O meu cao torna-se agressivo qnd tento tirar coisas que ele mete na boca!Porque??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Luisa
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta dez 12, 2001 9:41 am
Localização: caes e coelhos

quarta fev 12, 2003 9:48 am

Ola a todos!
Preciso de ajuda..tenho um basset hound de 5meses..ele anda naquela fase em que mete tudo à boca e quando vou a agarrar no focinho para ele abrir a boca..ele começa a rosnar e a tentar apanhar me a mao para morder :cry: Alguem sabe qual a melhor maneira para resolver este meu problema?
Va,bjinhos a todos que adoram animais :lol:
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta fev 12, 2003 10:03 am

Repreenda-o. Quando ele fizer isso agarre-o por detrás do pescoço e só o largue quando ele parar. Se necessário force-o a deitar-se de barriga para cima tendo a mão a apertar o pescoço dele, com firmeza mas sem magoar.
Depois há uma série de procedimentos a fazer para que as coisas não piorem.
O problema é só com os brinquedos ou também com a comida?
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

quarta fev 12, 2003 11:15 am

A minha Teckel está com 6 meses e faz o mesmo. Ainda ontém me ferrou um dedo. Apanhou um guardanapo caído no chão da cozinha e como tudo o que agarra leva para a casota, refunde-se lá dentro e come... ora papel não é o mais recomendado por isso fui lá tentar tirá-lo. Assim que me viu pôe-se de rabo virado para mim a rosnar... meti lá a mão sem ver muito bem onde porque é escuro..quando dei por mim tinha uma dentada na mão..que não feriu mas magoou... de quaquer forma não interessa porque o que está em causa é a actitude dela que foi inadmissível.

Saiu da casota de rojo, agarrada pelo cachaço e a ganir e mesmo assim não largava o papel...só lho consegui tirar mais tarde.... e fiz com que ela entende-se que eu estava zangada com ela. Percebeu isso e andava de volta de mim com olhos de carneiro mal-morto... não lhe liguei durante cerca de uma hora para ela perceber que fez mal ...

Acima de tudo não pode deixar que ela tenha sucesso com esse comportamento porque senão habitua-se a fazer apenas o que quer e depois sim, é o bom e o bonito. Não pode ter medo de lhe dar uns abanões vigorosos sempre que o cão tiver tal comportamento. É dificil quando vemos os dentes em riste a olhar para nós, mas mesmo assim o cão não pode perceber que nos está a intimidar...porque a ideia dele é mesmo essa.

Aos poucos o comportamento vai ao lugar... é preciso paciência e mão firme.
mnemosine
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 22, 2003 3:43 pm
Localização: Lara Croft (canina) SRD

quarta fev 12, 2003 12:37 pm

Vi uma reportagem na televisão sobre isso. O treinador dava muitas bolinhas de tênis ao mesmo tempo para o cão enjoar dos brinquedos e não ser tão possessivo....O cão não podia pegar todas as bolinhas na boca e assim acabava se desinteressando...
Não sei se funciona e não lembro se tinha alguma outra parte no tratamento...Mas quem sabe vc experimenta..
HugoP
Membro
Mensagens: 80
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Localização: 1 Boxer ( Sasha )
Contacto:

quarta fev 12, 2003 3:36 pm

O problema mais sério que o cão pode desenvolver é demonstrar agressevidade. Um Cão pode ser agressivo para outros animais, para estranhos ou mesmo para o própio dono. Para prevenir este comportamento, deve reivindicar a sua liderança na matilha.

Pelo que me apercebo o seu cão poderá estar com uma agressevidade possessiva, desafia o dono pela posse dos objectos favoritos. isto pelo brinquedos, como tb costuma ser pela comida mas isso a Luisa não enunciou, saõ todos objectos de posse que o cão pode vir a defender agressivamente...

a minha opinião a quanto da correcção: ordene o cão para se deitar, quando este obedecer, fica automaticamente subserviente para a pessoa por cima dele.

Pode também levantar-lhe a perna traseira, se ele não o tiver feito já, para simbolizar o seu dominío sobre ele. O Cão deve aprender que é o membro mais baixo da matilha humana.

