Como resolver ataques de ciúmes entre as minhas cadelas? (Agora com fotos!)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça jul 25, 2006 11:30 am

Ando desesperada :( :x .... por vezes as minhas cadelas, ambas esterilizadas, dão-se muito mal :cry: :cry:

A minha Dolly, cruzada de pastora alemã, tem uns ciúmes terríveis da Patinhas, que para além de ser bastante mais pequenina é manquinha e de estrutura muito frágil.
Estas duas cadelas convivem com um macho labrador, inteiro, que é o Miki :D

Mas os ciúmes não são do Miki, são das pessoas.
As duas cadelas andam sempre juntas e constantemente na brincadeira. Quase que se poderia dizer que são amigas para toda a vida.... só que de vez em quando a Dolly começa a olhá-la de uma forma muito parada e, zás, entram em luta pegada :evil: :( .
Isso acontece sempre que eu ou o meu marido fazemos um mimo à Patinhas, ou por qualquer motivo, temos de lhe pegar ao colo.... Mas em todas as situações, damos sempre mais atenção à Dolly, porque já conhecemos o "feitio" dela :x :roll: .
A Patinhas também não se fica e luta de igual para igual.... resultado, arranhões, mordeduras, algum sangue.... :o

Ontem o caso complicou mesmo.
Os meus cunhados foram de férias, e a ZARA (lembram-se.... aquela cadelita linda que eu tinha para adopção?) veio para minha casa :) .
Como os meus animais são meigos e dão-se bem com outros animais e como a Zara é uma doçura e habituada a muito bicharada, fiz a apresentação e correu tudo bem.
A Patinhas é uma maluca e só queria brincadeira, então ela e a Zara começaram numa correria, rebolavam uma na outra, saltavam.... era um encanto de ver tanta felicidade.
O Miki é um "brutamontes pastelão" que cheirou, brincou e sentou.... :lol:

A Dolly, também aceitou bem a Zara, partilhou das brincadeiras e de vez em quando vinha para ao pé de mim e do meu cunhado e pedia mimos. Depois voltava para juntas das outras e eu comecei a ver que ela olhava da tal maneira "especial" para a Dolly :o :o .
Para evitar algum ataque comecei a brincar com ela (Dolly) e a fazer-lhe mimos.... entretanto as outras duas continuavam numa brincadeira pegada.
Infelizmente não consegui evitar o pior :( :( . A Dolly fitou a Patinhas, colocou-se numa posição estática e atacou :evil: :x :( .

Foi terrível.... o meu cunhado meteu-se no meio e ainda levou um arranhou na perna... eu tentei separá-las pegando nas coleiras...

Lá consegui separá-las, com a ajuda do meu marido, mas não evitei um lanho profundo na pata traseira da Patinhas :( . E logo na patita menos má que ela tem :( . Coitadinha da minha Patinhas, nem conseguia caminhar..... uma pata é manca a outra estava ferida :( .

Desinfectei a ferida e coloquei o colar na Patinhas..... logo vai ao vet....

Agora tenho os meus bichinhos separados: Dolly e Miki num lado.... Patinhas e Zara no outro.

Agora a minha pergunta:
Acham que foi ciúmes da Zara estar a brincar com a Patinhas? :o
Ninguém deu especial atenção às duas, antes pelo contrário, a Dolly foi favorecida nesse aspecto.

Ando mesmo preocupada e triste.... é que elas são tão amigas e de repente acontece esta "guerra"... :( :(
Última edição por Lucarina em quarta jul 26, 2006 3:39 pm, editado 1 vez no total.
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça jul 25, 2006 11:47 am

Os meus pais já tiveram um problema parecido, entre uma serra da estrela e uma rafeira. Acabou a rafeirinha por ficar do lado de fora do pátio... Sinceramente também gostava de entender o porquê dessas atitudes!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça jul 25, 2006 12:50 pm

Separa-las é a unica forma de resolver a situação.

Boa sorte

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça jul 25, 2006 5:41 pm

Pois ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 25, 2006 6:37 pm

Eu acho que podia deixar que elas se entendam, resolverem as posições hierárquicas, porém nem sempre será muito fácil em especial se os dois forem dominantes...

