Day one - Simao, o meu primeiro cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zepovinho
Membro Júnior
Registado: quarta ago 02, 2006 12:37 pm

quarta ago 30, 2006 2:41 pm

O meu primeiro cão... Simão. (Labrador)

Ontem foi o primeiro dia. chegou a casa tava cheio de fome, dou-lhe a racao (100gr... grande erro ler abaixo) e brinquei com ele, fui mostrando a sua nova casa... os seus brinquedos, cesto, onde come e onde deve fazer o que tem a fazer...

Pensava que de noite, ele se queixa-se com a falta da mãe... népias! nao o ouvi a queixar uma unica vez...

De noite, nao sei o que se passou, por volta das 3:30 da manha, quando acordei com ele aflito a vomitar, vi que tinha vomitado 5 vezes, e teve diarreia, estive com ele até perto das 5:00 passou-lhe... estive lá a dar-lhe mimos e deixou-se dormir.

hoje de manha estava um bocado combalido dei-lhe 25 gr de raçao, e ja parecia outro...

Tem um cheiro extremamente activo... nao sei hei-de fazer...

gostaria da vossa ajuda para 2 questões:
- como o ensino a fazer as necessidades no sitio correcto.
- tirar o cheirinho do lindinho? alguem tem mezinhas?

Informações uteis:
- come racao seca royal canin babydog ultra sensible
- tem 4 semanas a caminho das 5.

Obrigado
Ze povinho
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta ago 30, 2006 4:47 pm

Tão pequenino, porque não ficou ele mais algum tempo com a mãe e os irmãos?
Não se esqueça de o levar ao veterinário.

Para lhe ensinar o local certo para fazer as necessidades há muita informação na Net, aqui ficam duas sugestões. Mas o princípio é sempre o mesmo, ralhar com ele quando faz no sítio errado e logo em seguida levá-lo para onde deve ser. Quando ele fizer onde deve faça-lhe muitos elogios. Mas parece-me que vai ter que ter alguma paciência pois é muito pequenino ainda.

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=63

http://www.hospvetporto.pt/artigos/tema_mensal

As melhoras do Simão.

Cumprimentos,
Cockinhas
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 30, 2006 4:49 pm

1º Esse cachorro AINDA DEVIA ESTAR COM A MÃE, é um ENORME ERRO tê-lo trazido já. Só deveria sair de perto da mãe às 8 semanas.

2º Vá ao vet com ele O QUANTO ANTES. O vomitar PODE SER MUITO MAU SINAL...

Só o poderá limpar com champô seco, vende-se nas pet shops e não é mezinha... :roll:

4º Foi o vet que recomendou comprar ração Ultra Sensitive?

5º Fazer as necessidades no sítio só por milagre às 4 semanas... :roll:

Xuga

P.S.- VÁ AO VET JÁ.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
zepovinho
Membro Júnior

quarta ago 30, 2006 5:10 pm

ja desconfiava ! :x

os criadores como nao eram de lisboa, mas vinham ca esta semana trouxeram o simão antes de tempo, eu confesso que so estava a espera dele para daqui as 2 a 3 semanas.

a raçao ja vinha recomendada pelo criador, como era a mesma que ele comia junto da mae... manteve-se.

hoje ao meio dia, tive com ele e dei-lhe mais um bocado da sua raçao e ja nao vi mais nenhum vestigio de vomitos ou diarreia.

a partir de que idade se pode começar a pensar em ensina-lo onde o deve fazer?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 30, 2006 5:27 pm

zepovinho,

Desculpe que lhe diga, mas você foi vítima da sua ingenuidade... Mas de certo modo tem culpa, podia ter vindo aqui e ter-se informado ;)

1º Erro -> Comprou a um criadeiro, não pediu listas de criadores e não visitou criadores.

2º Erro -> Nunca viu os cachorros, nem o sítio onde foram criados, nem muito menos os pais... Estarei enganada?

1º 'Remendo' -> Vá ao vet rapidamente;

2º 'Remendo' -> não menospreze um vómito num cachorro de 4 semanas...

O cachorro tinha livro de vacinas?

Para o habituar a fazer o xixi no sítio certo já lhe deram dicas ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
zepovinho
Membro Júnior

quinta ago 31, 2006 11:12 am

Obrigado Cockinhas pelos conselhos.

Vi os contactos aqui nos classificados, e como fiquei entusiasmado com a ideia de ter o simão, nao fui ver outros criadores fui apenas a este...

Fui ver o sitio onde ele faz a criação, e tem lá um canil que considero, que os cães tinham condições, mas como nao tenho muitos termos de comparação... a minha opiniao vale o que vale. Eles utilizavam tambem as instalações como hotel e tinham tambem outras raças de cães... desde pitbull, labradores, golden, bulldogs, husky, etc...

Mostrou-me a mãe, o pai e a avó e isso até que me agradou, visto que assim pude ver a "familia".

Na entrega deu-me tb o boletim de vacinas praticamente por preencher, onde ja vinha com o selo da vacina nobivac puppy dp, ficando de me enviar os papeis (pre registo?) para se proceder ao registo do LOP posteriormente.

enfim... ontem nao fui ao vet e o simao durante a grande parte do dia e da noite (a que estive presente) esteve bem.
De opinioes que fui recolhendo disseram-me que o que aconteceu poderia ter a ver com o stress emocional, com a viagem e com a minha burrice de lhe ter dado a dose toda... :o

como funciona a faculdade de medicina veterinária? por marcação ou basta aparecer?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta ago 31, 2006 4:41 pm

Hospital da faculdade de medicina veterinária - basta aparecer - armado com uma boa dose de paciência e sem horários a cumprir.

Dose da ração - nesta idade, deve dividir a quantidade diária por 4 refeições. Na embalagem da ração terá indicadores gerais da quantidade a dar e quantas as vezes, por dia, conforme a idade. Deve dar as refeições todos os dias à mesma hora, isso ajuda a "educar" os intestinos do cão.

Mas..... nada melhor do que uma boa conversa, presencial, com o vet.
Responder

Voltar para “Cães”