Correio da manhã - Pastor Alemão morto pela psp

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta ago 18, 2006 10:28 am

PauloC Escreveu: Não é dito de facto que as senhoras estavam na sua própria propriedade, mas como diz que se refugiaram em casa e como uma delas até estava grávida, deduzo que do dito quintal até entrarem em casa não tenham tido propriamente de saltar muros e fazer uma corrida de 100 metros!!
Nunca se sabe, que esta gente do campo é de uma agilidade surpreendente!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 18, 2006 10:29 am

E a fruta tem muitas vitaminas, e sais minerais, e outras coisas mais 8)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 18, 2006 10:29 am

Eu estou a comentar a notícia publicada no Correio da Manhã, que pertence a este fórum, uma vez que é a única que pude ler na íntegra directamente da página do próprio Jornal! OK?!
Não quero que saiba menos que eu:
http://www.diarioaveiro.pt/11813.htm
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 18, 2006 11:02 am

E eu presumo que se estivesse grávida e tivesse que me refugiar em casa devido a cães me rondarem a casa e me sentisse mal, chamaria a assistência médica, e não a polícia (pelo menos logo!); os cães quando estivessem fartos, basavam; e eu ralada qd estava na segurança do meu lar; ia ao quintal e dáva-lhes uma mangueirada; ligava ao vizinho...!!!!

Não precisavam de dizer á polícia que "tratem dos cães para poder roubar fruta á vontade"... bastava dizer que estavam a ser ameaçadas por cães perigosos no seu prório quintal... e se estavam no seu quintal, como os cães entraram no quintal delas??

A minha opinião é que a história está mal contadinha, de todo!
E cão neste país é como preto na América (USA) atira primeiro e pergunta depois!

E mais uma vez volto a dizer que estou a comentar este tópico!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 18, 2006 11:16 am

E eu presumo que se estivesse grávida e tivesse que me refugiar em casa devido a cães me rondarem a casa e me sentisse mal, chamaria a assistência médica, e não a polícia (pelo menos logo!); os cães quando estivessem fartos, basavam; e eu ralada qd estava na segurança do meu lar; ia ao quintal e dáva-lhes uma mangueirada; ligava ao vizinho...!!!!
Pois....e depois como é que a assistência médica se chegava à casa!! Se as casas são vizinhas, é natural que os cães continuassem por ali, e com a senhora grávida e a sentir-se mal não têm propriamente o sangue frio para ter todo o tempo do mundo! Além do mais só sabemos que a policia foi chamada, mas não sabemos se (antes ou depois ) a assistência médica também o foi! Aliás, a noticia acaba a dizer que a Senhora grávida foi assistida, por isso se calhar a assistência médica até foi chamada também!!
Não precisavam de dizer á polícia que "tratem dos cães para poder roubar fruta á vontade"... bastava dizer que estavam a ser ameaçadas por cães perigosos no seu prório quintal... e se estavam no seu quintal, como os cães entraram no quintal delas??
Pelos vistos toda a gente, inclusive a noticia o diz, sabe-se que as senhoras estavam a apanhar fruta. Por isso chamar a policia teria sido uma estupidez se estivessem a roubar a fruta no quintal de alguém.
Se você depois de ler a noticia ainda tem dúvidas que os cães estavam em quintal alheio, não sei o que lhe dizer!! Penso que nesse aspecto a noticia não deixa dúvidas a ninguém! Com eles sairam do quintal deles e como entraram no quintal alheio não faço a minima ideia. Não sei a altura das vedações dos respectivos quintais, ou sequer se os têm!!!
A minha opinião é que a história está mal contadinha, de todo!
E cão neste país é como preto na América (USA) atira primeiro e pergunta depois!
Eu concordo que a historia não tem tudo o que gostrariamos de saber. Aliás, é precisamente por achar que a historia não diz tudo que eu acho de uma precipitação imensa acusar-se a PSP do que quer que seja.
Mas do que a historia conta, sabemos que dois cães de grande porte andavam soltos e em atitude agressiva, fora da propriedade dos donos, ou não sabemos?
Se assim é, há dúvidas da culpa dos donos?
E mais uma vez volto a dizer que estou a comentar este tópico!
Eu estou a comentar um caso noticiado nos jornais. Toda a informação que me ajude a percebê-lo, é bem vinda.
Jordan
Membro Veterano

sexta ago 18, 2006 11:25 am

Obrigada Paulo pelo link ao jornal de aveiro!

