No jornal "Expresso" deste fim de semana saiu uma notícia com o título "Cães pitbull usados em assaltos " e que assenta num relatório elaborado pela PSP e entregue, em finais do ano anterior , ao Ministro da Administração Interna . Tendo por base a notícia publicada ,o relatório foca a utilização crescente por parte de individuos , nomeadamente ligados ao negócio da droga , de cães com fins intimidatórios, nomeadamente Pitbulls.
Foi exactamente com este tipo de notícias ,amplamente repetidas na imprensa que em França se preparou a saída da célebre Lei 99-5 de Janeiro de 1999 sobre Cães Perigosos . Para quem não conheça, esta lei definia dois tipos de cães perigosos : os de ataque e os de defesa definindo algumas das raças e morfologias dos que deveriam ser considerados no primeiro grupo ou no segundo.Entre outras disposições passou a haver restrições na circulação com cães desse tipo, nomeadamente os do primeiro grupo, e a esterelização obrigatória de todos os cães do 1º grupo.
No corpo da notícia vinda no jornal "Expresso" e citando o relatório policial diz-se :
" a actuação policial, do ponto de vista legal e prático, se revela difícil" e ser " práticamente impossível detectar uma situação de flagrante delito".
Eu diria que é incrível. Depois de quem viu as reportagens nas televisões sobre lutas de cães , entrevistas aos individuos envolvidos , descrição das práticas e locais esta afirmação do relatório da polícia só pode ser brincadeira. Mas ,mais á frente o relatório salienta as dificuldades derivadas de " a legislação não define as raças e os animais potencialmente perigosos ". Esta frase é claramente abrir a porta á publicação de uma lista de raças perigosas conforme constava em anteriores projectos de lei que todos se recordam.
Parece-me que tudo se encaminha para virmos a ter um filme identico ao que ocorreu em França.
Saudações
Cães Pitbull usados em assaltos - notícia Expresso
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
- Contacto:
Hoje em dia so nao sabe onde isso acontece quem nao quer! Quanto a afirmaçao da policia...sejamos realistas: tapam os olhos a essa realidade!boerboelfan Escreveu:
Eu diria que é incrível. Depois de quem viu as reportagens nas televisões sobre lutas de cães , entrevistas aos individuos envolvidos , descrição das práticas e locais esta afirmação do relatório da polícia só pode ser brincadeira.
Em Chelas temos ringues expostos ao publico como quem ve jogos de futebol!!!
Penso que a soluçao seria 1 maior controlo, que quase me parece impossivel, dessa raça! Comercializam-se pitbulls arraçados ou puros facilmente, digo isso porque vejo isso na minha zona, nao sendo esta das piores!
Quando vemos pitbulls, a maior parte das vezes, e vou ser muito realista, é com jovens e principalmente de raça negra! Mesmo que nao seja para entrar em lutas, serve pare se exibir e para impor respeito aos outros, inclusive ameaçar pessoas que veem com outros caes!!!
Isto sim ,é 1 vergonha!!
É claro que nao vamos generalizar todos os jovens. ou todos os jovens de raça negra, ou seja o que for! Eu apenas me baseio no que esta a minha volta!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
- Contacto:
Acrescentando...
Penso que nao esta aqui em questao a cor, mas sim o tamanho do cerebro!! As mentalidades destas pessoas que usam animais para este fim nao podem ser muito desenvolvidas!
E quem sofre no meio disto tudo? Para alem das vitimas de assaltos e donos de animais desfeitos... sofrem os nosssos amigos caes, que nao nasceram para fazer mal a ninguem, e muitas vezes morrem injustamente abatidos, por serem considerados animais perigosos!!! Agora digam me la quem é que merecia ser abatido, o animal ou o dono???
Penso que nao esta aqui em questao a cor, mas sim o tamanho do cerebro!! As mentalidades destas pessoas que usam animais para este fim nao podem ser muito desenvolvidas!
E quem sofre no meio disto tudo? Para alem das vitimas de assaltos e donos de animais desfeitos... sofrem os nosssos amigos caes, que nao nasceram para fazer mal a ninguem, e muitas vezes morrem injustamente abatidos, por serem considerados animais perigosos!!! Agora digam me la quem é que merecia ser abatido, o animal ou o dono???
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não me admirava nada !
Neste país são muito poucos os que usam a cabeça para pensar (em especial na classe política - que tristeza !).
Prefere-se sempre imitar o que vêm lá de fora seja mau ou bom.
Em especial de França.
Deve ser por ser a geração pré-25deAbril que está no poder.
Desculpem a "boca" mas estas coisas irritam-me !
O problema é haver criminosos, não as armas que eles usam.
Ou a proibição de armas de fogo alguma impediu os assaltos à mão armada ?
E, volto a dizer, o problema é que a polícia sabe mas não actua.
E não actua porque a mentalidade é de que a polícia (como o cidadão honesto) é sempre o culpado em situações de violência e o criminoso é sempre uma vitíma do sistema.
Ainda vivemos (na mentalidade) nos anos sessenta.
A realidade é mais complexa que o preconceito seja ele a favor da vítima do sistema ou do burguês.
Sobretudo quando se entende que o cidadão comum, pagador de impostos, trabalhador, é o burguês !
Give me a break !
Neste país são muito poucos os que usam a cabeça para pensar (em especial na classe política - que tristeza !).
Prefere-se sempre imitar o que vêm lá de fora seja mau ou bom.
Em especial de França.
Deve ser por ser a geração pré-25deAbril que está no poder.
Desculpem a "boca" mas estas coisas irritam-me !
O problema é haver criminosos, não as armas que eles usam.
Ou a proibição de armas de fogo alguma impediu os assaltos à mão armada ?
E, volto a dizer, o problema é que a polícia sabe mas não actua.
E não actua porque a mentalidade é de que a polícia (como o cidadão honesto) é sempre o culpado em situações de violência e o criminoso é sempre uma vitíma do sistema.
Ainda vivemos (na mentalidade) nos anos sessenta.
A realidade é mais complexa que o preconceito seja ele a favor da vítima do sistema ou do burguês.
Sobretudo quando se entende que o cidadão comum, pagador de impostos, trabalhador, é o burguês !
Give me a break !