Correio da manhã - Pastor Alemão morto pela psp

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

sábado ago 19, 2006 12:38 am

A minha opinião já expressa no outro tópico:
tiloading Escreveu:
(...)

Quanto á reação dos agentes (friso que gosto muito de animais), se visse um cão a dirigir-se a mim, eu não o conhecia de lado nenhum, a correr e a ladrar, e eu não tivesse tempo para fugir (se os factos fossem estes), e eu tivesse uma árma à minha disposição.... Eu não pensava duas vezes e não arriscaria um disparo para o ar (que no caso de um cão descontrolado ou raivoso, que podia ser já que eu desconhecia o cão e o caso) ainda agravaria a situação.... Antes eu do que eles...... Não arriscaria a minha vida ou a minha qualidade de vida..... Acho que foi em legitima defesa, ou o agente só podia reagir baleando o cão se este já se encontrasse em cima de si a desfigurar-lhe o rosto para toda a vida????? E possivelmente (já que desconhecia o caso) a infecta-lo com alguma doença como a raiva?????? ou conseguindo até mata-lo (não sabendo eu se o cão faria uma coisa dessas)??????

Antes eu do que eles....... Digo isto pois é o que penso e não queria estar a ser hipocrita a dizer que "animais acima de tudo", pois dou mais valor a vidas humanas do que a vidas animais...... E acho que não sou o unico a pensar assim (Isto é o que penso e não tenho nada contra quem não pensa assim)....

Por isto tudo o que disse, como não conhecemos bem os factos e desconhecemos os promenores, acho que devemos pensar bem na situação do psp, antes de o acusar de homicido qualificado e abuso de poder!!!!!!

Sejamos tolerantes enquanto vivermos na ignorância... só até ai... mas até lá.... Sejamos tolerantes enquanto vivermos na ignorância...
PauloC Escreveu: quer o nome do chefe seja Bagina, Valgina ou Colna
:p muito educativo!!!!!!! Realmente vesse que prestou atenção a todos os promenores do texto!!!!!!! :lol: ;)

Tiloading
tiloading
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

sábado ago 19, 2006 3:05 am

Boa noite

Este historia tem falhas e certamente apenas os envolvidos saberão exactamente o que se passou (isto é mais que obvio). Além de que, "quem conta um conto acrescenta um ponto" e, a isto, nem os jornalistas estão imunes (deveriam estar, deveriam..).

Mas a verdade é que todos os cães têm de andar à trela. É lei e tem de ser cumprida.

Dou-vos um exemplo:
Tenho uma cadela, srd, com 30kgs. Não faz mal a uma mosca, mas tem um vozeirão que assusta qualquer um.
Um dia na rua, vejo um velhote a estatelar-se ao comprido no chão. Como o sr era gordo tive de soltar a cadela para o ajudar a levantar-se. A minha cadela vê o velhote agarrado a mim e começa a ladrar.
Quando dei por mim, tinha o velhote à bengalada à minha cadela e a berrar que um bicho daqueles nem devia sair à rua.
Resultado: nem mesmo com as melhores intenções e com um cão manso devemos andar sem ele à trela.
Eu sei que aminha cadela não faz mal a ninguem, mas a postura e o ladrar dela assustaram o velhote e ele achou-se no direito de se defender.

Bem sei que um policia é (ou deveria ser) treinado para ter mais sangue frio e auto-controle, mas nunca se sabe o que lhe terá passado pela cabeça na altura.

Cumprimentos
Suri
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 19, 2006 1:30 pm

Olá Musky.

Tens toda a razão. Falha minha que deveria ter dito "os donos são os responsáveis..." e não os culpados como referi.

São responsáveis por tudo o que de mau possa advir de qualquer propriedade sua, neste casos os cães!

Culpas, poderão ser atribuídas, SÓ, a quem não teve cuidado na "tarefa" de "guardião" dos animais e, do "xô agente" que deve ser mais um dos que dorme com a arma debaixo do travesseiro... ;) Típico de alguns dos agentes das nossas forças policiais, infelizmente! Conheço um, pessoalmente e, INFELIZMENTE, com o mesmo perfil... e são estes que envergam a denominação de agentes das forças policiais para nossa protecção? Qual protecção?