Mas lamento continuar a achar a história mal contada!!Chamar polícia por cães andarem a deambular por aí... olha olha havia de ser bonito o bang bang que andava por estas ruas fora! :p

E precipitada a acção do agente! Atirar num cão que está a ladrar?? É lógico que depois têm de dizer que "havia risco de ataque iminente", parecia mal de outro modo né?
O senhor acagaçou-se como eu, você e qualquer outro frente aquela situação, a diferença é que você ou eu não tendo uma arma tinhamos de nos safar de outro modo; o agente com uma arma e podendo decidir disparar para o alto (ou precaver a situação de outro modo, antes de sair da viatura no local, sabendo de antemão que "haviam cães que já tinham ameaçado duas pessoas nas imediações"...)!

Não estou contra PSP, GNR e nada disso (tenho vários conhecidos em ambas as forças), só acho que o Sr. agente com o treino todo que tem tinha mais opções e optou mal, só isso!

Lamento é a cadela ter morrido por mais uma vez terem donos irresponsáveis, porque é aqui precisamente que está a origem do problema; e isso deixei bem claro desde o primeiro post!

8)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 18, 2006 11:39 am

Ó jordan, você decida-se ;)
E precipitada a acção do agente! Atirar num cão que está a ladrar?? É lógico que depois têm de dizer que "havia risco de ataque iminente", parecia mal de outro modo né?
(ou precaver a situação de outro modo, antes de sair da viatura no local, sabendo de antemão que "haviam cães que já tinham ameaçado duas pessoas nas imediações"...)!
Então os cães só estavam a ladrar ou eram uma ameaça da qual o agente se deveria ter precavido de antemão ? ;)

Eu acho que me vou ficar por aqui, porque tudo o que eu possa escrever não passará de mera especulação. Não tenho, perante o que pude ler, como acusar a PSP de nada. Se eles exageraram ou não? Não sei!
Posso fazer os 'filmes' que quiser, e tanto posso imaginar um agente que pensa que é cowboy a disparar contra uma cadela que o vinha lamber, como um agente em perigo que disparou para se proteger de um ataque violento de dois cães de grande porte.
Sem filmes, o que sei é que os cães estavam soltos. Com base nisso, achava muito mais lógico que aqui se criticásse e falásse em punir os respectivos donos do que estar a especular sobre a acção Policial!
É que se pensarmos bem, punir exemplarmente estas situações e os casos concretos de ataques é muito mais útil para quem é cumpridor e responsável com os seus cães do que defendê-las! É que é precisamente por causa destas situações e dos ataques que existem por irresponsabilidade ou negligência que depois existem as leis que existem, nomeadamente as restrições para as raças potencialmente perigosas!
Jordan
Membro Veterano

sexta ago 18, 2006 3:04 pm

Ó jordan, você decida-se
Citando:

Citando:
(ou precaver a situação de outro modo, antes de sair da viatura no local, sabendo de antemão que "haviam cães que já tinham ameaçado duas pessoas nas imediações"...)!

Então os cães só estavam a ladrar ou eram uma ameaça da qual o agente se deveria ter precavido de antemão ?
Mas eu não tenho de decidir nada! :) Eu formei a minha opinião com base do que li nas duas notícias.
A minha primeira expressão é com base na notícia do Diário de Aveiro:
Ainda de acordo com a polícia um dos dois agentes da PSP «foi, também, surpreendido pelos referidos canídeos que ladravam de forma ameaçadora na sua direcção».
A segunda é a minha opinião sobre o que terá sido dito aos polícias. Uma vez que não estou a ver a psp se deslocar por alguém ligar e dizer que tem dois cães estranhos a deambular nas redondezas; se assim fosse não faziam mais nada e tinham de redobrar o contingente :) ; e pelo facto de que as senhoras para ligarem á polícia é porque se sentiram ameaçadas/intimidadas pelos cães e dizerem isso é o que faz a polícia se deslocar ao local!
subitamente, dois animais de raça canina de grande porte, surgiram, vindos de um quintal vizinho, ladrando de forma ameaçadora e deslocando-se em direcção às vítimas, causando-lhes pânico». As duas mulheres fugiram para o interior da residência, mas chamaram a polícia, porque, segundo o comunicado, os cães «ficaram a deambular pelo local»
http://www.diarioaveiro.pt/11813.htm

Como vê não tenho de me decidir por nada! Formei a minha opinião só isso e nela não consta que o agente seja um mauzão armado em cowboy e que mate cães por gosto; apenas atribuo-lhe ter decidido mal o fim da situação, só isso! O que estou sempre á espera é que a quem é dado o poder de utilizar uma arma legalmente o faça tendo sempre em vista todas as outras opções... e o Agente teve tempo para pensar no que fazer durante a deslocação (em todas as possíveis soluções para todas as possíveis situações) e decidiu mal!
Gostaria que tivesse dado o benefício da dúvida ao cão, a mesma que o Paulo lhe está a dar a ele (agente); mais não peço!

