Se o cao nao sabe ficar sozinho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado jan 11, 2003 12:34 pm

Ola a todos,

Ja entrei em discusao com outros membros deste forum que acham que em principio quem adopta um cao ou o adquire deve estar consciente que o cao e um animal social e que nao deve ser deixado sozinho por grandes periodos de tempo. Infelizmente, a realidade e que os nossos meninos nao podem ir connosco para todo o lado, por isso creio que a responsabilidade de cada dono e de ensinar o seu animal que separacoes nao sao causas de ansiedade.

Estas sao dicas que encontrei no artigo "Separation Anxiety", publicado em "http://www.columbusdogconnection.com/se ... nxiety.htm". A traducao livre para o portugues e minha.

... Normalmente, um cao que e deixado sozinho vai a procura dum sitio familiar e adormece. Contudo, alguns caes sofrem de ansiedade durante a separacao. Dado que nao compreendem onde e que o dono foi ou quando e que o dono volta, o cao revela comportamentos que podem incluir ladar, roer coisas, salivar, urinar, defecar, vomitar, tentativas de fuga, destruicao de coisas que pertencem ao dono, etc.

Para prevenir este comportamento, ha algumas coisas que o dono pode fazer:

- Se o dono tem que sair, deve sair pura e simplesmente. Nao se despeca do cao com mimos. O melhor e ignorar o cao por cinco minutos antes de sair. Se prestar muita atencao ao cao antes de sair, o animal nao compreende porque e que a atencao desapareceu de repente.

- Deixe distraccoes para o cao. Os autores do artigo sugerem daqueles brinquedos ocos que deixam sair bocadinhos de comida quando o cao os rebola. Neste forum ja se sugeriu facilitar o accesso a janelas e varandas, deixar radios ligados, outros animais etc. Eu diria que tudo o que resulta e valido!

- Deixe o cao confinado a um espaco. Segundo os autores isto tem dois resiltados positivos. Primeiro o cao estraga menos, depois o cao sofrera de menos ansiedade se estiver num espaco que conhece e em que pode relaxar. Acredito que isto possa ser verdade para alguns caes, mas o meu, se o deixo fechado num espaco pequeno e capaz de tudo para de la sair! Se o deixo na casa toda, nao estraga nada nem tenta sair.

- Treine a calma. Para a maioria dos caes, o tempo mais dificil e imediatamente depois do dono sair. O comportamento de ansiedade ocorre na primeira hora de solidao. Treine varias vezes colocar o casaco, sair e voltar quase imediatamente. Quando voltar, mantenha a calma, peca ao cao para se sentar e recompense-o so quando ele se sentar e mantiver calmo. Va aumentado o tempo de isolamento gradualmente.

- Torne-se o lider da matilha. Os caes que tem um lider sao normalmente mais calmos. Se o cao for o seu lider, ele tera de controlar tudo o que se passa. Se o dono sair, a inabilidade de controlo vai provocar stress e ansiedade.

- O cao deve fazer muito exercicio. Sem mais palavras... :D :D :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jan 11, 2003 7:02 pm

Olá Nanico

Eu creio que nesta síntese de princípios que traduziste está tudo dito.

De qualquer modo, eu reforçaria um aspecto que julgo fundamental, que é o da habituação desde cachorro a muitas ausências de pequena duração inicialmente e que devem ser aumentadas gradualmente. Isso também está dito, mas julgo (julgo apenas e sem experiência) que o problema passa essencialmente por aí. O cão se logo nos primeiros dias reparar que o dono sai tantas vezes (provavelmente) irá perceber que isso é natural.

O confinar-se a um pequeno espaço, embora familiar, creio que agrava a situação, pois deve dar uma noção mais evidente ao cão da sua clausura e solidão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano

sábado jan 11, 2003 7:21 pm

Nel,

Na Holanda, quem adquire um cachorro adquire longo um "bench". Esse "bench" e um tipo de "box" ou gaiola onde o dono deve ensinar o cachorro a passar a noite e onde se fecha o cachorro durante ausencias do dono. Se vou visitar amigos holandeses com caes, la esta o inevitavel "bench" na sala de visitas. Nesse bench esta tambem a comida, agua e cobertor do cao. Posso imaginar que se um cachorrinho e habituado ao "bench" desde o inicio, que o "bench" se torna um espaco confinado e confortavel...
De qualquer modo, quanto mais leio no forum, mais me apercebo das diferencas entre educar caes na Holanda e em Portugal! Na Holanda, ninguem toca num cao sem ler primeiro as intrucoes de uso! :lol: Todas as criacinhas aprendem que nao se toca em caes e ninguem acarinha caes de outras pessoas. Ter um cachorro e nao ir com ele a uma escola tirar o exame de obediencia A, B e C e impensavel! O que e que os vizinhos vao dizer! :lol:
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 11, 2003 10:52 pm

Olá

Isto é quase um diálogo. Não resisto a responder.
Eu conheço mal a Holanda. As visitas que fiz resumiram-se praticamente a idas a Amsterdão e todas elas foram de trabalho. Para "sentir" a cultura de um país é necessário algum tempo de convívio com as pessoas, viver lá mesmo uma temporada.