Neste caso pior...uma das cadelas está em desvantagem clara.
Quem tem destes casos muito complicados ou separam os animais ou então andam com um deles ferido...mais grave ou menos grave.
<p>susana</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

terça jul 25, 2006 7:26 pm

Lucarina, se as separar, elas nunca mais se poderão ver sem partirem logo para o ataque!!

Cá em casa também temos duas cadelas que se dão bem entre si. Mas, em situações de ânimos exaltados (toque da campainha, presas à vista, etc.), existe o risco de se pegarem. Tentamos evitar ao máximo que essas situações aconteçam e, quando não conseguimos evitar que se peguem, só nos resta apartá-las segurando em cada uma nas patas traseiras e deixá-las acalmar os ânimos em separado. Meia hora a uma hora costuma ser o suficiente para voltarem a conviver sem problemas.

Poderá experimentar impôr-se à Dolly assim que ela começar a mirar a Patinhas de forma estranha. Se for rígida com ela e a mandar obedecer a uma ordem (ir para o ninho, por exemplo), em princípio não haverá desenvolvimentos. Tem é de ser firme! Por outro lado, se a Dolly já estiver em posição de dominância em cima da Patinhas, o melhor a fazer será afastar-se, que elas acabarão por se entender.

Temos procedido assim aqui cá por casa e as cadelas já não se pegam há uns bons meses. Claro que futuramente hão-de voltar a pegar-se. Mas entre brigas esporádicas ou mantê-las separadas para sempre, prefiro arriscar a primeira. Como elas só se pegam quando está gente em casa, intervindo-se de imediato as mazelas nunca são significativas.
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

terça jul 25, 2006 8:14 pm

Compreendo perfeitamente a sua situação... tenho um caso parecido, mas com dois cães machos. Para tentar resolver a situação, separei-os (já há 6 meses) e agora castrei-os (já que as lutas começaram por causa do cio de uma cadela) para ver se aos poucos vou conseguindo que eles se voltem a dar bem. Era uma situação horrível...

No caso de fêmeas, sinceramente não sei o que se deve fazer... só lhe posso dizer que no inicio da confusão entre os meus "meninos", a veterinária aconselhou a tentar fazer programas que agradassem aos dois, juntos (caminhadas, mimos,...). As caminhadas resultaram, mas os mimos despoletavam ciúme... por isso não deve ser muito bom no seu caso. Ah, e recompensá-las sempre que se portarem bem numa situação em que se podia esperar que lutassem...

A Patinhas é uma cadelinha que foi adoptada no Refúgio? Linda...!
diasfatima
Membro Veterano
Registado: sexta abr 14, 2006 8:35 pm

terça jul 25, 2006 8:31 pm

Eu vou acompanhar este caso, pois estou na mesma situação 2 cadelas que brigam, talves possa aprender alguma coisa.

Boa sorte
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça jul 25, 2006 9:41 pm

bem boa sorte Lu espero que as meninas metam juizinho na cabeça, pesno que desta vez a briga deve ter acontecido por causa da cadelinha Zara e do facto de esta se ter dado tão bem com a Patinhas....:) :roll: aí a mais ciumenta não resistiu e pronto o caldo entornado....
no meu caso é diferente são gatos e só ouve umas duas brigas mais acessas por causa de ciumeira, e foi a Dona Zuca a que começou.... no meu caso tentei separá-las e depois de uns gritos valesntes para as duas dei-lhes o merecido desprezo que um gato tanto bem percebe.... quando é propositado...penso que um cão também o perceberá ,,,,
não sei se a poderei aconselhar melhor:)
por isso boa sorte e atenção é tê-las sempre debaixo de vista...
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jul 26, 2006 3:10 pm

Obrigada pelas vossas sugestões ;)

Também acho que ao separar agora as minhas meninas, vai tornar mais dificil a reconciliação delas :(

Mas neste momento tenho de as ter separadas, porque a Patinhas tem de curar primeiro as feridas deixadas pelos dentes da Dolly :roll:

Já tinha falado com o meu vet o qual me tinha dito que o melhor era serem elas a resolverem o problema da dominância e da hierarquia e que era bom eu não interferir. E foi isso que eu tentei fazer, só que desta vez o caso ficou negro :( :o

Quando a Patinhas estiver melhor, vou começar a juntá-las novamente... no fundo, lá no fundinho, acho que vai correr bem..... até a uma nova briga :p :D .

