Um caso na minha vida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta fev 05, 2003 2:15 pm

Caros Fórum(enses)

Desde há uns largos anitos para cá tenho este habito de gostar de cães. Enfim, coisas. O meu primeiro cão foi um rafeirote que me foi dado.
Desde aí, e visto que tenho algum espaço para cães, a minha familia foi-se dedicando a recolher cães abandonados, grandes e pequenos, jovens e menos jovens, saudaveis ou não, enfim. De tudo um pouco. Neste momento tenho 8, em que uma é Dalmata, os/as outros/as são rafeiros do mais puro que há.

Mas a cadela que gostaria de falar infelizmente já não está comigo. Certo dia os meus pais regressavam a casa, e ao passar numa zona da estrada junto a uma lixeira depararam com uma cão, ou o que em tempos tinha sido um cão, despojado e a arrastar-se na berma da estrada. Pararam o carro, pegaram na cadela (afinal era uma cadela dálmata) e decidiram leva-la a um vet, nem que fosse para lhe dar um fim mais ... digno.
Após exame à desgraçada, o vet disse que a cadela tinha feito esgana, que tinha a parte motora das patas de trás afectada, mas que fora isso, fome e sede, ainda tinha uns anitos de vida, dado já ser velhota ... pelo que perguntou que não a queriam levar para casa. E assim foi. A bichinha viveu conosco 3 anitos. Cerca de 4 meses após ter ido para nossa casa, já se punha de pé e cresceu-lhe o pelo. 1 anos depois já andava. Trôpega, mas andava. Um ano e meio depois, já corria... Inteligência era coisa que aquela cadela tinha, não é facil habituar um cão já com idade avançada a novos hábitos, costumes, etc ... mas ela habituou-se e de que maneira. Era uma cadela simplesmente fantástica. E assim vivi 3 anos fantásticos na companhia daquela que considero ainda a cadela que mais me marcou na minha vida. E já passaram bastantes cães/cadelas pela minha memória. Acho que como nos Homens, também em relação aos cães/cadelas se poderá dizer que há sempre um grande amor, e um só. Esta foi o meu. Como sinto a tua falta.

Mike :cry:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta fev 05, 2003 2:23 pm

Gostei muito de ler a sua historia Mike!
Muitas vezes, os animais que nos marcam mais sao esses desgracados que se apanham nas bermas das estradas...
Marcam-nos pela coragem de viver, pela gratidao sem limites e pelo amor sem reservas que ainda estao dispostos a dar aos seres humanos, depois desses "caes de tres cabecas" lhes terem feito tanto mal...
O mundo era um lugar muito melhor se aprendessemos mais com os caes.
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

quarta fev 05, 2003 2:59 pm

Fiquei comovida...
Eu também recolhi uma cadela abandonada que estava doente. Tinha sarna. Não tinha pelo, não se conseguia levantar e tinhamos que lhe dar de comer na boca.
Eu recolhi-a, tratei-a e fiquei com ela. Foi a minha primeira cadelinha.
Infelizmente morreu à dois anos atropelada.
Mas nunca mais me vou esquecer na minha Luna...
Pode ser impressão minha, mas eu acho que os cães abandonados quando recolhidos têm uma ligação com os donos muito mais forte. Parece mesmo que eles sabem quem os salvou e ficam gratos para toda a vida. Não acham?

Beijinhos

Sónia
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 05, 2003 3:11 pm

Mike2002

Confesso q tb comoveu-me e agradou-me maravilhosamente o seu relato.

Eles sao mesmo assim.............dao-nos sempre a lealdade mais pura e sincera qe pode existir.

Jokas
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta fev 05, 2003 4:25 pm

Olá Mike,

Muito bonita a sua história :)

Pois é, há sempre um pelo qual nós nutrimos um sentimento mais forte.
No meu caso é o Oscaar, talvez por ser o meu primeiro cão mesmo meu( visto que o meu marido ofereceu-mo três meses depois de casarmos) e por estar sempre ao meu lado, desde à um ano a esta parte.
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta fev 06, 2003 1:27 am

Fiquei muito comovida com a história. Também já contei uma história triste aqui (no tema do preço dos Vets) mas quem lida, como alguns de nós, com animais abandonados e maltratados, tem sempre uma lágrima no canto do olho quando ouve histórias assim porque recordam outras que aconteceram connosco.

