Viagem de avião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda jul 24, 2006 9:08 am

Olá a todos!
Em Agosto vou viajar de avião até Milão e estou a pensar levar comigo a minha cadelinha que tem 2,5kg. Com este peso ela pode ir na cabine comigo e a companhia aérea aceita que ela vá num saco de transporte (daqueles onde leva a cabeça de fora) em vez de uma transportadora.
Já algum de vocês levou o cãozinho na cabine? Estou com receio da reacção dela e apesar da viagem ser curta tenho medo que seja complicado estar tanto tempo enfiada dentro do saco sem fazer as necessidades...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 24, 2006 9:30 am

O melhor é informar-se com a companhia aérea, mas penso que tem mesmo de ir numa transportadora ;)
De qualquer modo um cão adulto aguente muitas horas sem fazer necessidades, basta que a ponha a fazer xixi antes de embarcar e nãio há qualquer problema.
Se achar que ela vai stressar, fale com o seu vet pois há medicamentos calmantes que são usados para viagens, para eles irem calminhos ;) Não lhe dê nada "aconselhado" via net ou mesmo pelo farmacêutico, só pelo vet ;) Num cão pequenino pode correr muito mal se não for prescrito pelo vet ;)

Boa viagem!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quinta jul 27, 2006 3:15 am

Viajo regularmente com os meus gatos na cabine. E também o fiz com 2 dos meus cães qd eram cachorros.
Concordo plenamente com a Texuga. No entanto, permita-me acrescentar alguns conselhos:

Acho a transportadora mais segura que o saco de transporte. Já agora q tal ir habituando a estar na transportadora? Pode deixa-la perto da caminha com a porta aberta e quem sabe ele sentir-se-á tão confortável nela que começará a usa-la para dormir ;) Assim durante a viagem não estranhará o facto de estar dentro dela.
Quando fizer a marcação da sua passagem insista no facto de querer levar um animal na cabine e confirme se a companhia aceitou a reserva do animal ( assim não corre o risco de a obrigarem a pô-lo no porão).

Não lhe dê de comer antes da viagem nem logo após esta. O cão está stressado e pode vomitar.
Quando fizer o check-in o cãozinho será pesado e irá à secção de bagagem pagar o transporte dele. Confirme que não a "sentam" num lugar perto das saídas de emergência ou ao sentar-se será impedida de ter o cão consigo.

Se o veterinário receitar um calmante pergunte se não será melhor fazer uma experiência com o animal ainda em casa. Alguns animais têm a reacção oposta à desejada : ladram e ficam completmente eufóricos.

De resto não me parece que haja qq problema.
Desculpe o longo texto e algumas picuinhices mas já me precavenho em todos os aspectos antes de entrar num avião com os meus animais. Pqs promenores que fazem diferença.
Kafka08
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 8:17 pm

quarta ago 03, 2011 12:05 pm

É engraçado, vejo tantos tópicos sobre viagens de aviao e depois as pessoas não dão o feedback.
Tenho pesquisado bastante sobre o tema porque em setembro vou aos açores e vou levar o meu cao na cabine. Fartei-me de pedir esclarecimentos à companhia aérea porque não queria que me barrassem o transporte do animal na altura do embarque. O meu cao é um Yorkshire pesadinho, tem 5 kilos, e com uma transportadora normal com as medidas correctas para ele poder dar a volta, estar de pé e deitar-se, ficaria com um peso superior a 7kl, portanto, perguntei se poderia transportá-lo num saco impermeável, tipo os de desporto, visto ser mais leve e disseram-me que sim. Comprei um saco todo jeitoso, com o tamanho máximo permitido na cabine (total de 115 cm somando altura, largura e comprimento). O cão fica lá à vontade com espaço de sobra, mas é preferível que ele se consiga movimentar bem. o saco nao chega a 1kl portanto fica abaixo dos 7kl para o poder levar na cabine. Coloquei o saco no chao da sala para ele se habituar e de vez enquando salta lá para dentro para ir dormir e até se põe a arranhar o fundo do saco. Fica lá todo contente. Acho que quanto a isso não terei problemas.
Uma outra duvida que tenho é se devo ou nao dar algum calmante ao cão. Tenho visto muitos tópicos sobre isso e de facto são mais pessoas contra do que a favor e sinceramente pelo que tenho lido há inumeros efeitos secundários que podem ocorrer e estou a ponderar muito bem sobre isso.
O meu receio é que ele comece a chorar na cabine e incomode as pessoas. Normalmente quando saio de carro com ele, ele nao se porta mal, mas se sai de casa excitado porque vai passear, chora um bocado de excitação e por querer sair do carro e chego ao ponto de nao o poder ouvir, lol.
Gostava de ouvir as opiniões de quem já viajou com os seus caes e os comportamentos que teve e se vale ou nao a pena utilizar calmantes, mais a mais a viagem são só duas horas.
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

quarta ago 03, 2011 1:37 pm

Olá

Viajei já com um cão de 4kg pela TAP, num voo de 4 horas.

Sim, é mesmo obrigatório ir na transportadora. Eles exigem que ela tenha umas dimensões ridiculamente pequenas para que a transportadora possa ir sempre debaixo da cadeira da frente. Eu respeitei isto excepto na altura que tinha mais 5cm. Realmente não cabia debaixo da cadeira da frente mas não houve qualquer problema...apenas me pediram pra na aterragem e descolagem a deixasse aos meus pés. Eu levei uma daquelas semi-rigidas (mais para gatos) que comprei nos chineses por 20€, porque era só para uma vez e todas as que vi eram muito caras. Serviu perfeitamente.

O calmante é desaconselhado porque eles têm que manter a capacidade de equilíbrio e de reagir às diferenças de pressão.

O meu portou-se bem, não chorou, apenas raspou em algumas alturas para tentar sair.

Como é para território nacional não sei se precisa do passaporte mas pelo menos a evidência da vacina da raiva tem que apresentar.
Kafka08
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 8:17 pm

quarta ago 03, 2011 3:15 pm

sim, em território nacional nao é necessário passaporte, basta ter o boletim de vacinas em dia e chip.
o meu é deste género:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... m=1&itbs=1

acho que cabe debaixo do banco. assim espero.
Acho que vou optar por nao dar calmante nenhum. Levo uns bonecos e uns snacks e pode ser que fique entretido. Fui ao balcao da SATA no aeroporto e disseram que se me aprovaram o transporte em cabine com as medidas que dei da transportadora rigida que tenho (superior a 115cm) entao estava tudo ok. Disseram que normalmente para os açores, como é pouco tempo, nao levantam muitos problemas.
Responder

Voltar para “Cães”