Deixar os cães durante o dia sozinhos no Apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 18, 2003 1:43 pm

Miau,

Esqueci-me de referir um pormenor,

As suas cadelas, como estão no periodo de adaptação a um novo estilo de vida (ficarem sozinhas, nova casa, novos horários ...) não terão muito cuidado com as necessidades, e seria de sua parte lhe exigir limpeza total.

Confusas no novo meio, é provavel que as façam por toda a casa e a toda a hora. O meu conselho será deixar uns jornais num lugar algo reservado da casa (e longe da zona onde dormem) e esperar que elas aí comecem a fazer as necessidades. Se tiver oportunidade "empape" um dos jornais no xixi de uma das cadelas, de forma que elas reconhecam o cheiro e fiquem tentada em usar esse local como WC.

Depois com calma ir as levando à ruas e com algum paciencia e esperança, lá aprenderão as cadelas os novos habitos. De qualquer das formas, 10h é muito, de tal forma que é aconselhavel deixar sempre um ou dois jornais

Tenha é consciencia que nesta etapa, não pode exigir muito das suas cadelas
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 18, 2003 1:50 pm

Só queria dizer que, deixar sozinho em casa..p/ 10h um Samoiedo é diferente de deixar um Serra da Estrela o mesmo tempo!
As raças são diferentes...os Serras são cães + independentes..habituam-se melhor! Sem falar do facto que a Cindel tem um jardim...a situação é muito diferente. Não há comparação possível!
Mas, mesmo assim, acho que ainda a melhor solução será fazer o que a Cindel sugeriu.
Oh anokas,

Eu não tenho só Serras da Estrela. Aqui em casa contam-se também dois rough-collies. Raça esta que no meu parecer é muito mais dependente do que o samoiedo

Imagem

É verdade que os Serras são cães muito independentes, e tinha confiança absoluta em deixa-los sós 1 ou 2dias, que sei que estariam perfeitamente saudaveis quando voltasse.

E repare que no caso do(a) Miau, ela tem duas cadelas, não se trata de um cão sózinho
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 18, 2003 1:57 pm

Eu tenho um quintalzinho e normalmente vou a casa na hora de almoço.
Mas quando a Zorra teve o seu 1º cio, ficou fechada na cozinha (sem acesso ao resto da casa - ela é, ainda, muito destruidora) e calhou eu não ir a casa (à hora de almoço) em alguns dias.

Também usei o truque da rádio (baixinho).
Como ela dorme na cozinha, o ambiente era familiar.
Também ficou com os brinquedos todos (não são muitos).

Tudo isto para dizer que correu tudo muito bem.
Não mostrou qualquer sinal de ansiedade (acho que dormiu a maior parte do tempo), não roeu nem destruiu nada, nem sequer mostrou pressa de sair quando eu chegava a casa.Só a habitual alegria.(abana-se toda, parece que está a dançar e dá pulos para cima de mim).

Não vai haver crise.
Com o tempo eles sabem que o dono volta e serão compensados.
De início é que custa.E tenho a impressão que nos custa mais a nós do que a eles.
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

terça fev 18, 2003 2:06 pm

Miau

Acho que realmente é uma questão de hábito para as suas cadelitas. O importante é que as compense quando volta a casa.
A Molly veio para minha casa com 2 meses e eu sofri bastante quando as férias acabaram e ela começou a ficar sozinha em casa o dia todo. Mas acho que sofri mais eu que ela... :o
Mas foi uma situação diferente. A Molly era bebé e durante as férias eu deixava-a sozinha durante curtos periodos de tempo (para ela se ir habituando). Além disso deixo-lhe sempre a varanda aberta e o rádio ligado.
Acho que ela já se habituou à situação e penso que passa a maior parte do tempo a dormir (de preferencia ao sol. Ela adora dormir ao sol!! 8) ).
Nunca destruiu nada, e acho que também não faz barulho (sempre que posso pergunto aos vizinhos e sempre me disseram que não havia barulho).
Mas quando chego a casa tento compensá-la o máximo possivel. Brincamos bastante; quando não está a chover, levo-a para o terraço onde ela corre muito; e nos fins de semana, sempre que possivel, praia (ela adora!).

No seu caso, apesar da situação ser diferente, pelo menos elas têm companhia. Acho que é mesmo dar um pouco de tempo e logo vê que elas se habituam.

Beijinhos

Sónia e Molly
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça fev 18, 2003 2:21 pm

Olá!
Ainda bem que trouxeram este tópico ao fórum, pois eu estou a preparar todas as condições para vir a ter uma cadelinha. Mas como moro num apartamento, às vezes pensava se não estaria a ser egoísta e se esta seria uma boa casinha para ela. Cheguei a pensar em esperar até poder ter uma vivenda... :(
Mas assim, fico mais descansada! :) Afinal de contas, os cães dão-se bem em apartamentos e eu ou o meu cônjuge podemos vir a casa à hora do almoço e tudo! Fico mais descansada!
Espero que no início do próximo ano já tenha uma companhia de 4 patas!!! :D

:oops:
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta fev 19, 2003 11:58 am

Olá,

Estou satisfeita pelos conselhos e experiencias que mencionaram... amanhã vão ficar sozinhas e o meu irmão vai lá a casa à hora do almoço.