Acho que fizeste algo de muito louvável. Recolheste-a e deste-lhe os últimos anos de vida mais felizes que ela poderia ter. Com atenção, carinho, amor... :)

Por isso pensa sempre que ela, onde quer que esteja, se recorda muito de ti e te será sempre grata pelo que fizeram por ela.
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta fev 06, 2003 1:29 am

Esqueci-me da outra parte.
É verdade, concordo plenamente, da minha experiência, que os animais abandonados e/ou maltratados, quando vêm parar às mãos de alguém que os estime e lhes dê carinho, são muito mais dedicados... como se estivessem eternamente gratos e infinitamente felizes por terem uma segunda (às vezes terceira... ou quarta, como é o caso do meu Pipas) oportunidade de serem felizes :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 06, 2003 4:22 pm

Olá Mike:

Fiquei ms mt comovida com a tua história da tua cadelinha e dou valor a esse sentimento prq passei precisamente o msm com um cão q andava,desde cachorro,pela zona onde moro(cheguei até a pensar ser de alguem) mas com o decorrer do tempo...começo a vêr o animal a emagrecer e então éq me apercebi de q não pertencia a ninguem...as pessoas dávam-lhe restos de comida e assim o íam mantendo...mas qnd ficou mt doente já ninguem lhe prestava atenção :( e foi nessa altura q o recolhi,leveio-o ao vet para q puzésse fim ao seu sofrimento mas ele convenceu-me a ficar com ele até lhe arranjar-mos um lar...
O animal afinal tinha feito os 3 ciclos de esgana,fez tratamento diário na clínica,durante 6 meses,no inicio tinha q o alimentar dando-lhe a comida na bôca,levantava-me de noite para lhe dar a medicação q era de 4 em 4 horas,começou a melhorar a olhos vistos,foi feliz durante esses 6 meses,mas por fim...as secuelas da esgana acabaram com ele...tinha disfunção hépatica,insuficiência renal e insuficiência cardíaca.
Foi então q no dia 27 de Novembro passádo lhe tivemos q acabar com o sofrimento prq já era mais forte q a pouca vontáde de viver...
Esse cão tb me marcou mt.O nome dele era LELO (um rafeirote a 100%)

L.C. :cry:
mike2002
Membro Veterano
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quinta fev 06, 2003 4:38 pm

É, Leonilde, são sempre situações delicadas, decisões arriscadas, enfim ... dores de cabeça. E no coração.

Na zona onde moro cães abandonados nem são muitos,em parte devido a 3 ou 4 familias que lá andam, entre as quais a minha, que são todos chechés da cabeça por cães. Quando podem e até nós podermos, são sempre benvindos. Por motivos logisticos/financeiros/outros, tewmos condições para ter 8 cães em casa, de modo a terem uma vida feliz e pacata. Mais que isso seria ... complicado!

Existe um sujeito que mora sensivelmente a 500 metros da minha casa, esse sujeito tem, ou diz que tem, cerca de 10/12, ou 14 ou 16, sei lá, cães. São muitos. Machos, fêmeas, cheias ou talvez não, filhos, filhotes, enfim..... é uma tristeza. Ao inicio pensavamos que eram cães abandonados, dado o mau aspecto de todos eles. Tentámos tratar deles o melhor possível, mas sempre na rua dado ser impossível recolher tanto cão .. Todos tem coleiras de pulgas, de tempos a tempos, principalmente no verão é tudo corrido a spray das carraças, tem 2 baldes à paorta sempre cheio de comida e agua, enfim ... dentro do que nos é possivel fazer, temos feito.

Ontem à noite qd cheguei a casa estava o meu pai com uma pilhzorra de nervos pq a besta que se intitula dono dos cães foi lá acima enquanto o meu pai estava a tratar dos cães da rua, como nós os chamamos, e de caçadeira a tira cólo (e não tou a inventar) ordenou ao meu pai que não desse de beber nem comer aos cães, pq o dono era ele, e pq eles eram bem tratados, e q ele n tinha o direito de isto e aquilo e sei lá quê mais.

