Esterilizar antes ou depois do 1ºcio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fioninha
Membro Júnior
Registado: sexta jun 09, 2006 3:04 pm

segunda jun 26, 2006 10:12 pm

Boa noite!
Estamos a pensar em esterilizar a Fiona (para evitar potencias problemas de saúde, principamente) e perguntámos há uns dias ao primeiro veterinário dela em que altura deveria ser, ele disse-nos que devia ser após o primeiro cio.
Hoje a Fiona foi levar as últimas vacinas (enquanto cachorra) à clinica onde foi tratada enquanto estava doente, e a veterinária disse-nos que deveria ser esterilizada antes do 1ºcio! Não o que fazer! Pedir uma terceira opinião? Pelo que sabem, quando deve ser esterilizada?
Obrigada
questina
Membro
Registado: domingo out 17, 2004 11:57 am

terça jun 27, 2006 8:54 am

bom dia, a minha dúvida é parecida, até porque a Uva já tem 2 anos...e eu gostava de esterelizar.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jun 27, 2006 9:47 pm

Boa Noite

Várias vezes esta questão foi aqui colocada e consequentemente foi respondida. Há alguns anos atrás tinha-se a ideia que se as cadelas fossem esterilizadas antes do 1º cio que poderiam ficar incontinentes. Só há bem pouco soube que essa tese foi deitada abaixo apesar de eu já ter percebido que era 1 hipotese em mil pois tenho N cadelas que nunca souberam o que era ter cio e nem por isso ficaram fracas na mola da bexiga.

Hj em dia tá provado que as cadelas podem ser esterilizadas bem cedo assim que acabar a muda dos dentes o que acontece regra geral por volta do 6º mês por isso minhas amigas ESTERILIZEm sem problemas e qto ao vet que aconselhou o 1º cio gostava de saber qual o motivo que o leva a dizer um disparate desses.

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça jun 27, 2006 9:53 pm

Olá Fioninha,

Há mesmo necessidade de esterilizar a sua cadela?

Por favor, não leve a mal a minha pergunta, apenas tenho curiosidade ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 28, 2006 12:05 am

Boas,

Já agora, tambem fiquei curiosa, porque quer esterilizar a Fiona? Só mesmo com base na saude?

Sobre esterelizar antes do 1º cio, antes da maturação completa da cadela faz-me imensa confusão ...

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quarta jun 28, 2006 12:03 pm

Não sei exactamente como é com os cães mas já esterelizei vários gatos e procedo da seguinte meneira:

As gatas esterilizo-as por volta do ano para que, como disse muito bem a CindelP, maturem por completo e não fiquem com algumas falhas a nível de desenvolvimento secundário (o também dito desenvolvimento sexual, menos notório em animais que nos humanos mas também existente).

Os gatos por uma questão d n ter problemas em casa de marcação de território castro-os por volta dos 6 meses, porque eles por volta dos 7-8 meses começam a fazer mijinhas em toda a parte e o cheiro n é nada agradável... Talvez por essa razão fiquem mais calmos, os gatos machos que castrei, embora n fiquem gordos como muita gente diz, n se metem em maluquices(lutas) nem fogem de casa... Mas tive um gato que foi castrado com dois anos e n deu em nada, a única coisa que consegui foi q n andasse em cima das gatas, de resto é igual a qualquer gato não castrado, incluindo a parte menos boa :(
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jun 28, 2006 12:46 pm

ja agora e por curiosidade.

No outro dia estava na vet uma cadela com 6 meses que ja tinha sido esterilizada, estava la para tirar os pontos.

Não percebo nada de cadelas, mas fiquei a pensar se a cadela aos 6 meses ja tem o aparelho reprodutor completamente desenvolvido e se nao , nao havera problemas em esterlizar tao cedo?

Se a pergunta for idiota nao gozem :oops:
Fioninha
Membro Júnior

quarta jun 28, 2006 2:24 pm

repetido
Última edição por Fioninha em quarta jun 28, 2006 2:29 pm, editado 1 vez no total.
Fioninha
Membro Júnior

quarta jun 28, 2006 2:26 pm

Olá!
Sim a única razão para esterilizar a Fiona seria para evitar problemas futuros, ou minimizar os riscos. Já que eu não tenho mais cães e que ela so convive com estes quando vai dar os seus passeios, ou seja comigo ou o meu marido ao pé!
Acham mal esterilizar?
Ao início achávamos que nao valia a pena esterilizar, mas depois de sabermos os problemas que evita, estamos a ponderar.
Deem a vossa opinião :)
Obrigada
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta jun 28, 2006 2:37 pm

Se a pergunta for idiota nao gozem
Acho que a questão é mais só goza quem for palerma.
Hoje em dia existe várias opiniões a mim disseram-me para o fazer depois do terceiro cio, mas sei que se pode fazer depois do 1ª ou até antes de ter qualquer cio(possibilidade veterinária)mas ferquentam o nosso forum pessoas que poderam confirmar esta questão.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta jun 28, 2006 2:56 pm

Fioninha Escreveu:Sim a única razão para esterilizar a Fiona seria para evitar problemas futuros, ou minimizar os riscos.
Eu pessoalmente, nunca esterilizaria uma cadela minha, com base neste argumento... mas isso sou eu ;)
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quarta jun 28, 2006 10:48 pm

Siioux Escreveu: e qto ao vet que aconselhou o 1º cio gostava de saber qual o motivo que o leva a dizer um disparate desses.
Disparate esperar o 1º cio, porquê?
Em que se baseia para fazer esta afirmação?

É tão disparate a primeira, como a segunda! São as duas perfeitamente defensáveis, as duas têm prós e contras. São duas correntes de opinião em medicina veterinária, cada um opta pela que acha melhor, mas daí a considerar disparate vai um longo caminho.
Cumps ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 01, 2006 8:42 pm

<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jul 01, 2006 10:34 pm

N0kas Escreveu: Não sei exactamente como é com os cães mas já esterelizei vários gatos e procedo da seguinte meneira:

As gatas esterilizo-as por volta do ano para que, como disse muito bem a CindelP, maturem por completo e não fiquem com algumas falhas a nível de desenvolvimento secundário (o também dito desenvolvimento sexual, menos notório em animais que nos humanos mas também existente).
(...)
:roll:

As gatas, a maioria das gatas de rua, aparece-lhes o cio muito antes do Ano de idade! Já me passaram gatas pelas mãos a terem cio aos 5 meses de vida! Mas, a partir dos 6 meses, a maioria tem-no!

Quanto ao facto de se esperar pela maturidade do animal, porque não? Mas, desde que sejam animais com donos! Animais de rua, especialmente gatos, assim que atinjam o peso adequado para aguentarem uma anestesia, é logo "faca" com eles antes que façam "asneira"... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado jul 01, 2006 10:43 pm

pifo Escreveu:
Disparate esperar o 1º cio, porquê?
Em que se baseia para fazer esta afirmação?
Porque já está provado que é um disparate ele é que não deve ter recebido a informação ou então outra coisa mto habitual tb, mas enfim já dei a minha opinião e para a CARRADA de cadelas que já esterilizei e afirmo que foram para cima das 100 até hoje lhe garanto que a Esterilização pode ser feita antes do 1º cio com toda a certeza e que não é condição trazer os problemas que aqui afirmam. Podem acontecer mas não é regra.

Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”