Consultar tópicos em páginas anteriores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda fev 03, 2003 9:55 am

Olá

Ultimamente tem-se sugerido que os temas passados sejam organizados de forma a que a sua consulta seja facilitada pelos novos membros e inclusivamente pelos veteranos. Eu não sou pessimista nem desmancha-prazeres, mas tento ver as coisas com alguma lucidez e embora não seja da minha competência dar uma resposta a esse assunto, não quero deixar de dar a minha opinião.
Estou plenamente convencido de que esse trabalho é praticamente impossível de realizar, porque os assuntos interligam-se e muitas vezes há coisas que vêm a propósito no decorrer de um tema, que suscitam considerações de outro completamente distinto e se levássemos isto com excessiva rigidez, muitas coisas interessantes deixariam de ser ditas.

Já uma vez sugeri, embora sem grande convicção, que de futuro ao criar um tópico se colocasse no título OBRIGATORIAMENTE a palavra chave que definisse o tema sem quaisquer ambiguidades. Esta poderia ser a forma de os assuntos ficarem minimamente classificados, ordenadoe e mais facilmente acessíveis e identificáveis. Mas mesmo assim, nada levaria a opor que esse tema não fosse também mencionado num tópico completamente distinto, ficando lá escondido para sempre. Daí a minha dúvida em relação à eficiência do processo.

Mas eu julgo que o problema fundamental não passa por isto. Esta é uma falsa questão. O fórum está a receber gente nova constantemente que, muito naturalmente, vai levantar questões já tratadas. A reacção dos veteranos é dizer aos caloiros que consultem os tópicos arquivados. Até se compreende (até certo ponto) que façam isso, porque realmente há temas que estão constantemente a vir à baila e já não há paciência para os retomar. Mas eu coloco-me na posição de um recém-chegado ao fórum e das duas uma: ou tem a disponibilidade, paciência e empenho em consultar tudo para trás antes de intervir como eu fiz, ou então esse recém-chegado é uma pessoa "normal" (sim porque eu não o sou), e toca de colocar questões a torto e a direito. Na melhor das hipóteses mandam-no dar uma curva até ao arquivo e na pior das hipóteses leva uma ripeirada que nunca mais por aqui aparece.
De qualquer modo, aconselho vivamente aos novos membros a consulta dos tópicos anteriores, mesmo que essa leitura seja feita em diagonal. Não é perda de tempo. Aprende-se muito e a pessoa ambienta-se antes de chegar a esta “família”.

Ora muito bem. Já defendi isto inúmeras vezes: há temas que são “clássicos”. São inevitáveis, eu diria mesmo, são uma tentação, por muito que já tenham sido debatidos. Muitos já os apelidei de “requentados”, usando talvez uma força de expressão exagerada. É que um tema nunca se debate exaustivamente e ao retomar-se há sempre uma forma nova de o encarar. Esta, aliás, é uma das virtudes do fórum. Só que há uns temas que são mais “apetecíveis” do que outros. E em relação a isto tem que haver um pouco mais de tolerância.

Os tópicos anteriores estão distribuídos em quase 80 páginas. É realmente uma maldadezinha remeter os novos membros para tal enormidade, principalmente pelos motivos que referi: na maior parte dos casos é procurar agulha em palheiro.
Tenhamos mais paciência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda fev 03, 2003 10:09 am

nel Escreveu: Os tópicos anteriores estão distribuídos em quase 80 páginas. É realmente uma maldadezinha remeter os novos membros para tal enormidade, principalmente pelos motivos que referi: na maior parte dos casos é procurar agulha em palheiro.
Tenhamos mais paciência.
Completamente de acordo.
Só para completar. No meu entender um forum é um local público de encontro, que nos permite trocar ideias e "conviver" com os outros membros. Quando remetemos um membro às páginas anteriores para que ele procure o que pretende saber, estamos em parte a rejeitá-lo, o que não é nada agradável para esse membro nem "fica bem" ao pessoal veterano do forúm.

