Os caes e as crianças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
benuron
Registado: sábado jan 29, 2005 1:24 pm

sexta jun 09, 2006 7:44 am

Olá a todos
É a primeira vez que escrevo neste site, confesso que já vejo o site à algum tempo mas só agora senti vontade de o fazer, e a razão chama-se Gaspar.
Tenho 3 filhos duas raparigas de 12 e 10 anos e um bébé de 8 meses, e há cerca de 3 semanas o meu marido apareceu com o Gaspar ( dogue alemão) com 2 meses. Foi a alegria de todos nesta casa, apesar de eu ter ficado um pouco apreensiva por causa do bébé e de todo o trabalho suplementar de ter um cão tb bébé em casa e trabalhar ao mesmo tempo. Já passaram 3 semanas, nos primeiros dias o Gaspar dormiu no nosso quarto na sua mantinha no chão eramos 4 num quarto ( sim pq o bébé tb dorme lá), depois fomos pondo a caminha do Gaspar mais perto da porta até sair do quarto, nunca chorou, nunca refilou e ainda hoje de vez em quando entra no quarto a meio da noite para ver se estamos todos e vai novamente para a sua cama. Fez sempre xixi no hall de entrada onde tenho um balde e uma esfregona sempre à mão. O Gaspar nunca fez mal ao bébé sempre o deixei cheirar, lamber e até comer da mão dele ( já os apanhei a partilhar a mesma bolacha e devo dizer que o Gaspar com os seus 15kg dá dentadinhas num pedaço de bolacha para não magoar as mãozinhas do bebe). Só é uma chatice quando querem os dois o mesmo brinquedo...Não digo que não dá trabalho mas é muito muito compensador e as crianças crescem com outra formação, com outra personalidade e alegria junto de um cão. Obrigada a todos e desculpem o tamanho do texto. javascript:emoticon(':p')
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jun 09, 2006 8:57 am

Com responsabilidade, educação, carinho e atenção, é muito gratificante ter cães e bebés juntos :D ;)

Parabéns por todos, até claro para os "menos bebés" ;)

Bem vinda!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Susana
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jun 09, 2006 10:05 am

Olá Benurom...

Caso sirva para ajudar, tenho uma filha de 3 anos que já nasceu junto de cães... Claro que devidamente desparazitados e com todos os cuidados que qualquer dono responsável deve ter. O resultado foi o mais positivo. Adora animais, adoras os seus (nossos) caezinhos e desenvolveu de forma mais acentuada uma responsabilidade em relação a eles. Para mim é super positiva a mistura e sem grandes cuidados ou preocupações. Uma relação com direito a muitos beijos lambidos, muitas provas de biscoitos, etc.. O importante é a pessoa estar informada e relaxar. Vá por mim!
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

quinta jun 29, 2006 2:51 pm

Quando o meu filho nasceu (há 4 anos atrás) os meus pais, em particular, ficaram algo preocupados porque tinhamos um Airedale Terrier e morávamos num apartamento de 3 assoalhadas não muito espaçoso. E toda a gente me avisava que o cão ía sentir muito ciúmes do bebé, que ia deixar de ser filho único e isto e mais aquilo. Pois confesso que quando cheiguei da maternidade com o bebé dentro da transportadora (coque ou ovo) o cão ficou muito curioso e não descansou enquanto não enfiou o seu nariz enorme lá dentro para conseguir cheirar o bebé. Mas depois do reconhecimento, nunca ligou muito ao novo elemento (parecia que lhe passava ao lado) a não ser quando o bebé chorava aflitivamente (como na fase das cólicas). Aí o nosso B. andava inquieto do bebé para nós, muito aflito. Começou a achar particular graça ao bebé (desde sempre fascinado por ele) quando este começou a deixar cair comida para o chão (muitas das vezes de propósito): aí começaram a ser grandes amigos. A fase do gatinhar foi a mais maçadora, porque andam no chão e pegam tudo do chão directamente para a boca, mas tentava criar uma zona de parque só para bebé onde o B. não entrava. Penso que a experiência foi muito positiva: a criança cresceu com um companheiro de brincadeira constante. O pior mesmo foi quando o B. faleceu!!! A criança desconhecia a vida sem o B. e acho que lhe custou muito... Apesar de não falar muito sobre isso (e eu também não puxo o assunto, guardo-me para quando é ele a trazer o assunto à baila, do tipo: "Já não temos cão!?") sinto que foi muito duro para ele do que para nós adultos (e já dói... mas conseguimos compreender - infelizmente - a morte). Nunca dissemos que o B. morreu, mas sim que fugiu, que agora está melhor, a passear num grande jardim ao pé da mãe dele. Por mim já tinha arranjado outro (e estou actualmente a tentar) mas o meu marido está muito céptico (vai buscar argumentos do arco da velha) e acho que não percebe que para o nosso filho era bom ter outro... ou se calhar não. Desculpem-me o desabafo. :oops:
Mas resumindo: acho óptimo as crianças crescerem com cães! ;) E acho que os cães também se tornam um bocadinho as nossas crianças. (O meu B. era o "nosso primogénito" apesar de nunca ter sido tratado como um bebé, e sempre como cão - nunca dormiu no nosso quarto, não lhe era permitido estar em cima do sofá e só comia ração seca - mas era o nosso menino). :cry:
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

quinta jun 29, 2006 2:53 pm

Desculpem-me o testamento :oops: :oops:
Mas já agora deixem-me acrescentar só uma coisita: realmente os brinquedos são a parte mais complexa porque, pelo menos lá em casa, o bebé preferia os do cão e vice-versa :? :o ;) MAs nada que não se resolva! Boa sorte! ;)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta jun 29, 2006 3:23 pm

Pois sempre a questão dos brinquedos 8)
A Dora tambem adora os do kiko :p
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sexta jun 30, 2006 10:09 pm

ola! achei muita graça quando li o que escreveu,porque eu tenho uma collie com 1 ano que deve pensar que e mae do meu filho que tem 2 anos. Nao o larga nem 1 minuto que chego a ter pena do miudo,ao mesmo tempo acho engraçado ve-los brincar......Ela chega a ajudar nos a educa lo refilando com ele.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado jul 01, 2006 12:28 pm

Eu não tenho experiencias assim, mas acho uma ternura certas situações que li.

Acho muito lindo uma convivência saudável entre as crianças, bebes e os animais sejam eles bebes também ou não.

O meu juca fica todo derretido com bebes e crianças o que me deixa muito feliz, se um dia tenho um filho...acho que ele vai superar todas as minhas perspectivas como tem feito até hoje; pelo seu carácter forte, dedicado, protector e meigo.
<p>susana</p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sábado jul 01, 2006 8:46 pm

Tenho uma filha de 3 anos e meio, duas cadelas, 2 gatas e 1 pássaro.
Dá-se tudo bem, a filha manda nas cadelas, as gatas dormem com as cadelas, o pássaro às vezes é atacado por 1 das gatas...
Quando vamos de férias a bagagem vai na mala de cima, as cadelas no porta-bagagem, as gatas na transportadora ao lado da filha e o pássaro vai também.
Enfim, é uma alegria!!!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”