Até o facto de uma das senhoras ter precisado de assistência médica em minha opinião terá sido precisamente pelo desfecho que teve a história; por certo ninguém estava á espera da morte do cão; todo o conjunto de circunstâncias deve ter causado um grande impacto nos intervenientes!

Quanto á responsabilidade da morte da cadela, atribuo-a aos donos, como o fiz desde o primeiro post...
Quanto ao resto, é realmente estar a especular, sem mais conhecimentos ... sobre isso dos quintais, etc esta é a única opinião que posso manifestar!

8)
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta ago 18, 2006 6:24 pm

Boas!

Como alguns foristas já disseram só estando lá se poderia avaliar a situação e daí formar uma opinião mais válida, caso contrário tudo serão especulações. A verdade é que os cães se soltaram e andavam sozinhos fora da propriedade dos donos. Três pessoas ao verem dois cães grandes a correr na sua direcção assustaram-se e (.) Infelizmente tudo isto levou à morte do cão e os donos estão destroçados...

Dizer que os cães ladravam de forma ameaçadoraou apresentavam agressividade também, a meu ver, é especular pois sei bem que muita gente vê qualquer cão de grande porte a ladrar e a abanar o rabo todo brincalhão e foge logo para o outro lado da rua mesmo que o cão esteja à trela :roll:

Quanto a culpar os donos também não vou por aí... São responsáveis sem dúvida mas ás vezes coisas inacreditáveis acontecem...E se calhar até foi aprimeira e única vez que isto aconteceu. Penso que ninguém está livre de cometer erros ou falhar por muito bem que a nossa propriedade pareça segura em relação a fugas... Resta-nos zelar para que isso nunca aconteça e caso, mesmo assim, aconteça responsabilizarmo-nos por tudo o que daí advém.

Para ser sincera nem sei porque estes casos são notícia de jornal... Tanta coisa a acontecer no mundo!!

O que me chamou mais a atenção foi na "notícia" do CM a seguinte nota:
PERIGOSOS

Há sete raças de cães oficialmente reconhecidas como perigosas, segundo o Decreto 312/2003: cão de fila brasileiro, dogue argentino, pitbull terrier, tosa inu, rotweiller, staffordshire terrier americano e staffordshire bull terrier.
... A lei mudou? É que pensei que estas raças estivessem catalogadas como potenciamente perigosas. É que parecendo que não o potencialmente faz muita diferença.... Ou não??
8) O que é que preferem ter à vossa frente um cão classificado pela lei de Perigoso ou um outro de uma das 7 raças classificada Potenciamente perigosa?! É que o último até pode ter potencial, mas não quer dizer que o seja.... Quanto ao primeiro!!! :p
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

sexta ago 18, 2006 8:14 pm

Peço desculpa mas não me dei ao trabalho de ler este post todo pois logo no inicio aparece muita coisa estúpida junta eu também gosto muito de cães e se calhar mais que a maioria que aqui esta a falar mas se estivesse no lugar daquele agente teria agido da mesma forma pois esta visto que vocês não sabem os estragos que um cão daquele porte pode fazer numa pessoa adulta!!!
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

sexta ago 18, 2006 8:52 pm

Triste, muito triste esta atitude.
pelo que percebi era um quintal ao lado do dos cães, se calhar foi o instinto de guarda que a fez assustar as senhoras, não havia necessidade de matar o animal, mas infelizmente os cães não falam a nossa lingua não se podem defender.
Acho graça quando um cão morde uma pessoa, todos defendem o cão porque se calhar a culpa foi da pessoa , aqui está-se a defender o agente por ter tido aquele acto.
Pelo que diz o jornal a cadela inclusivamente foi morta dentro da propriedade do dono, ainda melhor, a cadela era mesmo perigosa, estava sujeita a matar só com o ladrar.
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

sexta ago 18, 2006 11:16 pm

Caros Colegas,

Não pactuo com alarmismos nem comentários exageradas, sem que isso comprometa a legitimidade dos assuntos em causa.

Penso que antes do mais grave, deverá aqui ser feito um esclarecimento.

Estes comentários e tomada de posição é exclusivamente enraizada em matérias em que o animal a cadela Pastor Alemão porventura foi vítima do nervosismo de um agente da PSP.

Quaisquer outras opiniões, não têm aqui razão de ser.

Não é por acaso que há limitações com o uso das armas de fogo nas Policias.