A ver vamos.... ;)
Lucarina
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 3:35 pm

lua1 Escreveu: A Patinhas é uma cadelinha que foi adoptada no Refúgio? Linda...!
É essa todinha!!! :lol: :lol: :lol:
A princesa do Refugio é minha!!!

Vejam as minhas meninas:

A Patinhas:
Imagem

A Dolly:
Imagem

As duas mafarricas:

Imagem

Enquanto o pastelão do Miki descansa (depois de não fazer nada :p) as duas bricam constantemente...
Imagem
Imagem
Imagem
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

quarta jul 26, 2006 3:43 pm

Oieh...pois Lucriana, separa.las sera a melhor opçao, se nao o fizer algo mais grave acontecera, pois como ja viu, as lutas sao constantes, antes que se de uma pior separe.as, custa muito...eu sei, mas pense que melhor para elas...nao deixe k elas resolvam os problemas sozinhas, pois havera uma que nessa disputa saira bastante ferida...separe.as o quanto antes e continue a dar toda a atençao que elas merecem...espero ter sido util...Xau ai...Fikem bem...Fui...
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

quinta jul 27, 2006 6:16 pm

Olá

Já há mais novidades das duas "meninas"? Espero que esteja tudo a correr bem... Boa sorte... :)
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta jul 27, 2006 6:37 pm

Pelas fotos até diria que são as melhores amigas :o
Tirando as últimas, em que demonstram já algum atrito (parece-me) :o
Karenine
Registado: quarta jul 26, 2006 9:32 pm

sexta jul 28, 2006 12:32 am

Olá! É a primeira vez que escrevo aqui e não sei como se responde a uma mensagem. Vou tentar assim.
Estou exactamente com esse problema, mas já depois de uma briga (com feridas e algum sangue) e encontramo-nos na fase de reconciliação. Aqui, os "actores" são uma cocker com 6 anos e uma pastora alemã com 10 meses. Tudo corria bem até a pastora entrar no cio. Foi quando começaram as pequenas guerras, que normalmente acabavam com o pescoço da cocker na boca da pastora, mas sem danos pois a cocker acabava por se submeter. Até ao dia... Pois, um belo dia, a cocker resolveu dar resposta e a coisa foi feia...
Isto aconteceu há cerca de um mês atrás. Foram imediatamente separadas e desde então estamos AS TRÊS em treinos intensivos. Isto, para que: a cocker, que era a líder cá da casa, inclusive de mim, aprenda que o seu lugar é o último da hierarquia; a pastora, para que aprenda que a líder absoluta sou eu; e eu, para que aprenda a ser líder, o que não está a ser tarefa fácil... Valha-me a santa paciência do treinador, que é EXCELENTE!!
Neste momento, estão a ser postas juntas por pequenos momentos, como passeios e em casa, só desde há dois dias é que se está a tentar.
O que aprendi com tudo isto, é que a solução para este tipo de situações passa por uma hierarquia muito bem definida e sem margem para dúvidas, por todos os elementos da família humana e canina, e também por um controlo total sobre os cães em que, por exemplo, um NÃO tenha de ser imediatamente obedecido.
Adoro as minhas cadelas e estou a fazer os possíveis para que possa tê-las de novo juntas. As coisas não serão nunca mais como eram dantes, pois não poderão ficar juntas sem estar alguém presente e não quero correr o risco de um dia voltarem a envolver-se numa briga feia na minha ausência.
Gostaria muito de ajudar todos os que se encontram numa situação parecida. Qualquer coisa, mandem mensagem.

Beijinhos e boa sorte!

P.S. Leiam o livro "A encantadora de Cães". Ajudou-me muito a compreender o que vai naquelas cabecinhas! E como lidar com eles. O que é certo é que desde que mudei as regras cá em casa, vi resultados!
Responder

Voltar para “Cães”