Pode ainda ter outras formas como reafirmar a autoridade sobre o cão agressivo é ordenar-lhe que fique quieto, depois levantar-lhe do chão as pernas da frente. O cão achará que esta falta de controlo é intimidantee pode lutar. No entanto depressa aceitará que é a Luisa que manda.


Saudações.
:)
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

quarta fev 12, 2003 3:55 pm

HugoP Escreveu:

Pode ainda ter outras formas como reafirmar a autoridade sobre o cão agressivo é ordenar-lhe que fique quieto, depois levantar-lhe do chão as pernas da frente. O cão achará que esta falta de controlo é intimidantee pode lutar. No entanto depressa aceitará que é a Luisa que manda.


Saudações.
:)
Epa tenho que experimentar esta com a Bekas.... só que ela tem as patitas tão curtas que das duas uma...ou nem vai notar que foi levantada do chão.... ou eu vou ficar sem mãozinhas só a tentar agarrar-lhe as patitas... é que a minha mão ocupa a pata toda.. :lol: :lol: :lol:

(É uma Teckel...)
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

quarta fev 12, 2003 4:14 pm

Luisa Escreveu: Ola a todos!
Preciso de ajuda..tenho um basset hound de 5meses..ele anda naquela fase em que mete tudo à boca e quando vou a agarrar no focinho para ele abrir a boca..ele começa a rosnar e a tentar apanhar me a mao para morder cry Alguem sabe qual a melhor maneira para resolver este meu problema?
Va,bjinhos a todos que adoram animais lol



Eu adoro essa raça de cães, mas realmente é um cão de caça e como tal um pouco territorialista e egoísta...
Deve a todo o custo fazer-lhe entender que manda e que pode tirar-lhe as coisas da boca, por ser você quem manda!!!
Este conceito é muito importante pois este cão tem um sentido de liderança nato, e em conjunto com outros cães, mesmo maiores que ele, normalmente ele é que fica o líder do grupo.
Tem uma personalidade muito forte!!!

Tente mandar-lhe uma bola e pedir-lhe que lha traga e tire-a firmemente da boca, como se de um acto natural se tratasse e insista nesta brincadeira. Esperemos que ele perceba que consigo, ele é que obedece a ordens!!!

Espero ter ajudado! :D
Boa sorte!!!

:oops:
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta fev 12, 2003 4:38 pm

Olá Luisa

O seu cachorrinho ainda está em fase de aprendizagem mas deve desde já ensinar-lhe que comportamentos lhe são permitidos e quais os que não são.Ele deve começar a aprender que você é lider e ele tem que obedecer.O facto de ele a tentar morder é porque está a disputar a liderança isto é está a tentar demonstrar-lhe que ele pode impor a sua vontade. Neste caso deve repreendê-lo enérgicamente com um "não" ao mesmo tempo que lhe puxa pelo cachaço. Não demonstre medo pois senão ele perceberá que pode mandar. Aproveite para lhe começar a ensinar o "larga". Neste caso quando ele tiver alguma coisa na boca agarre-a e diga "larga" puxando o objecto.Se ele não o fizer ou rosnar não desista repreenda-o mas continue a insistir no "larga" até ele obedecer.
Não se esqueça que " de pequenino se torce o pepino" e aquilo que hoje foi uma dentadinha quando ele for maior vai doer um pouca mais.

Saudações
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quarta fev 12, 2003 5:25 pm

Olá Luísa!

De facto não tenho muito mais a acrescentar para além do que foi dito pelos outros forenses, no entanto há um pormenor importante que deve ter em atenção...
Para diminuir o instinto demasiadamente protector do cão em relação aos seus objectos, aconselho-a a guardar os brinquedos do cachorro, sempre que não está a brincar com ele; isto é, o Chefe de Matilha ( a Luísa), é que decide quando é que o cão vai brincar com esses objectos.
Ele a pouco e pouco associará que a Luísa é que manda e tem a palavra final.
Quanto ao rosnar ( mesmo em outras circunstâncias), nunca o permita, nem se mostre intimidada, pois se o fizer, será meio caminho andado para o seu cão começar a utilizar esta "táctica", sempre que quer impôr a sua vontade!
Bons treinos!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
sambazuto
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jan 29, 2003 4:48 pm
Localização: Golden Retriever, Perdigueiro Português, Agapornis.

quarta fev 12, 2003 7:09 pm

Realmente em relaçâo ao cachorro já foi tudo dito e bem.