Apesar de nunca ter apontado a cacadeira, só o facto de a ter intimida qqr um .. acho eu. Este fim de semana vou eu tratar dos cães da rua, e ái dele que me diga qqr coisa! vai ele, vai caçadeira, vai tudo à frente. mas que não se vai livrar de ouvir das boas, ai isso vai!

Bom ... desculpem o desabafo :|
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quinta fev 06, 2003 4:45 pm

Por Favor Mike!!!!
Voçe é necessario demais para todos nos, com esses valores morais tao espectaculares........zangue-se mas nao deixe qesse "potencial-homicida" o destrua

Bem haja
;) ;) ;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 06, 2003 8:43 pm

Mike, infelizmente brutos como esse seu vizinho existem imensos. Concordo com a Cybergirl quanto ao uso da violencia mas numa situação destas não sou contra...
Olhe, eu sou o que chamam "uma amostra de mulher". Sou muito pequena. No entanto já me vi por duas vezes envolvida em situações semelhantes e como tenho dificuldade em segurar a calma quando "me salta a tampa" atirei-me mesmo aos tipos... e sabe? Eles "meteram o rabo entre as pernas". É que normalmente esses brutos são mais que super cobardes, que maltratam os animais para se sentirem valentes.... provavelmente, se tem caçadeira, é mais um desses caçadores (arghhh) que abandonam os cães depois do periodo da caça...
Quero deixar claro que não estou a incitar à violencia. Mas se achar que isso ajuda esses pobres cães, diga-lhe o que pensa!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 06, 2003 10:55 pm

Mike:

Para já,esse homenzito não pode afirmar q os cães são dele se os tráz soltos na rua...a menos q o prove com os devidos documentos de proprietário dos mesmos.
Acho tb q 2º a lei,ele não pode ter tantos cães...(penso q não) .

E se os cães andam mal tratados...ele é pobre e mal agradecido!
Deve de ser cão q não conhece o dono...

Diga-lhe o q pensa em relação aos animais...mas tenha cuidado...prq se ele anda de caçadeira na mão...é preciso certificar-se de q o homem não seja maluco...percebe?
Infelizmente anda mta gente doida a solta!!! E não é preciso mt para poderem cometer loucuras sem serem punidos...basta q tenham um documento de insanidade mental...percebe?

O q quero dizer é q mesmo defendendo o seu pai e os animais...vá com calma ! Nestas situações é preciso manter o sangue frio !..

L.C. ;)
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

sexta fev 07, 2003 8:36 am

Caro Mike,
Antes de mais deve se certificar que consegue arranjar todas as condições para albergar os cães desse alegado dono.
Hoje em dia não há necessidade de resolver os assuntos à chapada. O que deve fazer é apresentar queixa na Protectora (após acautelar devidamente o futuro dos cães) e depois disso apresentar uma queixa crime na polícia por ameaça com arma.
Se for resolver os assuntos à antiga portuguesa pode-se arriscar a sair aleijado ou com problemas com a lei. Tenho a certeza que esse energúmeno não merece que voçê suje as mãos.

Um abraço a todos,

P.S.: Não considero acautelar o futuro dos cães dar-lhes comida e desparasitá-los mas deixá-los na rua.
mike2002
Membro Veterano

sexta fev 07, 2003 10:15 am

Atenção, quando disse que se o visse ia tudo à frente, é força de expressão, não sou de modo algum uma pessoa violenta, e palavras é só o que irei usar contra ele, nada mais.
Quanto a fazer queixa à policia, ou à Protectora, já uma vez o fiz e os resultados não foram nada bons ... por isso....

Dogsdamour, quando diz que "Não considero acautelar o futuro dos cães dar-lhes comida e desparasitá-los mas deixá-los na rua." tambem concordo consigo, mas sinceramente também não consigo passar todos os dias pelos cães e simplesmente ignorá-los. Quem me dera ter condoções para or ter a todos, mas não posso. Como já disse, neste momento tenho 8 e é o maximo que posso ter, casso contrario entraria numa situação caótica. Por isso ... entre não os poder ter em casa e tentar dar-lhes algo mesmo ficando eles na rua ... [/quote]
Responder

Voltar para “Cães”