Cadelinha com Piometra - Um dona muito muito triste :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Coquita
Registado: segunda ago 21, 2006 8:27 pm

segunda ago 21, 2006 8:46 pm

Boa noite

Há tanto tempo que não vinha ao fórum que não me lembro do meu anterior registo. Pena ter cá vindo por um motivo tão triste. Mas foi o unico sitio que considero obter mais alguma informação de qualidade, após horas de choradeira.
Resumindo...a minha cadelinha que tem 13 anos, deixou de comer há 2 dias e pela 1ª vez não me foi esperar à porta da rua. Hoje assim que saí do trabalho dirigi-me à minha vet. A minha menina tinha 40º de febre, e a vet retirou-lhe amostras de sangue para análise - hemograma, rins e figado. De entre outras hipóteses tais como febre da carraça, rins ou figado e dp de eu lhe dar todas as informações, achou que podia ser Piometra (infecção do colo uterino) que ocorre geralmente 2 meses após o cio. Se for o caso terá de ir para cirurgia. Estou tão assustada. Há sp um grande risco, e a minha menina ja tem 13 anos.

Por favor...alguém já passou pelo mesmo? e a recuperação? Eu perguntei td isto à minha vet em quem tenho a maior confiança, e ela disse-me que há sp um grande risco, mas que era a unica solução realmente eficaz. Mas gostava de saber mais em termos práticos e tenho a certeza que este é o sitio certo para vir. Já aprendi muito aqui, mas isto pra mim é novo.

Não estou preparada para perder a minha querida amiga...

Bem hajam!

Manuela - Uma dona muito triste
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 21, 2006 8:59 pm

Tive uma cadela que foi histerectomizada com 16 anos... e felizmente tudo correu muito bem, um mês depois já andava outra vez armada em cachorra a saltar muros e etc.

Por isso tenha calma, vai ver que tudo corre bem.
Coquita

segunda ago 21, 2006 9:18 pm

Ela ja está a antibiótico e tb lhe deram outra injecção para abrir o colo do utero para confirmar se realmente tem liquido. Vou tentar ser optimista.

O meu maior receio é ela "ficar-se" na operação.

Muito, obrigado pela sua resposta Musky.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 21, 2006 9:25 pm

Essa de diagnosticar piómetras com injecções é nova :roll: Que tal fazer uma ecografia, e depressa?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Coquita

segunda ago 21, 2006 9:38 pm

SeaLords Escreveu: Essa de diagnosticar piómetras com injecções é nova :roll: Que tal fazer uma ecografia, e depressa?
Atenção...ela NÃO diagnosticou com a injecção! SÓ dp das analises que chegam na 4º feira e de excluir, rins, figado ou febre da carraça. A injecção para abrir o colo do utero é apenas mais um comlemento para diagnóstico, DEPOIS da ecografia - que a vet tb me falou, e de estabiliza-la para a cirurgia, caso se venha mm a confirmar.

A minha maior preocupação não é a duvida do diagnóstico da vet, em quem confio plenamente há anos. O meu maior medo é de a minha cadelinha passar mal na operação devido á idade avançada.
SeaLords
Membro Veterano

segunda ago 21, 2006 9:49 pm

Num post já tinha levado a injecção, no post seguinte é só depois da ecografia :roll: Enfim, dramas internéticos :roll:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Coquita

segunda ago 21, 2006 10:00 pm

Olha, acho k fui bem explicita. Mas ja agora, o propósito do meu posto eram respostas coerentes, coisa que me parece a mim não tens o conceito muito bem definido. Portanto se é para postares conversa de cordel, se calhar era melhor ficares calado não? Posso saber em que me foste UTIL?
Não te dês ao trabalho de responder. Eu estou realmente é procupada com a minha cadela, se não tens aptidão para perceber isso...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda ago 21, 2006 10:11 pm

Só a veterinária sabe o quadro clinico da sua cadela e note que não sabendo do que faz é fácil estar a confundir o processo de diagnostico, daí as respostas da sealords. Tudo que lhe posso fazer é desejar boa sorte.
Coquita

segunda ago 21, 2006 10:26 pm

E ela sabe o que faz, acho que o SeaLord é que não entendeu. O diagnóstico só me vai ser dado da 4ª feira, depois das análises para despiste de febre da carraça, risn ou figado. Obviamente que dp de td isso excluído será feita a eco. A injecção para abrir o colo do utero e devido à experiencia que tem e dp de 1 hora e meia de observação, só irá ser util para realmente complementar aquilo que ela suspeita e ser mais rápido o procedimento.
Penso é que o meu post se "perdeu", em comentários pouco felizes e como tal agradeço-lhe apenas a si VascoV e Miusky.