Sempre tive um certo fascínio pelos países considerados civilizados. Há muitos anos atrás, numa cidade na Suécia, Malmo, fiquei boquiaberto a olhar para o pavimento das ruas porque parecia desinfectado. Nessa altura em Portugal o lixo abundava por tudo quanto era sítio e, o que é dramático, é que assim continua em pleno 2003, embora a situação tenha melhorado ligeiramente (muito ligeiramente).

Esta admiração que tenho por essas sociedades mais evoluídas provavelmente deve-se ao facto de as ver muito à distância, com a inevitável tendência de exaltar apenas os aspectos positivos. Numa vivência efectiva é provável que viesse a alterar a minha posição.

No que respeita à relação cão/dono/sociedade, nesse como noutros países do norte, deve estar tudo estudado, tudo previsto no sentido de acautelar riscos e de garantir o bem-estar dos animais e das pessoas. Quer-me parecer que é tudo feito de forma muito calculista a bem do civismo que se impõe. É tudo muito "politicamente correcto". O cão quase funciona como uma máquina que para lidar se lêem as instruções de uso e que se guarda no estojo.

Em Portugal o nosso temperamento não se compadece com esses cuidados. A nossa forma de estar dá para fazer a festa ao cão na rua espontâneamente e para, em muitos casos, andar com ele sem trela ou deixá-lo subir para o sofá.
Nós somos assim. Eu costumo dizer: somos uns gajos porreiros. Somos atrasados, mas somos porreiros.

Confrontar estas duas formas de estar e aferir os seus valores é coisa muito complicada e eu não me atrevo a fazê-lo, até porque não tenho competência para tal. Sinto que tendemos (vagarosamente) para uma sociedade mais evoluída que se aproxime em determinados aspectos das nórdicas, mas o nosso temperamento há-de ser sempre latino e português. Havemos de colocar sempre o sentimento acima da razão.

Isto que disse foi um mero exercício mental. Não tem quaisquer pretensões.
Mas é o que eu penso há muitos anos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano

domingo jan 12, 2003 9:26 am

Nel,

Nem queira saber o orgulho que tenho em ser portuguesa e por ainda ser capaz de por o sentimento acima da razao.
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 12, 2003 9:34 am

Nanico Escreveu:
Nem queira saber o orgulho que tenho em ser portuguesa e por ainda ser capaz de por o sentimento acima da razao.

Olá Joana

Mais um ponto na minha consideração. Daqui a pouco rebenta a escala :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

terça jan 14, 2003 2:09 pm

Olá Joana

Eu também estive na Holanda a trabalhar durante 8 meses, mas infelizmente não tive contacto com cães nessa altura.
De qualquer modo, eu também senti a organização dos Holandeses.
Isso é bom em muitos aspectos.
Graças a essa organização é que na Holanda não existe as confusões de Portugal. Mas eu acho que nem oito nem oitenta.
Senti muita falta do espirito portugues (amigável, sentimentalista) enquanto estive ai na Holanda.
Agora aqui em Portugal sinto um pouco a falta de alguma organização...
:)

Aqui vão algumas noticias da Molly:
- Continua traquinas e muito teimosa.
- Acho que já se habituou um pouco a ficar sozinha, mas deixo-lhe sempre o radio ligado e, se estiver sol, a varanda aberta (ela fica ao sol durante horas...)
- Já comecei a ensinar-lhe a trazer os brinquedos e a dar (sem puxar). Esta última parte ainda está um pouco complicada...
- Ainda estou com alguns problemas com o facto de ela morder as pessoas (a brincar claro!)

Mas acho que ela está feliz e eu tb...

Queria enviar-vos algumas fotos dela, mas acho que não dá aqui no forum, pois não?
Vou pôr no meu album.

Beijocas e lambidelas,

Sónia
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça fev 18, 2003 1:54 am

Completamente concordo com a Joana!
Ja a morar ha algum tempo na Holanda as vezes sinto alguma dificuldade em nao me "passar" e dar um berro a algumas pessoa para se relaxarem e aprenderem a viver!
Quando a Joana diz que eles nao arranjam um cao sem ler o manual e completamente verdade!
O cao tem de seguir ali a risca tudo!
Ainda mal o cao se aguenta em pe ja tem de saber os comandos basicos!
Uma pessoa ate fica tola com isto! :lol:
O meu Jolly devia ser treinado, mas ao ponto de quase perder os seus instictos basicos? Nao obrigada! ;)
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta fev 19, 2003 11:13 am

Olá, mais uma vez quero acrescentar que este tipo de tópicos são sempre muito úteis.
A Missy não se porta mal no sentido de destruir tudo, ela está connosco desde Dezembro e porta-se bastante bem.

Ao inicio foi um bocadito complicado, porque nós estavamos de férias, então estava habituada a companhia e a "galderar" depois viu-se sozinha, o dia quase todo ....
Mas acho que está tudo "undercontrol".

Quanto à educação restrita ou não dos nossos animais, acho que não se deve entrar em extremos, pois a minha opinião é que eles devem ter direito a usufrui das coisas como nós, mas , tal como nós, com certas regras. Porque sem regras instalar-se-ia o caos.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta fev 19, 2003 5:00 pm

Adorei este tópico!
Parabéns pela ideia!
Esses tópicos são importantes e interessantes... e relevantes!

;) :) :oops:
Responder

Voltar para “Cães”