medo do mar!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

terça abr 23, 2002 10:37 am

eu gostava de saber se há algum modo de fazer com que a minha cadela boxer não tenha medo de entrar no mar para nadar?
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 23, 2002 11:08 am

Olá!!!!

:lol: :lol: :lol:

Em primeiro lugar, acho que devias habituá-la a lugares mais calmos. Quando digo calmos, refiro-me às ondas. Eu tenho uma cadela d'água, que como o nome indica, adora ÁGUA, mas com o mar, o caso muda de figura. Eu vou entrando no mar e ela vem vindo atrás, mas sempre a choramingar, pois não gosta nada das ondas. Mas como é a sombra negra da dona, aí vem ela... ...lá terá que fazer o sacrifício!
Eu procuro lugares mais calmos, tipo lagoas. Há uma barragem em Sintra, ao pé da lagoa azul, que é excelente para brincarem na água. É o lugar eleito, para quem quer passear os "filhotes". Estive lá este Domingo e estava cheio de cães. Foi uma verdadeira paródia. As minhas três cadelas, nadaram, correram, brincaram com a bola e com o resto dos cães que por ali andavam.
Experimenta!
Boa sorte!
Saudações caninas!
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 23, 2002 11:18 am

Olá
Não sei se a experiência que tive com um dos meus cães, pode servir de exemplo, mas aqui vai.
O meu breton mais velho as primeiras vezes que foi há praia, tambem não queria nada com a água.
Então resolvi deixar as coisas acontecerem naturalmente.
Eu entrava na água e deixava-me ficar uns minutos, e a seguir saía, não ligando ao pormenor de ele não têr entrado. A seguir pegava na bola preferida dele e mandava para a água, ele começava a entrar mas logo recuava, eu entrava e ía buscar a bola, voltava a mandar a bola e o chamava, mas sem o obrigar. Fiz isto várias vezes, até que começou a sêr ele a ír buscar a bola dentro de água, começou a levar a situação como uma brincadeira. Agora é ele que entra sózinho, com bola ou sem bola.
Acho que o problema dele, era nunca têr visto tanta água junta :lol: e o próprio barulho.
O que acho que não se deve fazer, é forçá-los, tem que acontecer naturalmente, e, depois não querem outra coisa ;)
Com paciência e brincando muito, acabam por gostar!!!!!
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça abr 23, 2002 12:40 pm

Olá! :)

O Nubi, nunca mostrou grande receio da água, tipo poças ou mesmo laguinhos, mas quando o levei à praia pela primeira vez, pôs-se a ladrar às ondas.
Não o forcei a ir à água, nem o quis fazer pois ainda era novo e como o mar estava um pouco agitado achei melhor ele ficar em terra. Contudo continuou a ladrar.
Entretanto fui levando-o à praia regularmente, mas sem entrar no mar (tb era Fevereiro e a água não estava assim tão boa :| ) mas em meados de Março fez um daqueles dias de verão e eu fui à água, quando nisto reparo que ele estava a seguir-me.
Achei giro, mas passado um pouco começou a chorar e como tal decidi voltar para terra.
A notar que fiquei todo arranhado, pois ele estava sempre a chegar-se o mais próximo possivel de mim.

A semana passada ao passear no pontão (junto à Praia da Batata em Lagos), ele em vez de me seguir, continuou pela praia, e eu segui em frente. Acontece que ao andarmos, o muro ia ficando cada vez mais alto em relação à praia.
Ele em vez de recuar um pouco e saltar o muro, decidiu seguir-me pelo mar, ao longo do pontão. Nadou uns bons 50m. Depois foi só esperar por ele nas escadas no fim do pontão. Foi giro. :)
Contudo ele ainda não vai buscar coisas ao mar...
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

terça abr 23, 2002 1:59 pm

gostei muito de ler as vossas experiências, enquanto ás lia estava a ver a "cena". lol lol :lol: :lol: :lol:
obrigado
acho que vou deixar a bonnie por ela própria, com a minha ajuda,ganhar confiança.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 23, 2002 2:04 pm

olá,

Eu também tenho um cão d'água que não gosta lá muito de água. Detesta piscinas, e para entrar no mar só mesmo molhar as patas. Ele até gosta de lagoas, onde ele têm pé e a água é calma. Mando-lhe a bola e ele atira-se sem problemas. Não posso dizer que é um entusiasta, mas já consegui que perdesse o medo.

Nem todos os cães gostam de água, existe alguns que não vale a pena insistir. Outros parecem arraçados de peixe logo desde cachorros. O que podes fazer é dares tu o exemplo, passeando á trela com a boxer, molhando as patas calmamente, depois podes experimentar jogos para ver se ela entra e assim sucessivamente. Os meus só consegui dando o exemplo, como eles não queriam ficar sozinhos em terra, molhavam as patas para me seguir. Com a bola não resultou logo. Mandavam-me a mim buscar. Mesmo assim não são muito amigos de água só vão buscar se estiver á beirinha. Enfim, acho que não se pode é forçar, se gosta melhor, se não gosta paciência.
Responder

Voltar para “Cães”