Um agente que use uma arma sem ter a calma, "o sangue frio" e raciocínio suficientes para saber quando e como a usar, em qualquer momento de pânico como se verificou neste caso dos cães, usa-a indevidamente contra qualquer ser humano!!!
A questão não está em ter disparado sobre um cão mas, a forma e na situação em que o fez...!
Hoje foi um cão, amanhã pode ser uma pessoa! Basta que se sinta "acagaçado" e para um agente sem o devido perfil adequado à sua profissão, um simples movimento que ele ache suspeito pode induzi-lo FACILMENTE a usar a arma indevidamente!
Este homem (agente) acaba por ser uma ameaça à integridade física de qualquer pessoa em vez de ser o que era esperado dele, um protector do cidadão!
Era bom que os Psicólogos das Forças Policiais se debruçassem mais sobre estes casos...mesmo os de passados com animais, para poderem fazer uma melhor avaliação de rastreio antes e depois de os admitirem nas Forças…!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

sábado ago 19, 2006 2:40 pm

leonildecarvalho Escreveu: Um agente que use uma arma sem ter a calma e raciocínio suficientes para saber quando e como a usar, em qualquer momento de pânico como se verificou neste caso dos cães, usa-a indevidamente contra qualquer ser humano!!!

Hoje foi um cão, amanhã pode ser uma pessoa! Basta que se sinta "acagaçado" e para um agente sem o devido perfil adequado à sua profissão, um simples movimento que ele ache suspeito pode induzi-lo FACILMENTE a usar a arma indevidamente!
Este homem (agente) acaba por ser uma ameaça à integridade física de qualquer pessoa em vez de ser o que era esperado dele, um protector do cidadão!
Era bom que os Psicólogos das Forças Policiais se debruçassem mais sobre estes casos...mesmo os de passados com animais, para poderem fazer uma melhor avaliação de rastreio antes e depois de os admitirem nas Forças…!

Leonilde,

Eu conheço muito bem, mas muito bem mesmo, um ex-agente da autoridade que durante 25 anos foi operacional, envolvido em dezenas de operações de grande relevo de casos melindrosos e delicados.

Esse senhor ex-agente, (reformado aos 48 anos de idade por acaso ainda foi a tempo por tinha já 36 anos de serviço) os problemas que tinha com com a sua chefia era porque "NÃO USAVA ARMA EM OPERAÇÕES" a maioria das vezes andava com a arma pessoal mas ficava no tablier da viatura de serviço.

Esse mesmo ex-agente ainda levou uns balázios mas sem gravidade e até a esposa dele também foi alvejada uma vez no Algarve quando ele, ali prestou uma comissão de serviço, ele prendeu os 7 indivíduos mas com uma das arma que lhes apreendeu.

Nesse tempo não havia Psicólogos para os policias, havia sim um mas apenas para admissão ao curso e durante os 14 meses de curso de formação, dava 1 hora de aulas diárias apenas e a contar histórias da vida dele.

Essa agora de haver Psicólogos para tudo não me convence!

Tem que haver sim, mais formação nos quadros policiais, e essa de entrar para as policias aos 20 anos de idade não me convence, antes era aos 28 anos e após 4 ou 5 anos de serviço militar e de preferência só ex-voluntários dos Pára, Fuzas Especiais, Comandos e Ranger como foi o caso desse meu conhecido ex-agente.

Não estou contra que se use a arma de defesa, mas tem que haver muita maturidade, muito treino de tiro e simulado no "aparece e desaparece personagem malfeitor ou colega policia e não se pode abater" como havia antes nos cursos intensos e posteriormente nos curso de promoção repetia-se o mesmo tipo de formação de tiro, raciocínio rápido e contar até 100 antes de fazer disparates.

Certo é, que num curso iniciava com 120 agentes e acabava com 50 e menos, havia até ao ultimo dia eliminações, avaliações constantes, etc... mas isso era quando Portugal funcionava bem em tudo e pediam-se responsabilidades.

