Lagarta do Pinheiro (processionária)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nunez
Membro
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

sábado mai 27, 2006 8:29 pm

Viva.

Penso que já todos sabem do perigo que representa para os nossos cães a lagarta processionária (http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... a&start=45). Nesta altura do ano, o perigo começa a desaparecer, mas mesmo assim gostava que alguém aqui do fórum me pudesse indicar (e a outros foristas a quem a info possa ser útil) se há algum medicamento (anti-histamínico?) que possamos ter em casa ou que possa andar connosco para dar ao nosso cão no caso de o pior acontecer e, dessa forma, pelo menos, aliviar a situação enquanto não se chega a um veterinário, que por vezes está longe. Julgo que, se tal medicamento existir, deveria ser considerado obrigatório pelo dono que passeia com o seu bicho em zonas com pinheiros tê-lo sempre à mão em alturas de início da Primavera.

Obrigado.
Nunez
Membro
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

quarta mai 09, 2007 4:02 pm

Alguém??
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quarta mai 09, 2007 5:00 pm

(...)se há algum medicamento (anti-histamínico?) que possamos ter em casa ou que possa andar connosco para dar ao nosso cão no caso de o pior acontecer e, dessa forma, pelo menos, aliviar a situação enquanto não se chega a um veterinário, que por vezes está longe.

Eu acho boa ideia, desde que seja o veterinário a prescrever esse medicamento, não num fórum. Não me parece que esteja a ponderar a dosagem do medicamento para cada cão, entre outras coisas
<p>susana</p>
BiancaTN
Membro
Mensagens: 85
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm
Localização: Terra Nova, rafeiro, aves, 2 gatos

quarta mai 09, 2007 6:31 pm

Não conheço. Posso é partilhar aquilo que aconteceu com a minha cadela.
Ela provavelmente teve contacto com a lagarta, ou não, pode ter sido só reacção, note-se que não fez necrose, e eu notei algo estranho porque ela babava-se muito e de forma anormal. Fui ao vet, a cerca de 30 kms, e o que lhe fizeram de imediato foi lavar a boca com água. Claro que veio medicada, mas também me mandaram lavar-lhe a boca com água corrente, à mangueirada!

Por isso só lhe posso dizer que o melhor a fazer, imediatamente, é lavar a boca ao animal, depois consultar o vet. Também tenho o problema da distância, mas não notei que isso fosse problema. Os bichos são fortes e aguentam-se bem (até 24 horas), penso eu de que...

Também já aconteceu a minha cadela entrar em choque anafiláctico, por ter sido picada por algum insecto, penso ter sido abelha. Deste momento até eu notar algo estranho na cadela passaram algumas horas, confesso não muitas, e lá fiz eu os 30 kms e ainda fui a tempo.

O melhor mesmo é estar atento sempre que o animal fica exposto a estes perigos e actuar logo. Não costumo guardar para o dia seguinte e ficar a ver no que dá.
Responder

Voltar para “Cães”