Tártaro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

sexta jun 09, 2006 11:16 am

Olá!
O meu cão vai fazer para o próximo mês 4 anos e estou a ficar preocupada com o tártaro que está a começar a surgir. Numa ida ao vet (já algum tempo) com um objecto metálico, ela retirou-lhe algum tártaro (peço desculpa se estou a dizer alguma asneira, mas na altura foi o que pareceu).

Mais recentemente, por causa de um papo que aparecera no dorso do meu cão fomos de novo ao vet, mas como era domingo, a vet habitual não estava e fomos atendidos por uma bastante novinha, que tinha acabado de tirar o curso...Uma vez que estávamos lá, aproveitamos para fazer a rotina diária :cortar as unhas, limpar as orelhas e, quanto aos dentes, ela apenas disse "ah...está a ficar com um bocadinho de tártaro..". Na altura, não estava presente e a preocupação era mais com a infecção surgida, senão eu mesma tinha explorado melhor o que fazer em relação ao tártaro..

Mas já que este fórum existe, a questão que coloco é: o que é que vocês fazem para evitar o aparecimento e/ou atenuar o tártaro?

Ontem à noite lavei-lhe os dentes com pasta e escova..Li sobre isso e julgo que a pasta não lhe faz mal..mas já agora também gostaria de saber a vossa opinião..

É claro que quando mais cedo se atacar o problema melhor..daí que uma ida ao vet já tenha sido pensada!

Cumprimentos * ;)
hubaro
Membro Júnior
Registado: sábado jan 15, 2005 5:41 pm

sexta jun 09, 2006 11:32 am

bom dia.
Ja existem varios produtos nas pet-shops que ajudam a limpar os dentes, inclusive existem raçoes para o mesmo que funcionam ate bastante bem.
quanto a pastas dos dentes tem que utilizar pastas proprias para caes que eles possam engolir sem problemas, as pastas de humanos nao sao muito indicadas.
pode semper optar por uma limpeza dos dentes no vet e manter apos a limpeza com as escovagens ou ossos proprios de limpeza que contem produtos que ajudam a eliminaçao do tartaro.

Cumprimentos
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta jun 09, 2006 11:34 am

Bom dia,

Em relação ao tártaro, há uma quantidade de coisas que pode fazer, tais como:
-Antes de tudo é importante (fundamental, eu diria) o cão comer ração seca;
-Lavar-lhe os dentes com pasta e escova próprias para cães (vendem-se nas lojas de animais);
-Dar-lhe ossos (podem ser daqueles de pele vendidos em lojas) para ele roer;
-Dar-lhe diariamente um biscoito especial para a lavagem dos dentes.

Depois do tártaro estar muito instalado, a única alternativa é fazer uma destartarização no veterinário, tendo para isso o cão de ser submetido a uma anestesia geral.

Espero ter ajudado!
M_L
Membro Júnior

sexta jun 09, 2006 2:02 pm

Antes de mais, obrigada pela ajuda!

Quanto às pastas de dentes próprias para eles, desconhecia...Mas em relação aos ossos ou biscoitos é o que ando a fazer! Espero que resulte.. Claro que o tártaro ainda não está nada numa fase avançada (já vi imagens de cães com tártaro bastante desenvolvido que até arrepia), mas queria controlar para ver se não agravava!

Cumprimentos

M_L ;)
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta jun 09, 2006 2:24 pm

Ele trinca a ração ou aspira-a?

Tenho um cão que aspira a ração e não gosta de trincar ossos nem nada do género e então tem os dentes que são uma miséria. Só uma ida ao Vet é que me resolveu o problema, nem que seja temporáriamente, mas ficou com os dentes bem mais brancos. E para evitar o aparecimento o Vet receitou-me um spray para colocar pelo menos 1 vez por semana, afim de evitar o aparecimento.

Se ele tem tartaro só uma ida ao Vet e fazer um limpeza é que tira o tartaro, os produtos que existem no mercado no meu ver só servem para evitar o aparecimento e não para tirar o que já existe.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
M_L
Membro Júnior

sexta jun 09, 2006 2:33 pm

Ele trinca a ração... E adora roer um bom osso!

Ele para já ainda tem pouquinho e em apenas 4 dentes.. Já agora, pode-me indicar +/- o preço de uma limpeza de tártaro no vet? Não tenho a mínima noção e, na verade, neste momento, não estou assim muito abonada! :oops:

Quanto a esse spray que referiu...pelo menos evita que este problema agrave! Vou estudar a melhor solução!!!

Cumprimentos ;)
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta jun 09, 2006 2:42 pm

Se tiver que ser anestesiado fica algo caro entre 75€ e 100€ depende da clinica.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta jun 09, 2006 3:19 pm

Boa tarde
Há algumas semanas atrás coloquei aqui uma questão relativa ao mesmo problema com o meu cão, agravado com mau hálito. Segui os conselhos dos foristas de então (basicamente os mesmos aqui referidos) e dei-lhe ossos próprios para higiene oral. Como o mau hálito não melhorava levei-o ao Vet que lhe retirou o tártaro (pouco e em poucos dentes) que tinha. Desde então escovo-lhe os dentes com pasta própria. Ao princípio ele não gostou nada da escova mas agora já se habituou e até gosta... da pasta !!! Parece-me, como disse o forista Pastordagala que de facto estes produtos para a higiene oral são bons, mais para evitar do que para remediar. De qualquer forma o mau hálito desapareceu com a destartarização, o que é óptimo... Vamos ver como corre, por enquanto estou satisfeita, mas ainda é cedo par tirar conclusões.

Cumprimentos,
Cockinhas
Responder

Voltar para “Cães”