Agora parece que pegou o SACA PISTOLA, basta ler as noticias diárias, passou-se de 8 para 80.

Há uns anos a esta parte, só exibir uma simples pistola de 7,65 quando se estava com um cidadão em qualquer situação menos pacifica e o facto chegasse ao MP já havia um processo onde o agente passava a arguido até explicar muito bem ao Senhor(a) Delegado(a) do MP o porquê???

Também lamento as mortes de agentes de policia que tem ocorrido ultimamente, embora que antes isso também acontecia mas “não era noticia para venda de jornais ou guerra de audiências ”

Agora um Agente que diariamente tem que andar com pistolas 7,65, de 9 mm, shotguns (tipo caçadeiras de canos serrados) G3 e ainda pistola metralhadora ligeira e MATA um simples cão Pastor Alemão porque teve medo dele??? Eu domino qualquer animal, seja que raça for apenas com os meios que Deus me deu. Será que um homem (desculpem as senhoras) não consegue dominar um PA?

Mas de facto este Policia tem de bom e que é uma mais valia na sua profissão é: BOA APONTARIA DE TIRO,conseguiu acertar no PA... (não se sabe quantos tiros deu, mas acertou)

Então coloquem Forcados Amadores na Policia. Apenas 2 elementos do grupo, conseguem dominar bovinos bravos e em pontas, de 600 kgs de peso. Por favor!!!

Se fosse há 30 anos em áfrica e esse policia visse um jovem leão, descarregava os carregadores todos e fazia que a operação fosse abortada com os possiveis contras... e vitimas á conta disso.

Eu falo assim mais uma vez porque tenho uma linda e amiga Pastora Alemã aqui sentada junto a mim

_
Última edição por DoAlviela em domingo ago 20, 2006 10:31 am, editado 1 vez no total.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sábado ago 19, 2006 5:38 pm

Condordo totalmente com o que DoAlviela escreveu.

É verdade que os tempos são outros, a violência aumentou, mas temos conhecimento, vezes demais, que a actuação de polícias, com uma frequência assustadora, não é das melhores.

Costumo dizer que a única polícia que trabalha melhor é a PT, sobretudo a multar.

Vou contar aqui uma situação a que assisti desde o príncipio.

Em 1975, em África, estava no escritório e começo a ouvir grande barulho, vou à janela e vejo 2 militares portugueses a agarrar num negro, que tinha assaltado uma senhora de idade, roubando-lhe o fio.

Naquela época a situação política e militar estava completamente descontrolada, portanto os militares começaram a ser rodeados por inúmeros negros e aqui começa o sentido daquilo que quero contar.

Os dois rapazes, juntam costas com costas, tiram os cinturões, enrolam os cinturões na mão pela ponta deixando a parte da fivela para fora, pareciam dois piões, não havia ninguém que se conseguisse aproximar deles, os que o tentaram fazer, ficavam normalmente no chão com a cara ou o corpo em sangue, esta cena durou uns minutos, acabou quando chegaram reforços de outros militares. Recordo-me perfeitamente de olhar para eles e ver que já não tinham uma bota, a roupa rasgada, mas sairam ilesos, se não se tivessem defendido tinham ficado desfeitos.

Agora, podem retirar daqui a moral da história. Também eram garotos, mas a preparação que tinham, não tinha nada a ver com a actual e não usaram armas. Isso foi uma das coisas que também me chamou a atenção.

Isabel
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sábado ago 19, 2006 6:15 pm

DoAlviela Escreveu: ....Certo é, que num curso iniciava com 120 agentes e acabava com 50 e menos, havia até ao ultimo dia eliminações, avaliações constantes, etc... mas isso era quando Portugal funcionava bem em tudo e pediam-se responsabilidades.
.....
Há uns anos a esta parte, só exibir uma simples pistola de 7,75 quando se estava com um cidadão em qualquer situação menos pacifica e o facto chegasse ao MP já havia um processo onde o agente passava a arguido até explicar muito bem ao Senhor(a) Delegado(a) do MP o porquê???

