Smir Escreveu:Bom dia Sr. PauloC
Eu li o nome do tópico, não era necessário escrever com letra grande, até porque ainda vejo razoavelmente bem...
eu apenas dei uma sugestão , não pretendo de forma alguma "obrigar" o sr. que pôs a questão a adoptar um SRD ou outro qualquer animal que esteja para adopção... As vezes, a pessoa vendo este ou aquele cão, pode "apaixonar-se" e concluir que ele seja o companheiro ideal...
Mas percebo a sua chamada de atenção...
Bom dia,
Peço desculpa pela letra grande. Realmente só queria evidenciar o tema do tópico, o que poderia ter feito com um Bold ou Sublinhado, mas optei pela letra grande e esqueci-me que isso na net pode ser interpretado como gritar. Não era essa a intenção e daí peço as minhas desculpas.
Quanto à sugestão de um SRD, embora compreensível, e pelas razões que apontei, parece-me desajustada do tópico da forma que ele é apresentado. Isto porque me parece estar em causa a escolha da
raça mais adequada a determinadas funções, e um SRD pela sua indefinição é desde logo uma incógnita em termos de aptidão para o que quer que seja. Pode até vir a ter-se um SRD que é optimo para determinada função, mas isso é algo com que não se pode contar logo à partida, se me faço entender.
Pelo contrário, as raças foram seleccionadas precisamente por terem determinadas aptidões para isto ou para aquilo. Assim, salvo as excepções ditadas pela criação irresponsável e descuidada, e por alguns criadores mais voltados para a morfologia e sem preocupação de manter o caracter das raças, é algo com que se pode contar.
Sem querer referir o seu caso concreto, parece-me que por vezes há uma tal preocupação em 'salvar' os cães que estão para adopção que se esquece que para muita gente ter um cão vai além da vertente lúdica ou simplesmente de 'salvar' um cão em risco. Há quem queira especificamente cães com determinadas características, aptidões ou simplesmente com determinada morfologia.
Neste pressuposto, e embora existam cães de raça para adopção, não é muito fácil encontrá-los (especialmente em idades "moldáveis"). Com cães SRD a dificuldade de encontrar um animal com características especificas aumenta ainda mais, e quando por vezes se adopta não porque era efectivamente o cão específico que procurávamos, mas sim por impulso e porque nos "apaixona-mos" por uma bolinha de pelo, isso pode ser meio caminho andado para um futuro abandono ou para mais um cão deixado num canto do quintal sem a devida atenção.
Daí que, o importante é saber efectivamente para que função, em que condições e demais informação requerida pela CindelP, porque o forista mostrou interesse em ter "o cão mais adequado para...." e não apenas em "ter um cão"

Se fosse o último caso, decerto que a adopção de um SRD seria a opção mais adequeda
Cumps
Paulo C.