Abraços.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 03, 2003 11:25 am

Estou completamente de acordo com o varsenio.

Há q dar uma mãozinha a quem é novo nisto... ;)

L.C. 8)
MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

segunda fev 03, 2003 11:39 am

Concordo, Nel.

Eu quando cheguei, tive bastante dificuldade em fazer buscas neste site.
Quando dizem, para consultar os assuntos anteriores, é muito complicado achar o que pretendemos, como referíste, é como achar uma agulha no palheiro.

Outro problema que existe, é a dúvida constante na colocação de fotografias. Todos os novos membros passam por esta dúvida. Devia estar uma nota informativa relativa a este aspecto.

Também para consultar outras páginas, é um trabalho bastante moroso. Se por exemplo quiser consultar a página 18, terei de ir página em página até lá chegar...

Estas chamadas de atenção deveriam ser feitas para o administrador do site, por forma a melhorar a sua apresentação, contribuíndo dessa forma para uma satisfaçao de todos os utilizadores deste espaço.

Cumps & Shlups
André & Mura
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

segunda fev 03, 2003 12:23 pm

Olá Nel

Vou responder na expectativa de mais uma vez dizer o que já fiz para que esse problema fosse solucionado. Mandei um mail ao webmaster referindo a necessidade de consultar tópicos por palavra chave, uma vez que a pesquisa normal não dá.

Já por várias vezes tentei pesquisar assuntos que eu sei que foram tratados, inclusivamente lembrava-me de como se chamavam, mas a pesquisa não funcionava e eu sabia que já tinha sido algumas páginas atrás.

Sugiro mais uma vez que tal como eu fiz coloquem essa necessidade ao Webmaster, pois se for só uma pessoa a pedir, provavelmente não dá em nada, se for mais gente, quem sabe!

No entanto, concordo que deve haver mais paciencia, pois está sempre gente nova a aparecer com duvidas e experinecias diferentes.

Rita
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda fev 03, 2003 1:28 pm

Olá

Para o Mura

Colocar fotos nas mensagens.

De facto, esta questão está constantemente a ser colocada e eu tenho respondido sempre, mas por PM. Eu passei exactamente pelo mesmo problema e é por isso que tento ajudar quem não sabe.
Mais uma vez vou responder por PM, porque eu tenho a resposta gravada no word e é só passá-la para a mensagem com ligeiras alterações.
Se eu aqui descrevesse o processo, cá estaria mais um caso em que o assunto da mensagem nada tem a ver com o tópico.
Está atento, que vou enviar-te uma PM.

Para a Rita

Como eu disse no texto de apresentação deste tópico, é muito difícil seleccionar, ordenar e classificar os assuntos tratados nos tópicos anteriores. Estou absolutamente convencido de que o webmaster por muito boa vontade que quisesse ter, não teria possibilidade de resolver esse problema. Portanto, tanto faz o apelo ao webmaster ser feito por uma ou por cem pessoas, dada essa impossibilidade.
Eu aparentemente estou aqui a meter foice em seara alheia. Como é óbvio, não me compete dar respostas pelo webmaster. Estou única e simplesmente a dar a minha opinião sobre o assunto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

segunda fev 03, 2003 2:25 pm

Obrigado Nel,

Como podes verificar no meu album, deixei de ter esses problemas,... mas foi uma dificuldade que tive no inicio, pois não sabia que as fotografias só iriam aparecer alguns dias depois... Daí que quando aparecia a mensagem a fotografia foi adicionada com sucesso, nós vamos visitar o album, e onde está a fotografia ?!?!?

Devia ter uma nota informativa a explicar todos os passos, como referiste, e informar claramente que a fotografia só iria estar disponível no Albúm 2 ou 3 dias depois.

Cumprimentos & Shlups
André & Mura
Responder

Voltar para “Cães”