RECURSO A ARMA DE FOGO EM ACÇÃO POLICIAL
Decreto-Lei n.º 457/99 de 5 de Novembro
Artº. 2º
Princípios da necessidade e da proporcionalidade

1 - O recurso a arma de fogo só é permitido em caso de absoluta necessidade, como medida extrema, quando outros meios menos perigosos se mostrem ineficazes, e desde que proporcionado às circunstâncias.

É a Lei...

Lamento que que a Pastora Alemã fosse assim executada friamente sem se dar outras alternativas para dominar o animal e inclusivé os agentes da autoridade andam todos munidos de aerossóis de gás-pimenta de defesa que é legal na PSP e GNR, gastou-se milhões na compra desses (spray)

(já agora para informação, a partir do dia 22 do corrente mês, também será legal a aquisição de aerossóis de gás-pimenta de defesa para qualquer civil mediante licença passada pela PSP, entidade exclusiva que controla as armas em Portugal)

Escrevo este post, porque sei do que estou a falar por razões óbvias...

-
Última edição por DoAlviela em domingo ago 20, 2006 10:50 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 18, 2006 11:51 pm

Só lamento, mais uma vez, verificar-se o pouco auto-control, a pouca e deficiente formação de quem deveria ter capacidade de saber quando e como utilizar uma arma de fogo, dependendo das circunstâncias!

Só vos deixo parte dum texto meu num outro forum, dum incidente que se passou comigo. É certo que eu não tinha uma arma mas, quiçá para defesa pessoal, na altura, usasse o pé para pontapear, coisa que não me passou pela cabeça no momento e tenho a certeza que se possuisse uma arma, nessa altura, não a usaria. Faria tudo como fiz...!

Quanto à evasão dos cães em causa, os deste tópico, não é preciso ser-se "chico esperto" para prever de quem a culpa?!
Quanto ao resto... das senhoras e quintais vizinhos... não passa de mais blá, blá, blá!
Os donos são culpados e o agente um "cagarolas" e o resto é paleio para o boi dormir!

http://www.oficinadosanimais.com/sub/fo ... reitos+mim
Leo Escreveu:Senti na pele…

Pela primeira vez, hoje, senti na pele o “bafo” de duas cadelas, não das raças consideradas perigosas (?!)… mas que na verdade são autenticamente duas cadelas perigosíssimas. (...)
Estagnei sem pinta de sangue pois conheço bem o poder da mandíbula do Dobermann… e sei do efeito de matilha… agarrei-me ao gradeamento da casa do outro lado desse terreno, mas ainda consegui ter sangue frio para lhes mandar outro berro de comando…! O que é certo é que tive a sorte…e sorte a delas e dos donos, também… que obedeceram.
Agora pergunto: E se não obedecessem…? Eu podia sair desta situação bem ferida ou até pior… sempre eram duas…
(...)
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

sábado ago 19, 2006 12:10 am

leonilde,

Por isso tenho muita admiração por si, pelos seus comentários e grande experiênca para com a vida e nomedamente para com os animais.

Bem haja e prossiga com a sua sensatez.

Obrigado em nome dos nossos muito queridos animais.

A minha EVA está aqui sentada no escritório a olhar para mim com aquele ar meigo...

É Pastora Alemã mais linda e amiga que já vi, levo-a para a minha firma diáriamente e nunca FOI AGRESSIVA com os clientes e colaboradores.

Por esse facto a noticia deixou-me em stres e muito pensativo e desculpem, mas já tenho medo de tudo que se está a passar neste país.

Muita alteração no comportamento dos portugueses e nas entidades em meia duzia de anos.

Tenho que deixar de ler ou ouvir a imprensa diária...

Bom fim de semana a todos...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado ago 19, 2006 12:24 am

leonildecarvalho Escreveu:Os donos são culpados e o agente um "cagarolas" e o resto é paleio para o boi dormir!
Leo, permite-me apenas uma pequena correcção... "A pessoa que ficou a tomar conta dos cães é culpada (não eram dela, que se lixe) e o agente um "cagarolas histérico" e o resto é... tristeza pura!"

Só lamento profundamente pelos pobres donos e pela pobre cadela.

DoAlviela, também eu já não estou a gostar nada disto... do medo que toda a gente tem da minha pobre pastora alemã, tão meiga e sociável... só porque é grande... quando ao mesmo tempo tentam acariciar o meu shar-pei, raça que como se deveria saber não é propriamente a mais amistosa do mundo... mas prontos! é "u fofuxo kiduxo ruguinhax da 5 a sec..."

Ai... estas lavagens ao cérebro da comunicação social! :roll:
Responder

Voltar para “Cães”