracolado, e nunca cai.

Em relação aos banhos, é assim: Os pêlos duros não podem ser "hidratados" porque senão perdem a dureza do pêlo característica, e este fica mole, tornando depois muito mais dificil fazer stripping.

Os cães de exposição raramente tomam banho. Há criadores que por vezes ( fora da época de exposição) colocam um spray ligeiramente hidratante para recuperar brilho e protecção contra o sol. Isso justifica-se porque em época de exposição o cão recebe tratamentos muito agressivos ao pêlo para o manter super duro.

O que fazer no seu caso especificamente:

- Dar banho so máximo de 3 em 3 meses se não conseguir apenas limpar as partes sujas só com água ou então colocando o tal spray ( shampoo seco) que também é desodorizante, escovando logo de seguida. O Spray que uso chama-se "deo sec" da J.P. Héry.

- O 1º shampô deve ser um próprio para a cor dele ( para pêlos brancos se for um cão branco, pêlos pretos se for preto, etc..) e o segundo, o mais importante, deve ser um para pêlos duros. Esse último shampoo vai restaurar a dureza do pêlo. A marca "elegantia" costuma ter um óptimo shampoo de pêlos duros e a marca J.P Héry uns optimos para as diversas cores.

- Nunca colocar no final um acondicionador, nem os especiais para volume. Isso vais amolecer o pêlo todo.
Aliás a própria água quente amolece o pêlo destes cães.

- Secar com secador com uma temperatura morna. Nunca quente. A maioria dos secadores de cabelo são muito quentes para os pêlos dos cães, deve-se colocar no mais frio e afastar bem o secador. Caso contrário queima o pêlo e este torna-se baço e quebradiço.

- Para manutenção, o "deo sec" que lhe disse, é optimo. Tem um cheiro muito bom, retira gorduras e sujidade do pêlo, proteje-o, areja-o, dá volume e repele a sujidade. Coloca o spray, espalha com as mãos ou com uma escova de borracha e espera um bocadinho. Depois escova enérgicamente para retitar o excesso.

- Se o cão fizer stripping regularmente, o pêlo mantêm-se duro e torna-se mais dificil de fixar sujidade, além de que mantêm a gordura e protecção natural do pêlo a um nível óptimo. Normalmente os pêlos duros são inodoros naturalmente. Se cheiram a cão é porque existe um desiquilibrio qualquer.

- Finalmente dar-lhe uma boa ração. Não é preciso adicionar nada, tipo cápsulas de óleo como se faz nos cães de pêlo comprido sedoso. A gordura que ele come é suficiente para o pêlo dele.

Espero que tenha ficado esclarecida.. mais alguma dúvida diga ;)
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

segunda abr 15, 2002 4:51 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:52 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça abr 16, 2002 9:05 pm

Olá
Quero agradecer a todos a ajuda para dar banho à Carlota, apesar de haver opiniões tão diversas.
Esqueci-me de dizer, que quando a trouxe, a Carlota vinha cheia de "comichões". Isto durou montes de tempo. Experimentou todo o tipo de amplas possível, mas nada. De tanto se coçar, a pobre já tinha feridas na barriga, maminhas, eu sei lá. Fez um tratamento com betnovat e lá melhorou. Entretanto, parecia-me que ela não estava completamente boa e o vet recomendou-me o vetriderm, que entretanto chegou ao fim. decidi comprar-lhe um shampoo da pedrigee com acondicionador. pelo vistos, fiz asneira. tenho de comprar de novo o shampoo no vet e experimentar um seco (não sei se por aqui se vende).
em relação ao pelo duro... pois. para quem está habituada há quase 20 anos faz festas ao pelinho fofinho e macio do gato... mas agora já é tarde para lhe "comprar" um casaquinho novo e tb. não quero alterar a constituição do pelo do bicho.
béus-béus
anjaazul
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

quarta abr 17, 2002 9:23 am

Olá...
A Duda também se andava sempre a coçar, quando veio para minha casa, apesar de não ter pulgas nem nada. Depois reparei que a pele da barriga estava sempre muito seca e por isso é que ela se coçava. Por acaso um dia encontrei uma pessoa com um Boxer que tinha o mesmo problema de pele seca, que me aconselhou a juntar um pouco de óleo de milho à ração dela e lá experimentei. O resultado foi excelente, passado pouco tempo deixou de se coçar como fazia e a pele nunca mais ficou tão seca como ficava. Aliás, nas férias, durante alguns dias não lhe dei o óleo de milho e a coceira voltou logo; voltei a dar o óleo e desapareceu. Por segurança, até perguntei à veterinária se havia algum problema em usar o óleo de milho e ela disse-me que tinha feito muito bem. Experimente o mesmo com a Carlota, pode ser que resulte sem ter que estar a usar medicamentos.
Responder

Voltar para “Cães”