Assim amanhã já posso revelar resultados.

Miau
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 19, 2003 5:14 pm

Os meus cães também passam bem umas 10 horas sozinhos. Como me disse há pouco a 'Misha' ao telefone, que está em casa com eles neste momento, parecem dois 'tapetes'. Passam o dia a dormir sossegados e não incomodam ninguém!
Não fosse o barulho de sacos de plástico e a porta do frigorifico a abrir e eles nem se mexiam! Pois é....se lhes 'cheira' a comida vão logo inspeccionar, mas caso contrário nem se sabe que existem cães lá em casa.
Excepção também é quando há alguma coisa fora do normal que lhes desperte o sentido de guarda.... aí levantam-se logo para ver o que se passa!!
Acho que é tudo uma questão de hábito e de comportamento ( maneira de ser) dos próprios cães! Ao contrário do que muitos julgam, existem muitas raças de grande porte que se adaptam bem melhor a apartamentos do que certas raças de médio ou pequeno porte! ( desde que em determinado periodo do dia se lhes dê exercicio com tempo e espaço para fazerem a descarga diária de energias).

Abraços
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 19, 2003 5:39 pm

Olá

Vou repetir o que disse na minha resposta a este tópico:
"Dez horas?????
Não é muito, é uma eternidade!"

E continuo a pensar o mesmo. Note-se que se passou de uma situação em que os cães sairam de uma situação em que estavam acompanhados para outra em que o ambiente é novo e ainda por cima com enormes ausências da dona.

Eu conheço pessoas com cães que os deixam por largos períodos de tempo sozinhos e sem quaisquer problemas. Muito simplesmente porque foram habituados a esse regime. Mas o relato destes exemplos pouco ajuda a resolução do problema que a forista coloca.

Como referi antes, provavelmente terá que ter um enorme trabalho de adaptação, através de repetidas ausências de pequena duração e ir aumentando gradualmente o tempo das mesmas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta fev 19, 2003 7:38 pm

Mas mesmo para um cão adaptado, continuo a achar imenso tempo.
Que eles se aguentam tudo bem, acredito, mas é um pouquito demais. Mas eu não sou cão por isso... não faço a minima ideia do quanto eles aguentam.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta fev 19, 2003 8:32 pm

Olá a todos,

O que não tem remédio, remediado está.

Infelizmente, todos sabemos que seja 1 ou 10 horas, são uma eternidade para qualquer animal que está só. Mas, na minha opinião, tudo o que arranjar para incurtar essas horas e, que se não for definitivo, só vai contribuir para que elas se sintam mais angustiadas, no dia em que ficarem de novo sós.

Ou muda de vida, de emprego, arranja que tome conta delas em casa ou, esqueça... a ansiadade que lhes demonstra ainda é pior. Haja com naturalidade e principalmente, não se sinta culpada, junto delas.

No fundo, não é na quantidade de horas que passam consigo que conta, mas na qualidade.

Vá em frente e não desista!
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta fev 20, 2003 6:04 pm

Olá Lidia,

Pois é, nao tenho hipóteses de mudar de vida... que remédio se nao remediar....

Elas pelo menos têm a companhia uma da outra conformei-me que têm que se habituar... quando estamos juntas compensa tudo.

Miau
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 20, 2003 6:48 pm

[quote=monikestarr]
Olá!
Ainda bem que trouxeram este tópico ao fórum, pois eu estou a preparar todas as condições para vir a ter uma cadelinha. Mas como moro num apartamento, às vezes pensava se não estaria a ser egoísta e se esta seria uma boa casinha para ela. Cheguei a pensar em esperar até poder ter uma vivenda... :(
Mas assim, fico mais descansada! :) Afinal de contas, os cães dão-se bem em apartamentos e eu ou o meu cônjuge podemos vir a casa à hora do almoço e tudo! Fico mais descansada!
Espero que no início do próximo ano já tenha uma companhia de 4 patas!!! :D

:oops:
[/quote]

Oh Monike
No inicio do próximo ano? Logo a seguir às férias, vá lá! ;)
Assim já tem cão pró Natal! ;)
Mas como disse o Paulo, convém é escolher uma raça que se adapte bem ao seu apartamento. E o tamanho não é significativo neste caso (posso recomendar uma shar-pei? para ter em casa sem problemas, nunca tinha visto nada assim!)

Miau,
Vai ver que elas se adaptam, quando compreenderem que aquele é o seu novo lar. Os cães esperam bem pelos donos, é a chamada paciencia de cão.... importa é que elas saibam que a Miau volta. Por isso, um horário regular é importante. Pelo menos, é esta a minha experiencia pessoal.
Responder

Voltar para “Cães”