Em relação a si, só tenho a acrescentar que tem de ter coragem e não demonstrar qualquer medo quando tiver de agir, idependentemente do cachorro tentar morder ou não.

Boa sorte
Luisa
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta dez 12, 2001 9:41 am
Localização: caes e coelhos

quarta fev 12, 2003 9:47 pm

Obrigado a todos os que me responderam.
Respondendo a alguns que me fizeram a pergunta..ele não tem esta reacção nem com comida nem com brinquedos..e normalmente so se torna agressivo na rua..aqui em casa raramente.Mas é mais com coisas que ele apanha..guardanapos, papeis..lixo k ele panha na rua..!Uma vez meteu uma carica na boca..ja quase a engasgar-se..e mesmo assim ladrava e tentava morder..eu nesse momento so pensava em salvar o cachorro..por isso mesmo com medo meti a mao e tirei a carica k ja tava na garganta!
Vou mostrar a ele quem manda..espero que este comportamento mude..é que na rua..não poxo repreende-lo..pois mesmo o cao sendo meu..as pessoas que passam acham terrivel.. :?
Ah..se quiserem conhece-lo melhor..estao fotos dele no album..é o dumbo..da seccao de bassets hounds :D
Bjinhos
Obrigada
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

quarta fev 12, 2003 9:52 pm

Luísa, tem um menino lindíssimo!!!
Parabéns!!!

Também adoro esta raça!!! :oops:
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quarta fev 12, 2003 10:07 pm

Luisa,
Já tudo foi dito, mas gostava de acrescentar uma coisa. Quando for na rua, não ligue para a reacção das outras pessoas! Senão acaba acontecendo-lhe como com certas crianças que em casa são uns anjinhos e na rua são uns diabretes....
Na minha opinião, a solução passa por: aguentar a dor da mordida como se não lhe tivesse doído nada. Feche o punho, assim fica mais dificil o cão morder. E a minha experiência ensinou-me que dar-lhe logo de seguida uma leve bofetada no focinho funciona... penso que deva ser algo que os humilha ou coisa do estilo, mas até agora comigo funcionou sempre, independentemente da raça e do tamanho do cão.
isabelnobre
Membro Veterano
Mensagens: 629
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Localização: 2 cadelas cdp, Angie e Lua , uma tartaruga

quarta fev 12, 2003 11:46 pm

:) para começar deve de continuar a retira-lhe os objectos da boca, não deixe nunca que ele leve a melhor ;) ele está a demonstrar agressividade porque está numa faze de querer mandar, ele acha que a bola ou o que quer que ele tenha na boca é dele. Nunca em momento algum o deve de deixar rosnar, tentar morder, começa sempre por aí e de pequenino é que se torçe o pepino ;) . Tirar sempre até ele deixar de rosnar demonstrar quem manda, por mais que os adore-mos não nos pode-mos esqueçer de que somos nós quem manda....Eu não sou vet nem treinadora mas percebo um bocadinho pelo menos disto.
cumps
Isabel Nobre
Praias
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

quinta fev 13, 2003 12:10 am

[quote=Musky]
Na minha opinião, a solução passa por aguentar a dor da mordida como se não lhe tivesse doído nada. Feche o punho, assim fica mais dificil o cão morder. E a minha experiência ensinou-me que dar-lhe logo de seguida uma leve bofetada no focinho funciona... penso que deva ser algo que os humilha ou coisa do estilo, mas até agora comigo funcionou sempre, independentemente da raça e do tamanho do cão.
[/quote]

Eu tenho um problema tambem com dentadas que acontecem quando se tiram coisas da boca e nao so.
Mas como e que e suposto continuar la depois de uma mordida a serio?
Como se faz para se continuar a ralhar se ele nos esta a atacar com toda a sua forca???
Pessoalmente, eu tento nao demonstrar medo, mas ja por 2 vezes que levei dentadas tao fortes que so penso e em tirar dali a mao!!!
Neste momento estou empenhada a resolver o problema tentando demonstrar que eu e que sou o lider, mas se ele morder mesmo ai ainda nao sei.
Como se consegue fazer isso?
Responder

Voltar para “Cães”