Agora um Agente que diariamente tem que andar com pistolas 7,75, de 9 mm, shotguns (tipo caçadeiras de canos serrados) G3 e ainda pistola metralhadora ligeira e MATA um simples cão Pastor Alemão porque teve medo dele???Eu domino qualquer animal, seja que raça for apenas com os meios que Deus me deu. Será que um homem (desculpem as senhoras) não consegue dominar um PA?

Então coloquem Forcados Amadores na Policia. Apenas 2 elementos do grupo, conseguem dominar bovinos bravos e em pontas, de 600 kgs de peso. Por favor!!!

Se fosse há 30 anos em áfrica e esse policia visse um jovem leão, descarregava os carregadores todos e fazia que a operação fosse abortada com os possiveis contras... e vitimas á conta disso.

Eu falo assim mais uma vez porque tenho uma linda e amiga Pastora Alemã aqui sentada junto a mim

_

8) eu não me lembro deste tempo...deve ter sido na época da outra senhora....

o resto então é matador.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 19, 2006 7:18 pm

DoAlviela Escreveu: Nesse tempo não havia Psicólogos para os policias, havia sim um mas apenas para admissão ao curso e durante os 14 meses de curso de formação, dava 1 hora de aulas diárias apenas e a contar histórias da vida dele.
Essa agora de haver Psicólogos para tudo não me convence!
DoAlviela,

Eu quando me refiro a um Psicólogo, refiro-me em situação de antes, depois e durante... isto porque é muito grave vir-se, cada vez mais, a denotar que as nossas Forças Policiais, além da deficiente formação e pouco treino de tiro, têm problemas psicológicos a vários níveis (sei do que falo, infelizmente). Há os bem "doentes" do foro mental... e por incrível que pareça, a permanecerem no cargo, armados e com todos os seus problemas a passarem despercebidos...!
Ora, se houvessem consultas obrigatórias e de rotina, estou certa de que a nível de Psicologia ir-se-ia notar as "falhas mentais"... e logo seriam retirados das "linhas de fogo". Os trabalhos de secretaria nunca fizeram mal a ninguém...!
Ora, tal como já afirmou, mesmo no tempo da "Maria Cachucha" havia um Psicólogo e por alguma razão ele existia...agora se era pouco e ou inadequado na sua profissão...isso já é outro assunto. "Os abortos” existem em todas as profissões...!
Tem que haver sim, mais formação nos quadros policiais
Também e, que eu referi e concordo a 100% mas que, infelizmente, não acontece! ;)
Não estou contra que se use a arma de defesa, mas tem que haver muita maturidade, muito treino de tiro e simulado no "aparece e desaparece personagem malfeitor ou colega policia e não se pode abater" como havia antes nos cursos intensos e posteriormente nos curso de promoção repetia-se o mesmo tipo de formação de tiro, raciocínio rápido e contar até 100 antes de fazer disparates.
Absolutamente!
mas isso era quando Portugal funcionava bem em tudo e pediam-se responsabilidades.
Hoje também se pedem mas, pelas razões erradas...!
Há uns anos a esta parte, só exibir uma simples pistola de 7,75 quando se estava com um cidadão em qualquer situação menos pacifica e o facto chegasse ao MP já havia um processo onde o agente passava a arguido até explicar muito bem ao Senhor(a) Delegado(a) do MP o porquê???
Mas, ainda hoje, não podem exibir a arma por dá cá aquela palha...! O problema é que na maioria das vezes o apontado não se queixa por falta de conhecimento da Lei e/ou por receios...! Então, acaba por ficar a situação no "Silêncio dos Deuses"!
Também lamento as mortes de agentes de policia que tem ocorrido ultimamente, embora que antes isso também acontecia mas “não era noticia para venda de jornais ou guerra de audiências ”
Precisamente!!!
Mas de facto este Policia tem de bom e que é uma mais valia na sua profissão é: BOA APONTARIA DE TIRO,conseguiu acertar no PA... (não se sabe quantos tiros deu, mas acertou)
Com toda a certeza que não foi pelas, quase inexistentes, aulas práticas de tiro…!
As armas já encravam e quase enferrujam…!
Mais que garantido visto a actuação do “xô agente” na situação de pânico.. ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”