Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta jul 28, 2006 10:00 am

Leishmaniose é geralmente transmitida pelo insecto do género Phlebotomus.
A transmissão dá-se classicamente pela picada do Lutzomyia, chamado de insecto vetor. Somente as fêmeas sugam sangue, pondo algumas dezenas de ovos em locais terrestres húmidos, como sob pedras e folhas no solo. Após 30-60 dias, a última larva fixa-se no substrato e se transforma em "pupa", mudando após mais alguns dias para adulto.
Mas ainda assim, a humidade e a temperatura estão sempre presentes...
Locais de águas paradas são também para evitar, porque estas zonas tem sempre folhas mortas... o tal substracto que eles usam.

Por outro lado, acho que eles são capazes de se adaptar a um belo quintal...em especial, se nas proximidades se encontrarem as condições ideais.

Eu continuo a evitar certas zonas onde existem águas paradas, embora não seja apenas e só o local susceptível.
<p>susana</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 28, 2006 10:20 am

Pois é susana, só que da forma como as coisas estavam a ser ditas podia ficar-se com a ideia de que evitando lugares com águas paradas se podia evitar o mosquito. Ou mesmo que é nestes lugares que apanhar a doença é mais perigoso, e isso não é verdade. Os locais mais perigosos não são as águas paradas e os charcos (onde abundam os MOSQUITOS) mas sim os jardins, as matas e outros lugares com manta morta e matéria orgânica (zonas perto de áreas de criação de animais são especialmente perigosas), sobretudo no crepusculo (desde o entardecer ao manhecer), em dias de menor vento (eles não são grandes voadores), com temperatura superior a 16 º e sobretudo nos meses entre Maio a Setembro (ou Outubro de o verão se prolongar). Este é que é o habitat preferido do flebotomo e por isso onde é mais perigoso passear ou viver.
É isto que eu pretendia clarificar.
No entanto fazes bem em evitar locais com águas paradas, porque infelizmente não é só a Leishmaniose que afecta os nossos cães, e outras doenças igualmente graves são transmitidas também por mosquitos que têem como habitat precisamente essas águas paradas.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta jul 28, 2006 10:36 am

Bom dia

Obrigada pelas respostas, e endereços (para estudar !!!)

Cumprimentos,
Cockinhas
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta jul 28, 2006 10:38 am

repetida
susanastrat
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 12:51 pm

PauloC Escreveu:Os locais mais perigosos não são as águas paradas e os charcos (onde abundam os MOSQUITOS) mas sim os jardins, as matas e outros lugares com manta morta e matéria orgânica (zonas perto de áreas de criação de animais são especialmente perigosas), sobretudo no crepusculo (desde o entardecer ao manhecer), em dias de menor vento (eles não são grandes voadores), com temperatura superior a 16 º e sobretudo nos meses entre Maio a Setembro (ou Outubro de o verão se prolongar). Este é que é o habitat preferido do flebotomo e por isso onde é mais perigoso passear ou viver.
É isto que eu pretendia clarificar.
Mais clarificado que isto é impossível...loool ;)

Um dos motivos que conhecia era o vento...por isso eu fico descansada com as ventanias, passei a gostar de vento...lool

Eu gostava que façam uma coisa...coloquem no motor de busca o nome do insecto do género Phlebotomus e Lutzomyia...aí podem estudar que animal é e os hábitos do mesmo, se bem que já está bem resumido em cima.

E depois coloquem a Leishmaniose...

Mas se eu encontrar mais alguma coisa útil eu aviso. Pelos vistos é um assunto muito debatido...mas surgem sempre dúvidas.
<p>susana</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jul 28, 2006 1:01 pm

Susana,

Tudo o que servir para prevenir doenças aos nossos amiguinhos, é válido e muito útil :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
susanastrat
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 2:50 pm

Xuga Escreveu:Susana,

Tudo o que servir para prevenir doenças aos nossos amiguinhos, é válido e muito útil :lol:

É claro, mas não quero empanturrar com lick's que dizem todos a mesma coisa, sem acrescentar mais nada. ;)
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 2:51 pm

Eu acho que não é novidade....mas acho interessante até porque dá referências úteis para fazer melhor consultas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leishmaniose
<p>susana</p>
golias15
Registado: segunda jul 26, 2004 9:40 pm

segunda jul 31, 2006 1:53 pm

Olá

Ouvi dizer que se se apalpa-se uma zona qualquer nas patas dos cães dava para saber se um cão tem leishmaniose. Alguém me sabe dizer se é verdade onde se apalpa?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jul 31, 2006 2:07 pm

Ouvi dizer que se se apalpa-se uma zona qualquer nas patas dos cães dava para saber se um cão tem leishmaniose. Alguém me sabe dizer se é verdade onde se apalpa?
mais uma novidade :p
anjjazul
susanastrat
Membro Veterano

segunda jul 31, 2006 2:10 pm

Olá

Eu não conheço pelas descrições...que apontou, um dos possíveis sintomas é um crescimento anormal e acelerado das unhas.

Mas nos post anteriores estão referidos sintomas...já leu e consultou os links?

O que diz é que se apalpa uma zona qualquer das patas...mas apalpa-se o quê? Eu isto nunca ouvi...e não faz sentido pelo que já li sobre o assunto.
<p>susana</p>
margariat13
Membro Júnior
Registado: quarta jan 18, 2006 11:44 am
Contacto:

quarta ago 30, 2006 2:58 pm

boa tarde,estava a pesquisar varios topicos aqui do forum e deparei-me com este da leishmaniose.
O meu SB tem leishmaniose, e está optimo.
Essa questão de apalpar a patas dos ces é engraçada, pois fez-me lembrar que qdo fui a consulta com o Ben por desconfiar da doença a vet fez esse teste, e nao tinha percebido porque, realmente ela apalpou a parte interior das pastas traseiras, tenho que lhe perguntar qual o objectivo....dp digo
susanastrat
Membro Veterano

quarta ago 30, 2006 4:46 pm

Essa questão de apalpar a patas dos ces é engraçada, pois fez-me lembrar que qdo fui a consulta com o Ben por desconfiar da doença a vet fez esse teste, e nao tinha percebido porque, realmente ela apalpou a parte interior das pastas traseiras, tenho que lhe perguntar qual o objectivo....dp digo

Eu também fico curiosa com isso...eu só ouvi falar das unhas terem um crescimento anormal... :?
<p>susana</p>
margariat13
Membro Júnior
Registado: quarta jan 18, 2006 11:44 am
Contacto:

segunda set 18, 2006 4:21 pm

Boa tarde, como prometido aqui esta a razao pela qual se apalpa os caes para ver sintomas da leishmaniose:

"Em 90% dos cães os nódulos linfáticos aumentam (é por isso que vejo os nódulos linfáticos nas pernas de cada cão durante o exame físico). Depois dos primeiros sinais clínicos o animal começa a perder peso, com uma resistência física diminuída, às vezes coxeiam com poliartrite."

in: http://www.cm-castanheiradepera.pt/ocas ... inaria.htm
Texto escrito pela Veterinaria do meu Ben

;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 18, 2006 8:46 pm

Alguém sabe dizer onde se pode comprar a citronela de java?
Há uns tempos falou-se aqui (terá sido aqui?) na citronela de java e lembro-me de se ter referido uma loja no Algarve... que vendia, salvo erro, as sementes.
A planta, por exemplo no Brasil, é muito vulgar mas em Portugal julgo que são raros os particulares que as possuem.
Ficarei grato pelas respostas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”