E ja agora peço desculpas se a minha duvida ofendeu alguém, porque pelos visto um simples post se tornou em td menos o que realmente interessa. Se calhar , vou mudar a minha prespectiva da Arca, não sabia que isto se tinha modificado tanto. Dou portanto, como encerrado e agradeço a quem respondeu

Muito obrigado
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

segunda ago 21, 2006 11:17 pm

Boa noite!

Coquita: Nas respostas que houve aqui não reparei em nenhuma censura à sua pessoa. Às vezes as respostas são brutas mas nem sempre o destinatário é quem fez a pergunta.

Agora, e nisso a SeaLords tem razão, é um bocado estranho esperar pelo resultado duma análise demorada, quando se poderia ir atalhando caminho e fazer a ecografia entretanto. Suponhamos que é uma piómetra fechada. Pode rupturar e depois temos uma cirurgia de urgência. Claro que se é a sua vet habitual e nunca teve razões de queixa dela e confia na sua experiência, não tem que temer.

Quanto à perigosidade da cirurgia... Obviamente que TODA a cirurgia é um risco, se o é em animais jovens quanto mais se for em animais idosos. Mas aqui a questão é: há alternativa? Se se confirmar a piómetra a única solução é operar (ou pelo menos é a solução mais prática).

Fiquem bem e boa sorte! ;)
Cumps ;)
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 7:55 am

Olhe minha senhora (conhecemo-nos de algum lado?), não se espera 2 dias por análises para DEPOIS ir ver se é piómetra. Se a cadela tiver mesmo piómetra, cada dia que passa aumenta o risco de que a coisa dê para o torto.

Já agora, se a sua vet precisa de mandar analisar sangue fora, duvido que tenha equipamento decente para fazer cirurgias. E quando ao resto, eu juro que há pouco tempo estive a namorar uma bola de cristal e estive quase quase para comprar. Já estou arrependida, porque também era capaz de dar para descobrir com antecipação os números do Euro-milhões.

Boa sorte
spockzara2
Membro
Registado: segunda jan 23, 2006 12:07 pm

terça ago 22, 2006 8:16 am

coquita
a minha cadela que neste momento tem dois anos e meio e desde os seis meses até ao ano e meio foi antibiótico atrás de antibiótico cada vez que fazia o cio tinha uma infecção a médica falou na probabilidade de ser uma piómetra, mas eu (estupida não a queria operar) decidi-me da ultima vez que ela teve doente e as análises revelaram uma grande infecção, então foi operada e até hoje nunca mais teve problemas
quis partilhar contigo a minha experiência, e ignora comentários puco inteligentes.
e para que conste a munha vet tb mandou fazer analises fora.
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 8:36 am

Deixa cá ver, "comentários muito inteligentes" será relatar casos do estilo, como se diz no dia-a-dia, de o c* não ter a ver com as calças, certo?

É só duques :roll:
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça ago 22, 2006 8:47 am

...ou mesmo comentários muto inteligentes 8)
Coquita

terça ago 22, 2006 1:30 pm

Já retirei do post algumas opiniões interessantes, já que era esse o meu propósito. Também já recebi por mensagem privada algumas referencias e o conselho acertado de ignorar gente pouco dada à inteligencia, e que mau uso faz dos foruns...que coisa, para que tanta revolta? minha senhora, seja feliz, aproveite a vida, o verão e não passe o seu tempo a falar do que nem sabe (o que se nota logo às 1ªs palavras, a sua sabedoria é completamente de cordel) e não dispare a sua maldade em todos os sentidos :P -
Acho portanto que este post pode ficar por aqui e era óptimo que algum moderador o fechasse, visto nada mais ter a acrescentar.

SpockZara2, obrigado pelo teu apoio. Hoje vou outravez á vet para ver se ja lhe baixou a febre e amanha ja saberei o resultado das analises e fará a ecografia. Bem Hajam a todos, sim, a si tb Sea, você não parece uma pessoa feliz e eu desejo-lhe felicidades. :)
Responder

Voltar para “Cães”